Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais memória faz diferença no desempenho em jogos? - 2015


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Mais memória faz diferença no desempenho em jogos? - 2015


"Colocar mais memória no computador melhora o desempenho em jogos? Testamos alguns jogos com 4 GiB, 8 GiB e 16 GiB de RAM para respondermos a esta pergunta. Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso acho que faz diferença

Como no jogo arma 3 usa ram virtual no meu caso com mais umas 5 ou mais separadores de website fica um com-somo de ram dedicada em-ter 5Gb a 8Gb

no caso de ram virtual vai ficando em-ter os 12Gb a 15Gb
no meu ponto de vista acho que depende do que de Usa e for para pessoas num modo Básico de pc mas

no meu caso com uma placa de Capturado a gravar toda a hora com o google sempre aberto com 5 ou ate mais separadores abertos eu notei a Diferença com 16
Na minha opinião Depende de pessoa para pessoa e usa modo avançado ao modo básico de windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito das matérias do Clube do Hardware, sempre interessantes.

Mas esse teste foi medido o resultado de forma equivocada. O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo.

Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS.

Seria interessante como foi comentado pelo Jorno, é a quantidade de memoria utlizada e o que ficou disponivel. Pois muitos jogadores utilizam outros programas (ex: teamspeak, afterburner, rivaturner, hwinfo, google chrome, etc) ao mesmo tempo em que joga e ai a memória ram vai influnciar no desempenho geral do jogo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gosto muito das matérias do Clube do Hardware, sempre interessantes.

Mas esse teste foi medido o resultado de forma equivocada. O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo.

Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS.

Seria interessante como foi comentado pelo Jorno, é a quantidade de memoria utlizada e o que ficou disponivel. Pois muitos jogadores utilizam outros programas (ex: teamspeak, afterburner, rivaturner, hwinfo, google chrome, etc) ao mesmo tempo em que joga e ai a memória ram vai influnciar no desempenho geral do jogo.

 

Não foi equivocado: o objetivo era medir se havia influência na taxa de quadros, e não no tempo de carregamento. E a propósito, chegamos a medir o tempo de carregamento do GTA V com 4 GiB e 8 GiB: deu exatos 57 s nos dois casos.

Quanto a medir a memória utilizada, é uma medição meio sem sentido, já que quanto mais memória disponível, mais memória o sistema operacional acaba utilizando como cache de disco e do sistema. Então se tiver 16 GiB, o computador pode estar com 15 GiB "utilizados", o que pode nos levar a pensar que o sistema não vai funcionar com menos do que isso.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi equivocado: o objetivo era medir se havia influência na taxa de quadros, e não no tempo de carregamento. E a propósito, chegamos a medir o tempo de carregamento do GTA V com 4 GiB e 8 GiB: deu exatos 57 s nos dois casos.

Quanto a medir a memória utilizada, é uma medição meio sem sentido, já que quanto mais memória disponível, mais memória o sistema operacional acaba utilizando como cache de disco e do sistema. Então se tiver 16 GiB, o computador pode estar com 15 GiB "utilizados", o que pode nos levar a pensar que o sistema não vai funcionar com menos do que isso.

 

Eu sou um dos que vem aqui no forum e defende as matérias desse site de gente que reclama por reclamar sem fundamento só para depreciar a matéria.

 

Mas agora vamos ao tema dessa matéria: Mais memória faz diferença no desempenho em jogos?

 

O titulo da matéria fala especificadamente que o teste é somente em relação ao FPS???

 

Memória ram não influencia em nada o FPS, mas sim no carregamento dos aplicativos e também na quantidade de aplicativos abertos ao mesmo tempo. Diga-se de passagem, outra coisa que influencia no carregamento é HD SSD.

 

Medir o desempenho dos jogos em FPS para testar a memoria ram é tão relevante quanto tentar verificar se uma placa de video influência no boot do windows. Ou também, saber se colocar o jogo num HD SSD influencia nos FPS dos jogos. Obviamente que não fará diferença, mas se notará na hora de abrir os jogos e no tempo de carregamento dentro do jogo.

