Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PROBLEMAS COM HD NO WINDOWS 10


MVPS

Posts recomendados

Primeiramente peço desculpas pelo tópico duplicado, devido ao HD ficar 100% e o sistema bastante instável o navegador automaticamente postou 2x antes de eu escrever o tópico todo.. dito isso, vou retornar a escrever o tópico abaixo, que em breve será postado, ao moderador, peço que delete o outro duplicado e incompleto:

-----------------------​

 

Prezados,

Antes de mais nada, devi​​do à complexidade do problema que estou enfrentando no meu PC, irei relatar o que anda acontecendo com ele desde a semana passada.

 

Mas antes fica a minha configuração de hardware:

Fonte Seventeam 550p r​eais, Core i7 2600k, HD Samsung sata 2 7200rpm 160gb + HD Samsung sata 2 500gb 7200rpb + HD Western Digital eSata 1TB 7200rpm + 8gb ram (2 pentes Corsair Vengeance DDR3) + GTX 970 4gb + 3 coolers + DVD-RW.

Até semana retrasada tinha uma GTX 560ti 2gb e a única mudança de hardware foi o upgrade na placa, depois de muito pesquisar na internet vi que minha fonte suportaria a GTX 970, e instalei-a já no Windows 10, que eu tinha upgradeado do 8.1 pra ele.

Porém, em determinado dia na semana passada, 1 dia após ter comprado a placa, jogando o Battlefield 4 online, o jogo simplesmente parou (leia-se diferente de travar), eu conseguia me mover no jogo mas todos os NPC's estavam congelados. Achei bastante estranho e tentei sair do jogo, sem sucesso. Dei alt + tab pro Windows e o jogo estava la, com o origin sem responder. Dei CTRL + ALT + DEL e finalizei o origin e o jogo. Coloquei então pra resetar o PC e apareceu: "DDOS Server está impedindo que o Windows reinicie, deseja reiniciar mesmo assim?", coloquei SIM, e ficou la o reset com as bolinhas rodando durante 10min.. 20min.. e nada.. fui forçado então a desligar no power, segurando por 3 segundos.

Desde então minha vida​ virou um inferno.. o pc quando ligou, apareceu a mensagem "erro crítico no menu iniciar e na cortana, o computador tentará se auto reparar na próxima vez que ligar".. pois bem, reiniciei de novo no botão (única forma) e sempre aparecia esse erro, como se o SO estivesse corrompido.

 

Imaginei que​ poderia ser vírus pois tinha baixado muita coisa pirata nos últimos dias, então decidi formatar o PC e fiz uma instalação limpa.

 

Logo após instalar, tu​do parecia certo, só que o campo de  "pesquisar na web e no Windows" não aparecia mais os blocos web do bing, dito: "popular agora". Achei estranho e postei na página de suporte da Microsoft, que me deu uma lista de procedimentos que iam desde ligar o pc em modo segurança, até utilizar uns comandos no powershell, criar outro usuário e por fim, reparar o Windows..

Tentei de tudo e ​nada funcionou, faltava apenas reparar o Windows..

 

Em um período de 1 semana pra cá, eu tentei retomar a minha vida normal no PC, instalei jogos, programas básicos, etc.  (tudo original, com medo de vírus)

Cheguei a jogar MGS:V​​ durante quase 8h seguidas, sem problema algum, porém sempre que saia do jogo o pc ficava instável.. quando eu ia ver o que estava acontecendo o gerenciador de tarefas parava de responder, o explorer.exe também, me forçando a desligar o pc no botão..

 

Ao inici​ar o Windows as partições (D: e E:) do HD de 1tb haviam sumido..

Resetei novamente (agora normalmente, sem travar no reset), e ao religar o Windows ele demorava cerca de 20minutos e aparecia "reparando unidade D:".. depois de bastante tempo iniciava.. aparecia o D: e E: no Windows explorer, porém sem o medidor de tamanho, também, quando clicava ele não mostrava nenhum arquivo.

