Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho Geral da Máquina


Posts recomendados

Boa noite, amigos.

 

Talvez minha pergunta seja muito tola, mas como este é um fórum, acredito que alguma alma generosa possa me ajudar numa simples questão:

O hardware de minha máquina é o seguinte:

 

AsRock Fatal1ty 990 FX

GeForce GTX 560 Ti - 1 GB 256 Bits

16 GB de RAM - Corsair Vengeance (2 x 8 GB)

AMD FX 8350 (4.0 GhZ)

HDD Seagate 7200 rpm 1 TB

Windows 7 Ultimate 64 bits

 

Como eu faço para saber se este desktop está aproveitando toda sua capacidade de desempenho?

Ok. Muitos dirão que é só fazer um benchmark. Claro. Mas, como saber de forma qualitativa se ele está usufruindo de maneira global o que a máquina pode me oferecer. Em alguns momentos, em tarefas bobas por exemplo (abrir um documento de edição de imagens ou até de uma simples página da Internet), ele dá umas 'engasgadas' vergonhosas. Não é nada de alarmante, mas algo me diz que ele poderia ser mais rápido..

 

Darei um exemplo bem bobo, mas que ilustra bem minha situação: meu filho está usando um notebook CCE de 3 GB de RAM (Windows 7 Ultimate - 32 bits), Dual Core Intel e pasmem, ele consegue abrir mais rápido um jogo online (Cabal Online) que o meu desktop. Não acreditei quando ele dizia que já estava logado no jogo, enquanto eu ainda não estava conseguindo sequer acessar a pagina de login do jogo. Aí sim, eu fiquei preocupado... Espantado. Indignado. Corri no quarto e ele já estava inclusive indo para a 'quest' e eu, ainda na tela de carregamento. Isso me suscitou procurar uma 'resposta' de alguns de vocês.

 

Fico no aguardo.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou formatar? Já passou um programa contra Malware? As vezes o problema é algo lógico.

 

Teoricamente, está tudo ok com a sua configuração, e para saber o real problema, tem que ir filtrando as possibilidades até chegar no real problema.

 

Uma outra questão, você já monitorou a temperatura em que seus componentes estão trabalhando? Se estiver ocorrendo superaquecimento, há possíveis perda de desempenho. Caso ainda não tenha monitorado a temperatura da CPU e GPU, sugiro fortemente baixar o MSI AfterBurner e monitorar a % de utilização desses dois componentes citados e suas temperaturas.

Caso esteja fora do comum, podemos ver algumas ações para melhorar isto.

 

Boa sorte.

 

[ ] ' s

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Widelux disse:

Já tentou formatar? Já passou um programa contra Malware? As vezes o problema é algo lógico.

 

Teoricamente, está tudo ok com a sua configuração, e para saber o real problema, tem que ir filtrando as possibilidades até chegar no real problema.

 

Uma outra questão, você já monitorou a temperatura em que seus componentes estão trabalhando? Se estiver ocorrendo superaquecimento, há possíveis perda de desempenho. Caso ainda não tenha monitorado a temperatura da CPU e GPU, sugiro fortemente baixar o MSI AfterBurner e monitorar a % de utilização desses dois componentes citados e suas temperaturas.

Caso esteja fora do comum, podemos ver algumas ações para melhorar isto.

 

Boa sorte.

 

[ ] ' s

 

Bom. Vamos lá: formatei o pc há 15 dias... Notei que ele está do mesmo modo que antes... Mas, agradeço pelas dicas. No começo da próxima semana eu retorno e digo se houve alguma mudança significativa mediante às dicas que forneceu. Qualquer ajuda é bem vinda.

 

Obs.: tentar migrar para o Windows 10 daria algum indício de melhora no desempenho? Eu reluto MUITO em mudar o 'time que está ganhando' e depois de quase 6 meses, não vejo uma razão forte e razoável para fazer um 'teste'. 

 

[ ] 's.

17 horas atrás, PH Benchmarker disse:

Na minha opinião além de monitorar as temperaturas, é bom considerar a ideia de instalar um SSD, é bem mais rápido para abrir arquivos, jogos, etc.

 

No caso do HD eu tentaria:

 

- Verificar vírus

- Desfragmentar

E talvez formatar.

Bom.

 

Não tenho dinheiro para investir numa SSD agora. Prioritariamente, necessito comprar um monitor novo, um cooler mais digno para refrigerar melhor este processador (o que lhe acompanha é muito barulhento MESMO!) e um HD externo para backups.

 

Obrigado pelas informações.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...