Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desligando sozinho ?


Posts recomendados

Ola, pessoal, sou novo tanto em fóruns, estou aqui por indicação, então se estou incluindo esse tópico em um local errado me avisem ou me ajudem e paciência hehe :) .

Seguinte. Estou com um pc novo, nenhum problema com excesso de temperatura, peças High end outras em meio termo. O problema são 3.:
1- Minha VGA esta dando gargalo, ex: Jogos como MGSV : the phanton pain tenho q diminuir gráficos pra ter desempenho no jogo senão puuuf desliga, o mesmo ocorre no BF4 se deixo no ultra ele vai rodando liso porém até chegar em um cenario destrutivo o pc desliga.
2- O Pc simplesmente desliga quando ele fica em sobre carga, ex: rodando Youtube, facebook, alguns programas, BF4 ou quais quer jogos atuais.
Detalhe, controle de tensão estáveis, ventilação boa e temperatura no normal.
3- Muitos e frequentes erros no sistema, ex: tela azul, ele aponta erro de memoria, e de outros hardwares. Eu instalei primeiro o win10 e foi IMPOSSIVEL utiliza-lo erros constantes de dll, logs que até lucifer nao entendia. Até se conformar e instalar win7ultimate, rodou liso por uns 2 dias e começou, tela azul da morte, desligamento de pc, pelo menos as incompatibilidades que estava dando no win10 algumas foram corrigidas no win7 porém q notei é que o no win10 eu tinha de memoria grafica cerca de 13700 e com o win7 ele foi pra 8600 tipo utilzou na onde sa coisa ? Enfim, eu não sei o que fazer mais...Mas ai que esta você deve estar se perguntando, essa config do cara deve ser uma *****...

Detalhes: 
1- Antes de montar com peças semi novas com as novas, levei as antigas em uma assistencia tecnica para ver se estavam tudo ok, e estavam segundo o tecnico, elas são : mem., fonte e processador.
 

Config.: Case: CoolerMaster Haf XB EVO, MB: MSI 970 gaming, CPU: Phenom II x6 1100T. VGA: MSI R9 390x OC. Mem.: Corsair Vengeance 8Gb 2x4 1600Mhz, Fonte: Satellite 1000W. HD: Samsung SSD 580 EVO 120Gb, HDD: Samsung 300Gb e outro Seagate: 2 Tb. SATA3. Watercooler: Raijintek Triton.
Log de temperaturas: CPU: 20 a 35ºC | VGA: 40 a 72ºC | MB: 20 a 30ºC...Programas utilizados CPUZ, HWmonitor, MSI Afterburner, MSI Gaming App. 3Dmark.


Se alguém puder me dizer o que é...as peças que são novas não tem 1 mês de uso. Uma luz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, apenas o SSD é novo os outros tem cerca de 1 ano, mas estão ok, mas não é certeza também estou achando que podem ser eles, ou algum deles, já fiz teste de memoria pelo windows e ele nao aponta nada, ja passei alcool isopropilico e tirei e testei em outros slots, a pasta termica pesquisei e disseram q era boa, e de qual quer forma as temperaturas estão ok. E esqueci de mencionar como funciona o desligamento, o pc simplesmente desliga como se existisse um excesso de energia( minha fonte tem energy securit) e o led do power do gabinete fica piscando e ele só liga se eu desligar a fonte manualmente e ligar no botão power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as temperaturas exatas? Pois sendo esse phenon um processador antigo, a temperatura máxima dele é uns 70graus ou até menos.


AS vezes tem que avaliar a temperatura durante o jogo. ai você vai olhando e espera desligar.

Ou esses 30 graus são em full load?? o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então essas são as temperaturas exatas da que passei, Normal ele fica entre 20 e 25ºC , no full ele usa de 30 a 35ºC  causa disso é por eu usar o watercooler. O unico que consome energia e temperatura alta é a VGA que varia de 40, aos 60ºC ela liga os cooler por sua função Frozr , e quando chega a 70ºC o pc desliga mas andei pesquisando e é normal ela chegar até isso anormal seria passar de 80ºC.


Eu não faço uso de estabilizadores apenas filtro de linha, porém ja deixei a fonte ligada direto na toma e veio acontecer o mesmo caso. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Pode postar uma foto do rótulo da sua fonte?? Talvez, seja ela o problema.. Não por falta de potência, mas pelo projeto dela..

Eu estou sem celular ou camera mas posso tentar achar na internet alguma especificação.

testa outro, talvez os 2 não estejam funcionando, no meu caso o pc funcionava normalmente com os 2 pentes mas o colocar a placa de video o problema de tela azul sempre acontecia, dai  removendo eles e testando vi q 1 estava com problema.

