Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Controlando o rastreamento do sistema


Amanda Santini

Posts recomendados

Recentemente levei uma pancada nas partes baixas com uma surpresa terrível: eu provavelmente era rastreado, mesmo usando Linux. É um rastreamento que qualquer programa instalado consegue obter. "Como pode ser?", me perguntei. A resposta? Parece que até mesmo o SoftwareLivre está de mãos atadas para as "tendências mundiais", e isso significa que você também deve estar sendo rastreado neste momento. E não se engane! Não estou falando de "coisas de navegador", mas "coisas do sistema operacional". Tens GNOME ou KDE instalados? Estás provavelmente sendo rastreado. MATE? Também. Usa o navegador Midori, ou o gerenciador de login SDDM? Acertou, também está provavelmente sendo rastreado. E há um monte de programas que, por alguma razão, rastreiam os usuários, programas que você nunca imaginaria fazendo isso, provavelmente porque você pensa "estou no Linux e estou livre dessas práticas".

Então, como sempre, vamos direto aos negócios.

Infelizmente esse tutorial só cobrirá o Arch Linux e downstream (Parabola, ArchBang, Manjaro, etc) pois esta é a distro que eu uso. Contudo, lembro ser bem fácil fazer o mesmo no Debian. Procurem por "how to ignore packages", usando o DuckDuckGo claro.

Para começar, você primeiramente precisa de perguntar em qual nível de paranóia você se encontra. Algumas pessoas simplesmente removerão os programas que citarei. Outras, como eu, vão fazer Zero-Fill em seus HD's e começar do zero (coisa de paranóico).

Se você não é uma pessoa paranóica, basta remover os seguintes programas:
 

sudo pacman -Rs geoclue geoclue2 webkitgtk webkitgtk2 webkit2gtk yelp zeitgeist qt5-location


Nota: É bem provável que vários programas atualmente instalados dependem desses pacotes. Se esse for o caso (esperamos que não), você pode simplesmente remover os pacotes, mas deixar os pacotes dependentes intactos:
 

sudo pacman -Rdd geoclue geoclue2 yelp zeitgeist


Você também pode dizer ao pacman para ignorar esses pacotes daqui em diante. Apenas edite seu pacman.conf e remova o sustenido (#) da linha "# IgnorePkg   =", e cole os programas que você não deseja mais instalar sem querer, nessa linha.

A minha linha é assim:

IgnorePkg   = geoclue geoclue2 webkitgtk webkitgtk2 webkit2gtk yelp zeitgeist icedtea-web java-commons-daemon java-commons-net1 java-environment-common java-gnumail java-runtime-common jdk7-openjdk jdk8-openjdk jre7-openjdk-headless jre8-openjdk-headless openjdk7-src openjdk8-src rhino libreoffice-extension-writer2latex mathjax netbeans nodejs java-commons-io qt5-location


Para os paranóicos de verdade

Se você é como eu, é possível que você já tenha queimado sua casa e comprado móveis e computadores novos. Você já perdeu a confiança em tais programas e não quer mais eles instalados, nunca mais. Removê-los não é suficiente (porque somos paranóicos). Então, presumindo que você já comprou um computador novo, você quer:

Comandar o pacman para que nunca mais instale tais programas e nem programas que dependem nesses prograas;
Instalar programas que não usam esses programas rastreadores;

Eu costumava amar o KDE e o MATE, mas eu não vou usar mais estes. Ambos possuem dependências que dependem no geoclue e companhia, então ou você não liga para somente removê-los, ou você não vai instalar esses programas (como o SDDM, ou o ambiente gráfico KDE). Mas há uma luz no fim do túnel: XFCE, com alguns ícones e temas do MATE. Para instalá-los:
 

sudo pacman -S netsurf mate-icon-theme mate-themes mate-icon-theme-faenza caja mozo alacarte slim xfce4 xfce4-goodies ttf-dejavu

Nenhum desses programas depende do webkitgtk ou geoclue.

Leia sobre como usar o SLIM para gerenciar seus logins.

Notou o Netsurf ali em cima? Esqueça de quase todos os navegadores do mercado, provavelmente o único que não te rastreia (e que está presente nos repositórios do Arch/Parabola/Manjaro/etc) é o Netsurf. Você pode usá-lo para baixar uma versão amiga-da-privacidade do Firefox, o Iceweasel. Ele está prontinho para ser usar com sistemas Arch-e-compatível:

wget https://repo.parabola.nu/libre/os/x86_64/iceweasel-1:43.0.2.deb1-1-x86_64.pkg.tar.xz
sudo pacman -U iceweasel-1:43.0.2.deb1-1-x86_64.pkg.tar.xz


De agora em diante é com você. Mas não se preocupe, você já deve ter editado seu arquivo pacman.conf e de agora para a frente ele não vai mais baixar tais programas nocivos, e cada vez que você sem querer fazer isso receberá um alerta.

Você também pode querer instalar outros 2 programas do Parabola, o "your-freedom" que vai remover tudo que não for SoftwareLire, e o "your-privacy" que removerá tudo que viole a sua privacidade.

Basicamente é isso. "Stay safe, away from the cameras!".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe, mas concordo com o NGRHodes ( http://www.wilderssecurity.com/threads/escaping-from-geolocation-awareness-in-linux.382961/#post-2555354 ). Tu apresenta um tópico afirmando que nós estamos sendo rastreados, contudo, não há nenhum prova de que estamos sendo de fato. 

 

Todavia, Se tens paranóia com isso, tu deverias, então, se preocupar com o registro do teu IP na rede. O " rastreio" da tua máquina sempre começara pelos vestígios deixado pelo teu IP e MAC. Não há rastreio do teu GPS se tu não tens um IP. Aliás, teu IP podes dizer muitas coisas, inclusive tua localização, mas é mais difícil obviamente.

 

Sugiro mudar o título do tópico, pois não estamos sendo rastreado. Eu sugeria algo em torno de "Esteja no comando do seu Linux" ( Como tu sugeriu no fórum estrangeiro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, sou do tipo de pessoas que não espera que as coisas aconteçam ;) Especialmente depois do lançamento do Ubuntu 12.10.

 

Vou editar o título, realmente ele não cobre todo o tipo de rastreamento (embora o rastreamento feito por programas instalado é muito pior do que o feito por sites).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

 

Há 2 métodos para não usar o geoclue e geoclue2 mas ainda assim usar o ambiente gráfico MATE, por exemplo.

O primeiro método, que é o mais fácil, consiste em criar um "dummy-package" para ludibriar o Arch e fazê-lo pensar que tem o geoclue instalado.

O outro método é compilar os webkits sem o geoclue como dependencia.

 

Hoje vou atualizar esse tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Já que ressuscitaram o tópico.

 

A primeira frase que tem no site do GeoClue é: "Geoclue is a D-Bus service that provides location information. The primary goal of the Geoclue project is to make creating location-aware applications as simple as possible, while the secondary goal is to ensure that no application can access location information without explicit permission from user."

 

Dado o quadro da realidade atual, onde tudo se encontra conectado a internet, e as grandes empresas buscam informação e padrão de consumo para o marketing, isso é normal. Um ano e tanto depois da criação do tópico, não fico surpreso como quem o criou. Esse é o futuro. Basta ver as notícias que estão rolando sobre a Rússia se valendo de um DNS diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...