Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook + amplificador no carro


ChicoDaRave

Posts recomendados

Olá pessoal do forum.

 

Estou querendo fazer um sistema de som para o meu carro mas por medo de algum desconhecimento preferi por segurança vir aqui perguntar primeiro.

 

O esquema em si é simples, quero alimentar o notebook e o amplificador da mesma bateria ao mesmo tempo fornecer sinal de audio do notebook para o amplificador.

Como os notebooks geralmente são 19v então estou com medo de fazer a conexão e queimar algo.

 

O conversor DC-DC poderia ser também uma daquelas fontes para carro.

Este conversor que tenho tomei cuidado de verificar os pinos e notei que ele compartilha o mesmo negativo para entrada e saída.

O amplificador é alimentado direto com 12v e a entrada é tipo RCA comum.

 

Gostaria de uma luz sobre o assunto, se está tudo ok, se há algum teste que posso fazer para ter certeza que não terei problema (tenho conhecimento básico para intermediario, acesso a multimetro e osciloscópio).

 

Agradeço qualquer auxilio.

Um abraço a todos.

 

Esquema (vermelho é alimentação, azul é sinal de audio):

post-745707-0-77199700-1447225073_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já calculaste o tempo que vai durar a bateria com o som ligado? Qual a potência do Note e do amplificador?

 

Qual a impedância das saídas do amplificador, e qual o esquema elétrico e impedância dos sonofletores?

 

Podemos ajudar em algo mais, ou tô querendo ensinar padre a rezar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez isso não ajude mas permita-me opinar. Já que vai usar um note, uma opção curiosa é transmitir via bluethoot. Rádios atuais tem esta interface. Ele você liga no seu amplificador. O + legal é que pode usar até mesmo seu smartphone. E mais... controla à distância
Wireless... uma tendência que veio pra ficar

Quanto ao seu circuito, se os terras - gnd - chassi - forem comuns, pode ligar sem medo teórico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema de ligação é esse mesmo. Não esqueça que vai ter que usar uma chave para o remote do amplificador.

Meu amp não tem remote, é direto na alimentação, isso já está visto.

Obrigado pela resposta.

 

Já calculaste o tempo que vai durar a bateria com o som ligado? Qual a potência do Note e do amplificador?

 

Qual a impedância das saídas do amplificador, e qual o esquema elétrico e impedância dos sonofletores?

 

Podemos ajudar em algo mais, ou tô querendo ensinar padre a rezar?

Hehehehe, não é "ensinar o padre a rezar a missa" mas isso dai eu já está tudo conferido, o sistema de som é todo de alta eficiência, faz 100dB com 6w.

Meu medo era com relação a parte elétrica mesmo, especialmente de queimar o note ou placa de som.

Obrigado pela reposta

 

Talvez isso não ajude mas permita-me opinar. Já que vai usar um note, uma opção curiosa é transmitir via bluethoot. Rádios atuais tem esta interface. Ele você liga no seu amplificador. O + legal é que pode usar até mesmo seu smartphone. E mais... controla à distância

Wireless... uma tendência que veio pra ficar

Quanto ao seu circuito, se os terras - gnd - chassi - forem comuns, pode ligar sem medo teórico

Infelizmente bluetooth não seria opção pois o pessoal que vai usar isso usa placas de som externas de baixíssima latência, algo que acho bem difícil com bluetooth.

Minha insegurança é só com a parte elétrica mesmo, não queria que queimasse uma placa de som cara dessas, já pensou?! Vish!

Da fonte eu já verifiquei, dá 0v entre o negativo de alimentação e o negativo da saída, é assim que mede mesmo?

Do conversor DC-DC nem precisa medir, na placa dele já dá de ver que os negativos são ligados juntos.

Cada entrada do amplificador tem um capacitor em série.

Tem algum teste que eu possa fazer pra ter certeza que a placa de som não vai queimar?

 

Obrigado pela resposta Isadora.

 

Agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom não sei como seria usado e nem como latência influencia na qualidade do sistema, mas se você diz... então tá...

 

Os 0V .. maizomeno. Meça continuidade. Conecte com tudo desligado da bateria e ouça o beep no multimetro entre o gnds. Depois coloque na posição 200R e veja se tende a zero

Realmente eu não me sentiria a vontade em ligar tudo direto (por isso a ideia do b.t.). Também poderia colocar um resistor xute 100R nos canais e no gnd só pra desencargo de consciência. você poderia até tentar isolar com um trafinho qualquer mas tem forças ocultas envolvidas...

Sucessos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz, fiz os testes aqui como citou.

Tudo deu praticamente zero do terra de entrada ao terra de saída.

Testei a fonte, o meu notebook e duas placas de som.

Só para confirmar conectei tudo como faria, fonte > notebook > placa de som e medi do terra de entrada ao terra de saída com tudo desligado, deu uns 0,2~0,3R (já descontando a resistência "zero").

Assim está ok, certo?

Com relação ao positivo do sinal do áudio, tem algo a cuidar?

Acho que terei que medir isso em todos os notebooks e placas de som (poderão ser vários :/ )

 

Com relação as placas de som de baixa latência, não tem muito a ver com qualidade de audio, apenas latência mesmo, pessoal isso pra fazer performance com som, apresentações ao vivo (tipo DJ).

Talvez várias pessoas usem seus notebooks e placas de som, geralmente bem diferentes uns dos outros.

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal! Deu ruim!

Liguei tudo, exceto o audio, tudo ok.
Ao conectar o audio do note para o amp apareceu uma corrente "alta" (~500mA) no negativo entre a bateria e o amp, isso mesmo sem ter som nenhum (volume no zero).

Acho que por sorte nada queimou.

Porém tenho um pepino nas mãos!

Acho que isso é o tal "ground-loop" e não faço ideia de como resolver :(

 

Nesse meu amp eu já tenho um pré-amp, será que é muito complicado de transformar ele pra ter entrada diferencial?

ACHO que resolveria o problema.

O pré-amp é esse abaixo, foi fornecido pelo pessoal aqui do forum em outra oportunidade.

post-745707-0-08023000-1447316095.gif

 

Agradeço novamente.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...