Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O conversor/gravador "USB to Serial" mais genérico


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou tentando escolher o conversor de melhor custo benefício. Objetivo gravar pelo menos ESP8266 e ATTiny. Pergunto-me:

 

1) Arduino Nano pode ser tão ISP quanto Arduino Uno?

 

2) Quais são as reais desvantagens de um conversor baseado no CH340?

 

3) Porque somente tutoriais mais antigos falam em "conversor UART". O que é?

 

4) Arduino como ISP também pode gravar PIC, não é? Ou outra montagem de Arduino pode?

 

5) Será que algum módulo ESP8266 já pode ser usado como gravador?

 

Nota: uso Arch Linux como sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sou praticamente leigo. Totalmente sem experiência. Por isso pergunto. Em que um módulo FTDI é diferente e melhor do que ele? E por que somente módulos mais antigos eram referidos com o termo "UART"?

Agora eu te pergunto:

Está preparado pra entrar neste mundo?

O titio google pode responder a maioria da enhuma instituição de ensino.

Desculpe!suas dúvidas.

Estamos dispostos a ajudar, mas aquinõo é n

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK, eu compreendo. Curto a franqueza. Apesar de eu pensar diferente.

 

Ninguém sinta-se pressionado a ensinar-me. Meu pensar diferente é no seguinte: tudo aqui é público, compartilhado e para o crescimento de todos participantes, ativos e passivos.

 

Agora eu preciso imaginar qual é o seu propósito no fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Como todo Fórum, pressupões-se que quem faz a pergunta está capacitado para entender a resposta ! Digo, saber se ela resolveu o seu problema ou a sua dúvida. Mas se a resposta lhe deu ainda mais dúvidas, começa a dificultar bastante, pois serão necessárias mais respostas, e justamente por causa da falta de fundamentos básicos.

 

Não entenda isto como uma discriminação, é que sempre imaginamos que quem quer participar de um tópico sobre microcontroladores, que aqui conta com vários membros experientes com projetos avançados, não é um leigo, entendeu ?

 

Se voce não começar a entender bem com a Eletrônica Básica, com transistores, diodos, resistores, capacitores, bobinas de RF, etc, fica muito mais difícil querer fazer projetos com microcontroladores, porque SEMPRE voce vai precisar ter um background para pegar as nossas respostas e tocar em frente, certo ?

 

O mesmo pode-se dizer em fundamentos de microcontroladores, como Clock, CPU, SRAM, EEPROM, TIMERS, PWM, SERIAL, I2C, SPI, ICSP, RF, eu pelo menos sempre imagino que eu posso falar livremente sobre isto tudo, pois é o mínimo que alguém que pretenda mesmo aprender como usar algum microcontrolador em seu projeto deve saber. Nem vou imaginar que essa pessoa não tenha conhecimento sobre Fonte de alimentação, ou sobre como medir tensão ou corrente, isso tudo é uma obrigação para todos.

 

Sem este pré-conhecimento, voce nunca vai conseguir fazer um projeto sózinho, vai sempre depender dos outros !

 

Se voce me acompanha desde que entrei aqui no Fórum, eu sempre digo que o que quero é que o querelante aprenda a pescar sózinho, sem a minha presença, claro que posso ensinar algum detalhe sobre o tipo de peixe, qual a linha mais adequada, iscas, mas ainda assim eu imagino que voce já tenha ido pescar algumas vezes e não conseguiu pescar por falta de alguma orientação ! Como vou ensinar a uma pessoa a pegar um Pintado de 18 Kgr se ela só pescou tilápias a vida toda ???? É muito trabalho, prefiro que ela aprenda com outros a pescar outros peixes, depois aprender a pescar peixes de couro maiores, pegar uns de pelo menos uns 5 Kgrs, aí já sei que posso ensionar os truques que essa pessoa vai conseguir me acompanhar.

 

Várias perguntas que voce faz já foram respondidas em outros tópicos, e alguns inclusive foram respondidas para voce mesmo !