Irei fazer Isso Gustavo, estou no meu trabalho assim que chegar em casa irei testar e postar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pessoal agradeço a todos que esta me ajudando, nesta noite fiz uma bateria de testes no pc, revisei tudo, e li e reli foruns, e achei algo interessante nesta manhã e resolvi fazer no meu, por mais besta que pode ser, li sobre que componentes controladores podem fazer o acaso que esta acontecendo, onde eu li se referia de controlador da network e do Audio, então abri o gerenciador de componentes do meu windows e lá tinha dois controladores de audio, um da AMD e outro da Realtek, desabilitei o da realtek mas fiquei sem som, mas isso foi porque meu monitor tem saída de audio e comunicação com a VGA, então desabilitei o AMD e habilitei o Realtek e a principio....nada de certeza ainda, o problema de desligamento foi sanado, pois fiz uns overclocks e rodei 3Dmark, e usei um pouco do MSI Gaming App, vou mandar os prints...nele testei o modo Gaming e o modo Silenti e foi... deu uns "pau" na VGA. Porém não consegui rodar o memtest ainda tive contratempos e erro no windows ainda acontece o que tem mais frequência é o 'system_service_exception' ...assim que resolver os contratempos irei publicar se sanei o problema de desligamento inesperado do pc ou não assim que rodar jogos pesados no ultra. Logo digo que ainda falta ser resolvido os outros problemas, mas esse era o que mais me incomodava

 

Eu só não sei porque as imagens estão em péssimas qualidades, se alguem souber ai me avise ou se esta dando pra ver no monitor de vocês. De um salve ae.

 

post-783135-0-05115100-1443601292_thumb.post-783135-0-21099100-1443601306_thumb.post-783135-0-80482800-1443601277_thumb.3DMark.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o teste que fiz não deu certo, porém agora acompanhei certinho, não é sobre carga de energia da vga nem super temperatura, ele desligou com 53C  e 68FPS, 305MHZ de core clock e 1050 MHZ de clock de memoria. O que fiz também foi passar o HD tune, e no Seagate o pc deu tela azul, e os jogos ficam inclusive no Seagate 2tb ...estou achando que pode ser o hard...Já que li que esse problema pode dar em HD também e como alguns já me disseram. Ainda estou em testes. Se alguem tiver mais alguma dica só falar, estarei grato e assim ajudar outros que tem o mesmo problema mas com processo diferentes.


@mention achei o rotulo aqui ... ta meio zuado a foto mas ve se essa serve.

post-783135-0-81411500-1443629984.jpg

post-783135-0-98709600-1443629992.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

O Windows avisa quando o HD está com problemas.. Perdi um Seagate recentemente, por velhice mesmo.. Mais de 5 anos de uso..

 

No HD Tune, veja a aba Health.. Se há algum alerta..

 

 

Sobre a fonte, é a mesma que vi.. 4 linhas de 20A.. TALVEZ, ela esteja desarmando.. Precisaria saber o que cada uma dessas linhas alimenta..

 

------------------------------------------------------------

 

Agora que notei que sua R9 390X é da MSI.. Essa placa tem um consumo astronômico

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/R9_390X_Gaming/28.html

 

Tenho quase certeza que é a fonte desarmando, por não suportar a exigência da VGA...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

O Windows avisa quando o HD está com problemas.. Perdi um Seagate recentemente, por velhice mesmo.. Mais de 5 anos de uso..

 

No HD Tune, veja a aba Health.. Se há algum alerta..

 

 

Sobre a fonte, é a mesma que vi.. 4 linhas de 20A.. TALVEZ, ela esteja desarmando.. Precisaria saber o que cada uma dessas linhas alimenta..

 

------------------------------------------------------------

 

Agora que notei que sua R9 390X é da MSI.. Essa placa tem um consumo astronômico

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/R9_390X_Gaming/28.html

 

Tenho quase certeza que é a fonte desarmando, por não suportar a exigência da VGA...

Cara valeu pela dica mas o que seria desarmar kkkk em parte de energias sou leigo na informatica :/ ...se puder dar um exemplo aii valeu abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara valeu pela dica mas o que seria desarmar kkkk em parte de energias sou leigo na informatica :/ ...se puder dar um exemplo aii valeu abraços 

Fontes de PC, principalmente essas com várias linhas de 12V, tem um mecanismo contra sobrecarga chamado SHUNT..

