Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriamento com PELTIER


Ir à solução Resolvido por thallesgw,

Posts recomendados

O fato é que de uns tempos para cá, os pobres coolers já não estão resfriando de forma satisfatória as maquinas de maior desempenho, e por isso pensei em utilizar o PELTIER em algum projeto. Bem de longe, mas baseado neste:
 
 
O principio é o mesmo, montar uma espécie de "ar condicionado". No entanto a chave da questão aqui são as perguntas:
 
- O uso do PELTIER pode ocasionar em algum tipo de condensação dos componentes da maquina? Fazendo claro, com que eles oxidem.
( Essa aqui é mais importante, porque lógico eu não quero nada "suando" em cima das minhas peças)  :rolleyes:
 
- Tendo somente algumas saídas de exaustores e o resto do gabinete semi-lacrado pode haver choque térmico muito brusco?
 
- Não pretendo aplicar o PELTIER diretamente no processador, mas até que distancia dele posso faze-lo?
 
Bom... É isso, se alguém já fez algum projeto parecido, poderia me indicar se realmente compensa em questão de custo/beneficio?
 

E POR GENTILEZA! B)
 
Não estou procurando por outras alternativas além desta que citei, todos aqui sabem que os Water Coolers (Coolers a Água) funcionam muito bem, (_( portanto estou aberto a soluções APENAS em se tratando do material da dúvida, até porque se fosse para comprar eu não estaria aqui fazendo os senhores perderem tempo com as minhas perguntas!  :P
 
Obrigado galera e espero a resposta de vocês!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A ideia é bem legal, pensei em fazer isso esses tempos.

Bom.

Condensação, certamente tera, mas, se você reparar no projeto, vera que o peltier ficara do lado de fora do gabinete ( entre os dois dissipadores ), então, se você vedar aquele furo que foi feito para encaixar o cooler, se condensar, a agua não ira escorrer para dentro do gabinete. Moro

Agora colocar o peltier pra dentro do gabinete... é certo que tera um PC a menos na sua vida

Dizem que se cria uma camada de gelo na parte fria da pastilha de peltier.

A temperatura do lado de dentro do gabinete é maior do que a temperatura do lado de fora dele ( ambiente)

Logo, dentro do gabinete a condensação se dara de forma mais rapida.

Bom seria um controlador para a pastilha, assim você poderia programar para a pastilha desligar antes de começar a se criar a camada de gelo

 

Um peltier direto no processador seria magico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta caro colega! ^_^

De certo o meu temor a parte de condensar é saber se o ar frio que sai através do dissipador não ira se liquefazer ao entrar em contato com os componentes "quentes" de dentro do PC e ai vir a "suar" que nem uma garrafa d'água.
Quanto a essa parte do controlador, eu realmente já até vi alguns esquemas para coloca-lo, não é difícil e seria muito bom, tendo em vista que o PELTIER que quero usar é um 4x4cm com potencia de 90W.

Mas você captou bem a ideia do que quero fazer, o que tenho em mente é deixar o PELTIER do lado de fora mesmo, e aproveitar somente o ar frio que ele pode fornecer.

Vamos aguardar um pouco mais, para saber se alguém me da uma ideia boa de como iniciar este projeto com segurança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belezinha!

Dúvidas retiradas, iniciarei o projeto e mais pra frente faço um review dizendo se valeu a pena ou não, é como eu disse, além da minha questão sobre danificar alguma coisa tem também a parte do custo/beneficio, até porque não vale a pena eu gastar R$ 150,00 Dilmas para realizar o projeto sendo que um water cooler básico esta custando na casa de R$ 200,00.

 

Por hora vamos dar este assunto como encerrado!

 

Obrigado meu caro colega thallesgw, por me auxiliar nesta empreitada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

uma pergunta ouvi falar q peltier consome muita energia, é possível instalar junto ao peltier um potenciômetro para assim fazer com que o peltier nao trabalhe a 100% logo vai consumir menos energia e tambem não vai gerar agua.... a ideia é apenas diminuir um pouco a temperatura não quero q o peltier trabalhe a 100% a ponto de fazer agua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em ‎17‎/‎12‎/‎2016 às 13:36, espadachin disse:

uma pergunta ouvi falar q peltier consome muita energia, é possível instalar junto ao peltier um potenciômetro para assim fazer com que o peltier nao trabalhe a 100% logo vai consumir menos energia e tambem não vai gerar agua.... a ideia é apenas diminuir um pouco a temperatura não quero q o peltier trabalhe a 100% a ponto de fazer agua...