 

O fato de ser práticamente  leigo vai te atrapalhar, pois estamos aqui para ensinar a usar os componentes mais avançados, que sempre envolvem programação.

 

E repare que todas as respostas para essas perguntas mais "leigas" são encontradas fácilmente no Google, como voce mesmo já percebeu citando sobre os tutoriais mais antigos... Uma simples pesquisa para as palavras  "O QUE É UART ?" logo de cara aparecem vários tópicos explicativos com um conteúdo bem simples. 

 

Mas aí que vem o problema :  se voce não faz a mínima ideia do que é uma comunicação serial, não vai lhe adiantar de nada a leitura, e claro, por falta de fundamentos básicos !

 

 

Sobre a interface serial, que voce abriu este tópico, eu mesmo já te passei qual a melhor opção, lá no tópico de Programação para Avrs.

 

Sobre a gravadora, eu mesmo também te indiquei a compra de um USBASP.

 

Existem algumas diferenças técnicas entre os módulos. Não quer dizer que um módulo com conversor da FTDI seja mais adequadno que um módulo com FT232R, ou outro tipo , o que precisa ter, como já lhe expliquei naquele meu tópico sobre Projetos com AVR, é que ele tenha tensão selecionável entre 3,3 e 5 Volts. Precisa ter obrigatóriamente os pinos TX e RX, e com isto já dá para usar com o ESP8266.

 

Não vejo nenhum sentido em te explicar o porque um módulo pode ter os sinais DTR / RTS, pois voce não saberia o que é, e nem é necessário isto para o nosso tópico sobre ESP8266.

 

Não nos leve a mal, meu amigo, mas seria muito bom se voce não fosse "quase práticamente leigo" , iria nos acompanhar muito mais fácilmente, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sou leigo no sentido de não ter experiência, e de não ser profissional na área. Também não me considero hobbista, por ter questionamentos filosóficos que esfriam meus afetos para com tecnologia. Evidentemente, eu "não sou um leigo" — no sentido de ter aprendizado e exercício teórico autodidata. Sem falsa modéstia: talvez eu pergunte por muitos rudimentos, mas o que eu chego a afirmar é embasado. Tenho o fórum como canal de estudo, no sentido de nele obter as setas (entradas de índice) que apontam para o que aprofundar com autodidatismo. Um autodidatismo moderado, de quem lê, analisa e projeta (no papel ou no CAD); não um autodidatismo como o de vocês, bem mais profundo, de quem chega a experimentar muito mais e chega até a inventar coisas muito específicas. Cada pergunta do presente tópico pede por setas, não por aulas.
 

Se voce não começar a entender bem com a Eletrônica Básica, com transistores, diodos, resistores, capacitores, bobinas de RF, etc, fica muito mais difícil querer fazer projetos com microcontroladores, porque SEMPRE voce vai precisar ter um background para pegar as nossas respostas e tocar em frente, certo ?

 
Estou ciente disso. Já estava. Tenho a experiência de uma formação superior interrompida há quase 10 anos. Sempre gostei de observar as pedagogias, e sei que didática é construção em blocos. Por isso eu insisto: eu não quero aulas. O conhecimento que eu espero colher de um fórum basicamente consiste de brevíssimas resenhas para itens de sumário, num grande livro virtual de área do conhecimento. É assim que eu entendo a Internet. Os fóruns, diferentemente dos buscadores, tem uma inteligência humana processando a página de resultados...
 

eu pelo menos sempre imagino que eu posso falar livremente sobre isto tudo, pois é o mínimo que alguém que pretenda mesmo aprender como usar algum microcontrolador em seu projeto deve saber. Nem vou imaginar que essa pessoa não tenha conhecimento sobre Fonte de alimentação, ou sobre como medir tensão ou corrente, isso tudo é uma obrigação para todos.
 
Sem este pré-conhecimento, voce nunca vai conseguir fazer um projeto sózinho, vai sempre depender dos outros !

 
Eu abri um tópico novo, este, realmente perguntando por coisa básica. Responde quem quer.

