Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Futuro Upgrade


juliano rbn

Posts recomendados

A minha placa mãe e um modelo GA antiga suporta dois pentes ddr2 uso 4gb, processador eu já disse hd 500 fonte de 400 a fonte acho q é daquelas de 50 - 70 reais modelo certo n tenho aqi pois estou viajando mas assim q chegar posto td certinho continuando uso uma ati radeon 5450 2 gb o porque trocar porque minha placa mãe n suporta amd3+ aí n poderia fazer upgrades futuros ela suporta ddr2 n e 4 gb e o máximo n tem MT q eu fazer então vou ter q trocar ela para usar os fx certo? Só q tô na dúvida porque vou gastar bem Intel seria melhor? Uso pc para jogos e futuramente para edição de vídeo e fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal eu me enganei sobre a minha placa mão e ai vai as configurações:

 

Placa Mãe: A51G

Processador: AMD PHENOM II 4x 955  (MAX TDP=124,9W) SOCKET AMD3 (938)

Memoria DDR3: 4GB  NB Frequency 2008.8 MHZ ( isso diz o CPU-Z) porém li no site a placa-mãe suporte DDR3 1066 ~ 1333 

Placa De Video: AMD Radeon HD 5450 Core 650 mhz memory 667 MHZ size 1024Mbytes

Fonte: 400W normal

HD: 500 GB

 

 

Agora Vamos ao Upgrade, consigo melhorar algo não muito ne ? vamos as opções que achei vejam se estou certo !

 

1º- Comprar uma Placa De video na faixa de 500 ~ 600 DILMAS (isso so ate eu mudar placa-mãe e processador)

 

2º Colocar + 4 GB de memoria ram ate onde procurei essa placa-mãe suporte ddr3 1066 - 1333 ( caso eu coloque mais 4gb acho que quando eu mudar para uma placa-mãe mais atual eu irei perder estas memoria correto ?)

 

3ºComprar um pc novo '-'

 

4º Mudar para intel

 

5ºTrocar placa de video por uma mais atual entre o valor que disse, futuramente trocar placa-mãe(falaram que tem qe ser 960G chipset e nao 760G porque se nao pode dar PAU), processador ( Fx 6300  ou um octa8350) e iria fazendo os Up's aos poucos !

 

essa placa de video é superior a GT 750 ? e ela é compativel com meu pc ?

http://www.pichau.com.br/destaques/placa-de-video-radeon-xfx-r7-260x-double-dissipation-2gb-gddr5-128bits-r7-260x-cdf4-box

 

me ajudem nesssas opções por favor a memoria ram ddr3 1333 mhz o que muda pra 1600 ? ou nao muda nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Primeiramente, você terá que comprar uma fonte de verdade. A sua parece ser uma dessas porcarias genéricas. Depois de trocar a fonte, você compra a placa de vídeo. Será um belo upgrade para rodar jogos.

 

A R7 260X é superior à GTX 750. Tem performance mais próxima da GTX 750Ti.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora sobre as placas de video qual melhor para mim ? vi algumas porém falaram que as com 2 coolers sao melhores e sobre os bits 256 bits tem diferença para 128 ? encontrei essas podem me dizer qual leva mais vantagem ?

 

PLACA DE VÍDEO PCYES AMD RADEON R7 370 HAMMERX 2GB GDDR5 256BIT, O370QM-2G2M - BOX  R$793,76 PLACA DE VIDEO POWERCOLOR RADEON R7 370 PCS+ 2GB GDDR5 256BIT, AXR7 370 2GBD5-PPDHE - BOX R$799,04

 

 

PLACA DE VIDEO RADEON MSI R7 370 2GD5T OC 2GB GDDR5 256BIT, R7-370-2GD5T-OC - BOX  R$835,12

 

PLACA DE VIDEO RADEON XFX R7 370 DOUBLE-DISSIPATION 2GB GDDR5 256BIT, R7-370P-2DB5 - BOX  R$572,00 (ESSA È 128BITS não se como isso funciona )