Desliguei o pc e entrei na BIOS e o HD de 1TB não estava funcionando, então desliguei tudo da força, abri o pc, chequei os cabos, fechei, liguei: tudo ok, voltou a detectar os hds e entrar normal no Windows..

Até ai tudo certo.. porém a voltar a jogar algum jogo, ex: Star Wars Battlefront ficava tudo normal.. ok.. passaram alguns dias, fui jogar novamente e depois de um tempo o jogo simplesmente ficava engasgando (mas não era prob da placa, pois ao dar alt + tab e ir pro gerenciador de tarefas tava 100%).​

 

Novamente, o sistema ficava instável, travava o gerenciador, o explorer.exe, e só resetando, reparando o hd, depois tirando o pc da força pra bios resetar e detectar o HD.

Isso tudo, com o windows​ 10 ainda com o problema na barra de buscas (sem mostrar os blocos web, não adianta o que eu tentasse)..

Decidi então tirar o driver de DVD para ver se era falta de força da fonte que estava causando o HD de 1TB ficar sem energia e travar o Windows. Conjuntamente, decidi reparar o Windows, resetando o PC segurando SHIFT, entrando em manutenção e pondo pra reparar..

 

Horas depois, aqui estou​.. tentei entrar no Star Wars Battlefront para testar se ia acontecer o problema novamente, mas devido a problemas na internet o jogo ficou eternamente tentando entrar em uma partida online, no speedtest minha conexão estava dando 0,05mb dos 15mb que era para estar.. então presumi que foi problema da internet.. então dei ctrl + alt + del e fechei o jogo.. tudo normal.. sem probs no gerenciador de tarefas..

S​ó que de repente, começou a ficar 100% de novo o uso do HD, sem jogo nenhum aberto.. quando fui no Windows explorer agora a pouco a partição do hd de 1tb (E:) e somente ela, sumiu a barra que mostra o tamanho, ficando inacessível os arquivos também..

Nos processos mostrava ​que o que estava consumindo recursos eram processos relacionados à rede local.. o que achei estranho (picos da rede local no máximo também, acompanhando o HD)..

Dessa forma, lembrei do​ problema que deu no inicio com o Battlefield 4, que tinha dado problema de rede, DDOS Server Windows.. imagino que possa ter conexão, mas não sei qual, pois já formatei o HD e Reparei o Windows novamente desde então..


Despois desse longo text​o pergunto:

- Será que o problema ​está no HD de 1tb ? (ele é o mais novo, tem 6 meses enquanto os outros tem 4 anos, o de 160gb que tb é o do sistema C:, e 2 anos e meio o de 500gb, sendo o de 1tb tendo apenas 1 ano no máximo e nunca deu problema.)

-​ Seria problema de fonte? energia insuficiente fazendo o HD de 1tb eSata parar de responder e causando todos esses transtornos e instabilidades no sistema?

- Seria o SO corrompido? mesmo eu tendo formatado, instalado, e recuperado o Windows ele ainda apresenta problema no search bar.

- ​​Seria problema na placa de vídeo? Nova, recém comprada, tendo apenas 2 semanas de uso, nunca esquentou, e antes de dar o problema todo no pc, rodava tudo no máximo a mais de 120fps?


Por favor, me ajudem, eu não sei o que pode ser, gostaria de sanar esse problema o quanto antes, é muito frustrante investir mais de 1.500 em uma placa de vídeo para poder jogar coisas atuais e o Windows ficar dando problema, e o HD ficar sumindo, e o PC instável quando tento jogar..​

obs: lembro que dei chkdisk em todos os dicos e todos estavam normal..
dei sfc /scanow e tb tudo normal.​​

 


 

 


Colocando minha config no

 

http://outervision.com/power-supply-calculator

 

 

 

deu isso:
 

~Load Wattage: 395 W
Recommended UPS rating: 750 VA
Recommended PSU Wattage: 445 W
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá MVPS.

