Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor(es) pode(m) substituir uma ponte de diodos como proteção para um circuito


Eletronortico

Posts recomendados

  • Membro VIP

Vejo menos ainda transistores a protejer


Sei lá .. talvez zener + transistor aumentando a capacidade de absorção de corrente, dissipação ou algo assim...

 

Ou a ponte proteje contra ligar invertido numa bateria p.ex. Neste caso transistores não melhoram em nada

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso criar uma proteção para a entrada do inversor de 12Vcc/127Vca. (Eu carrego ele, bateria automotiva, entre outros, para alimentar alguns equipamentos em locais sem energia elétrica).

 

Num lapso de bobeira, inverti a alimentação e queimei um de 500W e me deu um bom prejuízo, além da falta que me fez no dia em que eu precisava dele.

 

Agora eu quero providenciar uma proteção pra evitar isso, e a primeira que pensei foi em uma ponte de diodos.

 

No entanto, após uma pesquisa que realizei vi em um site sobre utilizar 2 transistores pra fazer a mesma função, caso uma pessoa ligue o circuito errado, ele não vai queimar. Mas não achei mais o site e tentei reproduzir várias configurações de ligação dos transistores e não encontrei uma que fosse mais prática que a ponte de diodos. A minha dúvida é essa, se alguém já tinha visto isso!

 

Quando falo em proteção com ponte de diodos, é isso...

Para a figura abaixo, onde está entrada AC, considere entrada CC, só que com fator Kagasso, de poder ligar em qualquer posição e não der pau.

 

 

post-786404-0-77106300-1447260226.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ponte vai perder energia. Esquece...

Acho que não compensa investir tempo e dinheiro nisso. A melhor opção é prestar atenção. Também pode colocar uma placa de "ATENÇÃO- PRESTENÇÃO A POLARIDADE SEU BURRO!!" bem grande nas garras. Outra seria os já mencionados fusível e diodo em antiparalelo com o circuito

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...