 

Placa de Vídeo VGA XFX R7 360 2GB DDR5 1050MHZ R7-360P-2DF5 R$ 703,71

 

 

Placa de Vídeo VGA XFX Radeon R9 270 2GB DDR5 256-bit PCI-Express 3.0 x16 CrossFire R9-270A-CNFC

 

 

Placa de Vídeo VGA XFX R9 270 2GB DDR5 DD Radeon 925M PCI-E R9270ACDFVR$ 874,57 (1 cooler)

 

e tem a falada GTX 750 e GTX 750 TI qual a diferença e qual é melhor, lembrando que vou comprar ela e por no pc ela é compativel com minha configuração ? e futuramente trocarei processador placa-mãe, e a fonte tenho que usar de quanto ? 400 - 500 ? qual marca é boa

 espero pela ajuda de vocês pessoal abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo, indiscutivelmente, 4Gb para cima. A partir deste mérito, escolheremos o modelo que melhor se enquadra para ti.

 

Como vai reduzir o custo na compra de processador + placa-mãe, qual o valor que dispõe? 

 

Decidiu a fonte?

Opa beleza então nao entendi mt bem !  ""Placa de vídeo, indiscutivelmente, 4Gb para cima. A partir deste mérito, escolheremos o modelo que melhor se enquadra para ti." essas qe eu procurei nao tem como tenho qe usar de 4GB pra cima ? e como assim reduzir o custo na compra de processador + placa-mãe ?

 

vamos a valores agora na placa de video posso gastar ate uns R$750 estourando 800 R$ ja na placa-mãe estou para decidir qual irei usar porém o processador caso seja AMD pensei no FX 6300 e vi tambem um FX 8320E Octa core black edition cache 16mb 3.2GHZ (4.0GHZ max turbo ) e fiqei na duvida ou pensei na ipotese de mudar para intel, sobre a placa-mãe me falaram sobre o chipset 960G para processador FX pois tinha umas placas maes 760G que custavam entre 250 ~ 350 ja as de 960 é 500 + ai fiquei na duvida.

no momento pretendo colocar a placa de video e um mes depois ja trocar a fonte tambem qual me indicaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Opa beleza então nao entendi mt bem !  ""Placa de vídeo, indiscutivelmente, 4Gb para cima. A partir deste mérito, escolheremos o modelo que melhor se enquadra para ti." essas qe eu procurei nao tem como tenho qe usar de 4GB pra cima ?  e como assim reduzir o custo na compra de processador + placa-mãe ?

 

vamos a valores agora na placa de video posso gastar ate uns R$750 estourando 800 R$ ja na placa-mãe estou para decidir qual irei usar porém o processador caso seja AMD pensei no FX 6300 e vi tambem um FX 8320E Octa core black edition cache 16mb 3.2GHZ (4.0GHZ max turbo ) e fiqei na duvida ou pensei na ipotese de mudar para intel, sobre a placa-mãe me falaram sobre o chipset 960G para processador FX pois tinha umas placas maes 760G que custavam entre 250 ~ 350 ja as de 960 é 500 + ai fiquei na duvida.

no momento pretendo colocar a placa de video e um mes depois ja trocar a fonte tambem qual me indicaria ?

 

Nada de indiscutivelmente. Muitas vezes essas placas com memória a mais são tão mais caras que os modelos de 2GB que apresentam custo x benefício péssimo: ou compra a versão de 2GB ou compra uma placa mais potente. Além disso, a vantagem dessa memória extra é questionável dependendo da placa e do contexto de uso. 

 

Você precisa trocar a fonte para poder colocar a placa de vídeo. Sua fonte atual pode trazer muitos riscos. Defina primeiro a placa e compre uma fonte equivalente. Dependendo da placa, fontes de 430W de boa qualidade são mais que suficientes. E fontes de 500W de boa qualidade suportam a maioria esmagadora das configurações.