 

Vamos ver como ajudar. 

 

Mas primeiro uma dica, quando for postar algo, especialmente se você precisa de ajuda, tente fazer um texto menor, muita gente desiste de ler se o texto é muito grande. 

 

Questão 1, HD, Sugiro fazer um diagnóstico em seus HDs para verificar a saúde dos mesmos, use o programa do fabricante de seus HDs ou outro que você preferir. O 100% de uso do HD pode ser indicação de "bad blocks", caso seja o programa de diagnóstico pode tentar realocar o "bad block", mas já recomendo pensar em substituição do HD dependendo da gravidade do caso. Seu HD da WD ainda esta na garantia, caso ele tenha problema faça um RMA solicitando substituição. 

 

Importante, caso ainda não tenha, faça backup de seus dados o quanto antes para evitar perda de arquivos. Tenha pelo menos duas cópias dos arquivos importantes.

 

Questão 2, fonte, apesar de sua fonte suportar sua configuração, como os seus cálculos mostram, falta de energia nos componentes pode ser um das razões do problema. A marca de sua fonte não é muito conhecida, além do que a tensão que ela suporta está no limite de uso. seria interessante pensar em um upgrade. um teste possível seria reinstalar sua placa de vídeo antiga e ver se o problema persiste.

 

Questão 3, SO, Algumas vezes pode acontecer conflito entre os drivers, como sua placa de vídeo é nova, o driver dela pode estar dando conflito, tente uma versão anterior para ver se o problema persiste.

 

Questão 4, placa de vídeo, já respondi algo sobre isso nas questões 2 e 3, outro teste para sua placa seria instalar em outro PC e ver se ela funciona normalmente. Caso não, acione a garantia e peça a substituição.

 

 

Espero ter ajudado um pouco.

 

 

Abraço.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Gostaria de fazer 1 correção. Meu HD é um Seagate Barracuda 1TB, eu me confundi de marca.

Hoje eu abri o PC, limpei os HD's (estavam empoerados) e os conectores, e recoloquei-os trocando as posições.

 

O HD1 F: (500gb samsung) que estava na primeira porta sata foi pra segunda porta sata.
O HD1 C: (160gb samsung) que estava como segunda porta sata foi pra eSata.
O HD3 D: e E: (1tb Seagate) que estava como eSata foi pra primeira porta sata.

Minha mobo só tem 2 portas sata e 2 eSata.

Pela BIOS eu reparei que o hd de 1TB que antes estava com velocidade de 3gb/s passou para 6gb/s .. acho que era um limitador do eSata.

Teste

 

Joguei por 1h o SW Battlefront beta, e pela primeira vez nessa semana não travou, não ficou lento, não saiu pro windows, e nem deixou o pc instavel com o gerenciador de tarefas sem responder.

Depois que sai do jogo, contudo, o hd de 1tb estava 100% que depois de 2min voltou pra 10%...

 

Também notei que quando ligo o PC agora, ele fica uns 10 a 15 segundos com a tela preta, antes de aparecer a imagem de login. Mas dentro do windows, funcionando tudo ok (exceto as tiles web da barra de buscas que nunca funcionou desde que instalei da primeira vez)

 

 

Com isso acho que elimino o problema ser da placa de vídeo.

Continua a duvida sobre integridade do HD (não sei se o problema é no de 1tb ou no de 160gb que é bem antigo)

Como estamos em época de crise, e tudo está caro, não posso arriscar trocar o HD e a Fonte.. portanto espero descobrir qual dos dois ta dando problemas para poder trocar só um dos dois.


lembrando que já havia desconectado o DVD-RW pra diminuir a necessidade de força da fonte e mantive-o desconectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente MVPS.

 

Quanto ao DVD-RW o consumo de energia é insignificante para fazer qualquer  mudança real do PC. 

