Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete de isopor


Posts recomendados

Oi, esta é meu primeiro post no fórum, não sei se coloquei na área correta, mas procurei a que mais se encaixou. Se estiver incorreto, algum MOD por favor mova meu tópico.
Tenho um notebook velho aqui em casa que não uso mais, decidi que não quero deixar ele parado, e estou aproveitando para hostear um servidor e jogar online com meus amigos. Só isso não me convenceu, queria ir mais fundo e buscar mais conhecimento em cima desta máquina antiga.
o que fiz? Desmontei o negocio inteiro, e estou Re-Montando.
Fiz um "Gabinete" de Isopor e pus a placa-mãe e o resto das coisas dentro, fiz suportes para nada ficar solto, enfim, funciona. Precisei remover a bateria e usa-lo somente conectado com a fonte do notebook.
Coloquei um cooler trabalhando como exaustor diretamente na saída do sistema de refrigeração do processador, e outro cooler, na parte de cima soprando a placa-mãe (diferente de um desktop, minha versão tem a placa-mãe na horizontal, e não na vertical).
OBS: Vale lembrar que o sistema de refrigeração do notebook é totalmente diferente do desktop!
Liguei esses coolers com uma fonte que retirei de outra máquina. Liguei eles diretamente em 12v e fixei a fonte acima do "gabinete", reforcei a estrutura com fita.
Acabou assim:
 



Porém ainda não estou satisfeito com o meu sistema, vou citar alguns pontos fracos nele que quero melhorar, e é agora que peço a ajuda de vocês:
-Software não esta pronto. (Planejo colocar linux, mas não sei programar scripts de linux ainda, apenas scripts do windows);
-Tem dois conectores que precisa ligar na tomada: Um pra ligar a máquina, e outro da fonte, para ligar os coolers, eu não quero isto;
-Esta difícil ligar a máquina, por o botão power está dentro da caixa de isopor;

-Esta difícil conectar qualquer coisa nas portas USB, Ethernet e (aquele do vídeo que eu esqueci o nome :P), também é bem difícil acessar o drive de CD\DVD, já que isto tudo fica dentro do isopor;
-A Fonte liga quando é ligada a tomada, eu quero ter um "controle" sobre isso;
-Não tem nenhum LED dentro para deixar bonitinho kkk.

Bom, agora vamos a lista de coisas em que realmente quero melhorar.

  • Quando a fonte vai ligar?

Quero fazer alguma coisa sobre: Quando chegar energia na USB (computador ligar), ele vai permitir que a energia flua entre o fio verde e o fio preto da fonte, ativando ela. Sei que isso é possível fazer usando um transistor, mas eu não entendo muito disso, então, peço a ajuda de vocês para isso.
(atualmente, faço isso com um clips, que deixo ali "Tempo-permanentemente" (Esta palavra existe?)

  • Posicionei os coolers corretamente?

Depois que montei, lembrei de um detalhe simples da física: O ar quente é menos denso que o ar frio, isso quer dizer que o ar quente vai ficar em cima, e o ar frio fica em baixo, isto é totalmente ao contrario da forma que posicionei os coolers. Creio que não vai fazer muuuuuita diferença, mas enfim, como seria a maneira mais eficiente para refrigerar minha máquina? (estou bolando um sistema que usa de uma pastilha peltier, que vai refrigerar o ar dentro do meu "gabinete")
Onde posiciono?

  • Dois conectores para ligar na tomada

Este é outro detalhe que não gosto. Pensei em pegar uma saída de energia da minha fonte e ligar na entrada do notebook, acho que esta parte não vai funcionar, pois o input do meu notebook é 19V, e a maior tensão de uma fonte, eu acho que são 12V (Se eu estiver errado, me corrijam pfv).
Logo, eu poderia ligar 12V na entrada de 19V? Tenho 90% de certeza que a resposta vai ser não, mas nada me custa perguntar :P
PS: Isto quebraria totalmente o sistema da fonte ligar quando o sistema iniciar

  • Software

Realmente não quero usar windows, por que não é um OS feito pra isto, alguém me indica um bom OS para usar na máquina?

Por enquanto é isso pessoal, vou refazer todo o "gabinete" dele, pois ficou muito feio e torto. Me ajudem com isto, por favor =D
Obrigado, até mais.

