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Ramais VOIP


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Boa tarde....

 

Trabalho em uma secretaria de educação de uma município que possue internet por rádio frequencia em todas as 46 unidades escolares

 

 

A empresa trabalha com Mikrotik e temos ramais voip em todas as unidades.

 

Primeira pergunta: a empresa me informou que só tem como disponibilizar no máximo 2 ramais voip por unidade, até aí tudo bem, contudo na secretaria de educação tenho vários departamentos que recebem ligações e precisaria de no mínimo 5 ramais, é possível a empresa configurar mais ramais voip para a secretaria de educação?

 

Segunda pergunta: seria possível eu configurar um PABX IP Asterisk recebendo somente estes dois ramais e fazer com que ao receber as ligações o usuário escolha em qual ramal interno quer falar? Seria este número de dois ramais ip insuficiente?

 

 

 

 

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Cada ramal VoIP consome banda (Kbits/s) do rádio instalado na unidade.Dependendo do padrão que foi adotado no VoIP esse consumo pode ser de 80 - 100 Kbit/s para cada ramal.  Aumentar a quantidade de ramais sem aumentar a velocidade do link vai deixar a internet lenta ou o VoIP funcionando mal.

 

Ou seja, a empresa pode aumentar o número de ramais, mas vai precisar aumentar o link de rádio. E deve aumentar o custo, depende do contrato que foi feito.

 

É possível com um pabx comum ou Asterisk, mas de todo modo a quantidade de chamadas externas simultâneas fica limitada pelo número de ramais de saída existentes. Mas não é recomendado colocar esses pabx isolados, que chamamos de ilhas. O indicado é aumentar o número de ramais mesmo.

 

Será que no projeto do sistema não consideraram que a secretaria de educação precisaria de mais ramais?

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Recentemente estava vendo um vídeo onde o autor falava que o consumo do voip é menor que 56 kbps o que nos favorecia pois temos 7mb de link.

 

Utilizamos os aparelhos ATA gkm 2210t da Intelbras.

 

 

Quanto ao projeto de implantação, não foi considerado o uso da tecnologia. Descobri conversando com o engenheiro da empresa que havia os ramais e recentemente resolvemos colocar em funcionamento.

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Recentemente estava vendo um vídeo onde o autor falava que o consumo do voip é menor que 56 kbps o que nos favorecia pois temos 7mb de link.

Como eu disse o consumo de banda depende do tipo de codec (um parâmetro técnico) que foi configurado na rede. Não sei a que codec esse vídeo está se referindo. Pesquise 'calculadora VoIP' no google para entender melhor.

 

A rede precisa ser corretamente configurada para que o VoIP funcione bem. É recomendado 'reservar' banda para o VoIP senão o uso de internet pelos usuários consome praticamente toda a banda disponível e o VoIP não funcionará.

 

Quanto ao projeto de implantação, não foi considerado o uso da tecnologia. Descobri conversando com o engenheiro da empresa que havia os ramais e recentemente resolvemos colocar em funcionamento.

 

Se o VoIP não foi considerado é pouco provável que vá funcionar bem, num padrão corporativo. Converse com o engenheiro sobre que adequação precisaria ser feita.

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