Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento após uso da placa de vídeo


Posts recomendados

Olá pessoal

Eu estou com um problema meio chato com meu pc. Antigamente eu vivia reclamando que tinha uma vga ruim e sempre rodava os jogos com gráficos ruins e tudo mais.

Até que cerca de uns três meses atrás fiz um upgrade, comprei uma ASUS Radeon R7 360 2gb achando que agora poderia fazer minhas gameplays. Só que após rodar o primeiro jogo que decidi baixar ( Crysis 3 ) presenciei um desligamento total do pc ( a tela permanece ligada mas sem sinal de vídeo ).

Fiz um monitoramento da temperatura e ela alcançava 95° ~ 100°c.

Também fiz um monitoramento da temperatura do processador ( i5 ) e percebi que os 4 cores alcançavam entre 80 ~ 95 graus durante um jogo pesado.

Baixei outro jogo meio pesado e fiz um teste ( Divinity : Original Sin ) e também alcançou a mesma temperatura e o desligamento do pc.

Em outro fórum um amigo me recomendou que eu trocasse a fonte e comprei uma Corsair 500w.

E infelizmente isso não resolveu o problema.

Daí pensei em vírus ( pc está limpo ), ventilação no gabinete ( meu gabinete não é nada gamer, não possui muita saída de ar e nenhum fan adicional ) e drivers antigos da minha outra placa ( GT 730 [ deletados ] )

E pra ficar legal, fui abrir o League Of Legends e justamente na hora que iniciei uma partida meu pc desliga sozinho ( num jogo que mal esquenta a placa de vídeo )

Diante de tudo isso seria algo relacionado ao processador, temperatura ou vga ?

Aconteceu também com um jogo que sempre rodei na placa antiga e nunca deu gargalo nem nada, porém nessa placa nova ocorre um gargalo e logo depois desligamento mesmo mudando os gráficos pro mínimo ( Warface )

 

placa-mãe Gigabyte H55M-S2V

8GB Ram

2 HD's 500GB

ASUS Radeon R7 360 2GB

Intel Core I5 760 2.8 GHZ

Windows 7 Ultimate

 

OBS : Durante a troca da pasta térmica uns dias atrás acabei quebrando dois pinos de encaixe do cooler na placa-mãe ( continua bem firme no encaixe porém são dois pinos quebrados )

 

Agradeço qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Doly Além do problema de falta de ventilação, só pelo fato do cooler do proc. não estar 100% encaixado na MOBO, já é de ficar meio preocupado. Veja qual a pinagem de ligação do cooler. Dá uma olhada na config da BIOS se há opção para monitoramento da temperatura e alteração da rotação do cooler (Somente consultar, não altere nada). Se for 4 pinos de ligação, quando você jogar, você vai notar um aumento da rotação do cooler, o que indica que está tendo superaquecimento no proc. Se for de 3 pinos, não haverá variação na rotação, o proc. vai aquecer e, ocorre o desligamento do sistema. você tem dois problemas... Falta de ventilação ou, Cooler mal encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neto Rodrigues003 Ele ja está aberto na lateral e até um pouco maltratado na frente :lol:

@DisturbedMind Ele possui 4 pinos, e pela temperatura elevada alterei para o fan ventilar sempre no máximo possível

Durante um jogo pesado os fans da vga ficam em 100% e o do processador permanece inalterado ( 100% )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Tio Doly disse:

@Neto Rodrigues003 Ele ja está aberto na lateral e até um pouco maltratado na frente :lol:

@DisturbedMind Ele possui 4 pinos, e pela temperatura elevada alterei para o fan ventilar sempre no máximo possível

Durante um jogo pesado os fans da vga ficam em 100% e o do processador permanece inalterado ( 100% )

@Tio Doly Rio de Janeiro 40°! Se o cooler quebrado for aquele com as "borboletas pretas" que você gira para travar (Que vem inbox), troque ele! Ele funciona bem aqui em Curitiba (30° no máximo) mas, com ele sem estar bem encaixado e, com a temperatura ambiente alta, teu sistema tá fritando! E, recomendo tratar primeiramente da ventilação do gabinete ou, se conseguir com que melhore a temperatura do processador, veja algo bom que monitore a placa de vídeo! Sei que o proc. desliga o sistema quando ele atinge tantos graus. Não posso confirmar se a placa de vídeo faz isso! Cool? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DisturbedMind Concordo, aqui faz um calor dos infernos mesmo

A placa em si não desliga o pc, mas sim o processador que ta fazendo isso

O único problema é que nessa época do ano eu to meio quebrado e fica difícil que comprar um gabinete novo

Especialmente agora em época de estudos (_(

Mas só pode ser relacionado com a temperatura né ?

