Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de FPS


Posts recomendados

Configurações do PC

 

Placa Mãe ASUS M5A78L-M/USB3

Placa de Vídeo GTX970 4GB SC+ Dual BIOS e Voltage Boost ACX2.0 DDR5 256 bits PCI-E 3.0 04G-P4-2977-KR

Processador AMD FX-8350 Vishera, Cache 8MB, 4.0GHz (4.2Ghz Max Turbo) AM3 FD8350FRHKBOX

Memoria 12GB RAM 3x4GB Kingston HyperX FURY 4GB 1600MHz DDR3 CL10 DIMM Red Series HX316C10FR/4

Fonte Corsair CX-600W - CP-9020048-WW 80 Plus Bronze

Sistema Operacional Windows 10 Home 64bits compilação 10240

Monitor LG LED 21.5´ IPS Full HD HDMI Modo Leitura Flicker Safe Super Energy Saving 22MP55VQ-BK

Cooler WaterCooler Seidon 120V 120mm RL-S12V-24PK-R1  

HD Seagate SATA III Desktop 7200 1TB ST1000DM003

 

 

Estou com quedas de fps e notei que acontece principalmente quando o hardware é muito exigido em jogos, tenho suspeitas sobre algum problema de energia

(Minha fonte está ligada diretamente na rede, já descartei o uso estabilizador pra não haver esse tipo de problema) ou relacionado a placa-mãe (Estaria ela

afetando o desempenho dos demais componentes?) Como eu não tenho conhecimento sobre a questão eu realizei alguns procedimentos básicos após feita

pesquisa : Fiz a desinstalação total do driver usando DDU (Display Driver Uninstaller) instalei o driver mais recente fornecido pela nvidia 358.91, no painel de 

controle da nvidia está setado para o desempenho máximo, referente ao processador na bios da placa-mãe está desativado a tecnlogia Cool 'n' Quiet ele está 

trabalhando com o clock fixo a 4.0ghz.

 

Pico das temperaturas baseado no Speed Fan e CPUID HWMonitor

 

placa-mãe temperatura maxima 45 - Eu olhei no TMPIN1 que mostra o mesmo do SpeedFan, se for se basear no TMPIN0 a temperatura estaria mais alta .. 

Processador temperatua maxima 56 - Acredito que o watercooler esteja trabalhando bem (Obs : Meu gabinete está fechado e não tenho fans adicionais

Placa de video temperatura maxima 74 - A fan so liga perto dos 70c, se eu setar uma fan curve personalizado dificilmente ela chegaria aos 70c

Disco rigido temperatura maxima 38

 

Teste no GTA V , configurações personalizadas uso de VRAM ~3000mb, Bom vou fazer aqui a descrição das informações mostradas na tela .

Na primeira linha respectivamente GPU Power , GPU Temperature , GPU Usage , GPU Fan Speed , GPU Core Clock

Segunda linha GPU Memory Clock , GPU Memory Usage

 




 

Prints retirados de um video que fiz( SIM FPS gravando mas NÃO é problema do gravador Shadowplay, acontece o mesmo sem ele!) 

Da pra notar claramente a queda  brusca na CPU Power e CPU Usage. 

 

Bom nessas prints não deu pra notar mas nessas quedas que venho sofrendo o core clok muitas vezes cai abaixo do normal da placa , 975mhz 1067mhz

Galera espero que possam me ajudar na questão, só volto a realizar testes quando receber alguma instrução. Todos os componentes são novos, já 

levei a téncica local onde me afirmaram estar tudo ok quanto a montagem realizada, quero realmente descobrir a verdadeira causa pra assim poder 

tomar alguma outra atitude.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está tendo gargalo, sua placa de vídeo não está sendo usada 100%, na hora que o FPS caiu para 37 estava a 57% de uso. Poste as configurações que você está usando no jogo, provavelmente está usando algo que está puxando muito da CPU.

Sendo amd eu já tinha noção que iria perder desempenho mas não essas quedas bruscas..  se tu observar o processador não está em 100%  eu já fiz um teste com mais 3 jogos  : the crew , grid 2 , fifa 16, em um dos testes deixei o fifa 16 e o grid 2 abertos o grid em resolução maior que 1080p  só começava a dar perda de frame quando  o processador estava em 96% de uso pra cima. Engraçado que nesses 2 jogos individualmente mesmo não tive problema ate porque eles não exigem tanto, já no the crew tmb aconteceu o problema , mas bem mais isolado e o processador estava com uso ate mais baixo em torno de 50-60%. Mas se quiser eu posto as configurações sem problemas foi uma combinação que fiz pra manter o fps estável. Esqueci de lembrar que mesmo reduzindo os gráficos no gta ocorreu o mesmo problema uso da gpu cai pela metade do nd no the crew não testei muitas configurações gráficas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo amd eu já tinha noção que iria perder desempenho mas não essas quedas bruscas..  se tu observar o processador não está em 100%  eu já fiz um teste com mais 3 jogos  : the crew , grid 2 , fifa 16, em um dos testes deixei o fifa 16 e o grid 2 abertos o grid em resolução maior que 1080p  só começava a dar perda de frame quando  o processador estava em 96% de uso pra cima. Engraçado que nesses 2 jogos individualmente mesmo não tive problema ate porque eles não exigem tanto, já no the crew tmb aconteceu o problema , mas bem mais isolado e o processador estava com uso ate mais baixo em torno de 50-60%. Mas se quiser eu posto as configurações sem problemas foi uma combinação que fiz pra manter o fps estável. Esqueci de lembrar que mesmo reduzindo os gráficos no gta ocorreu o mesmo problema uso da gpu cai pela metade do nd no the crew não testei muitas configurações gráficas .

