Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Arctic Islands / Polaris Radeon RX 4** e RX 5**


Evandro

Posts recomendados

A questão é se os modelos aftermarket vão consertar esse defeito, porque, especialmente no Brasil, o pessoal vai usar essas VGAs com modelos de placa-mãe chipset 760. Não sei se, por ser no conector PCI, as marcas de VGA vão poder mexer na distribuição de energia.

 

De qualquer forma, consumo total chegando a 170W com modelo stock... Imagino quando lançarem a versão Lightning da MSI. Vai passar fácil dos 190W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anjoed disse:

Que coisa bizarra.. E é um detalhe bem técnico, que a grande maioria do pessoal que mexe com PCs, não sabe..

 

Engraçado que vi o teste da TechPowerUp (eles medem o consumo via PCI-Ex) e eles não viram isso ou não vi essa parte.. Eles apenas viram que o consumo extrapolava o TDP alvo..

 

 

35 minutos atrás, Contiusa disse:

A questão é se os modelos aftermarket vão consertar esse defeito, porque, especialmente no Brasil, o pessoal vai usar essas VGAs com modelos de placa-mãe chipset 760. Não sei se, por ser no conector PCI, as marcas de VGA vão poder mexer na distribuição de energia.

Eles devem mexer no projeto de alguma forma.. Era o que acontecia com as Founders da GTX 1080, aonde só as da NVIDIA dava throttle..

 

 

Mas, acho que a grande maioria dos consumidores, vai sempre preferir um modelo aftermarket, do que as placas de referência, independente do lado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estão divulgando uma versão dela capaz de chegar a 1.6Ghz, um overclock de 26% em comparação com os 1266Mhz padrão. Eles também anunciaram que vão colocar um conector de energia adicional para evitar esse problema já mencionado.

 

http://wccftech.com/amd-rx-480-asus-strix-msi-gaming/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed ,muito maneiro este artigo do Videcard! Bem esclarecedor!

Se temos a afirmação do fabricante que isso não é uma regra e sim exceção,tá safo.Além da AMD estar ciente do caso.

Vi também o mesmo pessoal que achou a diferença de consumo,dizer que não acarretaria  problema na grande maioria das mobos,então não tem o que temer.

O máximo que disseram é que pode haver artefatos sonoros em picos de consumo,coisa de milésimos de segundo; e isso em mobos mais fracas ou antigas.

Chegam mesmo a afirmar que em testes com placas atuais NÃO HOUVE ESTE PROBLEMA.

E como a grande maioria dos pequenos gamers não vai usar todo o potencial da VGA,a conclusão é que isso é um cabelo em ovo!!!

Me lembro qando a GTX 970 apareceu oda desmontada e com tudo torto por dentro e não vi este alarme todo,muito pelo contrário.Depois foram o trambique dos 3,5GB de VRAM que ela escondeu dos consumidores;também não vi um comentário sequer contra a marca.

Enfim,quando a gente quer achar algo contra  não tem jeito.É esperar a placa falar por si mesma e provar o seu valr,como fizeram as R9 280 3GB,que deu uma dor de cabeça para a Nvídia.

Boa sorte! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, oldnoob disse:

@anjoed ,muito maneiro este artigo do Videcard! Bem esclarecedor!

Se temos a afirmação do fabricante que isso não é uma regra e sim exceção,tá safo.Além da AMD estar ciente do caso.

Vi também o mesmo pessoal que achou a diferença de consumo,dizer que não acarretaria  problema na grande maioria das mobos,então não tem o que temer.

O máximo que disseram é que pode haver artefatos sonoros em picos de consumo,coisa de milésimos de segundo; e isso em mobos mais fracas ou antigas.

Chegam mesmo a afirmar que em testes com placas atuais NÃO HOUVE ESTE PROBLEMA.

E como a grande maioria dos pequenos gamers não vai usar todo o potencial da VGA,a conclusão é que isso é um cabelo em ovo!!!

Me lembro qando a GTX 970 apareceu oda desmontada e com tudo torto por dentro e não vi este alarme todo,muito pelo contrário.Depois foram o trambique dos 3,5GB de VRAM que ela escondeu dos consumidores;também não vi um comentário sequer contra a marca.

Enfim,quando a gente quer achar algo contra  não tem jeito.É esperar a placa falar por si mesma e provar o seu valr,como fizeram as R9 280 3GB,que deu uma dor de cabeça para a Nvídia.

Boa sorte! 

É, eu também adorei o artigo.

 

Tu tens razão, é pelo em ovo, como o próprio Robert está tentando dizer. Porém, é aguardar para verificar o que será feito. Será que um Update de firmware resolveria esse caso ?

