Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 270x com erro no driver e clock. Será!?


Posts recomendados

Olá galera do Clube do Hardware,

 

Primeiramente, gostaria de dizer que sou eternamente grato a qualquer um que venha me prestar algum tipo de ajuda no problema que estou tendo que citarei abaixo. Sou leitor desta página e vejo que tem bastante gente expert solidária no grupo, e acho isso muito nobre e gratificante. [se esse não for o lugar adequado para o post, tomarei as devidas medidas.]

 

Bom, mas como meu conhecimento sobre software e hardware é limitado, vou dizer o que ando enfrentando e espero que possam me ajudar.

 

Antes de tudo, seguem as configurações do meu PC:

Placa-mãe: ASUS M5A78L-M LX/BR

Processador: AMD FX-6300 HexaCore 3.8 Mhz (4.1 Mhz)

Placa de Vídeo: AMD Radeon R9 270x TurboDuo 2 Gb GDDR5

Memória RAM: 1x Kingston 8Gb DDR3 1333 MHz.

Fonte: Thermaltake TR2 600W Reais

HD: Seagate Barracuda ST2000DM001 2Tb

 

A máquina é semi-nova galera, montei ela em Dezembro do ano passado! 

Coincidência ou não, após atualizar meu SO para o Windows 10 Enterprise enfrentei alguns problemas com minha placa de video do modelo AMD R9 270x 2Gb TurboDuo da PowerColor (http://goo.gl/gCKrxH). Acontece que durante alguns jogos eu venho recebendo a mensagem " Seu driver de vídeo parou de responder e se recuperou", além deu uma queda considerável no fps durante os jogos, e nenhuma medida que tomei até então não resolveu esse prolema. Segue abaixo a lista do que já tentei:

 

1) Limpar os driver antigos com o Display Driver Uninstaller e instalo driver compatível  mais recente (15.201.1151.1005);

2) Não utilizo estabilizadores. Uso um filtro de linha da Multilaser (http://goo.gl/IzEq6z);

3) Limpei os registros com o MV RegClean;

4) Retirei o pent de Memória Ram e limpei com uma borracha;

5) Mantenho o SO atualizado com o Windows Updater;

6) Em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers mudei os valores do TdrDelay para 8;

7) Avaliar a saúde da Memória e do HD com o MemTest e HDTune;

8) Diminuir o clock da GPU;

9) Aumentar a tensão da Memória;

10) Verificar virus, spywares e malwares com o SpyHunter, HijackThis e ADWCleaner.

 

Bom, a princípio, as únicas tentativas que que tive alguma resposta positivas foram a 8 e a 9. Mas infelizmente o problema voltou depois de alguns dias. Eu imaginei que fosse algo tipo um gargalo, ou de repente algo a ver com o driver beta que estava usando. O MemTest e o HDTune não apresentaram nenhuma falha, e outro detalhe importante de falar é que comecei a olhar atentamente a temperatura dos hardwares com o HWMonitor quando o erro acontecia, e era mais ou menos por volta de 65-68% no Processador e 73-79% na Placa de Vídeo. Meu gabinete conta com 6 coolers. Antes rodava jogos como Smite e Heroes of the Storm à 100-120fps, e agr 60-70fps. Além de outros mais pesados como GTA V e Battlefield 4. Uma coisa que também acho que pode servir para algo é que eu uso dois monitores, um Samsung SyncMaster S23C550 23'' LED (http://goo.gl/2o5DIX) ligado no DVI-E e um Sony Bravia 32'' KDL32EX655 (http://goo.gl/UvxOW8) ligada no HDMI.

 

Eu vi num video que aumentando a tensão da Memória na Bios resolvia o problema, por isso acho válido colocar o print da modificação que eu fiz aqui: https://goo.gl/EmFqpB . Cheguei inclusive a usar o MSI AfterBurn pra diminuir o clock da GPU e aumentar a tensão da memória, mas não resolveu (na verdade não entendi muito o que eu fiz lá. Só segui um tutorial, hahaha).

 

E por último, esses erros na tela apareceram pela primeira vez ontem enquanto eu jogava: https://goo.gl/tPaO04 , https://goo.gl/BiUVzZ , https://goo.gl/zXej0w .

 

Enfim, acho que dai já da pra exlcuir algumas coisas e espero MUITO que possam me ajudar. O que eu já pesquisei na net não conseguiu me ajudar, e não tenho conhecimento suficiente pra entrar em áreas mais específicas.

 

Espero muito que alguum santo possa me iluminar, pois estou realmente ficando preocupado com minha máquina. Se faltou alguma informação, pode pedir que eu posto ou atualizo.

 

Desde já agradeço bastante pela atenção de todos que puderem contribuir.

Valeu ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda usa Windows 10?? Já experimentou voltas pro SO anterior??

 

90% do que você enfrenta aí, enfrentei com o meu PC, quando atualizei pro Windows 10.. Voltei pro Win 7 e não penso em atualizar tão cedo.. Só os bugs gráficos que não teve..

 

Sim Faria,

deixa eu explicar porque eu coloquei o Windows 10.

 

Pouco após ser lançado o Windows 10 eu comprei meu notebook, um HP Pavilion 17 (http://goo.gl/JwaWSf) que vem com uma AMD Radeon 8690M. Não era pra ser um Notebook Gamer, no entanto eu cheguei a colocar alguns jogos lá e jogo de boa. Acontece que pelo fato de nunca ter acontecido esse tipo de problema no meu notebook e também o meu PC já pedia uma formatação, eu resolvi colocar o Windows 10 no PC também. Eu como Designer Gráfico gostei bastante da interface que criaram e alguns acessibilidades disponíveis no novo SO.

 

Eu li sim que esse tipo de problema com driver de video vem acontecendo com alguns usuários tanto de AMD quanto Nvidia, mas é bastante incomodo ter que formatar, e eu penso se realmente não há nenhuma solução!? Não que eu não goste do Windows 7, muito pelo contrário, foram anos de satisfação, mas se não fosse por esse problema de driver de video no Win10 estaria tudo bem pra mim permanecer nesse SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!