 

O SHUNT é como um disjuntor: se a corrente for maior que a especificação dele, o shunt desliga a fonte.. DESARMAR = DESLIGAR

 

 

Como sua placa de vídeo, consome uma quantidade generosa de energia, acho que um desses "disjuntores" da fonte, estão desarmando por sobrecarga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes de PC, principalmente essas com várias linhas de 12V, tem um mecanismo contra sobrecarga chamado SHUNT..

 

O SHUNT é como um disjuntor: se a corrente for maior que a especificação dele, o shunt desliga a fonte.. DESARMAR = DESLIGAR

 

 

Como sua placa de vídeo, consome uma quantidade generosa de energia, acho que um desses "disjuntores" da fonte, estão desarmando por sobrecarga..

aaah compreendi agora...mas então, ela tem conserto ? ou depende. Pois se essa fonte de 1000W não ta aguentando...uma mais que mil seria um grana grande pra ser gasto ou não é questão de Watts e sim porque o disjuntor esta bugado ou alguma coisa esta anormal...pois mandei no tecnico ela e ele disse q ta 100% mas nao sei se ele realmente testou...Tem alguma sugestão ?valeu pela resposta aee ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal passei aqui pra postar os ultimos testes de HD e memoria que fiz aqui...
1- Tirei o HD Seagate 2TB e testei só com SSD e o Samsung 200Gb SATA II
2-Rodei os app HD Tune e o Crystak Disk Info no SSD e esta tudo ok  fiz o mesmo para o Samsung e ambos app mostraram erros ...ainda não descobri como coloca anexo de fotos aqui...mas os logs são no HD tune é (C5)Current Pending Sector satus warnning e (C7)Interface CRC Error Count status atention... E quando rodei o Error scan ele apontou dois erros no começo em vermelho que no indice diz que é *vermelho=damage. E no Crystal Disk info apontou o mesmo erro (C5)... e diz alerta la em cima.
3- Depois que eu testar o Seagate farei o teste CHKDSK no windows  e logo a noite deixarei rodando uma das memorias no memtest.
...Foi mencionado para mim que minha fonte pode estar o(s) "disjuntores" "bugados" onde minha VGA necessita de muita energia e minha fonte da gargalo...eu testei os cabos que vão direto a VGA e no multimetro estão corretos. Então falta de energia não é ...se minha fonte esta dando gargalo ai não sei como testar...se alguem tiver uma dica ai. No mais, amanha mando o restante dos resultados.
Pra finalizar, como pensei, pra passar a cutscene do BF4 tive que fazer o mesmo que no MGSV, deixar os graficos no low e ele passou sem desligar o pc. Unico detalhe que desde de até agora o pc não apresentou desligamento ou falha na VGA exceto quando estava rodando o app FreshDiagnose e ele do nada bugou minha tela e tudo ficou de 800 X 600 e uma mensagem do windows dizer que não pode fazer tarefa tal...qual não me lembro agora, ou seja não sei agora qual programa ou qual foi a circunstancia do erro pois rodei os 3 app ao mesmo tempo. Enfim é isso...Abraço e agradeço ao pessoal que esta acompanhando.
 
post-783135-0-17214900-1443668853_thumb.
 
post-783135-0-90917000-1443668867_thumb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Você não entendeu a questão da fonte..

 

Sua fonte tem 4 linhas de 12 Volts.. Todas elas com um limite de 20A.. Ou seja - 20 * 12 = 240 Watts

 

Cada linha, alimenta uma parte específica do PC: uma alimenta CPU, outra placa de vídeo, outra periféricos, etc.. Nessa fontes, geralmente, funciona assim.. E aí, tem um problema: se uma única linha, ultrapassa os limites dela, a fonte toda desliga.. Isso NÃO é defeito.. É o comportamento esperado dela..

 

Como sua VGA tem um consumo muito alto, é possível que esteja ultrapassando esse limite.. Causando desligamentos.. O que você disse no começo do tópico, meio que bate com isso..

 

 

ex: Jogos como MGSV : the phanton pain tenho q diminuir gráficos pra ter desempenho no jogo senão puuuf desliga, o mesmo ocorre no BF4 se deixo no ultra ele vai rodando liso porém até chegar em um cenario destrutivo o pc desliga.

 

Gráficos "menores", menor uso da placa de vídeo, menor consumo..

 

Na verdade, uma fonte de 650 Watts, daria conta do seu PC.. Os 1000 Watts dessa fonte, são mais que suficientes.. A forma como toda essa potência é distribuída é que mata ela...

 

 

Pergunta: esse PC você já tinha e trocou algumas peças, certo? O que você já tinha e o que foi trocado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Você não entendeu a questão da fonte..

