Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microcontroladores Disponíveis no Mercado


Visitante

Posts recomendados

Pessoal, acho muito interessante os micros da Freescale, inclusive já trabalhei com eles, agora tem as versões do Kinetis mais atraente ainda, mas sinceramente... Porque usar em algum projeto bacana se não tem onde compra-lo? Na verdade tem, mas não há um acesso fácil para aquisição de amostras e menores quantidades. Acho atraente a forma de trabalho da plataforma eclipse.

 

Então, os senhores que estão no ramo a tempo poderiam fazer indicações? Será que só existem mesmo nos comércios os PICs e AVRs? Existe um compilador legal como do code warrior para os AVRs por exemplo? Aquela janela de programação do arduino é ridícula, onde estão as opções?

 

Quais microcontroladores hoje em dia trabalham por volta de 48Mhz em 32bits? Sugestões? Onde compra-los?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@"],

 

Realmente temos muitos poucos modelos nessa sua faixa, que é 32 bits a 48 Mhz. E Freescale é mosca branca, qualquer modelo é complicado.

 

Sugiro voce comprar algum ARM, na China mesmo tem algumas placas de desenvolvimento com clocks bem superiores e com uma performance absurda, e com baixo custo.

 

Mas tenho uma observação : é muito raro ser necessário o uso de um microcontrolador de 32 bits. Eu mesmo nunca precisei de nada acima de 8 bits ...... e a tendência mundial é usar um DSP quando a coisa complica !

 

Sobre compiladores do tipo Codewarrior, não pode ser feito algo pareçido para os Avrs, pois existe uma gama enorme de modelos, entre Atmega e Attiny e AtXmega, com muitas opções diferentes tanto de periféricos como de funcionamento de periféricos, e isso complica muito a padronização de funções.

 

Se quiser usar alguma opção de microcontrolador com bom desempenho, pode usar um AVR de 8 bits, tipo um Atmega1284P, roda a 20 Mhz mas tem uma performance equivalente à de um Pic rodando a 80 Mhz.

Com 16K de SRAM, e 128K de Flash para programas, 40 pinos em DIP, uma boa quantidade de periféricos, e se encontra aqui mesmo na Farnell na faixa de R$ 36,00 .

 

Sobre compiladores, tem um monte para os AVR's. Eu uso um compilador Basic que me facilita muito a programação, e se precisar de performance absurda, quando tenho de "contar" ciclos de máquina, misturo Assembly nas partes mais críticas. Bem superior à IDE do Arduíno.....

 

Fico sem mais opções para te passar, meu amigo, estamos em um País que se acostumou a comprar tudo pronto da China... ninguém mais quer montar nada aqui, então não precisa ter distribuidores de componentes com muita opção .... tanto que quase todas já se foram, e a maior que sobrou vai encerrar as atividades ainda este ano.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@"],

 

 .... tanto que quase todas já se foram, e a maior que sobrou vai encerrar as atividades ainda este ano.

 

Paulo

@aphawk

Pra mim até a farnell já tá parando. Se comparar a variedade de componentes que tinha disponível há 5 anos, o que tem hoje não chega a 20%.

Eu pretendia comprar uns xmegas que tinha lá antes, agora não vejo há anos.

Já comprou aqui?

http://br.rsdelivers.com/catalogue/search.aspx?query=atxmega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...