Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Philips Fr-315 queimando saida.


Ir à solução Resolvido por Ricardo Laurini,

Posts recomendados

Boa tarde, adquiri este receiver com defeito e o mesmo veio sem os transistores de saída. Comprei os transistores BD333 e BD334 e quando fui instala-los observei algo que me deixou em duvida, a serigrafia que corresponde aos terminais dos transistores na placa (base, coletor e emissor) não bate com o desenho do esquema, mesmo assim segui o esquema e instalei os transistores, foi só ligar o receiver e os transistores queimaram. Pesquisando pela internet pude constatar em alguns relatos que esses transistores são na sua maioria falsificados. Gostaria de saber de alguém que já tenha tido experiencia na manutenção desse equipamento se os transistores Tip 122 e Tip 127 podem ser usado como substitutos dos BD333 e BD334 e se alguém possuí uma foto da posição dos transistores na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ainda não peguei esse problema, mas verificando os transistores, acredito que os TIP122 e TIP127 vão te servir perfeitamente.

Porém tem que verificar todos os componentes em torno desses transistores! Um resistor alterado ou aberto / Diodo com fuga ou aberto, provocará a queima deles rapidamente!...

A posição da Base/coletor/emissor, entre eles, não muda...

Para identificar, qual transistor fica de qual lado, teste as tensões dos coletores (com os transistores fora), o lugar que possuir uma tensão mais positiva no coletor, será o lugar do transistor NPN, a outra posição será a do PNP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Bcpetronzio, excelente sua recomendação, nem havia me passado pela cabeça essa possibilidade. Alinha de alimentação dos transistores de saída possui um fusível, se eu colocar um lampada serie para efetuar os testes no lugar do fusível, ela poderia auxiliar na proteção dos mesmos caso algo dê errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, desculpem demora pelo retorno estava esperando chegar alguns componentes para dar continuidade nos testes.

Bcpetronzio, fiz os teste aqui e com as lampadas serie o receiver funcionou somente os canais A L/R quando aciono a chave de seleção A+B some o som dos canais A,  os canais B também ficam mudos, agora, a lampada ligada em serie com a alimentação dos transistores de saída fica apagada e a serie com a rede dá uma leve piscada depois permanece apagada, reparei também que nos canais A estão saindo uma pequena tensão dc.


Bem, corrigindo uma falha minha na resposta anterior, só sairá som nos canais A+B se todas as conexoes das caixas estiverem ligadas A/L,R e B/L,R. Montei o receiver e esta funcionando perfeitamente agora a unica duvida que resta é como proceder para o ajuste da tensão de polarização dos transistores de saída e a tensão dc que esta aparecendo na saída o que acredito não seja normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se ele não possuir os trimpot para ajuste do off-set, não tem como fazer ajustes, geralmente nesses casos, o amplificador possui um ou dois diodos encostado no dissipador para fazer a correção automaticamente. 

Sobre essa tensão que você mede na saida, deve ser porque o amplificador esta sem carga (falante)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia BC, ele possui os trimpots de ajuste, porém o esquema do fr-315, não possui nenhuma menção a respeito do procedimento de ajuste nem da corrente que seria ideal para o ajuste, porém, pesquisando na internet achei o esquema do philips ah-325, que descreve todos os passos para o ajuste das tensões, e aparentemente os circuito de saída são idênticos, haveria algum problema seguir o mesmo procedimento do ah-325, uma das coisas que percebi é que a tensão de trabalho da fonte de um para o outro modelo é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...