Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio saba 448 gwlk


Posts recomendados

Olá, vem por meio deste tópico procurar auxilio em resolver meu problema com essa raridade. Estou tentando restaura-lo, porém me encontro com dificuldade nas tensões de filamentos das valvulas e com alguns outros componentes. Resumindo ele liga tudo mesmo que as valvulas quase nen acendem mas não sai som algum dele... se alguem puder ajudar fico grato...

448gwlk_493550.jpg

saba_448gwlk_gwt.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Algumas válvulas tem o filamento escondido, mas se nenhuma delas acende, você pode estar com mau contato em algum pino desses filamentos ou o resistor em série aberto ou alguma válvula queimada mesmo...

Na figura abaixo eu aponto o que você tem que verificar ai...

 

 

 

Rádio Válvula.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é mas testei a continuidade que o unico teste que conheço para valvulas e ela parece estar normal, aqui na minha cidade ninguem entende de valvulados e aparelhos antigos talvez tenha algum material que possa me aprofundar nas valvulas e o funcionamento

tenho 2 resistores no circuito que apresentam alto aquecimento um deles inclusive chega a sair fumaça mas com o multimetro estão normais devo substitui-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa válvula é uma válvula amplificadora, se os resistores estão esquentando, você pode estar com o trafo de acoplamento do falante em curto ou a própria válvula ruim!

O problema dela é o preço! se você não encontrar uma em sucatas que esteja em funcionamento, o preço inviabiliza qualquer restauração!

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=159&t=Valvulas-pentodo-de-potencia-EL84-e-equivalentes&gclid=CjwKEAiA2ve0BRDCgqDtmYXlyjkSJACEPmdwnoZ0Jeq6RvBJdPKC_SjiEhB0_XoARB0SA8u-2ZibpBoChjbw_wcB

Como você pode continuar com os testes?

Coloque um resistor de 4,7R/5W (acredito que 5W de certo), no lugar do filamento dela, e "pesque" o sinal de áudio onde eu coloquei a seta vermelha:

 

 

 

 

 

Radio Valvula sinal.png

Depois monta um amplificadorzinho com um TDA2050 e coloca dentro do gabinete do rádio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Entendi! O rádio foi bem modificado!!!!...

Sinceramente fiquei frustrado por não ter o conhecimento necessário para te auxiliar!... Só uma dica posso dar! O fato do filamento estar bom e ascendendo, não significa que o catodo esta emitindo elétrons, ele pode estar esgotado... sem mencionar as grades das válvulas que podem não estar boas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 horas atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok, mas sabes me dizer analisando o esquema se essa 14q7 e responsável por fazer com q o volume aumente ou com que a sintonia funcione... Confesso q fiquei mt confuso também com todas essas modificações

 

Pelo esquema, a válvula na posição CB2 faz parte da etapa amplificadora de FI do rádio, ela não é um amplificador comum, ela tem que amplificar somente a frequência de 455KHz, se ela tiver ruim,  ou o circuito estiver mexido, (descalibrado), você não terá sinal nenhum para ser amplificado depois da válvula Dump (Diodo detetor de RF) que esta na posição CC2, mesmo que o potenciômetro de volume (Na Grade da válvula da posição CC2) estiver no máximo.

 

PS: Lembro-me que as oficinas de rádio/Tv, tinham um aparelho "injetor de RF", que era muito usado para calibrar os rádios! (Válvulas ou transistores), e o indispensável osciloscópio!...

Sem esses aparelhos, os técnicos diziam que era como trabalhar no escuro! Hehehe!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Um osciloscópio que dê para ser usado em rádios e TVs, tem que ter uma frequência minima de 20MHz, abaixo disso é muito limitado a utilização.

Já para trabalhar com SMDs, Procure pelos de 60MHz ou 100MHz.

Tenho um Tektronix 465 (sem o "B" no final), a diferença é uma Bolça (Bag) que o 456B tem em sua parte superior, para carregar as pontas de provas e outros cabos que vinham com ele...

É um excelente osciloscópio! Mas hoje, acredito que você encontre osciloscópio digitais com frequências superior e com menor preço!...

 

Agora, Testador de válvulas! Sinceramente não sei se existem mais!... Acompanhei uma oficina muito antiga aqui em minha cidade, e eles não possuíam um testador de válvulas, tinha era um testador/rejuvenescedor de tubos de imagem!, As válvulas eram trocadas mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ivan, a calibração não é feita no "Olhômetro", Uma boa calibração tem que ser feita por instrumentação, que não sei se ainda são encontrados!

O primeiro aparelho seria o mostrado pelo colega @Ricardo S Ferreira a três posts acima, aquele aparelho é um "Gerador de RF" com opção de modulação, na primeira chave da esquerda da foto, (Seletor) você escolhe se vai gerar somente a portadora do sinal (Deslig), ou se vai usar uma modulação interna (Opcão M.Int), nessa opção ele gera um tom de 1Khz modulado na frequência que você escolherá..., Ou a terceira opção, a M.Ext. que é uma modulação externa (você aplica o áudio que quiser!).

O próximo seletor RF (Baixa e Alta), refere-se as escalas com as cores Amarela (RF alta) e Branca (RF baixa).

O botão sintonia, você escolhe a frequência que ele via gerar para a escala escolhida!

Uma pausa na explicação, até esse ponto, o ideal seria você colocar o aparelho para fazer modulação interna, Coloca-lo na opção de escala branca (RF baixa), escolha a faixa da Escala "B", e deixe o ponteiro de sintonia em 800KHz ou em 900KHz, mais ou menos no meio do cursor. Essa é a escala do AM mais comum...

Bom!, isso é o primeiro passo!, agora ligue o rádio e tente sintonizar a frequência 800KHz ou 900KHz (Você escolheu antes), Tente obter o maior nível auditivo possível...

Agora entra em ação o inseparável Osciloscópio!..., Sem ele será um ajuste no escuro e com várias variáveis no caminho!..., Eu diria um ajuste muito precário, pois terá distorções na onda que sem o osciloscópio você não vai perceber até aumentar o volume do rádio e perceber que o som esta como uma "Taquara Rachada" como diziam os antigos! Hehehehe!!!...

O Ajuste próximo são da bobinas de FI, Já na entrada do primeiro amplificador, você verá a onda modulada da frequência de 455Khz com muito espúrios, você estará recebendo modulações de rádios não sintonizadas, e harmônicas  da mesma frequência mas que foram amplificadas tudo junto..., Depois do primeiro amplificador da FI, o sinal já terá que estar bem mais limpo, (FI + tom de 1kHz) Porém nem sempre maior que no primeiro estágio! Em rádios melhores, usam a terceira etapa de FI com uma realimentação negativa para que tenham maior estabilidade do sinal, depois o sinal é passado pelo diodo detector, e passa para a parte amplificadora de sinal propriamente dita!...

No olhômetro e escutômico, é muito difícil fazer um ajuste perfeito, uma dica é, quando usar só o escutômetro, nem sempre o maior volume é a melhor sintonia!...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

olá amigos após um pouco mais de estudos e aprofundamentos cheguei a conclusão que o problema não é a etapa amplificador com um injetor de sinais observei que havia som o problema seria no oscilador talvez verifiquei q a válvula ak2 recebe 7,7 v de filamento quando deveria ser apenas 4v isto seria um problema ou isto acontece por estar trabalhando com tensão alternada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...