@Edit
Em resposta ao pessoal que me disse pra tirar do isopor, estou fazendo agora dentro de uma caixinha daquele chocolate (caro pakas(não sei se pode dizer o nome da marca, vou deixar queto kk) !@#$%¨.
A caixa é muuito pequena, cabe exatamente a placa-mãe dentro e nao sobra espaço pra nada. Não é problema para mim kk
Simplesmente tirei o HDD e o drive de CD do meu projeto, abri buracos para a saida de ar, para as USB e outros conectores. Estou usando Linux Kurumin 7.0 em um flash drive e bootando o computador pela USB =D Vou por um cooler na parte de cima soprando a placa-mãe, só pra nao ficar muito quente la dentro e ligar ele diretamente na fonte do notebook (claro, com um cirquito que reduza a tensão), Fiz um cirquito para controlar a velocidade dos coolers, vou integrar ele.
Com isso consegui resolver quase todos os problemas, pois não estou usando aquela fonte grande e feia, talvez eu compre um case de hd pra voltar a usar o hdd, pois minha memoria e bem limitada, ou até boote ele por rede =D
Pessoal, vale lembrar que eu não estou fazendo essa maluquice pra vender ou usar intensamente, na verdade, estou fazendo isso por que acho legal, nunca vi ninguém fazendo isso, quero ter a experiência hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda sim é uma péssima ideia. A ideia por tras de qualquer maquina que gere calor é fazer um sistema de acomodação que transfira o calor em vez de retê-lo. Quer mesmo bancar o Macgyver e fazer um troço gelado e menos feio, arranja um aquário de vidro, enche ele de oleo mineral e  afoga seu hardware ai dentro. Nao, nao vai queimar o note. Oleo não passa corrente. Alias existem case mods com oleo muito legais. Dá uma pesquisada no youtube. Obviamente, voce tera de usar o drive de cd externamente e um hub extensor USB resolve seu outro problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, sdriver disse:

Ainda sim é uma péssima ideia. A ideia por tras de qualquer maquina que gere calor é fazer um sistema de acomodação que transfira o calor em vez de retê-lo. Quer mesmo bancar o Macgyver e fazer um troço gelado e menos feio, arranja um aquário de vidro, enche ele de oleo mineral e  afoga seu hardware ai dentro. Nao, nao vai queimar o note. Oleo não passa corrente. Alias existem case mods com oleo muito legais. Dá uma pesquisada no youtube. Obviamente, voce tera de usar o drive de cd externamente e um hub extensor USB resolve seu outro problema. 

Estou muito querendo fazer isso, já vi um pessoal fazendo, mas não sei se farei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Nathan Bombana Se você tem certeza de quer fazer essa experiência,

acredito que deva ir em frente, se todos não acreditassem em suas ideias

muita coisa hoje não existiria no mundo. Siga em frente, é experimentando

que se descobre as coisas. Já acertei muito e errei muito, mas sempre eu

acreditei no que estava criando, se deu errado, vamos para outra.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, adcarvalho disse:

@Nathan Bombana Se você tem certeza de quer fazer essa experiência,

acredito que deva ir em frente, se todos não acreditassem em suas ideias

muita coisa hoje não existiria no mundo. Siga em frente, é experimentando

que se descobre as coisas. Já acertei muito e errei muito, mas sempre eu

acreditei no que estava criando, se deu errado, vamos para outra.

 

 

adcarvalho

(Finalmente alguém me ajudou aqui '-')
Meu projeto está rodando linux lubuntu perfeitamente, deixei meia hora rodando um stress na CPU e a temperatura máxima que ele registrou foi 63ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OLha... me disseram que bombas stock não tocavam watercooler, e no meu pc eu uso bomba stock, e só uso a acessória quando o bicho pegava.

 

A gambiarra é gambiarra quando não acompanhada de testes

 

uma dica, para ajudar talvez. Por fora passe vedacalhas. Embora derreta um pouco o isopor, ela dá mais estabilidade a ele. Passe numa espátula, e passe pelo isopor. Outra forma, também, é o silicone de vidro, que não derrete em nada o isopor, e o mesmo fica mais firme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

E então, desculpe a ausencia, fiquei um bom tempo parado com o projeto, até uma boa ideia surgir e.e
Joguei todo o hardware em uma caixa de chocolates, removi o HD e Drive de CD. Estou rodando Lubuntu por uma unidade flash usb. Percebi que meu computadorzinho estava superaquecendo, então instalei soprando diretamente ao processador um cooler, que está fazendo um bom trabalho. Se saiu muito bem em testes. Também removi a bateria pra deixar mais compacto, fiz lugares para as entradas, inclusive, caso eu queira mexer com um HD. Também instalei um interruptor para ligar/desligar o cooler superior, futuramente pretendo fazer isso automaticamente, quando o computador atingir certa temperatura, mas ainda tenho muito a estudar para poder fazer isso.
Acabou assim =D

Já pode fechar o tópico, se for preciso. Obrigado pessoal =D

algumserverqqr.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Nathan Bombana esse cooler ai que joga o ar para dentro, você poderia ter ligado ele em uma fonte de pc normal, aquelas fontes atx, pois assim o cooler iria rodar bem e você iria controlar através da fonte se desliga ou liga, se você ligou ele na placa do not, deve saber que o cooler do processador que vem nele é controlado, ele aumenta e depois diminui a rotação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...