 

Eu vi várias membros da reddit comentando sobre os 3,5 GB da Nvidia :D e lembraram exatamente este ponto, todos os fabricantes cometem erros....

E a AMD deu mais informações sobre os AMD RX e os NON-RX versions:

 

http://videocardz.com/61721/amd-radeon-rx-400-series-naming-scheme-explained

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed ,acho que um update de firmware pode resolver sim,mas duvido que a AMD vá fazê-lo.

Isto porque esta RX 480 parece aqueles carros com motor V8,que tinha o seu limite nominal,mas devidamente preparado,vai muito além dele.

Esta placa é assim.Se a AMD errou a mão,errou pra melhor!!!hahah

Se pensarmos bem,a AMD está sendo acusada de entregar placas de vídeo poderosa demais!Não é um absurdo??

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa foi projetada para ter um consumo máximo de 150W, puxando 75W do slot PCI e mais 75W do cabo 6-pin, mas ela está puxando mais do que isso. Não sei se algum firmware corrigiria isso, mas na minha opinião a única solução é um modelo com cabo 8-pin ou 2x6-pin. Mas se disseram que não problema algum, ok, além disso a maioria dos modelos de placas disponíveis no mercado são custom, e talvez todos esses modelos venham com 2x6-pin ou 1x8-pin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, oldnoob disse:

Se pensarmos bem,a AMD está sendo acusada de entregar placas de vídeo poderosa demais!Não é um absurdo??

 

Cara, não é isso, não. Pelo contrário. Ela tem quase o consumo de uma GTX 1080 só que com a metade da potência. Se isso é ser poderoso demais, eu quero usar placas de vídeo bem "fraquinhas".

 

Sobre os testes, não acho que é simples, não, porque ela bateu em 170W com o jogo Mirror's Edge. Consome mais do que no Furmark. Eu tenho visto alguns jogos com mais consumo do que benchmarks. 

 

E o artigo menciona:

 

Citação

Nevertheless, the overload can theoretically lead to reboots or even damage, especially with overclocking.

 

Citação

 

No entanto, a sobrecarga pode, teoricamente, levar a reboots ou mesmo a danos, especialmente com overclock.


 

 

Como aqui no Brasil tem muita gente com placa-mãe de entrada, pode sim se tornar um problema real. Mas só saberemos disso com o tempo.

 

Sobre colocar a Nvidia no meio, não tem nada a ver. Isso é coisa de fanboy. A questão dos 3.5GB de memória foi extensamente comentada e criticada. Completamente fora do contexto.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Not only does this exceed the 75W ceiling we typically associate with a 16-lane slot, but that 75W limit covers several rails combined and not just this one interface"

 

O limite de 75W é para varios slots PCI e nao somente um, a RX480 ta tirando 84W de um slot somente, Loucura :oo consumo desta placa de video, a MOBO vai ficar pegando fogo.

 

Sou fan da Nvidia e estava pensando seriamente nesta placa, mas depois deste review, definitivamente a Founder Edition coloca em risco todo o sistema.

 

Melhor esperar para as outras fabricantes parceiras lançarem as suas RX480 e ver como fica o review. Definitivamente precisa de mais pinos de alimentação, muito arriscado essa lançada agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a RX 470 for realmente pouca coisa inferior à RX 480 por essa diferença de preço, e não tiver os mesmos problemas, é meu provável próximo upgrade. Mas vamos ver o preço no Brasil, porque a principal coisa que atrai nessas placas é o preço, e se não tiver preço baixo fica complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB tambem estou de olho em um upgrade para minha antiga guerreira GTX 760. A RX 480 era uma forte candidata a ocupar esta posição, agora é aguardar as aftermarket com seus reviews, a 470 como mencionou, ou ate la colar na 970 ou 1070 dependendo do preço, briga ficou boa agora entre as placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma, não é ainda um grande alarde.

 

Esse controle de distribuição de energia pode ser corrigido pelo Firmware ( ver https://hardforum.com/threads/amd-in-trouble-rx-480-powergate.1903715/page-7 ).

 

A questão toda SE esses watts a mais podem ou não ser um grande problema. Até agora, é na base da teoria e muitos teorizam a solução.

E um detalhe, estão discutindo se a medição também não está errada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, anjoed disse:

A questão toda SE esses watts a mais podem ou não ser um grande problema. Até agora, é na base da teoria e muitos teorizam a solução.

Mesmo o slot PCI-Ex tem tolerância.. Senão, todos os sites que testaram a placa, estariam sem máquinas de teste, no momento.. Mesmo um update de driver, faria isso e resolveria o problema..

 

 

 

Uma coisa que passou pela minha cabeça..