Mas assumo o erro: hoje também, no meio de um tópico avançado, eu perguntei à @Isadora Ferraz sobre uns tais chutes. De fato, tendo em consideração aquela situação, a crítica de vocês está muitíssimo pertinente. Tomarei cuidado para não repetir o erro. De outra vez, abrirei novo tópico, e valerá o pressuposto comum de que "responderá quem quiser responder".
 
Se alguém abre um tópico perguntando como medir tensão com multímetro (no fórum adequado, que seria o de Eletrônica), vocês, usuários avançados, tem todo o direito de respeitar suas próprias prioridades pessoais, filtrar pelo título, e nem visualizar a página.
 
É claro que eu já sei usar o multímetro! Só não para transistores, ainda. Então, se eu vejo o tópico sobre a medição de tensão, considerando-me um usuário não avançado, tal como eu me considero, geralmente contribuo. Porém, é verdade: há muitos tópico simples nos quais eu poderia contribuir e não o faço. Por que? Simplesmente por nunca ter visualizado-o. → Voltando: cada um de nós tem direito às suas prioridade pessoais. Partindo disso é que eu concluo que não posso acompanhar fóruns inteiros. "Não está em minhas prioridades cotidianas".
 
Nesse sistema que estou explicando a vocês, sim, realmente, receber resposta em fórum é quase como "jogo de azar". Eu dou respostas pela sorte do cara, e o cara me dar respostas pela sorte que eu tenho.
 
@aphawk, eu não quero que você me ensine a pescar Pintados. Mas seria bem legal se de vez em quando você dissesse: "Tem Pintado nessas e naquelas águas. Procure!"
 
Veja bem: praticamente leigo ~ leigo de prototipagem.

 

Não sou leigo de programação. Tenho conhecimentos de desenvolvimento de software, inclusive para arquiteturas e engenharia. Com um tanto de ferrugem no início, eu seria capaz de desenvolver projetos de final de curso usando Java, Python ou Ruby. Não sou seguro em C++, mas teria vontade de aprofundar rápido, se precisasse. Já o C do Arduino — quero dizer, o uso da IDE, das bibliotecas... — é todo muito facilitado. Não é problema pra mim, nem um pouco. Eu compreendo praticamente todo projeto que já conheci pela Internet. E olhe eu já passei os olhos num bocado...
 
Estou me alongando na conversa pra tentar passar melhor a vocês o meu conceito de "leigo", que eu aplico a mim mesmo. Minha vontade de declarar-me leigo por aqui é principalmente porque EU NUNCA FIZ UMA SOLDA QUE PRESTE, mas também eu não tenho as ferramentas adequadas. Pretendo adquiri-las sem extrapolações, apenas para um projeto de eletrônica que eu realmente estou pensando em realizar.
 

E repare que todas as respostas para essas perguntas mais "leigas" são encontradas fácilmente no Google, como voce mesmo já percebeu citando sobre os tutoriais mais antigos... Uma simples pesquisa para as palavras  "O QUE É UART ?" logo de cara aparecem vários tópicos explicativos com um conteúdo bem simples. 
 
Mas aí que vem o problema :  se voce não faz a mínima ideia do que é uma comunicação serial, não vai lhe adiantar de nada a leitura, e claro, por falta de fundamentos básicos !

 
Eu já tinha feito estudos sobre o que vem a ser UART. Mas não massificou, na mente. Eu sei, por que não experimentei com hardware, talvez. Mas veja, pode ter certeza: eu sei o que é uma comunicação serial, e não é de hoje!
 
Só que apareceu uma nova sigla: FTDI. Sobre essa, sim, eu li mais recente e superficialmente. Achei que perguntar a diferença num tópico dedicado (este) poderia ajudar, não só a mim, mas também a vários outros. Mas, reforço: nesse jogo de azar, de se eu teria resposta ou não, eu não estava desejando aulas profundas. Simplesmente um parágrafo curto dizendo porque não são a mesma coisa, com apontamento para referência (ou exemplo).
 

Sobre a gravadora, eu mesmo também te indiquei a compra de um USBASP.

