Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Sony STR-222 com saída saindo som baixo


Posts recomendados

Olá, gostaria de tirar umas dúvidas sobre este receiver, que tem certa idade, sobre as saídas de som.

 

Ele apresenta canal REMOTE e MAIN no seletor dele e 6 fios de saída para os conectores sendo: fio preto e fio preto + branco  o terra; fios verde, azul, verde + branco e azul + branco o positivo para as saídas (se é assim que se chama).

 

Não nego que sei muito pouco em eletrônica, mas tenho um amigo que já tem anos de experiência com isso e gostaria de antes de perturbar ele com isso, já saber onde procurar o defeito.

 

Acontece que o canal que usa os fios preto, verde e azul está saindo o som baixo mesmo no máximo e quando se mexe no botão de volume ele dá uns certos estalos como se quisesse sair o som no volume selecionado. Percebo que há um pouco de chiado no som, mas não tenho tanta certeza.

 

Outra coisa é que é sons muito agudos ele instala mais quando há o agudo e em sons graves ele dá menos estalos.

 

Aproveitando a deixa gostaria de saber o que pode causar a mudes do radio AM, pois o FM funciona razoavelmente bem. Eu não sei se é normal, mas acho que falta aquele parafuso de ajuste daquelas torres que ficam na placa, mas apenas da torre maior.

 

Se alguém tiver o esquema deste modelo e puder me fornecer eu ficaria grato, pois não encontrei em lugar algum.

 

Desde já agradeço aos interessados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, consegui o esquema de manutenção. É um aparelho bem simples na arquitetura.

 

Segue para aqueles que também necessitarem do esquema do Sony STR-222.


Para os que desejam saber qual o aparelho, seguem fotos.

 

OBS: o aparelho da foto não é o meu, pois o meu não está em tão bom estado, ainda. Uma diferença desse para o meu é só que o meu tem um seletor de tensão 110/220 na parte traseira.

post-787332-0-15545300-1446812358_thumb.

post-787332-0-04181800-1446812705_thumb.

post-787332-0-90681200-1446812707_thumb.

post-787332-0-38569600-1446812734_thumb.

post-787332-0-85709900-1446812736_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse aparelho tem uma denominação diferente do comum, que conheço, para especificar as caixas de som de saída que estarão em funcionamento!

Atras do aparelho, você tem 4 conectores RCA para ligar até 4 caixas de som de 8 Ohms! Estão separadas por R e L, O R é canal direito, o L é o canal esquerdo.

Se você vai ligar só duas caixas nele, conecte nos canais L e R Main, os canais denominado "Remoto" acredito ser as Caixas "traseiras"...

E a opção Both no seletor seria as 4 caixas funcionando ao mesmo tempo.

A poção Off, seria para você usar um fone de ouvido....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre, isso eu sei... Até pensei na possibilidade de ser o botão seletor, mas quando abri ele haviam 3 fios desconectados e o ex dono fez a ligação de um canal para funcionar em todas as saídas, o que pra mim é uma gambiarra muito mal feita.

 

Não faço questão por som potente, mas ele agora só está funcionando um lado, ou seja, o balance não responde porque fizeram uma gambiarra para um canal servir para as 4 saídas dele.

 

Gostaria de deixar funcionando tudo. Até as lâmpadas do painel estavam queimadas (por sinal, parecem fusíveis), mas vou substituir por led verde para continuar original a cor do painel só que com um brilho melhor.

 

Fora o canal defeituoso. O que me diz sobre o AM não funcionar?

 

Obrigado mais uma vez pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esses aparelhos eram muito bons e não costumavam apresentar defeito em componentes do rádio, mas não custa verificar os transistores do setor de AM... Os transistores são Q401, Q402, Q403, Q404, qualquer um deles com fuga ou aberto, faz o AM parar.

Um outro detalhe mais comum de ocorrer, é mau contato na chave seletora, verifique ela também.

Quanto ao amplificador, ele não esta no esquema, mas você identifica ele fácil, seguindo os fios dos transistores preso no dissipador de alumínio um pouco acima do trafo, na foto que postei no segundo post...


PS: Essas lâmpadas tubulares do painel não devem estar mais a venda, quando for adaptar os LEDs, verifique primeiro a tensão que chegava nessas lâmpadas, a maioria eram 12V alternados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou verificar a questão do AM e do amplificador e retorno com novidades.

 

Bom, elas trabalham com 6v alternado. Eu cheguei a ligar 3 leds com resistor para 12v e elas funcionam bem, mas a minha dúvida é se elas podem danificar algo a longo prazo.


Uma dúvida, o que poderia causar o som baixo e com "pipocos" quando se mexe no botão de volume? Pois assim posso saber o que procurar na questão do amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para não danificar os LEDs, coloque um diodo comum (1N4007), em série com eles, isso para não haver tensão reversa sobre eles, e evitar a queima...

 

Sobre o som baixo e alguns "surtos" (picos) de som, muitas vezes é falha no potenciômetro de volume, com o tempo ele enferruja ou simplesmente gastam a tarja grafitada... Quando constatado, a troca dele é a melhor solução.


Lógico, mau contato em soldas ou componentes com fuga, também vai provocar sintoma semelhante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Comece testando os transistores, desde os saídas (parece com 2N3055), até os pequenos na placa bem ao lado esquerdo do dissipador.

 

O potenciômetro, você pode testa-lo com o som desligado mesmo...

O multímetro de ponteiro, te proporciona visualizar mais rapidamente, mau contato nos cursores dele, mas nada impede de você usar um digital mesmo!, Só que a movimentação do cursor tem que ser mais lenta para o digital "pegar" as variações...

Coloque uma das pontas do multímetro no terminal do meio do potenciômetro, a outra ponta coloque em uma das laterais dele...

Vá girando o potenciômetro e verificando a resistência marcada pelo multímetro...

Se em algum ponto tiver uma interrupção da medição, significa que o "pot" esta aberto (mau contato) naquele ponto, e isso provoca os "pipocos" no som...

Faça o teste nos dois cursores do "pot"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...