Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de bios, pc não dá boot!


Ir à solução Resolvido por Nascci,

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou com um problema em um pc antigo que tenho em casa, a MB dele é uma P4N7050 V1.0 AKONII, estava tentando formamatá-lo via pendrive pois o drive de dvd não está lendo, no entanto como a bios é muito antiga (2008) não consegui dar o boot pelo pendrive, não achei a opção no setup, foi então que tive a ideia de atualizar a bios, esta marca AKONII não tem site de fabricante, mas depois de dar uma pesquisada, encontrei uma placa identica da ECS GF7050VT-M5 V 1.0 e li relatos que esta placa é fabricada com vários nomes diferentes, mas é a mesma, baixei o manual e a placa é a mesma, mesmos componentes e a bios é da AMI (American Megatrends Inc), então após confirmar item por item na placa e inclusive ler comentários de usuários que baixaram os drives desta placa da ECS para AKONII e tudo bem, resolvi baixar a atualização da bios deles e instalar a ROM com o programa da AMI, reiniciei o PC e tudo bem, eu até havia achado que não tinha dado certo pois não havia reparado se tinha atualizado ou não, continuei instalando os drives no win 7, até que de repente, após uma atualização para a placa de video, se não me engano, o programa pediu para reiniciar e agora não da boot para o win e apresenta a seguinte informação no final da tela preta:

 

CMOS Checksum Bad

CMOS Date/Time Not Set

Press F1 to Run SETUP

 

Eu entro no setup, coloco a data e hora correta, aperto F10 para salvar e ele volta na mesma tela. Já troquei a bateria, já tentei fazer o CLR CMOS e nada, só fica nesta tela, será que a atualização da bios causou este problema? Mas acho estranho pois o pc funcionou e reiniciou duas vezes normalmente após a instalação da ROM.

 

Outra coisa que acho estranho é que eu mudo o jumper do CMOS de posição e o pc liga nessa mesma tela, ele não deveria "não ligar"? Será que a placa não tá dando o CLR CMOS, isso tem alguma coisa a ver, por favor me ajudem!

 

post-294363-0-17801200-1447700598_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, primeiramente agradeço aos dois colegas que tentaram me ajudar de alguma maneira, mas aparentemente descobri o problema, era a bateria, na verdade o conector da bateria que não estava firmando-a, essa placa já tinha uma "gambiarra", uma plaquinha de plástico junto da bateria, acredito que após tirar e colocar muitas vezes, o conector ficou frouxo, então hoje de manhã olhando com um pouco mais de atenção e percebendo está folga, fiz outra "gambiarra" rs, além da plaquinha de plástico, em cima coloquei um pedacinho de fósforo e prendi a bateria bem firme, também lixei os contatos bem de leve com uma lixa de unha mesmo, mas acredito que o que resolveu foi a fixação mais firme da bateria, então liguei e o pc entrou no windows normalmente, fiquei extramamente aliviada, pois imaginei que havia danificado a placa permanentemente com a atualização da bios, mas esta tudo ok quanto a isso, de qualquer forma ficou a lição, atualizar bios só em caso de extrema necessidade mesmo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...