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Problemas com som em notebook Dell


Kryogar

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Olá pessoal. Gostaria de uma possível ajuda com um problema chato que ultimamente vem aparecendo com mais frequência.

Possuo um notebook Dell Inspiron, embora seja relativamente antigo já estando comigo a 2 ~ 3 anos, continua ótimo pelas configurações altas, mas desde a compra (veio de fábrica com o Windows 8, hoje uso o 7 em um HD novo após a atualização para o 8.1 queimar o meu HD), percebo que diversas situações travam o som do sistema. Por exemplo, se eu tenho algum jogo (praticamente qualquer jogo) aberto e minimizado ou em segundo plano, e tentar ver algo no YouTube ou usar o próprio MediaPlayer, ambos simplesmente travam, o YouTube não executa o vídeo (não importa o navegador) e o WMP/MPC/VLC travam como se o arquivo estivesse corrompido. Mais ao fechar o jogo, os players passam a executar o arquivo normalmente, assim como o YouTube ou qualquer outro video no navegador volta a funcionar.

Em geral, isso não incomodava tanto, afinal era só fechar o jogo. Mais ultimamente a implicância aumentou, por diversas vezes, eu não consigo carregar um vídeo em uma segunda aba se já tiver um aberto/executando na primeira aba. O mesmo serve para um vídeo no navegador e música em algum player. Já fiz todos os procedimentos normais, reinstalei drivers, programas e etc. Também me lembro que quando joguei o Windows 7 "puro" no HD novo, no inicio não tinha essa palhaçada, foi começar a colocar os drivers que começou isso.

Alguém sabe o que diabos causa isso?

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Boa Tarde meu amigo! :D

Para começar poderia nos dar algumas informações a mais?
Precisamos saber qual o modelo exato do seu notebook, com isso saberemos que processador vai nele, a quantidade de memoria que possui, e as outras peças no geral que ele tem.

Sabendo o modelo poderemos pesquisar se pode ser alguma incompatibilidade de drivers (começando claro com o que você acha que é),

ou se pode se tratar de outras coisas como vírus por exemplo! :mellow:

 

Qual é o seu nível de afinidade na área de informática? Sabendo isso eu posso adaptar a minha explicação mais pra frente para o seu nível de conhecimento. ;)

Outra coisa que você falou ai que, ou eu entendi errado, ou você explicou mal :P!

Seu primeiro HD queimou, isso eu entendi! Mas com certeza eu posso te afirmar que não foi porque você atualizou para o Win 8.1 não!

O que aconteceu foi uma mera coincidência de ele pifar justamente na época que você atualizou o SO, aliás você tem certeza se ele realmente QUEIMOU? pode ter sido somente Bad Block causado por algum impacto ou essas pequenas coisas, HD'S são muito sensíveis e para causar danos a eles é muito fácil!

 

Enfim, passa mais informações pra nós, que ai a gente vai conseguindo te ajudar melhor! B)

 

Abraço!

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Então @viniR15 meu notebook é praticamente o mesmo que está na sua descrição, com exceção do HD que agora é um de 500GB. Eu "manjo" um pouco de tudo de informática, mais não sou expert no que diz respeito a hardware. Quanto ao meu HD original, o que aconteceu foi que após a instalação do windows 8.1, o sistema ficou preso em um looping de BSOD, na ocasião até consegui acessar o windows algumas vezes para fazer o backup de arquivos importantes, mais pouco depois o HD simplesmente morreu. Como isso foi poucas semanas após a garantia de 1 ano vencer, chupei dedo e tive que bancar o HD novo. Enfim, mesmo com o HD original e as configurações de fábrica, acontecia esses problemas de perda de som. Quanto a impactos e etc, pouco provável, pois ele sempre ficou no mesmo lugar kkkkk.

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Entendi!

 

Bom, se o seu computador é como você disse, o mesmo do meu, então tratasse do Inspiron 3421 e ai já fica bem fácil de resolver porque é minha maquina né :D!

Para começar, eu já alerto que no site do fabricante, no caso a DELL você não encontrará os drivers oficiais para Windows 7 então se a sua máquina é realmente igual a minha, deve estar usando drivers genéricos o que nunca é bom e pode causar esses probleminhas.

No entanto, você falou que mesmo quando a maquina estava em seu estado original, com o SO de fábrica já apresentava esses problemas não é mesmo? :huh:

 

Faz assim então, por sorte a DELL disponibiliza em seus computadores um sistema de diagnóstico chamado EPSA, para acessá-lo você deve reiniciar a máquina e na tela de boot com o logo da DELL pressione F12.

Irá aparecer uma tela chamada outras opções de Boot, e no final das opções terá lá apresentada a opção "Diagnostics".

 

Execute o diagnostico do EPSA e veja se ele apresentará algum erro!

ATENÇÃO! o principal teste que você deve executar é aquele que vem DEPOIS de todos os outros... Quando ele perguntar se você deseja fazer o teste das memorias e do HD.

