Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drop de FPS aleatório em jogos


Posts recomendados

Primeiramente, desculpe se estou postando no lugar errado.

 

Vou começar com as especificações do meu PC:

 

Processador: AMD FX-4100 Quad-Core 3.60 GHz

RAM: 8GB

S.O: Win7 (64bits)

Tenho 3 coolers, um na parte traseira, dianteira e um para o processador.

Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6770 1GB 128bit

(obs: tenho outra placa tb, AMD Radeon HD 4350 512mb 64bit, vou falar dela depois)

Fonte: Thermaltake TR 500W (reais)

Motherboard: ASUS N68-S3 FX

 

Montei este computador em 2013, a unica alteração foi a placa mãe (tive problemas com a antiga - tive constantes quedas de luz e meu computador parou de ligar, troquei a placa-mãe e voltou a funcionar) e recentemente comprei mais 4GB de Ram (eu tinha apenas 4GB inicialmente).

 

Os jogos que eu joguei/jogo foram apenas League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e World of Warcraft (patch antigo, de 2009, gráficos ultrapassados).

São jogos leves. Sempre rodei e rodo eles no mínimo, independente da minha configuração do PC ser boa ou ruim.

 

Há 2 meses atrás eu rodava WoW a 100 FPS, CS a 150 FPS e LoL a 60 FPS. Nunca tive problema algum com FPS dropando. Instalei o Windows 10. Obtive ganho de FPS em todos os jogos. Algumas semanas depois, em TODOS os jogos, eu comecei a experienciar uma queda de FPS muito estranha, aleatória. Basicamente em qualquer jogo, eu tenho o FPS máximo que eu sempre tive, mas do nada meu FPS cai para 30~40, às vezes até mesmo 20. Isso no CS, que a média de FPS é muito mais alta. No WoW, quando isso acontece, meu FPS dropa para 1 ou 2 e eu literalmente não consigo jogar. Fico durante 40 segundos em média com esse fps baixo e depois ele sobe ao normal. Não vejo coincidência com nada durante essas quedas de FPS - é literalmente aleatório. 

 

Minha reação lógica foi imaginar que o Windows 10 seria o causador do problema, principalmente por ter um Windows Update automático. Reinstalei meu sistema operacional do ZERO, uma instalação limpa do Windows 7, instalei todos os drivers corretamente e o problema PERSISTIU.

 

Comecei a estranhar muito, já descartei que o problema fosse de software e comecei a monitorar a temperatura do meu CPU e GPU. A temperatura dos dois está sempre normal. Durante essas quedas de FPS não há alteração de temperatura, basicamente a temperatura está como deveria a todo momento.

 

Minha segunda reação foi pensar que a placa de vídeo estivesse danificada, portanto a substituí pela minha HD 4350 antiga, menos potente. O problema da queda de FPS foi resolvido - obviamente os jogos não rodavam com o mesmo FPS da placa mais potente, mas as quedas de FPS aleatórias não aconteciam mais. Agora, após 2-3 semanas, exatamente o mesmo problema voltou a acontecer. Jogando normalmente e de repente meu FPS abaixa para 1-2 no WoW, e 20 no CS, por uns 40 segundos antes de voltar ao máximo novamente.

 

Eu não faço ideia do que isso possa ser, placas diferentes com o mesmo problema, mas esta placa (a menos potente) não teve problema por 2-3 semanas, e agora tem. Se reinstalando o S.O não resolveu, duvido que seja um problema de software. Não testei as placas em outros computadores mas se ambas tiveram o mesmo problema, não faz muito sentido serem elas. Não houve queda de luz nem nada do tipo nesse tempo utilizando a placa mais antiga, portanto não creio que ela tenha sido danificada de alguma forma.

 

Já limpei o computador e as memórias.

 

Alguém teria alguma ideia? Grato desde já e desculpe por escrever tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas sugestões:

1 - Algum programa agendado, rodando em segundo plano (por ex.: atualização do antivirus)- Verifique no agendador e no gerenciador de tarefas.

2 - Alguma opção de economia de energia ativada na bios ou nas opções de energia do Windows (desative tudo e teste durante alguns dias).

3 - Mal uso da memória pelo game, resultando em falta esporádica de memória física (verifique se acontece com todos os jogos ou apenas com alguns).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Não possuo programas do gênero. Tudo está desabilitado no "msconfig" - processos e programas inúteis. Desde a instalação do meu S.O eu tenho basicamente os jogos e coisas simples como Skype e navegador. Nada fica aberto em segundo plano e eu constantemente checo meu gerenciador de tarefas.

 

2 - É, no Windows não - só se for na BIOS. Vou dar uma checada depois e atualizo aqui.

 

3 - São todos os jogos, sem exceção. Desde os mais simples aos mais pesados.

 

edit: na BIOS não tinha nada relacionado, tá tudo como deveria estar pra obter maior performance. coloquei a 6770 aqui de novo e o problema ainda persiste, pelo menos meu FPS com essa é maior (desconsiderando os drops) então vou mantê-la por enquanto. 

 

Alguma outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...