Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mobo muito quente


Carlos Zen

Posts recomendados

Oi boa noite,

 

Começou ontem a noite, meu computador em idle esta esquentando demais, nem com ventilador na lateral ele abaixa essa temperatura da mobo, acredito que seja alguma tensão ou algo do tipo, mas como eu sempre seto auto, porque eu não entendo nada disso, gostaria que alguém pudesse me ajudar. :)

 

Mobo: m5a78l-m lx/br

Processador: Fx 6300

Placa de vídeo: Gtx 750

Fonte Ocz 500 W

 

post-790139-0-30178200-1448657758_thumb.

post-790139-0-42415700-1448657759_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a placa-mãe não é muito adequada para FX, e também não possui um sistema de dissipação de energia bom, então esquenta demais, também acontece o seguinte: para não esquentar ainda mais, limita o desempenho do processador. É bom ter pelo menos uma 970A (M5A97) para esses processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, o problema que eu faço tudo isso, e a temperatura da mobo continua alto, btw, eu concordo que a placa não é muito boa, comprei porque a minha anterior queimou, era a m5a88 evo, e funcionava de boa, querer comprar algo barato só dar ***** mesmo, mas agradeço a ajuda de vocês. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, o problema que eu faço tudo isso, e a temperatura da mobo continua alto, btw, eu concordo que a placa não é muito boa, comprei porque a minha anterior queimou, era a m5a88 evo, e funcionava de boa, querer comprar algo barato só dar ***** mesmo, mas agradeço a ajuda de vocês. :)

Verificou o chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, o problema que eu faço tudo isso, e a temperatura da mobo continua alto, btw, eu concordo que a placa não é muito boa, comprei porque a minha anterior queimou, era a m5a88 evo, e funcionava de boa, querer comprar algo barato só dar ***** mesmo, mas agradeço a ajuda de vocês. :)

Pois é, sua placa-mãe antiga até que era boazinha. A M5A88 seria tipo a M5A97 atual, porém a 97 já é nativa do FX, enquanto a 88 é nativa do Phenom II, assim como a 78.

Opa mal ae, sou leigo nisso, temperatura do chipset ta 65~70 graus, e o processador está 50 graus, e detalhe que está na frente do ventilador.

65-70ºC em Idle ainda é alto, 50ºC no processador também é um pouco acima da média, normal seria 40ºC ou menos. Acho que um cooler ajudaria, pois os stock da AMD não são lá aquelas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu segui, pra fazer dar certo a minha mobo com o processador esses passos, pode ter sido isso a razão pra esquentar?

 

"Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.
Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.
Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequência base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).
E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v."


Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.

Espero ter ajudado."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...