Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com programa usando exception


Posts recomendados

pessoal. estou tendo dificuldades com um programa que é para trabalho da

faculdade.

 

o que foi pedido é isso

 

1 – Faça uma classe Cliente que contém como atributo:

 Nome

 CPF

 Data de Nascimento

E como métodos:  Construtor  gets, sets, toString

2 – Faça uma classe CadastroCliente que contém como atributos:

 Um Vetor de Clientes

 A quantidade de Clientes cadastrados no vetor

E como métodos:  Construtor  GetCliente (pos) – que retorna o cliente que está na posição indicada. Se a posição não existe deve lançar uma exceção – PosicaoInvalida. Se a posição estiver vazia,deve lançar uma exceção – PosicaoVazia. Essas duas exceções devem ser criadas.  ToString (Deve escrever um cliente em cada linha)  Pesquisa (nome) – Pesquisa um cliente pelo nome. Se o cliente existir, retorna a posição dele no vetor, senão, lança uma exceção ClienteInexistente  Inserir (Cliente) – Deve inserir um cliente no vetor. Se o vetor estiver cheio, deve lançar uma exceção VetorCheio. Se o cliente existir, deve lançar uma exceção ClienteJaExiste. Caso contrário, insere o cliente na primeira posição vazia.

 3 – Faça uma Aplicativo que cria um CadastroCliente com 5 posições, e tem as opções

 1 – Cadastrar

2 – Consultar

3 – Sair

1 – na opção CADASTRAR deve levar em consideração as exceções VetorCheio e ClienteJaExiste 2 – na opção CONSULTAR deve levar em consideração a exceção ClienteInexistente. Se o cliente existir, deve mostrar na tela todos os dados dele.

 

O que eu tenho feito é: https://drive.google.com/file/d/0BzJmPefhvgrQcG9HaFBLaWV5ZE0/view?usp=sharing

 

 

Minha dificuldade é nos exception de posição invalida e de vetor cheio que estão dando erro, não sei como consertar o erro, porém se eu utilizar só a mensagem de erro ele funciona. Tambem não sei como fazer o exeption de cliente ja cadastrado.

 

Obrigado desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 throw new VetorCheio("Vetor Cheio!");// System.err.println ("ERRO: Vetor Cheio"); 

 

Como tem um lançamento de Exception antes da segunda linha, a linha comentada (que comentei) nunca será chamada, se mudar ordem dela passa a imprimir sem problemas.

A posição inválida é engraçado, pois quem escolhe a posição é o sistema, a não ser que esteja programado pra escolher índice errado acho que não vai lançar esse exception.

O de cliente já existe, assim que obter o CPF ou qualquer outro critério, fazer um for loop e comparar por alguém com o mesmo CPF e lançar exception, no Java tem maneiras mais automáticas mas o exercício já restringe esse uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...