 

TALVEZ, essa placa tenha sido designada com um conector de 8 pinos, originalmente.. Não sei se o lançamento das GTX 1000, teve alguma influência nisso (a 1080 FE, usa um conector de 8 pinos também).. Muda-se algumas coisas no projeto da placa, um clock mais baixo e, em teoria, se resolve o problema..

 

Nunca fui fã de placa de referência.. Já tinha interesse na RX 480 e ele aumentou com os testes.. Espero pra ver o que as outras fabricantes, podem fazem fazer com ela.. Dependendo da performance/preço, aposento minha 770...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GuilhermeGB No fórum da HardMob, está sendo discutido isso. Há uma possibilidade de terem errado.

 

@RS Faria Sim, mas fizeram esse cálculo de tolerância usando como base as especificações (  PCI Express™ Card Electromechanical Specification ):

 

Citação

Considering the maximum tolerances allowed (+8% voltage), taken from PCI-E electromechanical specifications, the RX480 is drawing, ON AVERAGE - NOT PEAK, 14% more power than the MAXIMUM from the 12v rail (82W vs 72W) and 5% more than the MAXIMUM in TOTAL (86W vs 82W).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que tanto o TecLab (pelos vídeos, eles parecem ter medidores de última geração), Guru3D e TechPowerUp apresentam os mesmos valores que esses sites que estão apontando a sobrecarga no PCI.

 

Todos indicam o consumo entre 166W e 170W.

 

Acho difícil todos eles estarem errados. Quanto a divisão da wattagem, pode até haver uma discrepância, pois eu não sei como eles estão fazendo a medição do PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa ,bem ,eu também considero fanboy quem omite os defeito da Nvídia,como fizeram bastante;inclusive por aqui mesmo.

Mas o que eu disse,é que a própria AMD reconhece o ocorrido e NÃO SE ESQUIVA DE RESPONDER,como a Nvídia fez.

Vale também que esta placa é comparada com a GTX970 para diminuir o o valor dela,SEM NEM MESMO EXPERIMENTÁ-LA e SEM HAVER UM CASO CONCRETO DE QUEBRA DE PLACA-MÃE!!!

Ou seja; é tudo especulação,enquanto os defeitos da Nvídia foram todos comprovados!!!!!!

E o que eu disse sobre a maioria dos gamers vale sim: quase todo mundo não faz overclock e ainda mais tem hardware antigo,muitos com 4GB ,sem nenhuma possibilidade de haver um overclock que ponha em risco a mobo.

Isto é fato,não é hipótese.

portanto,sim,estão procurando cabelo em ovo,sim!!

Além disso,tem O FATO que em placas atuais NÃO HOUVE PROBLEMA!!

Como os site afirmou,a não ser que alguém ponha em dúvida as informações do site, não as minhas,fique bem claro.

O resto pra mim é mimimi.

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, oldnoob disse:

SEM HAVER UM CASO CONCRETO DE QUEBRA DE PLACA-MÃE!!!

 

12 minutos atrás, oldnoob disse:

é tudo especulação,enquanto os defeitos da Nvídia foram todos comprovados!!!!!!

 

Pô, mas ela foi lançada ontem... O caso é, existe um limite de energia que deve ser puxado do slot PCIe da placa-mãe que é de 75w e segundo os testes de diversos sites ela está puxando mais do que este limite, mas concordo que devemos esperar mais informações sobre essa situação. Existe a possibilidade dos reviewrs estarem errados ou do problema ser resolvido via software.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini sim,também concordo com isso.Porque não é propriamente o fato de passar do limite o problema.O efeito nas placas dos usuários é que configura o problema.

Só quando uma placa comum,com pouco uso quebrar,é que poderemos dizer se ela quebrou em virtude do aumento de energia no PCIE ou não.

Aí sim,a RX 480 passa a ser um problema de fato.

Antes disso acontecer,tudo é especulação,porque eu ainda não vi alguma afirmação categórica sobre o limite real do PCIE.Veja bem,eu disse categórica,precisa,exata.

EX: as fontes CX430W,que suportam uns 20% a mais de carga,e isso comprovado em vídeo no Youtube,sem margem de contestação.

Por isso,quando a AMD diz que tem ciência do fato e que ele não é relevante para quebra de mobos, só mesmo uma quebra para provar o contrário.

Mais uma vez reitero que foi feito testes em que não houve efeito deletério algum em placas da geração passada,só conferir no site videocardz.com  que  colega Anjoed postou:

http://videocardz.com/61667/what-reviewers-say-about-radeon-rx-480-exceeding-pci-express-power-specifications

E realmente,entrar em rixa de Nvídia x AMd é coisa de fanboy mesmo,por isso o pessoal que trouxe a GTX 970 pra dentro do tópico deve estar uma arara,não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...