Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema: HD externo só funciona via SATA; Pela USB, nenhum sinal.


farreis

Posts recomendados

Olá!

Tenho uma gaveta Akasa Integral onde está instalado um HD Seagate de 2TB. Essa gaveta, pra quem não conhece, tem duas opções de conexão com o PC: USB 2.0 e E-SATA. Quando ligo-a via saída E-SATA, ela funciona normalmente e não apresenta nenhum erro. Porém, quando mudo a chave seletora para USB 2.0 e uso essa via pra acessar o disco, o Windows simplesmente não reconhece a unidade! Nem no gerenciador de discos ela aparece.

 

Já fiz o teste em vários sistemas (W7, Vista e agora no W10), mas o problema continua. Porém, se eu formatar o HD via USB, ele funcionará só dessa forma. Se formatar via E-SATA, também só vai funcionar usando essa conexão. Alguém tem ideia do que possa ser?

 

O propósito da gaveta é justamente permitir as duas formas de conexão sem precisar reformatar; imaginem que posso ter dados que inseri via E-SATA mas preciso ler em um micro que só tem USB. Hoje não conseguiria tal operação.

 

Agradeço muito, desde já, a leitura do tópico e principalmente sugestões de solução do problema. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viu se é problema do drive do chipset ou problema da bios?

Qual o sistema que você ta usando 32 bits ou 64 bits? 

 

O site da akasa mostra alguns problemas e suas causas:

http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-ENP2SATA-BK

O sistema que uso é 64. Acredito não ser problema de driver, porque ela funciona normalmente através das duas conexões. Só não consigo é fazer isso sem ter que formatar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tenho dos drivers mais recentes instalados. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o problema que descrevi acima tem um agravante: quando ligo o HD da gaveta via E-SATA funciona. Mas quando ligo via USB, ele pede pra FORMATAR O DISCO. Esse é o drama... O pedido para formatação SÓ acontece quando está ligado ao PC pela porta USB.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu tenho uma Akasa igual tive alguns problemas também , a solução foi ter que enviar a gaveta para a manutenção na assistência !

Já faz algum tempo , que trocaram , e nunca mais deu problema.

Tente falar com está pessoa:

Vítor

[email protected]

ABS!

Vou tentar isso! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, só pra não abandonar o tópico: seguindo a recomendação do moises.inf enviei a gaveta pra assistência da Akasa em São Paulo - que aliás é extremamente eficiente e rápida. Eles não detectaram problema nela, e me recomendaram observar a configuração AHCI do notebook. Já tentei fazer isso, mas não há essa opção na BIOS dos Sony Vaio. O mais perto é a opção de ativar a Intel Virtualization Technology.

Em contato com a própria Sony, recebi a informação de que a alteração para o modo AHCI nessas máquinas é automática de série, por isso não há a opção de ativá-la ou desativá-la via BIOS.

O HD que apresenta problemas é de 2TB e ainda tenho material importante nele. Estou esvaziando para reformatar. Tenho esperanças isso resolva.

Informarei no caso de novidades.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...