Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual linguagem usar pra web??


Posts recomendados

  • Moderador

@Vadaeda

Antes tens de saber a diferença entre as linguagens.

O Javascript é uma linguagem client side. Já o php é uma linguagem server side. 

Respectivamente o javascript serve para aprimorar a interação do usuário com o site, em conjunto com php é possível fazer um site dinâmico.

 

Então para responder sua pergunta posso dizer que você vai usar o PHP para a programação back-end de sites( fazer conexão com o banco de dados.. consultas.. inserções e etc...) Vai usar o javascript/jQuery para interagir.. usar a técnica ajax... O html para estruturação e css para estilização.

 

Até poderias usar java no lugar de php... mas o mais indicado é php quando se trata de web.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14

Não confunda amigo,  são duas coisas diferentes. "JS" e "php" como expliquei anteriormente  respectivamente um para programação no lado do cliente e outro no lado do servidor.

Então o correto é dizer que usa o JS em conjunto com PHP.

 

Mas nunca recomende  "JS" em substituição ao php.

 

Já java até pode ser usado.. mas não vale a pena. não para a web.

 

PS: quando falo "java" estou falando da linguagem em si, quando falo "JS" estou falando da linguagem javascript. embora são nomes parecidos são linguagens diferentes

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Eu tenho certas dúvidas em como utilizar os dois em conjunto, por exemplo num caso de validar os campos de um formulário, usaria o PHP ou o javascript?

E como o @dif mencionou acima java e javascript são bem diferentes. Eu pesquisei um pouco e vi que ambos podem ser usados em web, mas não sabia se eram tão eficientes quanto o PHP. Em alguns vídeos também disseram que o java para web era usado em empresas enquanto o PHP era algo mais "informal"

 

@dif Eu já tinha certo conhecimento sobre as linguagens e seus usos, mas você esclareceu certos pontos que pra mim estavam confusos.

 

Também queria pedir algumas referências de sites que vocês conheçam que ensine PHP.

Quanto ao PHP, o uso dele com OO seria utilizado em quais casos?

 

Obrigado a ambos pelas respostas rápidas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14

14 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@dif  estou ciente que para WEB PHP é melhor q JS

Não. JS é javascript.  linguagem client-side é usado em conjunto com php(server side)

Entenda que não pode dizer errado. Uma coisa é JAVA, outra coisa é JAVASCRIPT.  na web é usado javascript(JS) para interagir com o usuário.. o mais usado é o jQuery( já deves ter ouvido falar).

 

Na web, se for usar JAVA(a linguagem que não é javascript), ela iria substituir o php. o que não é indicado.

 

@Vadaeda  tem muito site por ai no google ensinando... não tenho um específico para indicar senão o próprio manual do php.

Quanto ao uso de orientação a objetos, seria usado quando você já tem o domínio da linguagem... e quer desenvolver suas próprias classes.

 

Até chegar no paradigma OO, foque bastante no aprendizado do php procedural!

Abraço e boa sorte nos estudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...