 
É, foi mal!

 

Mas também depende de como você interpretar. Um tópico específico (este) mencionando o Arduino Nano como gravador ISP muda um pouco as coisas. Tenho encontrado Arduino Nano num preço MUITO atraente!
 

Existem algumas diferenças técnicas entre os módulos. Não quer dizer que um módulo com conversor da FTDI seja mais adequadno que um módulo com FT232R, ou outro tipo , o que precisa ter, como já lhe expliquei naquele meu tópico sobre Projetos com AVR, é que ele tenha tensão selecionável entre 3,3 e 5 Volts. Precisa ter obrigatóriamente os pinos TX e RX, e com isto já dá para usar com o ESP8266.


Muitíssimo obrigado! Estou curtindo sua postagem principalmente por causa desse parágrafo.
 

Não vejo nenhum sentido em te explicar o porque um módulo pode ter os sinais DTR / RTS, pois voce não saberia o que é, e nem é necessário isto para o nosso tópico sobre ESP8266.


A menção de um exemplo, com um link, seria ótimo! Mas você não tem que fazer isso. Espero ter deixado claro como é "o jogo de azar que eu jogo". Pode ter certeza que, tirando a sorte, eu vou buscar o resto.
 
Não sei se percebem: quem quer ser autodidata não quer ser leigo. É preciso entender por que e como me declaro um "leigo". Por eu não ter recursos sobrando, cultivo "experimentos mentais". Estou disposto a fazer longas leituras e as tenho feito; mas compreendam: não estou querendo que os autores desses manuais sejam vocês. Meus manuais são criados por mim mesmo, nos meus Bookmarks.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Opa, obrigado por entender o que eu quis passar !

 

 

O pessoal , quando fala de FTDI, quer apenas mencionar um produto do fabricante FTDI :

 

http://www.ftdichip.com/

 

Essa empresa se especializou em soluções para podermos "conversar" com as interfaçes USB existentes nos computadores.

 

Apenas a título de exemplo, eu retirei estes produtos da página de produtos da FTDI :

 

FT231X – Full Speed USB to Full Handshake UART
FT234XD – Full Speed USB to Basic UART
FT240X – Full Speed USB to 8- bit FIFO

 

Repare a variação de produtos .... O primeiro utiliza TODOS os procedimentos de Handshake de uma UART, que inclui os famosos sinais RTS / CTS e DCR / DTR , além de pode configurar a comunicação em 7/8 bits , 1 ou 2 Stop bits, e tipo Even/Odd/None Parity. O fabricante coloca no Datasheet : Full Modem Control !

 

Isso é da época que eu me formei ...... nem imaginava que existe ainda uma necessidade disso. Quando tinha de utilizar Modems, esse era o procedimento necessário.

 

Já o segundo link não é do tipo Full Modem Control : ele possui apenas RX. TX, RTS e CTS .

 

E o terceiro ..... fornece os dados em uma interface paralela de 8 bits, em vez de serial como os outros ....

 

Além deste fabricante, existe a SI LABS, a propria MICROCHIP, a PROLIFIC, a TEXAS, e recentemente lançaram o chip CH340 que eu nem sei quem fabrica isso .....

 

Qual o melhor ???????

 

Não sei. Eu vejo 95% dos anúncios do Ebay vendendo produtos com chips da FTDI. E compraria um deles.

 

Sobre um link tratando RTS/CTS e afins, acho que uma boa imagem já ajuda bastante :

 

Veja algumas imagens -  https://www.google.com.br/search?q=uart+handshake&biw=1495&bih=850&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CCoQsARqFQoTCNione30lcgCFcyDkAodc-MA6w

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk, muito obrigado por também entender o que eu quis dizer.

 

A informação que você acaba de nos passar, pra mim, VALE OURO. Muito obrigado por dá-la a nós todos. Qualquer exaustivo googleador precisaria de muito esforço para elaborar por si mesmo essa entrada de sumário com a nota de rodapé extensa que você deu a ela.