 

Não precisa trocar de processador e placa-mãe agora. Melhor comprar primeiro sua fonte, a placa de vídeo e ver como fica. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada de indiscutivelmente. Muitas vezes essas placas com memória a mais são tão mais caras que os modelos de 2GB que apresentam custo x benefício péssimo: ou compra a versão de 2GB ou compra uma placa mais potente. Além disso, a vantagem dessa memória extra é questionável dependendo da placa e do contexto de uso. 

 

Você precisa trocar a fonte para poder colocar a placa de vídeo. Sua fonte atual pode trazer muitos riscos. Defina primeiro a placa e compre uma fonte equivalente. Dependendo da placa, fontes de 430W de boa qualidade são mais que suficientes. E fontes de 500W de boa qualidade suportam a maioria esmagadora das configurações.

 

Não precisa trocar de processador e placa-mãe agora. Melhor comprar primeiro sua fonte, a placa de vídeo e ver como fica. 

então quer dizer que as de 4GB sao relativamente melhor ? teria alguns modelos para o meu perfil ? eu olhei uma aqui so que achei o preço bem salgado

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-pcyes-amd-radeon-r9-380-hammerx-4gb-gddr5-256bit-0380qm-4gd-box

 

PLACA DE VÍDEO PCYES AMD RADEON R9 380 HAMMERX 4GB GDDR5 256BIT, 0380QM-4GD - BOX

se puder me dar uma mao sobre a placa de video o que muda em BITS dela ex 128 para 256 e de 2GB para 4 GB é esse quesito que manda qual melhor ou n ? ou clock de memoria , velocidade de núcleo etc. e qual fonte seria ideia para mim no caso a fonte que iria dizer para eu comprar é aqelas de 80% de efiencia é isso  eo tal de PFC ativo ( o que é) é isso ?

 Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia 

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30% 

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 % 

 

qual a diferença entre PFC passivo e ativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, indiscutivelmente. Cada vez mais a decisão em cima da computação gráfica é por Vram. Indicar um produto de 2gb para o cara descobrir daqui a 2 anos que jogou dinheiro fora ou que poderia ter feito muito mais por pouco menos, isto sim é nada indiscutível.

 

Para ter uma ideia de uso de vram, o problema da gtx 970 foi por causa de apenas 500mb de vram mais lenta nos 4gb que ela possui. E ainda sim viram que o jogo pedia mais de 4Gb.

 

Isto implica que todos os jogos estão usando 4Gb? Não. Uma placa atual ser duramente criticada com 4gb implica que cada vez mais serão utilizados altos VRam e não vale a pena economizar quando a diferença for pequena.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717966355-powercolor-radeon-r9-280x-turboduo-over-clocking-3gb-_JM

 

Esta com 3Gb já está de bom tamanho como mínimo para um bom tempo usufruindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas se for assim se eu por uma placa de video dessa de 4gb igual a hammer qe mostrei 

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-pcyes-amd-radeon-r9-380-hammerx-4gb-gddr5-256bit-0380qm-4gd-box

 

PLACA DE VÍDEO PCYES AMD RADEON R9 380 HAMMERX 4GB GDDR5 256BIT, 0380QM-4GD - BOX

 

ela agentaria meus futuros upgrades nao ? porque se for diferenca de 200 ~300 reais eu mudo sabendo que futuramente n irei ter que gastar mais, e ai vem a pergunta vale o investimento ? você me indicaria essa hammer? ou teria outra de 4GB com o valor n estão elevado caso tenha poderia me ajudar com fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, indiscutivelmente. Cada vez mais a decisão em cima da computação gráfica é por Vram. Indicar um produto de 2gb para o cara descobrir daqui a 2 anos que jogou dinheiro fora ou que poderia ter feito muito mais por pouco menos, isto sim é nada indiscutível.

 

Para ter uma ideia de uso de vram, o problema da gtx 970 foi por causa de apenas 500mb de vram mais lenta nos 4gb que ela possui. E ainda sim viram que o jogo pedia mais de 4Gb.