 

Como você está usando Windows 10, o uso do disco pode ser causado por programas ativos em background, tipo as atualizações da barra de tarefa do windows 10, também seria importante manter seu windows atualisado.

 

Abraço.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que disse o LuftVanship_WD

 

Cada caso é um caso, mas já tive problema parecido, e o vilão era um dos 4 HDs instalados na maquina.

Algumas vezes o sistema não iniciava e ao acessar o bios o HD nem era reconhecido.

Outras vezes o HD estava la no windows explorer e do nada....sumiu.

Nem preciso dizer que ele não durou muito. Como era um hd pra backup e o troquei rapidinho.

Desde então eu passei a usar um programa para monitorar a saúde dos discos.

E como também disse o  LuftVanship_WD, sua fonte esta no limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

Como vocês me falaram, pode ser problema do HD e da fonte (com força insuficiente)..

 

Gostaria de pedir recomen​​dação de algum programa que detecte qual o HD que esteja apresentando defeito, para eu poder retira-lo.

 

De qualquer forma, como vocês aconselharam, será bom eu comprar uma nova fonte, portanto gostaria também de recomendações, se possível com o link para uma loja confiável.

 

Achei esta aqui na minha​ cidade, mas desconheço a marca: 

 


 

 

 

 

Essa da Coolermaster parece boa, mas é meio cara:

 

 


 

 

Tem também o lance de PFC ativo, etc, que faz tempo que li sobre, e estou por fora, mas a minha atual pode-se ligar na tomada, gostaria de alguma que também possa.

 

Att.​​
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o HD Tune Pro, é confiável?

O C: (unidade do sistema) deu 100% ok.

Testando o HD de 1tb agora...


O HD de 1tb deu 2 erros.

- Airflow Temperature 33º -> Current 67 / Worst: 45 / Threshold: 45 / Data: 4867096609 / Status: Failed
Error!  Threshold reached. Replacing the Hard Drive is recommended.

 

obs: o hd de 160gb deu 37º mas não deu esse erro de airflow temperature.. :S
 

- Interface CRC Error Count -> Current 200 / Worst: 1 / Threshold: 0 / Data: 31918 / Status: Attention

There where communication errors. This may caused by a damaged cable.

O que acham? devo trocar? :(
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse hd nao for o principal (o que tem o sistema operacional), experimente desconecta-lo e ligar o pc sem ele.

Se tudo funcionar  "as mil maravilhas"  é quase certo que o problema é ele. Troque o HD o mais rápido possivel.

O programa que monitora seus hds informa sobre possivel problema com o cabo de dados. Aqui o HD Sentinell deu a mesma sugestão e eu cheguei a substitruir o cabo sata, mas nao resolveu; era o HD mesmo.  :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã farei dois testes.

1 - trocar o cabo 
2 - Desconectar o HD

Depois posto o resultado.

obs: o problema é que creio que a iso do windows10 que baixei pelo Windows Media Creator Tool veio corrompida (suposição), pois desde que instalei ele, nunca pegou a barra de pesquisas direito, e vez ou outra para de funcionar o botão do iniciar, mas isso pode (suposição tb) ser causado por algum outro fator, como o HD dando problema e o pc ficando inconsistente. 
Apesar de que, muita gente ta com problema no menu e pesquisar (cortana) do W10, inclusive a Microsoft lançou um patch para consertar esse problema, que meolhorou bastante aqui, mas nao resolveu, pois as vezes o PC inicia sem pegar o iniciar e o pesquisar.. 
As vezes fica todo inconsistente (provavelmente o HD).. não sei.. muito confuso.

Meu medo é que dê alguma interferência no teste essa inconsistência do Windows.. de eu saber ou não se a culpa é do HD, do Windows, ou até da Fonte (causando falta de energia pros componentes, e logo, inconsistências no SO)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pela manhã troquei o cabo sata do HD de 1tb por outro (o mesmo que usava no DVD-RW).. liguei o PC e fiquei por umas 2h navegando, sem maiores problemas..