 

É exatamente esse tipo de coisa que eu desejo "ganhar" quando jogo os dados¹.

 

1 ‒ Jogar dados, no jogo de azar jogado por @alexandre.mbm, é empreender esforço para elaborar um tópico de fórum e cruzar os dedos para receber bons resultados (menções ou citações úteis a um autodidata).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK, eu compreendo. Curto a franqueza. Apesar de eu pensar diferente.

 

Ninguém sinta-se pressionado a ensinar-me. Meu pensar diferente é no seguinte: tudo aqui é público, compartilhado e para o crescimento de todos participantes, ativos e passivos.

 

Agora eu preciso imaginar qual é o seu propósito no fórum...

Só dá uma olhada na retrospectiva. Jamais neguei ajuda ou conhecimento.

Não precisa comentar este post, só não poderia deixar de responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Bom, resumindo o tópico de seu post :

 

Uma interface USB - SERIAL nunca vai ser um gravador, como voce gostaria.....

 

Ela é apenas isto : uma maneira de usar programas antigos, feitos para as velhas portas COM de comunicação, funcionarem através da interface USB, e mais nada !

 

Se quiser um gravador ( uma maneira de colocar um programa dentro de alguma coisa kkkk ) , tem algumas opções :

 

1 - Para PIC, um PicKit 2  ou PicKit 3 .

2 - Para AVR's ,  um USBASP . Ou alguns modelos muito mais caros ......

3 - Para Arduínos, não precisa de nada......

4 - E para um ESP8266, um conversor USB - SERIAL que possa selecionar ente 3,3 e 5 Volts.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

A última versão da IDE do Arduíno consegue sim gravar no ESP8266. Mas isso só interessa aos usuários de Arduíno mesmo, que fazem programas nessa IDE.

 

Existem projetos de gravador ISP para alguns Avrs usando o Arduíno. Mas só grava alguns modelos.

 

Gravadores tem de ser dedicados. Não adianta ter um que só grava alguns modelos, ainda mais quando um USBASP custa tão pouco no Ebay....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@_xyko_

 

Você está perguntando o que eu sei fazer em Arduino? Em teoria, com referências, gravar bootloader, gravar ATTiny, gravar o ESP8266. No que diz respeito a este tópico. Mas não é exatamente "saber", pois eu não responderia com acerto em prova escrita. É sentir-me MUITO confortável em reproduzir instruções favoritadas.

 

Depois compartilharei aqui umas coisas envolvendo Arduino Nano. Hoje estou com muito sono. Preciso dormir!

 

Se não me engano, já vi projeto — mais complicado, provavelmente — para gravar PIC com Arduino.

 

PS. 1: Ou talvez você quis dizer que o que eu souber fazer no Arduino eu saberei fazer no ESP8266. É, dá pra fazer um monte de coisas se aproveitando dessa ponte. Percebi.

 

@aphawk

 

No caso, estou avaliando custos e benefícios para desenvolver com ATTiny e ESP8266. Eu sei que estou gastando muito em tempo, mas pelo menos vou aprendendo. Não quero fazer compras desnecessárias. Quero poupar dinheiro para o que realmente preciso. Já tenho uma lista. Ela é crescente. O projeto está apenas rabiscado.

 

Claro que eu vou adquirir as coisas de prototipagem antes (protoboard, jumpers, etc.) Eu gosto de planejar. Pode ser bem lento. Não estou com pressa, e tenho outras coisas a fazer.

 

É um projeto para ajudar a lida com meu pai, que padece de ELA — Esclerose Lateral Amiotrófica. Apesar da gravidade da doença, o resultado não é necessário, é apenas um facilitador. Muito mais importa nos mantermos próximos a ele e dispostos a ampará-lo com os recursos que já temos, e principalmente afetividade.

 

Quero publicar o projeto em GitHub. Quero aprender com ele. Quero ser econômico, ao menos para os valores do orçamento (compras).

 

PS. 2: Acho que nada vou mostrar no GitHub hoje, ainda, de "planos rabiscados em papel". Simplesmente porque estou caindo de sono e preciso restaurar as energias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

Que tal voce postar o que que você quer mesmo fazer com o Attiny / ESP8266 ?

