Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida básica sobre Tensão e Sensor de Corrente SCT-013-000


Posts recomendados

Bom, atualmente estou usando o Sensor SCT-013-000 para medir a corrente de meus aparelhos eletrônicos, está funcionando normalmente com uma precisão muito boa. 

 

Acontece que agora eu gostaria de colocar esse Sensor no meu quadro de energia. Ai é que vem o problema, eu não entendo muito bem como funciona a ligação 110v e 220v então olhando o meu quadro eu suponho que seja o seguinte, me corrijam se estiver errado:

 

1) No meu quadro e energia tem 2 fios fase e 1 neutro, onde cada fase tem 110v. Quando eu ligo um aparelho eletrônico em um fio fase + fio neutro então estou ligando no 110v, se ligar o aparelho nos dois fios fase então tenho 220v. Ex: O ar condicionado é ligado em 2 fios fase de 110v cada um. Certo ? 

  Se estiver certo, então vem outra pergunta, eu não preciso do neutro/terra ? Não deveria ser 3 fios para 220v (fio  fase 1 + fio fase 2 + neutro/terra) ?

 

2) Partindo do princípio que cada fio fase tem 110v, se eu ligar o meu Sensor em apenas 1 fio então obviamente só vou medir 1 fase da minha casa, então precisaria de 2 sensores para medir os 220v ? Sendo 1 sensor para cada fase ?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...