Depois tive que sair e voltei agora a pouco pra casa.. entrei jogo Americas Army Proving Grounds (que é bem leve pro meu PC), e comecei a jogar.. tudo no maximo, rodando a 90fps.. porém, do NADA o pc travou.. mficou travando com aquele som de quando trava (barulho de som distorcido).. e depois de uns 20 segundos deu uma tela azul (em uma resolução bem porca, creio que 640x480) e antes que desse tempo de eu ler, o pc resetou sozinho.

Estou COM MUITO MEDO de ser a placa de vídeo, recém comprada, com tanto sacrifício e economias! :'(

O Jogo esta instalado no F: (logo não é o HD que apresentou defeito no HD Tune)..

Seria o HD defeituoso capaz de gerar uma tela azul no meio de um jogo? Seria a fonte capaz (ou apenas desligaria o pc)??

Ainda não tirei o HD de 1tb porque ainda não tive tempo de fazer backup das coisas importantes.

 

O que vocês recomendam? qual teste devo fazer agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Seria o HD defeituoso capaz de gerar uma tela azul no meio de um jogo?

 

É possivel sim, aqui com o HD com problema aconteeu muitas vezes. Era irritante porque no no meio do jogo, do nada, quase fechando a fase o pc travava.

 

voce fala em DVD/ISO do Windows corrompido, e eu acho isso pouco provavel. Se a imagem do Windows gravada no DVD ou pendrive nao estiver correta a instalação nao chega ate o final.

 

Tire o HD "suspeito". É a única forma de ter certeza de que o problema é ele, ou não.

 

E a sua placa de video nova, tambem acho que nao é ela não, essas placas dificilmente dao problema. Na maioria dos casos se a placa de video tiver algum defeito o pc nem liga, e fica bipando.

É o código de erro do bios:

1 Bip longo e 2 bips curtos; ou 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo, Problemas com o BIOS da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá MVPS e !ntruder.

 

É importante fazer o backup o quanto antes, tente um serviço de nuvem onde pelo menos poderia armazenar parte de seus arquivos.

 

Quanto a placa de vídeo, você pode retirá-la então usar o PCpara ver se o problema continua, o mesmo vale para o HD.

 

Quanto aos bipes, não há um padrão, por isso você precisa pesquisar sua placa mãe e a BIOS, para enternder qual é o significado do bip.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, creio que o problema é no HD mesmo.

Retirei ele, usei o PC o dia todo.. joguei bastante, e não travou nenhuma vez nem ficou lento.
Até a inicialização do windows está mais rápida.

Ainda farei mais testes quando comprar cabos satas novos para ver se o HD ainda dará pra usar, pois ele é super novo e é meu maior HD. Caso contrário, o jeito será tirar ele da CPU e aposentá-lo de vez.

Ainda farei mais testes e postarei aqui.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro MVPS.

 

Se você acha que é o HD seria bom fazer um diagnóstico da saúde dele, você poderia colocá-lo em outro PC como HD secundário e rodar o teste. Também faça backup de seus arquivos, caso ainda não tenha.

 

Se confirmar que há problema, e ainda está na garantia, vê se consegue fazer um RMA e trocar. 

 

Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 anos depois...

Quero deixar aqui minha contribuição.

Troque a fonte para uma que tenha a potência acima do que você precisa, pois tive problemas parecidos, de HD sumindo e etc.

Foi somente a fonte que não estava dando conta do recado.

Faça isso logo, pois perdi memoria por conta da fonte.

adicionado 3 minutos depois

@MVPS  A fonte em muitos casos que já peguei aqui, foi a vilã da história, pois quando ela não dá conta, ou está no limite, alguma coisa para de funcionar direito, pode ser o hd, a placa de vídeo, e no meu pc, tava parando igual, deu tela azul e tudo, pensei que fosse memória, mas era só a fonte que não estava dando conta. Mas nessa de reiniciar na marra, perdi uma memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!