Fica mais fácil entender o seu objetivo final, em vez de ficar acompanhando voltas e voltas em torno, que é o que me parece que está acontecendo !

Tanto eu como o _xiko_ temos esperiência de sobra com esses Attinys, e podemos te dar dicas que poderiam evitar problemas mais à frente.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu compartilhei vou compartilhar o projeto desde os primórdios, no GitHub. Podem aguardar. Mas não se preocupem tanto comigo. Vocês não foram os primeiros a apresentarem queixas a mim por eu "sugar conhecimento", demandando tempo de quem me atende.

 

Sinto-me mais à vontade criando tópicos isolados. Observem o que fiz no fórum de Redes Sem Fio meses atrás. Comecei a perguntar muito e desagradei gente sabedora daqueles assuntos. No desfecho, deixei meus tópicos conclusivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

Não é preocupação contigo..... É comigo mesmo !

Me preocupa o "sugar conhecimento" que poderia ser respondido por outras pessoas, pois não é tão espeçífico. Mas sei que muitos poucos tem a paciência para ficarem respondendo a perguntas muito genéricas.

Porisso que acho sempre melhor algo bem mais espeçífico.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu raciocínio está problemático. A solução é o contrário. Você deve manter o foco em suas prioridades, invés de deixar que as pessoas lhe demandem especificidades.
 
Não. Eu não quero tutores. Quero dever nada a ninguém! Professores por vezes querem ver, de uma forma ou de outra, o projeto "do aluno" concretizado, ou com os próprios moldes (e não como expressão pura do aluno).
 
Quero que meus tópicos sejam mesas comuns, onde os interessados em participar levam pratos modestos. Nada de alguém levar uma prato de camarão muito rico, para depois achar que eu ou outro está devendo algo.
 
Update 1
 

Pergunto-me:
 

1) Arduino Nano pode ser tão ISP quanto Arduino Uno?

 

4) Arduino como ISP também pode gravar PIC, não é? Ou outra montagem de Arduino pode?

 

5) Será que algum módulo ESP8266 já pode ser usado como gravador?

 


Hoje de manhã eu percebi que a questão 5 é quase esvaziada de sentido. Pois o ESP8266 não tem uma interface direta com o computador, tal como uma porta USB. Consegui-la pelo uso de um conversor USB to Serial, e com isso chegar a poder gravar um ATTiny, até que seria bem interessante, para quem só tem o ESP8266, um conversor FTDI e o ATTiny. Mas parece um tanto complicador. Talvez seja impossível combiná-los para esse propósito, de obter a funcionalidade de um Arduino ISP.
 
A questão 4 eu vou colocar pra dormir. Apesar de eu ter quase certeza que já vi. De uma forma ou de outra, segundo me lembro (ou é a "minha imaginação que lembra", ehehe), não era uma montagem prática de se fazer. Para um amador muito cauteloso e criterioso, poderia até valer a pena, COM TODOS OS RISCOS. Quem sabe um dia eu possa redescobrir aquele projeto...
 

Se quiser um gravador [...]:

2 - Para AVR's , um USBASP . Ou alguns modelos muito mais caros ......
3 - Para Arduínos, não precisa de nada......


Eu busco a maneira mais barata de poder gravar firmware em ESP8266 e ATTiny. Talvez o nome disso não possa ser "gravador", mas sim "programador", e eu tenha me expressado errado.
 
A boa notícia é que estou quase encontrando! Falta apenas mais leitura, mais certeza, mais segurança.
 
Fiquei muito atraído pela ideia de usar Arduino como ISP. Esta é uma sigla para "In-System Programmer". Daí o meu comentário acima, sobre o termo "programador", diferenciando-o do termo "gravador". Significaria, em português, algo como: "programador do próprio sistema AVR".

 

E fiquei mais atraído ainda quando vi que posso fazer o mesmo com um Arduino Nano! Comprar um Nano bem baratinho e gravar os ATTiny, na protoboard.
 