 

Hoje em dia, ao meu ver o minimo para se rodar jogos é 4gb de ram. 8Gb já seriam suficientes para a maioria dos jogos. 16gb seria interessante para quem tem varios monitores e deixar aberto varios aplicativos ao mesmo tempo, ( ex: como jogar num monitor e rodar um filme em full HD em outro monitor)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Muito interessante o teste, mas como o amigo( Carlos Eduardo B Camargo) mais acima citou: "O correto seria ser medido o tempo de carregamento dos jogos, tanto na inicialização do jogo como dentro do jogo. Pois é evidente que a memória ram não influienciará em nada o FPS." Isso foi provado o teste anterior, mas como cada teste tem seu objetivo, este ainda está valendo.

 

Jorno

"Uma coisa que faltou no teste foi utilizar um programa para medir o quanto de memória estava sendo utilizada durante cada benchmark."

 

Com certeza, este tipo de teste teríamos algumas variações, até porque, nos modos de 8 e 16gb estaríamos usando em dual channel.

 

Agora, um teste interessante, e que no texto é apresentado, é sobre a paginação de memória virtual. Sempre em meus computadores para jogos, eu desativo a função de memória/paginação virtual e sinto uma grande diferença no carregamento do sistema, jogos e programas, porém o consumo de ram fica extramente alto, coisa de 2gb a mais que o "normal". Não só isso, mas desativo serviços inúteis do sistema para que seja utilizado menos apps em segundo plano.

 

Jogando GTA por exemplo, em FullHD no médio, o pc tem um consumo de 1gb de vídeo e +- 6gb de RAM (contando o sistema) rodando a 50~80fps

 

ECS A785GM-AD3 [email protected]

GTX460 1gb 256bits

Athlon II x4 630 2.8ghz @ 3.5ghz

4 x 2gb kingston 1333 CL9@1600mhz CL9/8 

2 x 320GB Raid Sata2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendo, e na verdade queremos mesmo é ver os leitores colaborando, com elogios e também com críticas. Das críticas têm surgido excelentes sugestões de novos testes.

Mas quanto a esse caso, não está claro no título que estamos nos referindo a ganho em fps, mas o objetivo que tínhamos era este, e tentamos deixar claro na introdução do texto.

Testar se a quantidade de memória influencia no tempo de carregamento dos jogos até poderia ser feito em outro teste, mas achamos que essa é mais óbvia ainda, já que o disco rígido (e mesmo um ssd) são bem mais lentos do que a memória. Assim, o gargalo é sempre o disco rígido. E, como eu escrevi acima, chegamos a fazer um teste por curiosidade, medindo o tempo de carregamento do GTA V com 8 GiB e 4 GiB, e não deu diferença nenhuma.

Mas uma coisa óbvia (tentamos deixar isso claro nas conclusões) é que estamos nos referindo a situações onde apenas o jogo (e o sistema operacional) está rodando. Claro que em situações como por exemplo você estar jogando e ao mesmo tempo capturando em vídeo o seu jogo, a necessidade de memória vai ser bem maior.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabenizo o CDH por mais um belo trabalho. Como era de se esperar, o tema causou bastante polêmica nos comentários.

Verifiquei que os resultados não eram o que muitos esperavam, mas acredito que existem explicações pelos resultados contraditórios, porém, como o objetivo da matéria foi se a quantidade de RAM influencia diretamente nos jogos, não questiono os resultados, muito menos a metodologia utilizada.

Gostaria de deixar uma sugestão construtiva para amenizar as polêmicas causadas, ou melhor: duas (caso esteja ao alcance do CDH, claro, pois não é meu objetivo forçar a barra).

A primeira seria um teste com a mesma metodologia de memória utilizada (mantém as mesmas capacidades de RAM utilizadas, em single ou dual channel), porém, com placas de vídeo de mesmo chip e quantidade de memória VRAM diferentes (tipo uma GTX 960 ou R9 380 com 2GB e 4GB - esta é a parte mais difícil de conseguir, imagino);

A segunda seria acrescentar o game "Middle Earth: Shadow of Mordor", que além de ser um jogo extremamente lindo, ainda tem um recurso "bandido" de qualidade de textura, que rouba toda a memória VRAM da placa gráfica, tendo que dividir recursos com a memória RAM principal do computador (em consequência caem bastante os frames, pelo menos na teoria, já que a memória RAM é mais lenta que a memória VRAM e a transição dos dados armazenados de uma para outra influencia na perfornance). Quem sabe esse elemento não determine se a RAM pode ou não ser um fator fundamental nos jogos, a depender da placa de vídeo utilizada? 

