Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma soma que contenha asterisco?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Tenho o seguinte problema!

 

DIAS       1      2       3      4      5       TOTAL

JAN        C      *        F      *      C          ?

 

C = compareceu

*  = folga

F = falta

 

preciso fazer o total, onde o "C" e o "*" devem ser somados e o "F" subtraído. Porém, em relação ao asterisco eu não consigo dar um valor para que ele seja somado e tenha o mesmo valor de 1.

 

tenho a seguinte fórmula ---- =CONT.SE(B2:F2;"C")+CONT.SE(B2:F2;" *")-CONT.SE(B2:F2;"F"), que representa a tabela acima. Mas no caso do asterisco ele não soma.

 

Alguém pode me ajudar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osvaldo, o que exatamente o "~" faz nessa jogada?

 

Há dois caracteres utilizados no Excel como curingas: o asterisco (*) e o ponto de interrogação (?). O primeiro é utilizado para representar qualquer quantidade de qualquer caracter e o segundo é utilizado para representar apenas um caracter qualquer.

 

Então a fórmula =CONT.SE(B2:F2;"*") irá contar as células que contenham qualquer quantidade de qualquer caracter pois o asterisco é usado como curinga. Ou seja, conta todas as células não vazias.

 

No caso acima ele quer contar as células que contenham um e somente um asterisco, aí é preciso informar ao Excel para contar somente as células com um e somente um asterisco em lugar de contar as células com outros caracteres. Essa informação é dada pela presença do til (~).

 

De forma idêntica se quiser localizar/contar células que contenham o ponto de interrogação em lugar de localizar/contar células que contenham apenas um caracter qualquer, usa-se ~?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há dois caracteres utilizados no Excel como curingas: o asterisco (*) e o ponto de interrogação (?). O primeiro é utilizado para representar qualquer quantidade de qualquer caracter e o segundo é utilizado para representar apenas um caracter qualquer.

 

Então a fórmula =CONT.SE(B2:F2;"*") irá contar as células que contenham qualquer quantidade de qualquer caracter pois o asterisco é usado como curinga. Ou seja, conta todas as células não vazias.

 

No caso acima ele quer contar as células que contenham um e somente um asterisco, aí é preciso informar ao Excel para contar somente as células com um e somente um asterisco em lugar de contar as células com outros caracteres. Essa informação é dada pela presença do til (~).

 

De forma idêntica se quiser localizar/contar células que contenham o ponto de interrogação em lugar de localizar/contar células que contenham apenas um caracter qualquer, usa-se ~?

Muito obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...