 

Isto implica que todos os jogos estão usando 4Gb? Não. Uma placa atual ser duramente criticada com 4gb implica que cada vez mais serão utilizados altos VRam e não vale a pena economizar quando a diferença for pequena.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717966355-powercolor-radeon-r9-280x-turboduo-over-clocking-3gb-_JM

 

Esta com 3Gb já está de bom tamanho como mínimo para um bom tempo usufruindo.

Não. Nada indiscutivelmente. Você mesmo disse: "quando a diferença for pequena". Isso não é indiscutivelmente. Do jeito que você disse parece que é caso de comprar a qualquer custo. Não é e depende do contexto.

 

A GTX 970 é uma placa que tem capacidade de usar toda a memória que possui. Placas como a GTX 960 não usufruem totalmente (longe disso) e, quando o custo do modelo de 4GB é consideravelmente mais alto, não compensa pagar: ou o cara compra o modelo de 2GB ou compra uma GTX 970 logo.

 

Poder induzir um usuário a correr o risco de gastar fortunas em produtos que não compensam, isso sim é nada indiscutível.

 

E gostaria de ver links de testes desse uso de memória. Quero analisar em que resolução, em qual situação e em quais jogos esse uso ocorreu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e essa hammer de 4gb teria outros modelos ? eu so gostaria de saber se essas placas maes sao boas imagino que todas sao mais qual seria melhor para mim

 

PS: essas placas de video qe eu listei a cima sao ruins ? pode me dizer qual me serviria melhor ? essa hammer de 4 gb é boa ou n vale nd ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Erro no browser, post duplicado.


http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065229-gtx-770-2gb-ou-4gb/

 

Aqui nosso amigo Math.Pi concorda comigo que 4gb é a melhor escolha.

 

Quanto maior a resolução, maior será a diferença.

 

Com monitor de 18" é capaz de qualquer placa com 1gb ser igual. Com monitor full hd, placas de 2gb são altamente recomendadas. Acima desta resolução, muitas placas de vídeo com 4gb estão peidando em alguns momentos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso meu monitor é de 22" e ate onde entendi os jogos tem tendencia de aumentar a memoria ai vme a duvida essa plca que mencionei a  r9 380 hammer 4gb aguenta o pau ? vai ser bom para mim ? e qual fonte lhe cairia bem caso essa placa de video n seja boa teria alguma outra que você conhece e seja boa o bastante que eu n irei me arrepender e se puder falar o preço da mesma agradeço valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Erro no browser, post duplicado.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065229-gtx-770-2gb-ou-4gb/

 

Aqui nosso amigo Math.Pi concorda comigo que 4gb é a melhor escolha.

 

Quanto maior a resolução, maior será a diferença.

 

Com monitor de 18" é capaz de qualquer placa com 1gb ser igual. Com monitor full hd, placas de 2gb são altamente recomendadas. Acima desta resolução, muitas placas de vídeo com 4gb estão peidando em alguns momentos...

Pois então, se depende da placa e da resolução, então não é indiscutível.  :)

 

Em muitos contextos não vale a pena comprar placas como a GTX 960 com 4GB de memória. O principal motivo (ou o único, na verdade): preço. A maioria esmagadora do pessoal que fica na parte de Recomendações indica justamente isso nesses casos: ou compra o modelo de 2GB, ou parte para a GTX 970. O modelo da GTX 960 de 4GB é, portanto, nada crucial. Além disso, vem outra questão: o foco de placas como a GTX 960 é justamente Full HD e não acima disso. A placa nem sequer é recomendada para isso. O tipo de público que procura resoluções mais altas procura placas da GTX 970 para cima e não modelos do nível mediano da GTX 960.