Os processadores AMD têm têm péssimo desempenho por núcleo, acho que porque o chip não dá conta de tantos núcleos, e a arquitetura já está ultrapassada. Difícil ver os processadores AMD chegarem a 100%, é raro, mas causam gargalo do mesmo jeito. Posta aí suas configurações, porque algumas delas puxam muito da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores AMD têm têm péssimo desempenho por núcleo, acho que porque o chip não dá conta de tantos núcleos, e a arquitetura já está ultrapassada. Difícil ver os processadores AMD chegarem a 100%, é raro, mas causam gargalo do mesmo jeito. Posta aí suas configurações, porque algumas delas puxam muito da CPU.

Entendo sua avaliação. Eu reparei mais um detalhe: monitorando o core speed através do cpu-z ele está fixo como falei, mas exatamente nessas quedas

que duram alguns segundos ele cai bruscamente para 1406mhz dps retorna ao normal assim o jogo se estabiliza novamente. Agora eu te pergunto isso é

mesmo do chip do processador? pode ser algum problema de energia ou uma proteção da própria placa-mãe? Pois pelas pesquisas realizadas sobre essa

placa-mãe apesar de dar suporte ao processador o que comentam é que está longe de ser o ideal pra ele , eu comprei sem pesquisar muito a fundo.

 

As configurações usadas no jogo :

 

http://i.imgur.com/bCMRZw3.jpg?1

http://i.imgur.com/AnO88WD.jpg?1

http://i.imgur.com/LouJhRM.jpg?1

http://i.imgur.com/BfjDytt.jpg?1

 

 

Alterei mais algumas opções na bios vamos ver se modifica em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que fui ver mesmo, sua placa-mãe é péssima, já não é recomendada para FX-6300, usa-la com FX-8350 é querer cometer suicídio. Troque a o mais rápido possível! Recomendo uma placa 970A ou 990XA, as únicas que oferecem total suporte aos FX, elas são nativas para os processadores, a 78LMT é uma placa antiga com "gambiarra".

 

Como eu imaginava também, a configuração de escala de distância está no máximo, ela pesa na CPU. As opções avançadas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Agora que fui ver mesmo, sua placa-mãe é péssima, já não é recomendada para FX-6300, usa-la com FX-8350 é querer cometer suicídio. Troque a o mais rápido possível! Recomendo uma placa 970A ou 990XA, as únicas que oferecem total suporte aos FX, elas são nativas para os processadores, a 78LMT é uma placa antiga com "gambiarra".

 

Como eu imaginava também, a configuração de escala de distância está no máximo, ela pesa na CPU. As opções avançadas também.

 A única solução que realmente surtiu efeito foi desativar o boost do processador na placa-mãe onde estava em auto, deixei disabled. 

Melhorou bastante o problema mas isso limita muito o desempenho da 970, vou trocar sim a placa-mãe e pretendo pegar essa :

 

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-atx-p-amd-am3-ga-990xa-ud3-r5-2-way-crossfire-2-way

 

se tiver alguma sugestão melhor me diga :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 A única solução que realmente surtiu efeito foi desativar o boost do processador na placa-mãe onde estava em auto, deixei disabled. 

Melhorou bastante o problema mas isso limita muito o desempenho da 970, vou trocar sim a placa-mãe e pretendo pegar essa :

 

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-atx-p-amd-am3-ga-990xa-ud3-r5-2-way-crossfire-2-way

 

se tiver alguma sugestão melhor me diga :)

 

Faça o teste, se sentir que está sendo limitado, pode OU NÃO, ser a placa-mãe. Você pode optar por uma 970A, as 990XA são bem caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 27/11/2015 às 13:35, GuilhermeGB disse:

Faça o teste, se sentir que está sendo limitado, pode OU NÃO, ser a placa-mãe. Você pode optar por uma 970A, as 990XA são bem caras.

Olá amigo, analisei o comportamento do sistema durante algum tempo e definitivamente o problema estava na placa-mãe.

Feitos os ajustes na bios e desativado o turbo core  :

 

 

Já chegou minha placa nova uma msi 970 gaming am3+  acho que vai atender minhas necessidades logo irei instalar e fazer testes com ela :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse teste é com a nova mobo?

 

Não, ainda não troquei ela. O teste foi feito na M5A78L-M/USB3, se eu setar pra 4.1ghz ela já começa cortar o clock do processador e dar queda de fps, 4.0 seria o máximo pra ela. Então estou bem otimista quanto a essa nova mobo :)

36 minutos atrás, MaKingLove disse:

e ai resolveu o problema ? tem umas certas mobos que não é recomendada usar com certos Fx mesmo .

Digamos que sim, realmente o que dizem que essa asus nem deveria constar como compatível o fx 8350, o chipset é 760g. Como eu disse em 4.0ghz com o fx 8350 está ok, pelo menos foi o máximo que consegui deixar estável nela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Se você gosta de OC poderia ter ficado com uma 970A-DS3P, a melhor 970A para isso.

a intenção é usar ele em 4.2 pela questão do consumo, over pretendo tentar fazer somente em testes ou quando achar muito necessário mesmo, ae vou testando também ela tem a opção de oc automático assim vejo como o sistema se comporta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...