Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P5E64 WS EVOLUTION (LGA775)COM O CPU Q9400 LIGA E DESLIGA


Posts recomendados

boa noite minha gente. eu venho aqui porque me surgiu um problema e nao estou a ver como poderei resolver.

então se alguem me poder a ajudar agradecia muito!

 

o meu pc tem as seguintes componentes

 

a fonte é da cool master 650w

em baixo postei uma foto.

 

antes desta board eu tinha o cpu Q9400 na board asus p5k-e wifi-ap e tudo funcionava bem me refiro ao cpu.

então adquiri a uma board asus p5e64 ws evolution e tirei o cpu Q9400 e montei os componentes na board nova e o estranho é que quando ligo o pc esta sempre a ligar e desligar ate ter de desligar no interruptor da fonte, liga 2 segundos e volta a desligar, a minha sorte é que eu tenho outro cpu o q8200, e para testar tirei o q9400 e coloqei o cpu q8200 e ligou!! fui a bios para ter a certeza que estava atualizada e esta na versao 0802.

ja esta atualizada e pela logica ja tem suporte para o cpu Q9400... só nao estou a entender porque sempre que tento colocar o cpu Q9400 e pc nao funciona, e só liga com o cpu Q8200!?

 

como tenho o Q9400 superior ao Q8200 nao tinha necessidade de estar a usar este inferior (Q8200)

 

alguem tem alguma ideia do que se possa passar?

post-789336-0-91979900-1448162065_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirar a pilha as vezes não funciona.

O mais certo é mudar o jumper com a identificação:

CLR CMOS

ou

CLR RTC

ou

BIOS RST

para o pino que está aberto.

São 3 pinos, normalmente está fechado o central com o da direita, por exemplo.

voce tira o jumper e fecha o central com o da esquerda, durante uns 5 segundos e depois volta ele para onde estava.

Tem que ser feito com o PC desligado e desconectado da tomada.

Aproveite e verifique a versão da sua bios, para rodar essa cpu tem que ter a versão 506, de 15/10/2008, ou posterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já fiz o procedimento que me aconselhou, tirei o processador velho fiz o reset no jumper 2 e 3 esperei um tempo e voltei a colocar na posiçao 1 e 2, coloquei o novo processador (Q9400) fui ligar e acontece o mesmo liga e desliga o mesmo acontecia antes.....

 

a minha versao da bios esta atualizada, iria pro prejudicar instalar novamente a versao da bios que tenho por cima??

 

poderá estar algum corrompido com a versao que tenho da bios??

 

ira resolver uma nova instalação para restaurar a minha bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a bios estivesse corrompida, a mobo não rodaria nenhum processador.

A atualização da bios é um procedimento definitivo.

Se voce já tem instalada a versão necessária ou acima, essa parte está resolvida.

O reset da bios serve para anular eventuais configurações erradas que possam ter sido feitas anteriormente.

voce pode entrar na bios agora e carregar as configurações "default" (veja a tecla que se aperta para fazer isso).

Depois reinicie e veja se reconhece o novo processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim ja pus pasta termica, sempre que troco de processador ..


Se a bios estivesse corrompida, a mobo não rodaria nenhum processador.
A atualização da bios é um procedimento definitivo.
Se voce já tem instalada a versão necessária ou acima, essa parte está resolvida.
O reset da bios serve para anular eventuais configurações erradas que possam ter sido feitas anteriormente.
voce pode entrar na bios agora e carregar as configurações "default" (veja a tecla que se aperta para fazer isso).
Depois reinicie e veja se reconhece o novo processador.

ok eu vou tentar fazer agora desta maneira. por curiosidade estava achando o processador tivesse ido á vida. mas estive agora a testar em outra mobo e o Q9400 esta a funcionar. agora como tenho a certeza que o processador está funcional poderá ser alguma configuração! se nas configuraçoes da bios estiverem os timings das memorias alteradas é o bastante para o processador nao arrancar??

