Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência de thevenin


c3po2

Posts recomendados

Boa tarde (embora esteja no finalzinho rs)! Não estou entendendo como se calcula a resistência de thevenin. Aliás eu sei, mas não entendo o porque, já que para acha a resistência de thevenin, dou um curto nas fontes. Se não há fonte não faz sentido medir a resistência! No caso seria infinita, pois não permite passagem de corrente de A a B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo,

 

O porquê é deduzido no cálculo matricial abaixo :

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Th%C3%A9venin

 

voce prefere ficar toda hora fazendo esse cálculo das malhas, ou simplificar usando o corolário do teorema ?????

 

Eu sempre usei os modelos de Thevenin e de Norton. Facilitam muito os cálculos.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo

 

 

 

A resistência elétrica é uma propriedade de um material linear e independe da tensão ou da corrente aplicada. Quando as fontes são desativadas para encontrar a resistência de Thévenin, a ideia é que elas não influenciem na determinação do que é de fato a resistência equivalente de Thévenin F5Rua4D.gif.

 

 

 

É como medir a resistência de um resistor prático com um ohmímetro. Nunca se pode fazer esse tipo de medição em um circuito energizado por fontes, pois isso provoca distorções no valor lido pelo instrumento.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo,

 

Não interprete errado...  pode deixar a fonte, com tensão=0 , e resistência interna nula, ou seja, 0 .

 

Reparou que isso equivale a um curto-circuito na fonte ????

 

Se voce RETIRAR  a fonte, o circuito ficará em aberto ! Isso muda a topologia do circuito e altera todos os cálculos !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok agora entendi. A resistência é uma propriedade do material como @rjjj disse e é como se estivesse uma fonte, porém com tensão zero e resistência interna nula como @aphawk disse. Mas em relação a este último eu quis dizer se eu remover a fonte irei dar um curto, isso que quis dizer, e não remover tudo (deixar só o fio). E onde há fonte com tensão=0??? No caso deve ter acabado a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo,

 

Sim, se voce remover a fonte, e deixar um curto no lugar dela, vai conseguir ver a resistência correta a partir da extremidade.

 

A fonte com tensão = 0 existe...  só depende da descarga das baterias e dos elementos de que ela é feita. Mas quase sempre a tensão muito baixa ou nula será acompanhada de uma aumento gigantesco da resistência interna da bateria.

 

O que importa é que esse truque do teorema de Thevenin é muito mais simples do que ficar resolvendo um monte de equações de malha !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!