Bom dia @espadachin ! :thumbsup:

Veja bem, o meu peltier é um tec1-12706 que de acordo com o fabricante, pode consumir até 57w e que pode trabalhar em tensões que variam de 2 á 16v.

Depois dos testes que fiz, pude observar algumas propriedades interessantes da peça, por exemplo:

# Para condensar a ponto de criar uma camada de gelo sobre a peça, foi necessário que o dissipador acoplado no lado quente do peltier fosse bastante refrigerado. Para isso utilizei diversos métodos, desde coolers maiores (12cm) até submergir parte do dissipador em água gelada.

# Medindo o consumo com aparelhos apropriados, pude constatar que o uso da peça em "equilíbrio" consumo/eficiência se dava utilizando o peltier em 12v.

# Foi preciso uma fonte com corrente de no mínimo 6A para que o peltier funcionasse com desempenho apropriado, quando submetido a uma tensão de 16v.

# Quanto a gerar água, fique tranquilo, pois nesse projeto os dissipadores e o peltier ficarão do lado de fora do PC, e a temperatura ambiente não irá permitir isso, mesmo em lugares mais frios como RS onde você mora.

MAS RESPONDENDO A SUA DÚVIDA: :confused:

Um potenciômetro nada mais é que um resitor ajustável, ele atua somente como um divisor de tensão (volts), portanto usar somente o potenciômetro não é aconselhável tendo em vista que ele não limita a corrente (amperes).

Em experimentos feitos por mim usando um potenciômetro para controlar a tensão de coolers de PC, pude averiguar que só o potenciômetro era ineficaz no momento de controlar as rotações. A peça mais agia como um interruptor do que um controle de rotação, era 8 ou 80 (desligado ou 100%) e se eu me atrevesse a deixar um "meio termo" a coisa começava a pegar fogo literalmente. :oops:
Para esse experimento utilizei um potenciômetro de 10k, mais que suficiente para a tensão de 12v ao qual foi submetido.

A saída para esse problema, foi montar um pequeno circuito com um transistor tip41c trabalhando em conjunto com o potenciômetro, pois com o transistor eu controlava a corrente, e com o potenciômetro a tensão. ^_^

 

Em ‎18‎/‎12‎/‎2016 às 13:55, Classificados Mineiro disse:

@espadachin

se aplicar numa pastilha PELTIER uma tensão menor do que especificada a eficiência também cai.

Muito embora possa usar qualquer tensão especificada pelos fabricantes, você consegue bons resultados com 12V.

 

 


o que nosso amigo @Classificados Mineiro disse, é muito válido. Na internet você encontrará diversos circuitos de alta complexidade envolvendo arduinos e placas de circuito impresso para o controle da eficiência do peltier de forma automática, se quiser saber mais sobre eles pesquise por "geladeira portátil usando peltier". :)

No entanto, é muito mais simples utilizar uma fonte chaveada (eu usei uma universal de notebook) com escolha de várias tensões, pois a própria fonte fará de forma correta o controle da corrente, e a mudança de tensão fica ao alcance de um simples botão. Reduzindo a tensão você também reduzirá o consumo, no entanto também reduzirá o desempenho como consequência.
Lembrando que é preciso ter um pouco de cautela na hora de escolher a fonte, pois fontes universais baratas tem muitos problemas em manter estáveis as tensões de saída, além de não cumprir com as potências anunciadas (watts) e não são muito confiáveis. Felizmente você pode verificar isso com um simples multímetro (multi-teste) na hora da compra.

Aqui estão algumas informações úteis que irão lhe esclarecer, e comprovar os dados que apresentei:

TEC1-12706 Datasheet:
http://html.alldatasheet.com/html-pdf/227422/ETC2/TEC1-12706/99/1/TEC1-12706.html


Especificações de Performance: (Presente no Datasheet)
peltier datasheet.PNG

Espero ter ajudado com a sua dúvida, e me desculpe a demora para responder, mas sabe como é... Fim de ano, férias e essas coisas. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...