 

Sua fonte tem 4 linhas de 12 Volts.. Todas elas com um limite de 20A.. Ou seja - 20 * 12 = 240 Watts

 

Cada linha, alimenta uma parte específica do PC: uma alimenta CPU, outra placa de vídeo, outra periféricos, etc.. Nessa fontes, geralmente, funciona assim.. E aí, tem um problema: se uma única linha, ultrapassa os limites dela, a fonte toda desliga.. Isso NÃO é defeito.. É o comportamento esperado dela..

 

Como sua VGA tem um consumo muito alto, é possível que esteja ultrapassando esse limite.. Causando desligamentos.. O que você disse no começo do tópico, meio que bate com isso..

 

 

 

Gráficos "menores", menor uso da placa de vídeo, menor consumo..

 

Na verdade, uma fonte de 650 Watts, daria conta do seu PC.. Os 1000 Watts dessa fonte, são mais que suficientes.. A forma como toda essa potência é distribuída é que mata ela...

 

 

Pergunta: esse PC você já tinha e trocou algumas peças, certo? O que você já tinha e o que foi trocado?

Então, agora entendi melhor o que quis dizer, mas sobre a fonte ainda, tem como solucionar esse problema de distribuição errada ? o.O 

E sobre o que você me perguntou, Esse pc que eu tenho é novo mas não todas as peças, apenas MB, VGA, Watercooler,SSD e o gabinete, do meu pc antigo reaproveitei a Fonte, CPU, Memórias, os 2 HDs e só. Eu faço uso de cabos extensores para a VGA também, a marca é NZXT. ...Um detalhe é que rodei o memtest e uma das memórias ficou com mais de 30 mil erros, como meu pc rodava com uma mem dessa ?  o.O; Porém a outra ficou tudo ok com todos os testes. Enfim, rodei o BF4no ultra e ficou de boa porém sinto que minha VGA esta engasgando que até então algumas cutscenes ele da uma travada, então quero ver mais a respeito sobre o que você esta falando, pois tem mt haver tudo o que disse. Pra especificar melhor, a fonte esta alimentando 2 HD, 1 SSD que fica em um painel q passa energia, minha cpu, minha VGA, e dois leitores de CDR/DVD, mais dois coolers pequenos de 80mm pra refrigerar os HDs, um atras de 120 para tirar o Ar, um Grande de 300mm eu acho da NZXT pra jogar ar, e 3 coolers de 120 pro watercooler, e dois deles estão ventilando no maximo. Acho que só isso. Acho que é de grande interesse passar essas informações,

aahh esqueci de perguntar...Essa travada no BF4 é por falta de memoria ? o.O pois o requisito adequado é 8GB e eu estou usando só 4GB ou é na VGA mesmo ?...enfim...A todos agradeço por responder a este post. valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Sobre a fonte, você teria de refazer o projeto da mesma.. Mais sensato seria comprar outra..

 

Sobre a memória, roda normal mesmo.. O problema acontece, quando algum setor defeituoso é usado.. Aí, a maquina trava, geralmente.. 4GB pra Games é pouco...

 

 

Você ainda tem as peças do PC antigo? A ideia seria testar o PC, peça por peça, pra ver aonde até onde ele vai, sem bugar.. Ou uma VGA mais simples, pra manter o consumo baixo e evitar algum desligamento da fonte, caso ela mesmo seja o problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Sobre a fonte, você teria de refazer o projeto da mesma.. Mais sensato seria comprar outra..

 

Sobre a memória, roda normal mesmo.. O problema acontece, quando algum setor defeituoso é usado.. Aí, a maquina trava, geralmente.. 4GB pra Games é pouco...

 

 

Você ainda tem as peças do PC antigo? A ideia seria testar o PC, peça por peça, pra ver aonde até onde ele vai, sem bugar.. Ou uma VGA mais simples, pra manter o consumo baixo e evitar algum desligamento da fonte, caso ela mesmo seja o problema..

Então...não tenho mais as peças antigas minha MB condenou e minha VGA queimou. Então só essas mesmo...tenho um amigo q tem uma thermaltake vou ver com ele pelo menos pra testar a fonte se eu conseguir mais uma memo eu posto os testes aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

Sobre a fonte, você teria de refazer o projeto da mesma.. Mais sensato seria comprar outra..

 

Sobre a memória, roda normal mesmo.. O problema acontece, quando algum setor defeituoso é usado.. Aí, a maquina trava, geralmente.. 4GB pra Games é pouco...

