Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador USB SATA IDE cheirando queimado e com fumaça


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

tentei achei algum tópico parecido com minha dúvida, mas não encontrei nada satisfatório e tão específico. Se criei errado, me perdoem.

 

meu amigo tem um adaptador USB daqueles 3 em 1 (SATA, IDE de 2,5" e 3,5" e USB) que ele trouxe pra fazer formatação/backup no meu netbook usando o HD Seagate interno dele (que é SATA). Pois bem, backup feito sem problemas, depois de formatado tudo, tinha que jogar esses arquivos no meu netbook usando o adaptador. Acho que fiz bobagem por dois motivos: deveria ter ligado tudo só depois de ter plugado todos os cabos com tudo desligado (o filtro de linha estava ligado qd pluguei o cabo de alimentação do adaptador e na hora saiu aquela faísca de mau contato) e a segunda bobagem veio a seguir, como um dos cabos (não sei o nome dele, são 4 pinos) do próprio cabo de alimentação que não encaixou certinho no adaptador, deve ter dado algum problema no adaptador ou HD, porque saiu cheiro de queimado na hora e começou a sair uma fumacinha perto do HD. Na mesma hora desliguei o filtro de linha, despluguei tudo e verifiquei os acessórios, nada preto, mas o cheiro permaneceu. Meu filtro não queimou, não sei se o HD está íntegro e nem o adaptador, pois ontem tentei fazer o backup de novo, dessa vez do jeito certo (td desligado, conectei os cabos justinhos e só depois liguei o filtro de linha, que fez acender a luz vermelha interna do adaptador,  que indica que ele está em uso e tal, mas logo em seguida saiu a velha fumacinha do HD). O medo emperou, desliguei tudo na hora e deixei quieto (meu amigo faria isso pra mim, mas ele não está aqui e precisava desse backup logo)

 

Perguntas: Será que queimou tudo e perdi meu backup?

E por que aconteceu isso, o que aconteceu exatamente?

E será que é possível tentar colocar o HD num pc SATA e fazer o backup de outra forma? Pois agora não confio mais nesses adaptadores.

 

ps: amadora, não trabalho com TI ou coisas do tipo com pc's, sei o básico somente para uso doméstico. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Se o hd queimou você pode ter perdido o hd e tudo o que ele tinha dentro (é possível que os dados sejam recuperáveis em empresas especializadas, mas ouvi dizer que é caro), há uma probabilidade de ter queimado o hd, ou o adaptador, ou só ter havido um superaquecimento. A "fumacinha" pode indicar um "curto" ou superaquecimento, tome cuidado, isso talvez possa ocasionar problemas. Pode ser que o adaptador tenha "queimado" ou o hd tenha queimado, por um mau contato, ou algum fio conectado errado. Pode ter vários motivos.

-É possível sim colocar o hd em um pc sata, acredito que como "slave", desde que a placa mãe dele aceite isso, em geral notebooks e netbooks por exemplo não permitem isso, e aí quando você ligar o pc, o hd aparecerá mais ou menos como aparece um pendrive, em "meu computador". Em geral isso dá certo em "pcs de mesa".

Outro método é você colocar o hd com o backup no netbook, fazer em um algum pc um pendrive bootável com um live cd de um linux, como o ubuntu, ir na bios do netbook e mandar na ordem/prioridade de boot ele sempre "querer" bootar primeiro do pendrive, e usar ele como live cd (sem instalar), aí você manda os arquivos para a "nuvem" (backup online) como no servidor do mega (esse é o que eu uso) que permite até 50 gb de arquivos em uma conta gratuita, também há o onedrive, o google drive,  que também são muito conhecidos, entre outros.E depois coloque o hd que você quiser, instale o OS que você quiser e baixe os seus arquivos pela internet. Desculpa ae por qualquer erro, e boa sorte  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Edu,

 

então, nesse meio tempo entre meu post e hj, ontem meu amigo chegou e a gente refez o processo de conectar os cabos e saiu fumaça tb, mas n tínhamos reparado num detalhe: da segunda vez que tentamos, primeiramente colocamos o cabo USB no adaptador e no pc e só depois ligamos na tomada e aí deu certo, o HD foi recuperado, não queimou nada e nem o adaptador. E pude fazer o backup de meus arquivos numa boa, mas a sua dica é boa tb, realmente tem-se que tomar cuidado com esses cabos, com tomadas e etc, se eu não tivesse percebido ou tirado a tempo os cabos, poderia ter queimado tudo de vez, pois acho que só superaqueceu, como você disse. Esses adaptadores são tudo na forma de "de se dar um "jeitinho", conecta daqui, tenta de outro jeito, despluga, tenta de novo, inverte a ordem de ligar as coisas porque ele mesmo não tem um botão de On/Off, que TALVEZ evitaria essas "fugas".

 

Obrigada pelo help! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...