Meu pc desligou de novo agora pouco terminando uma partida de LoL, o que eu jamais acharia que fosse acontecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tio Doly disse:

@DisturbedMind Concordo, aqui faz um calor dos infernos mesmo

A placa em si não desliga o pc, mas sim o processador que ta fazendo isso

O único problema é que nessa época do ano eu to meio quebrado e fica difícil que comprar um gabinete novo

Especialmente agora em época de estudos (_(

Mas só pode ser relacionado com a temperatura né ?

Meu pc desligou de novo agora pouco terminando uma partida de LoL, o que eu jamais acharia que fosse acontecer

@Tio Doly O que posso te indicar é, juntar uma grana e, parar de forçar o PC aí! Tenta corrigir o superaquecimento do processado e, usa de leve! Troca a base do cooler (Ou o cooler inteiro), usa um grão de arroz de pasta térmica de qualidade, fixa bem ele e veja se resolve o problema do processador! Ele é quem está desligando o sistema! Fazendo isso, proc em 70 e, placa de vídeo cozinhando? Pare! você está diminuindo a vida útil dos componentes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DisturbedMind Amigo, fiquei esses dias sem responder porque os desligamentos ficaram piores e fui obrigado a ir numa loja especializada

Tive que trocar a placa-mãe, o processador ( por conta do soquete ), perdi uma memória de 4gb e comprei um gabinete com saídas de ar mais 3 coolers

No total as mudanças foram as seguintes :

Windows 7 Ultimate

ASUS Radeon R7 360 2gb

4 gb ram

MSI H81M-E33

Intel Pentium G3250

EVGA 500w

 

Tudo se normalizou, a temperatura do processador não passa dos 50° enquanto da placa não passa dos 60°.

Porém quando fui pegar o meu pc do conserto que foi hoje, assim que fui tocar uma música no meu headset Dazz Viper 2.0 o mesmo não estava sendo reconhecido

Coloquei numa usb da placa-mãe e acontece o seguinte :

Assim que conecto na placa-mãe, ele é reconhecido, toca áudio por um minuto mais ou menos e do nada da uns batuques e para de funcionar. Se torna irreconhecível

E quando vou assistir a um video no youtube eu dou play e o vídeo não é reproduzido, ele fica freezado mas ainda sim em modo play

Os leds do headset permanecem acesos porém to com esse problema reconhecimento

Não encontrei drivers do headset

Alguma sugestão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Doly A Primeira questão é, já que você trocou a placa-mãe, verificar se o Windows que você está usando foi instalado do zero. Caso contrário você pode ter, a princípio, um conflito de hardware ou, a falta dos drivers deles (Vá em gerenciador de tarefas e observe se há algum ícone em amarelo). Depois, tente usar o PC com as caixas normais de som e veja o comportamento dele. Se funcionar normal com a caixa, tente testar o fone em algum outro aparelho! Se o fone funcionar normal, ligue ele de volta no PC e, veja o que aparece quando conecta ele (USB + P2). Provavelmente vai aparecer uma mensagem no canto inferior direito da tela informando e, pedindo para que confirme o que você conectou! Ignore a mensagem e continue usando! Veja se fica normal por mais que 1 minuto! E, a maioria dos fones usb/p2 não precisam de drivers! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, DisturbedMind disse:

@Tio Doly A Primeira questão é, já que você trocou a placa-mãe, verificar se o Windows que você está usando foi instalado do zero. Caso contrário você pode ter, a princípio, um conflito de hardware ou, a falta dos drivers deles (Vá em gerenciador de tarefas e observe se há algum ícone em amarelo). Depois, tente usar o PC com as caixas normais de som e veja o comportamento dele. Se funcionar normal com a caixa, tente testar o fone em algum outro aparelho! Se o fone funcionar normal, ligue ele de volta no PC e, veja o que aparece quando conecta ele (USB + P2). Provavelmente vai aparecer uma mensagem no canto inferior direito da tela informando e, pedindo para que confirme o que você conectou! Ignore a mensagem e continue usando! Veja se fica normal por mais que 1 minuto! E, a maioria dos fones usb/p2 não precisam de drivers! valeu!

Amigo, eu abri o gerenciador de tarefas e não encontrei nenhum ícone em amarelo.

Eu testei um fone de celular no pc e ele funcionou normal, o mesmo para um headset reserva que eu tenho aqui.

Quando faço a conexão do Viper 2.0 ele simplesmente para de funcionar logo depois, sendo irreconhecível.

Acredito eu que o windows não foi re-instalado, digo isso porque tenho um hd de 1tb em duas partições e para não precisar formatá-lo durante o conserto o técnico passou os dados de uma partição para a outra

Em geral, todos os aparelhos de áudio que tentei conectar no pc funcionaram perfeitamente, menos o meu headset gamer :/

Grato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...