Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock de memória nas placas z170


Matheos Pires

Posts recomendados

Boa noite,

 

ja dei uma pesquisada no forum, e em varios outros topicos estrangeiros mas não consegui encontrar uma resposta que se adeque à minha dúvida, já que se trata de uma configuração bem nova.

 

Bom, estou pra comprar uma placa mãe z170 gaming 3 da gigabyte, e na especificação dela está apontando que ela aceita memórias ddr4 até 3466mhz, porém, acima de 2400 é por meio de overclock(tem um OC entre parenteses). está assim la:

 

  1. Support for DDR4 3466(O.C.) /3400(O.C.) /3333(O.C.) /3300(O.C.) /3200(O.C.) /3000(O.C.) /2800(O.C.) /2666(O.C.) /2400(O.C.) /2133 MHz memory modules

 

minha dúvida é o seguinte. Se eu comprar uma memória corsair ddr4 3200mhz, por exemplo, ao conectá-la na mobo ela ja vai rodar a 3200mhz automaticamente? e isso vai ser um overclock? ou por ser a memoria natural dessa frequencia vai estar "rodando normal"? 

 

outra coisa, mesmo com essa possibiidade de overclock "de fabrica" tanto da mobo quanto da memória, existe um desgaste maior a

à memoria, mobo etc? quais são os componentes que "sofrem" com isso? 

 

minha dúvida é porque estou pesquisando memória e encontrei uma corsair 3200mhz por um preço muito próximo das 2133-2400 que eu estava pesquisando... e pensei se não seria uma boa oportunidade. mas não quero desgastar o pc, pensei em comprar já imaginando um futuro upgrade com memórias de frequência alta, etc.

 

me ajudem ae por favor, vlwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Não vai rodar automaticamente na velocidade correta, ela vai ficar em 2133mhz.

 

Mas o ajuste da velocidade de memória é bem simples, basta acessar a bios e alterar o profile padrão da memória para o profile que a sua memória disponibilizar.

 

Procura por XMP (eXteme Memory Profile) na bios da sua placa-mãe.

 

Um componente sofre com um desgaste maior quando ele está rodando acima de suas especificações, no caso a sua memória foi feita para trabalhar com essa velocidade. Você não terá desgaste adicional somente por acertar o clock de sua memória ram.

 

Obs.: A performance que a as memórias de 2400-3200mhz entregam são quase a mesma, a diferença é muito pequena. E somente aparece com um valor "consideravel" quando renderizando imagem/videos e ou realizando tarefas que exijam um multi task bom. Eu sinceramente não recomendo um pente de 3200mhz.

 

Você pode achar mais testes e comparações na internet.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Carlos Feijo então a placa-mãe aceita nativamente a frequência padrão de 2133mhz, más com OC(ou seja fazendo com que as frequencias das memórias trabalhem e a placa-mãe reconheça que está sendo feito OC) elas aceitam essas medidas citadas ai

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal @Luis Carlos Feijo @Gabriel Dias Rosa @GabrielLP14 vocês poderiam me ajudar?  

 

Vi nesse forum (link abaixo) que conseguiram fazer OC no i3 6100. isso procede? Estou montando agora meu PC, e já comprei alguns itens e outros ainda estou na dúvida, se puder fazer OC seria ideal pois pretendo depois comprar um processador melhor. trabalho com edições de vídeo e photoshop. Não tenho muita exigência pra jogo talvez deva jogar um fifa ou PES, NFS e algum BF. 

 

- I3-6100 Bx80662i36100 3.70ghz 3m Cache Graf Hd 530 Skylake..............R$ 565,00

- Fonte Evga 100-w1-0500-kr 500w 80plus ...................................................R$ 265,00

- GTX 750 Ti 2GB DDR5 128 bits PCI-E 3.0 x16 VCGGTX750T2XPB..........R$ 599,00

- HD 1TB ........................................................................................................R$ 250,00

- G.skill Ripjaws V 16gb (2X8) Ddr4 3000mhz   ............................................ R$ 489,00 (ainda n comprei)

- 2 SSD 120 (me indicaram p/ trabalhar em RAID)........................................R$ 407,00 (ainda n comprei)

 

link: http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2015-intel-core-i3-6100-review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Alberto Paixão sim é possível fazer Overclock sim, através do BCLK(base clock) 

só uma dica, para Overclock eu recomendo no mínimo mesmo uma Z170, se for coisa bem leve uma H170 já suportaria, más vá de Z170

 

Esquecendo o OC (pelo que ja vi não é certeza quanto vou conseguir ganhar) você acha que o custo beneficio vale a pena pensando em longo prazo? Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Alberto Paixão cara OC não dá desempenho em games, eu já postei um tópico aqui sobre isso

e outra você diz custo benefício de que?

placa-mãe processador?

 

Tipo comparando com uma H110, a z170 seria uma melhor escolha mesmo não investindo em OC nem em games pesados no meu caso que é mais pra trabalho mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Alberto Paixão disse:

Valeu mesmo cara, me ajudou muito. vou rever meu orçamento e ver se diminuo a memoria ou o ssd, so assim daria p pegar a z170. senao vou ficar com a q você me indicou mesmo.

Alberto Paixão neste mesmo post aqui tem um vídeo mostrando que a frequência das memorias não influenciam em jogo, não sei nos demais programas que você vai usar, quanto ao SSD acho 120gb muito pouco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!