Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conservar videogames antigos?


Posts recomendados

Eu tenho um Snes Baby e um Snes FAT completos com fonte, controles e cabos tudo comprei recentemente, mas como gosto muito desse console gostaria de dicas de como conserva-los preservando-os para q sempre estejam funcionando bem e sem defeitos, na verdade eu comprei 2 snes baby e 1 snes fat, 1 snes baby eu uso para jogar e os outros 2 estão guardados em caixas de papelao para reposição futura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sou muito cuidadoso com meus eletronicos e videogame snes guardo ele em caixas e sacolas, só quero aprender a conserva-lo e mante-lo funcionando sempre, tipo meu pai tem um radio philips a acredito ser dos anos 80 e ainda funciona normalmente mas nao vi ele fazer nada demais para preserva-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 horas atrás, metroidfan disse:

eu sou muito cuidadoso com meus eletronicos e videogame snes guardo ele em caixas e sacolas, só quero aprender a conserva-lo e mante-lo funcionando sempre, tipo meu pai tem um radio philips a acredito ser dos anos 80 e ainda funciona normalmente mas nao vi ele fazer nada demais para preserva-lo

Uma dica!

Qualquer equipamento eletrônico "sofre" muito com a umidade e maresia! se você mora em local muito úmido, coloque saquinhos de "sílica" dentro das caixas onde você guarda os consoles, a sílica absorve a umidade do local e não deixa que o aparelho enferruje!

Você pode encontra-los até no Mercado livre...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696342923-silica-gel-branca-bag-com-150-sachs-de-1g-frete-gratis-_JM

Abaixo um link que detalha bem o que te indiquei! 

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/874-saquinhos-de-silica-eles-tem-mais-utilidade-do-que-voce-imagina.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu mesmo guardo tudo dentro de sacolas plasticas mesmo e amarradas, ai coloco a sacola dentro da caixa e dentro da caixa também coloco 2 saches de silica azul, o ruim delas é q depois q saturam nao dão mais a proteção

 

ligar o console pelo menos 1 vez ao ano desumidifica ele e evita oxidar?

 

colocar essas caixas em um ambiente aberto e ventilado ajuda a evitar umidade mesmo q em epocas de chuva todos os comodos da casa sejam mt umidos? eu nao moro no litoral mas em epoca de chuva qualquer lugar é umido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Liga-lo de vez em quando não evitará a corrosão por maresia e umidade! Talvez um secador de cabelos uma vez a cada dois meses ajude um pouco!

Faça umas pesquisas sobre o "CorrosionX", talvez ele seja a sua solução!.

 

 

http://www.corrosionx.com.br/

 

Aguarde outras opiniões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metroidfan daí não tem como. Só se deixar os equipamentos num ambiente com temperatura e umidade controlada, como fazem em museus e datacenters.

Poderia preparar um armário com um desumidificador elétrico (não sílica), passar o corrosion X e guardá-los nesse local. Mas mesmo assim existem componentes como capacitores eletrolíticos que se estragam com o passar do tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como funciona esse desumidificador eletrico? ele também é descartavel como a silica q quando saturada e é recuperada 3 ou 4 vzs deixa de funcionar para sempre?

 

 

digamos q eu deixe esses eletronicos em uma sala aberta e ventilada o dia todo só fechado a anoite isso controla umidade? quando chove mesmo a sala sendo aberta e ventilada ela fica humida e só volta a ser seca quando o tempo esta seco, nesses intervalos de dias secos e dias umidos faz tudo oxidar e corroer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, metroidfan disse:

como funciona esse desumidificador eletrico? ele também é descartavel como a silica q quando saturada e é recuperada 3 ou 4 vzs deixa de funcionar para sempre?

Não, ele é elétrico e não é descartável.. Fica ligado desumidificando o ambiente. Olhe no google: mofim e outros.

 

4 horas atrás, metroidfan disse:

digamos q eu deixe esses eletronicos em uma sala aberta e ventilada o dia todo só fechado a anoite isso controla umidade? quando chove mesmo a sala sendo aberta e ventilada ela fica humida e só volta a ser seca quando o tempo esta seco, nesses intervalos de dias secos e dias umidos faz tudo oxidar e corroer?

É preciso controlar a umidade e para controlar umidade numa sala só com ar condicionado. Deixar na sala ventilada com ar úmido não resolve. Teria que deixar em um armário, que protege contra a poeira e com o desumidificador ou a sílica para controlar a umidade. No anos 90 se deixava papel de impressora em uma caixa com uma lâmpada incandescente de 15W acesa dentro para mantê-lo bem seco e não engasgar nas caríssimas impressoras laser.

Existem aparelhos para medir a umidade: higrômetros.

Edit: estou vendo que ainda fabricam esses desumidificadores de papel! Fotógrafos também tem essa preocupação com umidade. A umidade favorece a proliferação de fungos nas lentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

Não, ele é elétrico e não é descartável.. Fica ligado desumidificando o ambiente. Olhe no google: mofim e outros.

 

É preciso controlar a umidade e para controlar umidade numa sala só com ar condicionado. Deixar na sala ventilada com ar úmido não resolve. Teria que deixar em um armário, que protege contra a poeira e com o desumidificador ou a sílica para controlar a umidade. No anos 90 se deixava papel de impressora em uma caixa com uma lâmpada incandescente de 15W acesa dentro para mantê-lo bem seco e não engasgar nas caríssimas impressoras laser.

Existem aparelhos para medir a umidade: higrômetros.

Edit: estou vendo que ainda fabricam esses desumidificadores de papel! Fotógrafos também tem essa preocupação com umidade. A umidade favorece a proliferação de fungos nas lentes.

quando falo q ele é descartavel é q deve ter silica dentro dele também q suga umidade e silica nao e eterna, se esse desumidificador durasse muito nao como a silica q so pode recuperar a silica 3,4 vzs depois disso ela nao funciona mais

 

eu possuo um mini higrometro o q ele mostra é temperaturas em torno de 30 a 36 graus e umidade em torno de 35 a 61 % sem chuva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, metroidfan disse:

então o q eles usam para sugar desumidificar o ambiente? só conheço silica q faz isso e ela nao é muito duravel

Não sei. Busque informações com os fabricantes. Mas é o que pessoal usa, veja os links que indiquei. Você também pode obter informações em um museu ou arquivo público.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...