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Tela "congela" e PC trava


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

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Olá,

 

Estou montando um PC. A configuração dele, por enquanto, é a seguinte:

- Fonte Corsair CX 750W;

- Placa-mãe M5A78L-M/USB3 (com vídeo integrado ATI Radeon 3000); A BIOS foi atualizada para a versão 2101, baixada do próprio site da ASUS;

- Processador AMD FX-8350;

- Akasa Cooler Venom Voodoo (pasta térmica também da Akasa, AK-455);

- HD Seagate Barracuda 1TB, 6GB/s;

- SSD Kingston 120GB;

- Memória RAM Kingston 8GB, 1333MHz;

- Sistema Operacional: Windows 10, 64-bits;

Futuramente pretendo escolher uma placa de vídeo, conforme o orçamento for permitindo :)

 

Bom, está tudo instalado e "funcionando". Todos os drivers foram detectados e instalados através do Windows Update, porque o sistema é original. Achei mais fácil fazer assim.

 

entretanto, o PC vem "congelando" a tela com alguns chuviscos coloridos. A tela não fica preta, congela mesmo. Só volta ao normal se dou um reset pelo botão ou desligo forçado. Não sei dizer o que pode ser, pois não tem nenhuma lógica nesse travamento: ele pode travar idle, pode travar full. Pode travar com 5 minutos de uso, ou com 3 horas. Até na tela da BIOS já "congelou" e ficou com esses chuviscos.

 

Estou suspeitando que seja por conta da memória RAM.

 

Porém, antes de eu usar, era meu namorado quem usava minha memória RAM, até pra efeito de testes também (fui comprando as peças aos poucos e não saberia até esses dias atrás se algo tinha defeito, para usar a garantia). Aparentava estar normal, ele rodava jogos bem pesados, aliás, e nunca deu problema.

 

Gostaria que alguém me desse algum conselho. Quando ele congela, não apita, não faz nenhum barulho diferente. Testei se era algum problema mais simples, ligando o cabo HDMI da minha TV no monitor-MoBo, pois podia ser só o cabo ruim ou entrada/saída com defeito, mas também não é isso.

 

Podem ser problemas nos drivers instalados pelos Windows Update? Pode ser a memória? O vídeo integrado tem como dar defeito? Alguma outra coisa? Me deem algumas dicas de qual teste posso fazer também, para tentar diagnosticar o problema.

 

Se precisar de fotos/screenshots, também posso anexar.

 

Agradeço a ajuda desde já.

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Primeira coisa: vá em Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Diagnóstico de Memória do Windows e rode o teste. Anote o resultado ao reiniciar.

Segunda coisa: entre no prompt de comando com privilégios administrativos (botão direito em cmd.exe / Executar como Administrador) e digite na janela do propmpt: chkdsk /f confirme com "Sim" (S) e aguarde. Verifique o resultado.

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  • Solução

Sim, parece que você tem um problema de memória, o que é coerente com os sintomas que você descreveu.

Faça o seguinte, tire um dos pentes e repita o teste com um pente por vez, para saber se é um dos dois pentes que está com defeito.

Ou pode ser a placa mãe.

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@Wal SJC Então, é só um pente de 8GB. Faço o teste nos outros slots ou não precisa?

 

@NASCARBR Oi, obrigada pela resposta.

 

Você poderia me explicar por quê? Achei que fosse tranquila, dada as especificações. Não manjo tanto assim de hardware e etc :)

 

Qual placa mãe você me recomendaria?

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@Wal SJC Então, é só um pente de 8GB. Faço o teste nos outros slots ou não precisa?

 

@NASCARBR Oi, obrigada pela resposta.

 

Você poderia me explicar por quê? Achei que fosse tranquila, dada as especificações. Não manjo tanto assim de hardware e etc :)

 

Qual placa mãe você me recomendaria?

Seria interessante usar outro pente no seu PC, para testar se o problema deixa de ocorrer.

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  • Moderador

@Wal SJC Então, é só um pente de 8GB. Faço o teste nos outros slots ou não precisa?

 

@NASCARBR Oi, obrigada pela resposta.

 

Você poderia me explicar por quê? Achei que fosse tranquila, dada as especificações. Não manjo tanto assim de hardware e etc :)

 

Qual placa mãe você me recomendaria?

O chipset dessa MoBo é adaptado para o FX, por isso podem ocorrer incompatibilidades. O FX-8350 é de 125W e o regulador de tensão fica sobrecarregado. Mas é interessante você testar esse pente em outro lugar para tirar a dúvida, antes de condenar a MoBo.

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@Wal SJC Vou fazer isso, mas só vou conseguir um pente emprestado amanhã à noite.

 

@NASCARBR Ahhh sim, eu acredito que tenha visto algo sobre isso, mas vi também no site da Asus que a atualização na BIOS corrigia o problema.

 

E por ela suportar processadores de até 140W, achei que isso realmente não fosse um problema. Mas obrigada pela info :) vou testar a memória sim.

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Boa noite, gente.

 

FYI, peguei duas outras memórias hoje para testar. Testei nos dois slots da minha placa-mãe, os quais usava minha primeira memória, e rodei o Diagnóstico de Memória do Windows indicado pelo Wal. Nenhum erro foi encontrado e o PC não está mais congelando :)

 

Estava com o maior medo de ser a placa-mãe, e ela aparentemente está up and running.

 

Obrigada de verdade pela ajuda de vocês.

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Boa noite, gente.

 

FYI, peguei duas outras memórias hoje para testar. Testei nos dois slots da minha placa-mãe, os quais usava minha primeira memória, e rodei o Diagnóstico de Memória do Windows indicado pelo Wal. Nenhum erro foi encontrado e o PC não está mais congelando :)

 

Estava com o maior medo de ser a placa-mãe, e ela aparentemente está up and running.

 

Obrigada de verdade pela ajuda de vocês.

Que bom, se o caso foi resolvido, por favor clique em "Resolvido", para fechar o tópico.

Obrigado!

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