Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Muitas partições, quais remover


Posts recomendados

Vou inserir uma introdução que possa, talvez, facilitar uma resposta, mas se alguém não tiver com paciência para ler, pula para "A Dúvida".

 

Seguinte,

Tive um problema no meu HD que acusava estar corrompido  e por tanto eu não conseguia nem liga-lo.
Isso ocorreu após uma queda de certa altura, do meu notebook Asus x550ca.
A fim de resolver o problema eu, ingenuamente, tentei recuperar o sistema, mas não foi possível, a interface não abria.
Mantendo a postura leiga, busquei formatar largando mão de todos os dados. Agradeço aos céus não ter conseguido.

E por fim, tentei instalar outro sistema operacional. O Windows 8. Afinal, meu antigo era uma outra versão deste, só que de fábrica.
Pareceu funcionar, mas ainda não consegui ligar o sistema, apenas abrir a interface de restauração. Senti como um progresso e instalei uma versão mais atualizada, o Windows 8.1.

E bradei de alegria quando vi que mesmo instalando ele em cima do outro, os meus dados foram mantidos de forma misteriosa. 

Mas aí quando vou conferir as partições do meu HD de 500Gb, surgiu

 

A dúvida:

Meu HD se encontra com 7 partições.

Eu formatei a partição que havia instalado windows 8 e exclui o sistema operacional e assim ficou a lista:

 

 

Partição No. - Tipo - Tamanho - Deslocamento
-------------  ----------------  -------  ------------
Partição 1 - Sistema  - 300 MB - 1024 KB
Partição 2 - Recuperação - 900 MB - 301 MB
Partição 3 - Reservado  - 128 MB - 1201 MB
Partição 4 - Primário (Formatado e removido o sistema operacional) - 185 GB - 1329 MB
Partição 5 - Recuperação - 450 MB - 187 GB
Partição 6 - Primário (sistema atual) - 258 GB - 187 GB
Partição 7 -  Recuperação - 20 GB - 445 GB
---------------------------------------------------------------------------

Estou ciente que as partições de recuperação, são para restaurar o sistema. Possuem 3 para recuperar, sendo uma delas de 20Gb.

O que eu quero saber é quais eu posso remover, em que eu posso mexer, de modo a simplificar e otimizar o espaço do HD e usar o máximo possível dos 500Gb. 
Não entendo também o que é o deslocamento e como lidar com ele, gostaria dessa informação.

Estou enviando um print em anexo.

Agradeço a colaboração, desde já.

post-783520-0-98052200-1443834055_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

restaurar o sistema ao padrão de fábrica é importante/essencial para você ?? és dramático ?

 

Meu Ultrabook que havia chegado com windows 8.... com poucos dias de uso detonei/exclui todas as partições e instalei o Linux...

 

então "particularmente falando" eu excluiria todas as partições.... depois recriaria as mesmas.

 

Geralmente o baśico são duas., uma para o S.O( Windows) e outra para Backups.... ( mas depende de como o usuário gosta de configurar o seu sistema)

 

* só não sei se o Windows continuará sendo considerado como original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando instalas no mesmo hd ou partição, um sistema operacional onde ja havia outro sistema windows, este mantém a pasta windows e renomeia para windows.old onde voce pode acessar seus arquivos, mas precisa alterar as permissões dos arquivos.

Quanto a partição de recuperação, se voce formatou ou deu algum pau no sistema, os vínculos do windows que acionam a partição de recuperação podem ter sido perdidos.

voce criou a midia de recuperação como sugerido pelo fabricante?

O ideal é ter apenas duas partições, sendo uma de 60 Gb para o sistema e o restante do disco para arquivos de modo que nunca perderás um arquivo por formatação ou por outro motivo qualquer, mas para isso tem que salvar seus dados no disco D.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mychell Marinho.

 

Concordo com o que os colegas acima responderam. 

 

Sua vida vai fica bem mais fácil se você criou a midia de recuperação.

 

Em todo o caso, faça um backup de seus arquivos, na verdade recomendo duas cópias para os arquivos mais importantes. 

 

Sugiro fazer um diagnóstico de seu HD para saber em que condição ele está, já que ele caiu de uma certa altura. Você pode usar o programa de diagnóstico do fabricante de seu HD, ou outro que você prefira mais. 

 

Quanto as partições do seu HD, eu faria zero-fill no HD e instalava tudo de novo. Mas tem a questão da licença como o Manjaro falou.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

restaurar o sistema ao padrão de fábrica é importante/essencial para você ?? és dramático ?

 

Meu Ultrabook que havia chegado com windows 8.... com poucos dias de uso detonei/exclui todas as partições e instalei o Linux...

 

então "particularmente falando" eu excluiria todas as partições.... depois recriaria as mesmas.

 

Geralmente o baśico são duas., uma para o S.O( Windows) e outra para Backups.... ( mas depende de como o usuário gosta de configurar o seu sistema)

 

* só não sei se o Windows continuará sendo considerado como original.

 

Se voce cria a mida de recuperação (dvds), formatar inclusive deletando a partição recovery, dá para instalar o sistema pelos dvds e ficará original, falo isso porque já fiz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...