 

Além disso, mesmo que não muito relevante, devemos lembrar que a GTX 770 está em um nível um pouquinho superior ao da GTX 960.

no caso meu monitor é de 22" e ate onde entendi os jogos tem tendencia de aumentar a memoria ai vme a duvida essa plca que mencionei a  r9 380 hammer 4gb aguenta o pau ? vai ser bom para mim ? e qual fonte lhe cairia bem caso essa placa de video n seja boa teria alguma outra que você conhece e seja boa o bastante que eu n irei me arrepender e se puder falar o preço da mesma agradeço valeu

O tamanho do monitor não importa. Importa é a resolução.

 

E quanto você realmente pode gastar? Primeiro, diz que até R$ 800. Agora, veio com uma placa de R$ 1080. De qualquer forma, entre essa R9 380 e a R9 280X, fique com a R9 280X. Ela é superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, se depende da placa e da resolução, então não é indiscutível.  :)

 

Em muitos contextos não vale a pena comprar placas como a GTX 960 com 4GB de memória. O principal motivo (ou o único, na verdade): preço. A maioria esmagadora do pessoal que fica na parte de Recomendações indica justamente isso nesses casos: ou compra o modelo de 2GB, ou parte para a GTX 970. O modelo da GTX 960 de 4GB é, portanto, nada crucial. Além disso, vem outra questão: o foco de placas como a GTX 960 é justamente Full HD e não acima disso. A placa nem sequer é recomendada para isso. O tipo de público que procura resoluções mais altas procura placas da GTX 970 para cima e não modelos do nível mediano da GTX 960.

 

Além disso, mesmo que não muito relevante, devemos lembrar que a GTX 770 está em um nível um pouquinho superior ao da GTX 960.

O tamanho do monitor não importa. Importa é a resolução.

 

E quanto você realmente pode gastar? Primeiro, diz que até R$ 800. Agora, veio com uma placa de R$ 1080. De qualquer forma, entre essa R9 380 e a R9 280X, fique com a R9 280X. Ela é superior.

eu quis dizer que se fosse para eu gastar 800 em algo que relativamente n seria bom isso digo para uma de 4gb que iria mudar 200 ~300 reais eu poderia economizar mais e pegar uma placa de 4gb, o preço dessas placas vão de 1000 a 1500 ?( acredito que muito mais ) alem dessa gtx 970 teria alguma de 4 gb mais barata n ne ? 

sobre resolucao eu uso 1920x 1080 ( que diz recomendado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se quer uma placa ótima gastando pouco, é a GTX 960 ou R9 280X. A R9 280X possui versões apenas com 3GB de memória. A GTX 960 possui versões com 2GB e 4GB de memória. A de 4GB só compensa se a diferença de preço for pequena quando comparada à de 2GB. A R9 280X é um pouquinho superior à GTX 960. É também superior à R9 380.

Sobre a fonte, você deve comprá-la antes de poder instalar a placa. Se for uma GTX 960 com mais de um conector de energia ou uma R9 280X, compre uma fonte de 500W de boa qualidade (PCYes!, Corsair, EVGA). Se for uma GTX 960 com apenas um conector de energia e você quiser economizar, pode comprar uma fonte de 430W (mesmas marcas).

Após isso você pensa sobre a troca do kit (processador, placa-mãe, memórias).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer uma placa ótima gastando pouco, é a GTX 960 ou R9 280X. A R9 280X possui versões apenas com 3GB de memória. A GTX 960 possui versões com 2GB e 4GB de memória. A de 4GB só compensa se a diferença de preço for pequena quando comparada à de 2GB. A R9 280X é um pouquinho superior à GTX 960. É também superior à R9 380.

Sobre a fonte, você deve comprá-la antes de poder instalar a placa. Se for uma GTX 960 com mais de um conector de energia ou uma R9 280X, compre uma fonte de 500W de boa qualidade (PCYes!, Corsair, EVGA). Se for uma GTX 960 com apenas um conector de energia e você quiser economizar, pode comprar uma fonte de 430W (mesmas marcas).