A partir deste ponto, se não achavam, vocês poderão começar a achar, a me achar um baita pão duro. Mas eu tô liso como ***** de neném!
 
O pensamento que me vem é concentrar um "minúsculo investimento" na aquisição de um kit de prototipagem que terá como únicas principais peças:

  • 1 módulo ESP8266
  • 1 Arduino Nano
  • x ATTiny

E sabe que estou começando a ter confiança de que é possível?!

 

Sei que precisamos dos 3.3 V para o ESP8266, mas vamos adiante. Se não me engano, o Arduino Nano [não, é Uno] Plus tem chave para mudar a tensão de nível lógico... hummm, existe um hack, mas ele "não é pra mim". Vou ler mais coisa, aqui e aqui, e procurar algo pronto.
 
Segundo a pessoa do hardwarefun.com, quem, compartilhando código, nos ensina a estender a Arduino IDE para outros microcontroladores AVR, um Arduino que tenha um conversor FTDI na entrada pode ser usado como ponte para dispositivos seriais. Daí — por enquanto apenas em teoria imatura — um Arduino poderia ser gravador e programador para: alguns AVRs, ATTiny, alguns não-AVRs, e módulos ESP8266. Porém, é preciso avaliar os riscos com calma. É preciso ler mais, e pensar mais, "para a economia não sair caro".

 

Que anima, anima!

 

Update 2

 

Um conversor de nível lógico como o que está abaixo pode custar menos de R$ 5,00. Mas preciso checar se funciona bem, se funciona para comunicação serial (PODE SER QUE NÃO), e quais riscos oferece.

12009-06.jpg

Update 3

 

O LLC — conversor de nível lógico — da SparkFun suporta comunicação serial, ao menos para SPI e I²C. Quero descobrir se também para UART. Por estranho que pareça, talvez pela falta de referências "mão beijada" (como existe para aqueles dois), o funcionamento do UART, "universal", pra mim, ainda tem um tanto de obscuridade. Quero crer que nele as taxas reais de transferência são adaptativas; talvez esteja nisso o significado mais alto nível do "assíncrono" que há no nome.

 

Estou tentado a montar Arduino na protoboard, para quando eu quiser um programador de ATTiny:

 

FKYQIJDHS5Q9KJQ.png

 

A vontade esfria quando eu me lhe lembro que não terei instrumentos suficientes para depuração. Além do mais eu precisaria antes alcançar segurança com a implementação de proteções. Quero ter mais de um protoboard das menores. Antes de adquiri-las farei esboços em Fritzing, para avaliar dimensionamentos.

 

Update 4

 

Alguém chamado mangelajo no GitHub sugeriu-me o uso de um simples divisor de tensão ou resistor. Segundo ele, o chip do ESP8266 embute uma proteção e a comunicação UART funcionaria.

 

Com buffers eu tinha achado mais distante de prestar, mas que sabe...

 

Update 5 ‒ Esclarecimentos (traduções livres) sobre a [não] relação entre FTDI e USBasp

 

pwillard na resposta #2 a "USB vs FTDI vs ISP programming?" do fórum de arduino.cc:
 

Programação via USB

USB e FTDI são a "mesma" solução. O chip FTDI é um conversor de USB para RS232 serial TTL projetado para conversar com o software Serial Bootloader que é instalado no chips Atmega.
 

Quando o bootloader não está presente, não é possível usar o conversor.

ICSP
 

Se você quer instalar ou re-instalar o bootloader, deve usar a interface de programador do chip, com 6 pinos, e um dispositivo programador especial que normalmente é usado SOMENTE para programar bootloader.

 

jluciani na resposta #4 a "USB vs FTDI vs ISP programming?" do fórum de arduino.cc:

 

O ISP é uma interface padrão da Atmel, comum em alguns de seus processadores.

 

O autor do comentário declara usá-la no desenvolvimento de bibliotecas para Arduino, e no desenvolvimento de aplicações standalone, para que um bootloader não seja necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...