Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema do Triângulo com asterisco


ucastrobr

Posts recomendados

Fiz o desafio do triângulo depois de esquentar a cabeça mas eu mesmo não estou entendo a lógica do for rsrs.

Tipo o primeiro loop ele gera um asterisco e uma quebra de linha, sai do for e volta para fazer o segundo loop o porquê dele gerar dois asterisco e somente uma quebra de linha apenas novamente e não duas se ainda está no mesmo for. Analiso e analiso e não estou entendendo a lógica.
 


 
#include <stdio.h>   #include <iostream>   using namespace std;    int main()    {      int linha, i, j;      printf("Digite quantas linhas tu quer sua piramide: ");      scanf("%d", &linha);      for (i = 1; i <= linha; i++)      {        for (j = 1; j <= i; j++)        cout << "*";        cout <<"\n";      }      return 0;    }  

 

Eu mesmo percebi que o segundo for está sem { parenteses então ele só executa o primeiro comando e sai do laço. Foi desatenção mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o primeiro for só gera uma quebra de linha, o segundo for é o que gera o asterisco.

entenda que o segundo for está dentro do primeiro for. A cada vez que o primeiro for é executado, o segundo for é executado N vezes.

Testa isso daqui, só nao fiz o bico:

 

#include <cstdio>#include <cstdlib>#include <iostream>using namespace std;int main() {  int linha = 1, i, j;  while (linha > 0) {    printf("Digite quantas linhas tu quer sua piramide: ");    scanf("%d", &linha);    system("cls");    for (j = 1; j <= (linha-1/2); j++) {      cout << " ";    }    cout << "*" << endl;    for (i = 1; i <= linha; ) {      i = i + 2;      for (j = 1; j <= (linha-i/2); j++) {        cout << " ";      }      for (j = 0; j <= i; j++) {        cout << "*";      }      cout <<"\n";    }  }  system("pause");  return 0;}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...