Após isso você pensa sobre a troca do kit (processador, placa-mãe, memórias).

então no meu caso a minha placa de video acho qe nao passa de 200 reais é de 64 bits  teria motivos para eu pegar uma placa de 4gb ? a diferenca entre 2 e 4 é irrelevante ou nao sou bem leigo nessa parte então eu fui no site pichal e kabum e comecei a procurar por placas de video e apareceram centenas varias com o mesmo nome GTX 960 porém varios modelos e eu nao sei identificar qual melhor ou n o que eu vejo é quantos GB sao 2 ou 4 e quantos BITS alem disso tem algo a + que conta ou a parte de bits nao tem nada ver ? pois as placas de video qeu mencionei acima sao todas de 256bits porém 2 gb ja a gtx 960 é 128 bits porém 4 gb o que vale + ? os 4gb ou os bits ?

 

PS: essa placa é a de 2 coolers ou de 3?

 

Aguenta e sobre para os dias de hoje. A vantagem dela? Além de ser uma baita placa, vai lhe durar vários bons anos (considerando que não haja defeito).

aguenta ? n entendi você se refere a gtx 960 ? 2 gb ou 4gb no caso então compensaria muito eu pegar ela ? ao invés de qualquer outra de 2 gb e 256 é mais viavel uma gtx 960 4gb ?

 

PS: essa placa é a de 2 coolers ou de 3?

 

alem dessas que voce falo e essaqi 

http://www.terabyteshop.com.br/amd-radeon/placa-de-video-sapphire-radeon-r7-370-4gb-nitro-dual-x-oc-256bit-gddr5-chdmi-pci-exp.ptml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

pessoal agradeço a todos que me ajudaram agora eu pesquisei mt sobre placa de video e me disseram sobre a r7 290x e gtx 960 porém a gtx tem muitos modelos poderia me ajudar a escolher algum 

A com melhor custo x benefício, com bom sistema de refrigeração e ainda a marca é ótima:

http://www.kabum.com.br/produto/68832/placa-de-video-galax-geforce-gtx-960-oc-2gb-gddr5-128-bit-pci-e-3-0-96nph8dnd8vz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A com melhor custo x benefício, com bom sistema de refrigeração e ainda a marca é ótima:

http://www.kabum.com.br/produto/68832/placa-de-video-galax-geforce-gtx-960-oc-2gb-gddr5-128-bit-pci-e-3-0-96nph8dnd8vz

ela tem 4 entradas HDMI n irei usar td isso ;3 nao seria desperdicio ? ela sendo 128 bits n é inferior a placas 256bits ? correto teria alguma outra custo/benefício na faixa de uns 800 ~ 900 ? essa placa é estão show ? compensaria o valor dela ? ou compensa eu pegar uma XFX r7 260x por quse 600 ? lembrando qe minha placa de video atual é uma ATI HD 5450 2gb 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

ela tem 4 entradas HDMI n irei usar td isso ;3 nao seria desperdicio ? ela sendo 128 bits n é inferior a placas 256bits ? correto teria alguma outra custo/benefício na faixa de uns 800 ~ 900 ? essa placa é estão show ? compensaria o valor dela ? ou compensa eu pegar uma XFX r7 260x por quse 600 ? lembrando qe minha placa de video atual é uma ATI HD 5450 2gb 64 bits

Já te falei no outro tópico pra parar de comparar componentes de computador olhando especificações. Não importa se a placa é 128 bits, se a frequência da memória é x, se outro fator é y... Pare de comparar componentes com arquiteturas e funcionamento diferentes olhando especificações, isso não te leva a nada. Quer saber como é o desempenho? Comparar com outras? Vá ver testes em sites e canais confiáveis.

 

E daí que a placa tem vários conectores (que não são todos HDMI por sinal)? Isso não tem nada a ver. A GTX 960 é uma placa com desempenho excelente. Se quer placas mais baratas, terá desempenho inferior. A R7 260X também é uma boa placa, mas é bem inferior à GTX 960. Já te falei pra definir de uma vez quanto pode gastar e não mudar mais. Sem isso, não posso te ajudar, lamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...