Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar o número de núcleos nas opções do Windows melhora o desempenho?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom galera tava vendo um video ak pra aumentar o numero de núcleos do processador indo no menu iniciar>msconfig>inicialização do sistema>opções avançadas>numeros de processadores, meu processador é um fx8150 e ta como padrão apenas 1 núcleo nesse metodo q eu disse, se eu colocar em 8 vai melhorar o desempenho?vai estragar o processador?vai diminuir a vida dele? obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luiz Felipe Zeni sua dúvida é referente a benchsmarks?? Pois isso depende...

 

Se for para bater recorde e subir um Overclock avançado/extremo, sim, quanto menor o número de núcleos ativos maior o OC. Basta procurar na internet que os recordes são com apenas 1 ou 2 núcleos ativos. 

 

Baixe o CPU-z e veja se consta os 8 núcleos ativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 anos depois...

Mano, eu sei que essa pergunta é de 2015, mas no windows 10 eu notei uma diferença de desempenho no cod warzone, eu jogo ele em quadhd e antes de ativar essa opção ele uns stuttering no jogo e depois que eu coloquei os 4 núcleos ativos no ms config esse problema de stuttering parou e eu notei que o meu cpu estava esquentando um pouco mais (quer dizer que o processador esta trabalhando mais), então sobre isso ser mito ou não, na minha opinião não é mito.

 

  • Haha 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Riuzak disse:

Mano, eu sei que essa pergunta é de 2015, mas no windows 10 eu notei uma diferença de desempenho no cod warzone, eu jogo ele em quadhd e antes de ativar essa opção ele uns stuttering no jogo e depois que eu coloquei os 4 núcleos ativos no ms config esse problema de stuttering parou e eu notei que o meu cpu estava esquentando um pouco mais (quer dizer que o processador esta trabalhando mais), então sobre isso ser mito ou não, na minha opinião não é mito.

 

O nome disso é placebo. Você acha que aumentou o desempenho. Se fizer algum teste objetivo (roda um benchmark aí, por exemplo o Superposition), vai ver que a pontuação é absolutamente a mesma. Essa opção é pra limitar os núcleos do PC, não liberar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

Essa opção não "libera núcleos" do processador. Deixá-la desmarcada, como vem originalmente, já habilita o uso de todos os núcleos. Ela serve para fazer justamente o contrário, conforme comentado pelo colega @Shaman93. Essa opção serve principalmente para desenvolvedores limitarem propositalmente o desempenho do computador visando a realização de testes. Toda e qualquer sugestão informando que isso deve ser feito para "liberar núcleos" está incorreta. Mais informações podem ser encontradas neste vídeo:

 

 

Estarei fechando este tópico, uma vez que é muito antigo e contém informações errôneas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Riuzak disse:

então sobre isso ser mito ou não, na minha opinião não é mito.

 

@Riuzak Não existe "opinião" quando se trata de assunto técnico. Não existe isso de "na minha opinião aumentou"/"não aumentou". Essas opções foram PROGRAMADAS para fazer exatamente o contrário: REDUZIR o número de processadores, e não para aumenta-los. Deixar as opções do msconfig desmarcadas irá fazer com que o Windows automaticamente utilize o máximo de RAM e processadores. Isso NÃO É "opinião", isso é como a ferramenta foi feita/criada/programada para funcionar. 1+1 ser 2 é um FATO e não a "minha opinião".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...