Esse procedimento é para termos certeza de que não existe nenhum problema com o hardware da maquina e que sua "treta" é só com software, isso vai nos poupar muito tempo! :rolleyes:

 

OBS: O teste pode demorar algumas HORAS   (_(, portanto tenha paciência de esperar terminar, e se você for uma pessoa que trabalha, deixe executando os testes quando for dormir!

 

OBS:² Gostaria de saber também como fica o uso do processador, memória e HD ao trabalhar no Windows nas tarefas que disse fazer. :mellow:  (Para isso poste para nós um print do gerenciador de tarefas na aba "desempenho".

 

Vá lá boa sorte e nos diga o que vai sair dessa bagaça! B)

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Então, eu já fiz esse teste, faço ele de tempos em tempos pra checar como tá o estado de tudo. O último que fiz tem cerca de 2 semanas e deu tudo OK.

Eu não sabia disso dos drivers serem genéricos  :o, pensei que por ser pelo site da própria Dell, seria algo decente, enfim kkkk. Como eu disse lá em cima, quando o Windows estava puro, sem os drivers "padrão dell" esse problema raramente acontecia, só depois que começa a penca de atualizações de software que começa isso e ultimamente tem ficado insuportável. Vou te dar um exemplo. 

 

BAyRRbm.png

Estou com um jogo aberto, algumas abas no Chrome, sendo uma delas música no YouTube. Se eu abrir outra aba de música, preciso fechar a anterior, minimizar o jogo e atualizar o YouTube até o video engrenar. O mesmo acontece com os player, 90% das playlist's dão como corrompidas se eu não minimizar o jogo ou fechá-lo. Isso acontece com qualquer jogo, já testei com vários da biblioteca da Steam e da Origin, dá o mesmo problema e não apenas jogos, praticamente qualquer outro programa acontece isso  :(.

E até mesmo com apenas o navegador aberto, se eu estou com um Player aberto, não consigo executar um video no navegador. Se estou com um vídeo em uma aba e jogo outro para carregar, o segundo só vai abrir quando eu fechar o primeiro e atualizar a aba.

É um saco isso, fico naquela de voltar para o Windows 8 e ver se para a palhaçada, mais é ***** atualizar o sistema e o erro continuar e.e!
 

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Boa noite!
 
Obrigado por executar os testes que pedi, isso já serviu para sabermos muita coisa sobre o seu hardware, inclusive nos poupou um tempo enorme em saber que o problema não é ele. :)
 
O próximo passo agora é bem lógico, verificar o seu sistema, eu constatei através do print que o seu computador está com um uso muito alto de memória e processador, você disse que está executando somente o jogo, o navegador de internet e um player correto?
 
Se for só isso então a nossa maior preocupação é com as tarefas em segundo plano, porque a sua lista de processos está carregada com 90 processos no geral.

Outra coisa que você disse também é que o seu computador já foi formatado por conta do problema no HD e que você fez alguns backup's, existe alguma possibilidade de você ter pego algum vírus quando a sua maquina estava ainda no estado original, e de você ter transmitido esse mesmo vírus para o HD recém formatado quando restaurou o backup, você já fez algum Scanner completo da maquina com algum software de antivírus?
Para isso eu recomendo o Malwarebytes, ou o ESET NOD32, ambos são pagos, mas você tem uma versão sem nenhum bloqueio para testar por 30 dias.
 
Se a sua suspeita são os drivers então entre no Windows em modo de segurança e verifique se os níveis de processamento e memória continuam altos, bem como se você tem esses "gargalos" utilizando o navegador e um player de musicas.
​Para entrar no modo de segurança pressione F8 depois da tela de boot da DELL antes do sistema se inicializar.
ATENÇÃO!! O Windows em modo de segurança não é destinado para o usuário final e qualquer alteração fora do comum estando nesse modo, pode ocasionar no mal funcionamento do sistema e até a sua parada total!
 
Outra dica que lhe dou também é fazer uma Inicialização limpa do sistema, para isso pressione a tecla WIN+R e na aba "EXECUTAR" digite "MSCONFIG" e pressione ENTER.
​Na guia "SERVIÇOS" clique em "Ocultar todos os serviços Microsoft", após isso clique em "Desativar tudo" e depois em "Aplicar" e "OK".
​Será pedido que você reinicie a máquina, faça isso e torne a mexer um pouco para verificar se o "gargalo" volta.
 
​Na hora que estiver executando os procedimentos acima, tenha em mente que estamos tentando "isolar" o problema para achar a sua causa, portanto não faça os procedimentos todos de uma vez procurando poupar tempo, faça com calma e um por um para que eliminemos possibilidades de ser defeitos menores.
 
De fato uma coisa é certa, esse problema não é normal, e tem uma solução, e com um pouco de paciência e dedicação vamos solucioná-lo!
 
​Abraço!
 
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