é que eu reparei na bios e estão lá uns numeros nas configuraçoes das memorias!

outra coisa que tb estou a pensar será que por eu ter uma fonte cooler master de 650wts o cpu Q9400 puxa mais energia e a fonte nao aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O reset da bios e o carregamento das definições default serve exatamente para eliminar essas possibilidades de ajustes incorretos.

Se a fonte for de 650 W reais, com certeza não é ela, a diferença de consumo é insignificante.

ola fui a bios e dei um enter em load default. salvei e sai mas parece estar tudo na mesma, so que ainda nao testei o processador..

já tirei e pus tantas vezes, sempre sem sucesso. já nao sei o que fazer...

é mesmo estranho o pc com o cpu Q9400 liga e desliga e nao inicia! pensei mesmo ser o cpu avariado, mas nao. á algo estranho aqui na motherbord!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola fui a bios e dei um enter em load default. salvei e sai mas parece estar tudo na mesma, so que ainda nao testei o processador..

já tirei e pus tantas vezes, sempre sem sucesso. já nao sei o que fazer...

é mesmo estranho o pc com o cpu Q9400 liga e desliga e nao inicia! pensei mesmo ser o cpu avariado, mas nao. á algo estranho aqui na motherbord!!

Só se for algum capacitor meio ruim, que já não aguenta um processador com maior consumo de energia.

Se o outro processador roda normal, é meio estranho que esse não rode, se ele é suportado pela versão da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores são os que estão à volta do processador não é?! São tipo umas coisas redondas?! Eu tb tenho o q6600 core2quad e testei e tb deu, só não dá o q9400! Que sorte!!! Nunca me aconteceu tal coisa! Só gostava de conseguir entender o que será e o que está acontecer pra resolver isto. Sempre que vou ao PC estou sempre a pesquisar mas não encontro lá muita coisa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são bios diferentes, são as diversas versões da mesma bios, a mais atualizada é a 0802.

e então o que eu devo fazer? muito estranho isto o processador funcionar na outra mobo e nao dá nesta! conclusao, sera que o processador nao é compativel para a minha mobo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e então o que eu devo fazer? muito estranho isto o processador funcionar na outra mobo e nao dá nesta! conclusao, sera que o processador nao é compativel para a minha mobo?

É sim, a partir da versão 506 da bios, veja a lista de cpu's suportadas:

https://www.asus.com/Motherboards/P5E64_WS_Evolution/HelpDesk_CPU/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sim, a partir da versão 506 da bios, veja a lista de cpu's suportadas:

https://www.asus.com/Motherboards/P5E64_WS_Evolution/HelpDesk_CPU/

eu estive a ver e repare que o processador que eu tenho é este Core 2 Quad Q8200S (rev.R0,2.33GHz,1333FSB,L2:4MB,4 cores) e pede a versao da bios 0802

é a que eu tenho na minha mobo.

já la no site o processador Core 2 Quad Q9400 (rev.R0,2.66GHz,1333FSB,L2:6MB) é o que eu tenho pede a versao 0802 e o mesmo já pede a versao 0506 ! sera que nao dá por eu ja ter a versao 0802? se tivesse na versao 0506 conseguia ter alguma chance de testar isso?

eu estive a ver e repare que o processador que eu tenho é este Core 2 Quad Q8200S (rev.R0,2.33GHz,1333FSB,L2:4MB,4 cores) e pede a versao da bios 0802

é a que eu tenho na minha mobo.

já la no site o processador Core 2 Quad Q9400 (rev.R0,2.66GHz,1333FSB,L2:6MB) é o que eu tenho pede a versao 0802 e o mesmo já pede a versao 0506 ! sera que nao dá por eu ja ter a versao 0802? se tivesse na versao 0506 conseguia ter alguma chance de testar isso?

so uma duvida o que quer dizer isto junto com os modelos do processador?  (rev.R0??)

eu vi atraves deste link https://www.asus.com/support/Article/563/

eu estive a ver e repare que o processador que eu tenho é este Core 2 Quad Q8200S (rev.R0,2.33GHz,1333FSB,L2:4MB,4 cores) e pede a versao da bios 0802

é a que eu tenho na minha mobo.

