Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa par um relé


RANunes
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Olá,

 

Precisava de um componente que substituísse um relé devido ao barulho que o mesmo faz ao ligar e desligar.

 

Já pesquisei triacs, relés de estado sólido, isolador otico... Estou indeciso.

Precisava que funcionasse com uma entrada de 3v e vai controlar um aparelho de 12v 1A.

Qual o componente que aconselham?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Se trabalhas em DC o melhor seria operar um transistor, pode ser um NPN ou um fet mesmo..

Um resistor de 270 ohms na base do transistor, e torça para que o sinal de comando possa oferecer 10mA@3V

O transistor vai oferecer o terra para o aparelho que deverá ficar ligado entre o +12 Volts e o coletor do transistor. O emissor do transistor vai a massa, negativo da fonte de 12 Volts..

O sinal de comando deve estar entre essa massa e o resistor de entrada da base do transistor..

 

O transistor poderá ser um TIP 122 http://www.soldafria.com.br/transistor-tip122-p-647.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule curti mesmo o exótico circuito... E eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida ...

@RANunes penso que a melhor opção é um mosfet canal n que se aproxima dos contatos de um relé. De fato pode até ter resistência menor do que este. Pesquise algum que aciona com 2V no gate. Outra é o já mencionado transistor darlignton de média potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule curti mesmo o exótico circuito... E eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida ...

@RANunes penso que a melhor opção é um mosfet canal n que se aproxima dos contatos de um relé. De fato pode até ter resistência menor do que este. Pesquise algum que aciona com 2V no gate. Outra é o já mencionado transistor darlignton de média potência

Pois é. Eu mesmo já vi um inversor senoidal que usava SCR como chaveador, ao invés de transistor, mosfet ou IGBT. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...