 

 

Você ainda tem as peças do PC antigo? A ideia seria testar o PC, peça por peça, pra ver aonde até onde ele vai, sem bugar.. Ou uma VGA mais simples, pra manter o consumo baixo e evitar algum desligamento da fonte, caso ela mesmo seja o problema..

Então brow, primeiramente obrigado por me acompanhar aii...se possivel quero add o pessoal q esta me ajudando pra quando precisar de novo ou alguem precisar de ajuda...vocês são os manjadores hehe...Enfim... até agora eu fiz o seguinte, rodei o diagnostico de memo. do win, e o memtest, e ambos acusaram erro em uma das minhas memórias, no memtest tinha mais de 30mil erros, enfim tirei e testei a outra e ficou ok, tirei o HD samsung antigo q tinha os dois erros mencionados acima, e por enquanto ele parou de dar erro no sistema, no fim, fiquei apenas com 4gb de 1600mhz, rodei o BF4 no talo, só senti alguns delays de renderização em algumas fases, e algumas engasgadas nas cutscenes. Achei q seria pela memo. por seu requisito ser 8gb...pensei em rodar a mesma fase que o pc desligava, e por fim ele ainda desligou, só que o diferente ele em sobre carga no jogo e com over...é que não da problema de desligamento quando faço over só quando jogo, quando faço over ele só da umas travadas e a tela as vezes da uma piscada e continua, a temperatura fica no normal até os 73°C maximo que ele foi até hoje, e só alguns fragmentos quando faço over de 1100mhz em clock core e passo dos 1600Mhz clock memory ...isso falando em calculos do afterburner. Mas segundo meu amigo q é tecnico e outros foruns e como nosso amigo RS Faria disse...é a fonte que esta desarmando...vou tentar providenciar outra fonte até o mes que vem. a questão é que comprei sa ...de vga no PY, pois como viram moro na fronteira, e o prazo de troca é 1 mês. nem lembro quando comprei mas acho que ja venceu...se for a VGA mesmo. Sera que compensa consertar ? E o que to vedo todo mundo falando..meu driver nao é BETA, foi o ultimo lançado fora o BETA...nao me lembro qual é agora mas é o q tem la no site da MSI e da AMD. Enfim...segundo o q me falaram minha VGA gasta mt energia e minha fonte não da conta e desarma fazendo por segurança se desligar. Enfim...aaah pra também retificar, quando coloco no low, o pc nao desliga...e no multiplay ele nao desliga por mais pesado o mapa seja, ele só da um log no bf4 e diz "bf4.exe parou de funcionar" mas nao desliga...porém as vezes até com graficos no médio ou low ele as vezes aparece esse erro...mas nem sempre e detalhe...o BF3 não roda no meu pc...ele nem liga só vai no battlelog e não entra no mult nem no camp. ele abre e na hora da "bf3.exe parou de funcionar" ja rodei o verificador de arquivos, ja fiz de tudo e todo conteudo que acho no YT e foruns não ajuda com esse problema...enfim é só pra complementar...vai que alguem mata a charada ai hehe valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson
 
O que aconteceu com a tecla Enter do seu teclado?? Dureza ler isso aí.. o.O
 
Pelo o que entendi, uma RAM sua está com problema, bem como, um HD.. OK
 
Não entendi quem tá batendo em 73ºC, mas vi que você está fazendo over na VGA, o que está gerando artefatos.. Isso é uma PÉSSIMA ideia..
 
Seus jogos são originais??
 
 
@Math.Pi
@NASCARBR
@gustavodbg

 

Alguma ajuda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sr.watson

 

O que aconteceu com a tecla Enter do seu teclado?? Dureza ler isso aí.. o.O

 

Pelo o que entendi, uma RAM sua está com problema, bem como, um HD.. OK

 

Não entendi quem tá batendo em 73ºC, mas vi que você está fazendo over na VGA, o que está gerando artefatos.. Isso é uma PÉSSIMA ideia..

 

Seus jogos são originais??

 

 

@Math.Pi

@NASCARBR

@gustavodbg

 

Alguma ajuda??

Ue estou falando da VGA então claro que os 73 é dela, enfim, meus jogos é todos originais, eu fiz o over para testar se é o problema na vga ou na fonte mesmo. Bom...fiz a compra de uma fonte agora EVGA 600B acho q é o suficiente. Eu vou parar de usar o pc até que a fonte chegue. Ai posto o que rolou. E sobre o texto...uma que é complicado explicar em palavras e outra que estou no meu trabalho então não posso dar total atenção ao texto, preciso atender o cliente e digitar rápido. Se estiver com alguma duvida só postar a pergunta e eu respondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...