São apenas sugestões que podem ou não serem acrescentadas. Talvez a nova matéria intitularia se quantidade de VRAM influencia ou não nos games. Quem sabe com essas modificações, algo de interessante não surge ;) .

Mais uma vez parabéns pelos teste e resultados obtidos. Abraços e valeu a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado!

Essa sugestão de refazer o teste repetindo com duas placas de vídeo com mesmo chip e diferentes quantidades de memória é realmente interessante, porém bastante trabalhosa. Vai ficar anotada e, se possível, faremos. Quem sabe daqui a algum tempo, quando novos jogos forçarem a barra da memória mínima para 8 GiB?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema maior do teste foi usar o Windows 7. Não vejo lógica usar um sistema operacional quem tem duas versões mais recentes, ainda mais que a atualização para o Windows 10 é grátis para quem tem o 7, que foi o meu caso. Afirmo isso porque tive muito problemas para rodar o Battlefield 4 no Windows 7 com apenas 4GB de ram. Mudei meu sistema para o Windows 8.1 Pro com 8GB de ram e os problemas de travadas do jogo resolveram por completo. Esse problema do Battlefield 4 era bem debatido nos fóruns e maioria resolvia o problema atualizando o windows e adicionado mais 4GB de ram. Testes anteriores mostraram que não há grande diferença de frames entre os Windows 7, 8 e 10, mas que o 8 e o 10 são mais estáveis para jogos é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

HMeira, obrigado pelo comentário!

A lógica em usar o windows 7 pode ser explicada aqui:

http://store.steampowered.com/hwsurvey

A maior parte dos usuários da Steam ainda usa Windows 7. O 8 não pegou e o 10 está muito recente ainda.

Quanto ao BF4, aqui rodou muito bem com 4 GiB.

Já a atualização "grátis" do windows 10 é complicada, já tentamos fazer aqui e não funcionou, usando uma mídia com uma instalação "limpa" ele não reconhece a chave original do windows 7 que temos, e tentando fazer por meio do Windows Update ficou mais de um dia instalando para no final dizer que houve um erro e o windows 10 não pôde ser instalado.

Mas vamos seguir tentando pois sabemos que em breve vamos ter de passar a utilizar windows 10 nos testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Coelho

Talvez não reconheça a chave original do Windows 7 porque o Windows 10 usa outra chave.

O Windows 10 tem melhor gerenciamento de memória e compactação de arquivos dentro da RAM.

Não desmerecendo o excelente trabalho que fazem, mas semana que vem eu irei testar por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, pode-se fazer a atualização dentro do próprio Windows 7 usando um aplicativo que baixa no próprio site da Microsoft > http://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10

 

Nesse caso entendo perfeitamente. Espero que consigam a atualização, afinal é uma questão de meses para que o Windows 10 ultrapasse o Windows 7 como pode ser visto no próprio site Steam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderiam ter feito o teste também com alguns jogos mais mal feitos, como o AC Unity que diz precisar de no minimo 6GiB de RAM, e talvez incluir jogos que dizem precisar de 8GiB como minimo...

 

Quanto ao resultado contraditório, minha teoria é que quando usando mais memória, o espaço de endereçamento para periféricos como memória de vídeo e I/O precisa ser remapeado para áreas de endereços mais altas, números maiores para se trabalhar, essa "tradução" entre um endereço real e o endereço realocado talvez explique a perda de desempenho... é mais uma tese que uma teoria...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema maior do teste foi usar o Windows 7. Não vejo lógica usar um sistema operacional quem tem duas versões mais recentes, ainda mais que a atualização para o Windows 10 é grátis para quem tem o 7, que foi o meu caso. Afirmo isso porque tive muito problemas para rodar o Battlefield 4 no Windows 7 com apenas 4GB de ram. Mudei meu sistema para o Windows 8.1 Pro com 8GB de ram e os problemas de travadas do jogo resolveram por completo. Esse problema do Battlefield 4 era bem debatido nos fóruns e maioria resolvia o problema atualizando o windows e adicionado mais 4GB de ram. Testes anteriores mostraram que não há grande diferença de frames entre os Windows 7, 8 e 10, mas que o 8 e o 10 são mais estáveis para jogos é fato.

