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Ethernet funcionando a 10mbps ao invés de 100mbps


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Bom dia a todos. Primeiramente, peço desculpas se escolhi a área errada e para mover o tópico se for o caso. Aviso também que procurei por problemas parecidos aqui e em outros lugares e só o encontrei em fóruns em inglês uma "solução provisória".
 
Vou contar a história inteira para evitar dúvidas.
 
Tinha um notebook Vaio e usava o cabo de rede para me conectar à internet porque jogar pelo wi-fi é, no mínimo, triste pelos loss. Vendi-o e montei um PC há mais ou menos três semanas (seguem as especificações abaixo). Instalei nele o Win10-64 com um serial original do 8, tendo feito o upgrade pelo próprio sistema.
 
Quando comecei a usar a internet, senti certa demora para baixar alguns drivers, mas sequer me atentei à velocidade da internet e tampouco fiz qualquer procedimento para verificá-la ou alterá-la. Baixei os drivers com a então velocidade de até 1.1mbps e reiniciei depois. Por acaso, no dia seguinte fui medir a velocidade da conexão e tive a surpresa: 10mbps. Para constar, usei o mesmo cabo que usava no notebook e nunca havia tido problema parecido com o Vaio. Procurei arduamente em vários lugares, vários fóruns e encontrei, como já adiantei acima, uma solução provisória ao meu problema: desconectar o cabo, aguardar alguns minutos (mais ou menos 3 ou 4) e conectá-lo novamente, o que faz com que a rede seja reconhecida automaticamente como 100mbps e eu tenha acesso à velocidade por completo.
 
Seguem agora minhas tentativas mal sucedidas de diagnosticar o problema: Desinstalar o driver LAN (é onboard) e instalá-lo novamente; Baixar a versão mais atualizada no site da Intel ao invés de baixar a versão que o site da fabricante da MB oferece; Atualizar a BIOS à versão mais recente; Trocar o cabo de porta no roteador*; Manualmente selecionar a velocidade do adaptador de rede*; Testar o cabo em outro computador.

*: Toda vez que a máquina liga, reinicia ou fica suspensa e depois a acesso novamente, a rede volta a ter a velocidade de 10mbps. A mesma coisa acontece se reinicio o modem ou o roteador, tendo que retirar o cabo do PC e conectá-lo novamente após alguns minutos. Se eu manualmente modificar a velocidade da conexão, o Windows acusa que o cabo está desconectado e não o reconhece mais, tendo que voltar ao "automático".

 

Seguem as especificações do computador: i5 4690k, Asrock Z87 Extreme4, 8GBx2 2400, GF 960 GTX, SSD 240GB Samsung EVO, Windows 10 64 bits. (Se faltar algum tipo de informação, só pedir!)

Obs.: já cogitei comprar uma placa de rede para tentar corrigir o problema (acredito que resolveria), mas já gastei muita grana com a máquina, queria uma solução barata :/

 

Abraços e agradeço só por lerem o post grande.

Vinicius

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  • 1 ano depois...

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