Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes - Trafo para chaveda


Posts recomendados

  • Membro VIP

-não

-mesmo assim

-sim

-sim,não e talvez...

(Sim) mas não vale a pena. Fonte 5V de carregador é muito barata e tem às pencas nos camelôs ou de velhos celulares descartados (eu devo ter umas 15...)

(Não) pois tem que ter algum conhecimento um pouco mais que básico de eletronica

(talvez) se você insistir muito mesmo mas... mesmo assim não vale a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqueles núcleos do trafo principal de uma ATX serve para fazer uma. 

Porém não sei se atingiria 500mA, pois teria que usar fio fino para caber todas as espiras dentro. 

 

Os trafos de lâminas E/I, aço silício, suportam magnetização bem acima de 10000 gauss sem saturar. 

 

Já os núcleos de ferrite não passam da casa dos 5000 gauss.

Ou seja: Eles saturam com campos magnéticos bem menores. 

 

Para usá-los em 60Hz, teria que enrolar mais que o dobro de fios que normalmente se enrola nos núcleos de aço silício. 

Teria que fazer assim para atender a demanda máxima de 5000 gauss. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os trafos de fontes chaveadas funcionam em alta frequencia na faixa dos kHz e os comuns sao 50/60Hz! não daria certo porque o trafo poderia saturar e esquentar ate queimar o enrolamento!

Isso eu já disse ;)

 

Porém é sim possível fazer um trafo de 60Hz com um trafo destes. 

Só não vai ser eficiente, pois nos cálculos, terá que levar em conta a demanda de no máximo 3000 gauss.

 

Isso vai exigir muitas espiras.

Daí você terá um trafo relativamente grande com pouca capacidade de potência.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!