Eu vou discordar de uma coisa.... Eu  já testei o windows  10240 na minha maquina( Notebook Avell I7 3630qm + GF GT650m) ...Mas todos os games que testei, alguns antigos e alguns mais novos( na verdade os mais novos são de 2013) ,  em todos os casos esses mesmos games rodaram mais lento no 10 do que no 7 ...... Mas o 10 ainda está um pouco melhor que o 8.1....

HMeira, obrigado pelo comentário!

A lógica em usar o windows 7 pode ser explicada aqui:

http://store.steampowered.com/hwsurvey

A maior parte dos usuários da Steam ainda usa Windows 7. O 8 não pegou e o 10 está muito recente ainda.

Quanto ao BF4, aqui rodou muito bem com 4 GiB.

Já a atualização "grátis" do windows 10 é complicada, já tentamos fazer aqui e não funcionou, usando uma mídia com uma instalação "limpa" ele não reconhece a chave original do windows 7 que temos, e tentando fazer por meio do Windows Update ficou mais de um dia instalando para no final dizer que houve um erro e o windows 10 não pôde ser instalado.

Mas vamos seguir tentando pois sabemos que em breve vamos ter de passar a utilizar windows 10 nos testes.

 

Era só fazer o update para win 10 usando o Media creator tool da M$ ..... Nem precisa atualizar o windows 7 pelo windows update.... Ele só precisa estar ativado corretamente... Depois de atualizado para o 10 e ativado.... Era só formatar e fazer a instalação limpa , pulando as  2 etapas onde pede a key durante a instalação... Eu fiz desse jeito e foi de boa... O único problema  que a licença vai ficar atrelada a placa mãe, ai se a placa mãe morrer, bau bau Licença.... E se passar dos 30 dias,  não da para voltar para do windows anterior  com a licença antiga. ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Só esclarecendo que em algum momento teremos de migrar nossos testes para o Windows 10 por causa do DirectX 12. No momento, porém, como o Rafael Coelho explicou, estamos tendo problemas com o Windows 10, e pelo o que estamos acompanhando aqui no fórum, não estamos sós... Então é questão de aguardarmos um pouco até o Windows 10 estar um pouco mais "maduro" por assim dizer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só esclarecendo que em algum momento teremos de migrar nossos testes para o Windows 10 por causa do DirectX 12. No momento, porém, como o Rafael Coelho explicou, estamos tendo problemas com o Windows 10, e pelo o que estamos acompanhando aqui no fórum, não estamos sós... Então é questão de aguardarmos um pouco até o Windows 10 estar um pouco mais "maduro" por assim dizer.

Concordo plenamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba...

Parece que com 8 GiB tivemos os piores resultados... acho que vou devolver o pente de 4 GiB que comprei 15 dias atrás e voltar a usar 4 GiB! happy-053_zpsd27e8bd8.gif

Brincadeira à parte, o texto final ("Conclusões") é bastante claro e não deixa dúvidas sobre o assunto tratado neste teste. Eu adoro testes como este (que eu costumo chamar de "Quebrando mitos"), porque fazem a gente repensar e rever conclusões que antes tínhamos como certas. Tomara que venham mais! :)

 

Posso acrescentar uma informação sobre este assunto: se a máquina utilizar uma APU (processador da AMD com vídeo integrado), usar mais memória faz toda a diferença. Digo isto porque tempos atrás indiquei máquinas com essa configuração (APUs) para 2 amigos. Ambos compraram processadores/placas-mãe diferentes, mas com os mesmos 4 GiB de RAM. Tempos depois, ambos compraram um segundo pente, dobrando a capacidade. A reação de ambos foi a mesma: "a máquina melhorou muito nos jogos!"

 

Parabéns e obrigado, @Rafael Coelho! thumbsup.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...