já la no site o processador Core 2 Quad Q9400 (rev.R0,2.66GHz,1333FSB,L2:6MB) é o que eu tenho pede a versao 0802 e o mesmo já pede a versao 0506 ! sera que nao dá por eu ja ter a versao 0802? se tivesse na versao 0506 conseguia ter alguma chance de testar isso?

so uma duvida o que quer dizer isto junto com os modelos do processador?  (rev.R0??)

eu vi atraves deste link https://www.asus.com/support/Article/563/

outros ja tem diferente assim por exemplo (,rev.M1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estive a ver e repare que o processador que eu tenho é este Core 2 Quad Q8200S (rev.R0,2.33GHz,1333FSB,L2:4MB,4 cores) e pede a versao da bios 0802

é a que eu tenho na minha mobo.

já la no site o processador Core 2 Quad Q9400 (rev.R0,2.66GHz,1333FSB,L2:6MB) é o que eu tenho pede a versao 0802 e o mesmo já pede a versao 0506 ! sera que nao dá por eu ja ter a versao 0802? se tivesse na versao 0506 conseguia ter alguma chance de testar isso?

so uma duvida o que quer dizer isto junto com os modelos do processador?  (rev.R0??)

eu vi atraves deste link https://www.asus.com/support/Article/563/

Não, a versão mais recente é sempre a mais compatível com os processadores mais novos.

Quando você liga chega a apitar, ou nem isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirei uma fotos com o cpuz para ver a revisao das minha mobo verifique por favor


Não, a versão mais recente é sempre a mais compatível com os processadores mais novos.
Quando você liga chega a apitar, ou nem isso?

nao apita, liga e desliga constantemente, veja as fotos que enviei


tirei uma fotos com o cpuz para ver a revisao das minha mobo verifique por favor


nao apita, liga e desliga constantemente, veja as fotos que enviei

sempre que inicio o computador aparece sempre isto ate tirei a foto


só uma coisa eu nao tenho o hard disc ligado! nao utilizo cds por isso nao liguei os cabos, porque na foto que pus acima diz tb sempre mais abaixo no hard disc detected, sera que por nao estar ligado esta a dar em curto quando ponho o cpu q9400?

post-789336-0-04114800-1448413674_thumb.

post-789336-0-53431700-1448413690_thumb.

post-789336-0-82652600-1448415236_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está tudo ok, deveria funcionar.

Não há mais o que tentar!

Só pode ser algum problema na placa-mãe.

O hard disc não tem nada a ver, com ou sem ele a bios tem que entrar na tela.

Quando você coloca o outro processador, não entra a bios na tela?

Está congelando nesse ponto?

Entre na bios com o outro processador e desative a rede on board, aí vamos ver a próxima coisa que vai enroscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está tudo ok, deveria funcionar.

Não há mais o que tentar!

Só pode ser algum problema na placa-mãe.

O hard disc não tem nada a ver, com ou sem ele a bios tem que entrar na tela.

Quando você coloca o outro processador, não entra a bios na tela?

Está congelando nesse ponto?

Entre na bios com o outro processador e desative a rede on board, aí vamos ver a próxima coisa que vai enroscar.

quando tenho o q9400 nao da nada na tela liga e desliga de 2 em 2 segundos é mesmo muito rápido! vou desativar a rede lan onboard na bios? e depois vou testar novamente com o q9400 com a rede onboard desativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando tenho o q9400 nao da nada na tela liga e desliga de 2 em 2 segundos é mesmo muito rápido! vou desativar a rede lan onboard na bios? e depois vou testar novamente com o q9400 com a rede onboard desativado?

Pela última foto que você postou, ele travou no reconhecimento da placa de rede, certo?

Então, vamos desativar a placa de rede e salvar a bios.

Vamos ver aonde ele vai travar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela última foto que você postou, ele travou no reconhecimento da placa de rede, certo?

Então, vamos desativar a placa de rede e salvar a bios.

Vamos ver aonde ele vai travar....

é assim ele nao trava, apenas sempre que rienicio o pc aparece sempre aquela tela a mostrar aquilo. vou á bios e desativo lan onboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...