Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não vi sobre ser ZigBee. Vi somente a palavra Wi-Fi. E o rótulo diz mais: IEEE 802.11 b/g/n.

 

s-l1600.jpg

 

Quais serão as dimensões dessa caixinha?!

 

Algumas respostas em variações do produto:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

Não é mais fácil mudar apenas o IP dele ????

 

Sem ele saber qual firmware está usando vai ser difícil ele mudar alguma coisa, não tem como entrar. Dá até pra tentar entrar pela web( http://ip_do_esp8266 ), se não der, só descobrindo como o firmware aceita a entrada de dados. 

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Não vi sobre ser ZigBee. Vi somente a palavra Wi-Fi. E o rótulo diz mais: IEEE 802.11 b/g/n

 

http://www.ebay.com/itm/Sonoff-ITEAD-WiFi-Wireless-Smart-Switch-Module-ABS-Shell-Socket-for-DIY-Home/222168759561?_trksid=p2047675.c100623.m-1&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%26asc%3D38702%26meid%3D15bb22b933a34999bda62dc7a5532773%26pid%3D100623%26rk%3D3%26rkt%3D6%26sd%3D182145570833

 

Na descrição diz:

Marca:Unbranded/Generic      Modelo:ZigBee

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Veja aqui :

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=11&t=7590

 

https://www.itead.cc/sonoff-wifi-wireless-switch.html

 

http://captain-slow.dk/2016/05/22/replacing-the-itead-sonoff-firmware/

 

E o meu predileto :

 

http://www.instructables.com/id/Como-Conectar-El-SONOFF-WiFi-Switch-a-Ioadafruitco/

 

Acredite, é mesmo um ESP8266.... Se fosse algo com Zigbee iria custar bem mais caro !!M!M

 

Paulo

 

 

adicionado 9 minutos depois
2 horas atrás, ViniciusKruz disse:

@aphawk

No link do anúncio não deu pra entender bem se é ESP, mas no anúncio com esta foto, tem na descrição que é zigbee. Eu nem sabia que zigbee se comunicava com tcp-ip?!! como é isto?

 

Po você quer me deixar doido.... Eu te passo um link de um anúncio e você responde com um link de OUTRO anúncio ????????    Kkkkkkkkk

 

Repare que em ambos os anúncios, existe a citação que tem um ESP8266 .

 

Isso de zigbee é coisa de vendedor escrever qqr coisa sem saber kkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, aphawk disse:

Acredite, é mesmo um ESP8266.... Se fosse algo com Zigbee iria custar bem mais caro

 

Já tive umas experiências muito agradáveis com ZigBee, mas realmente o preço desanima.

 

15 minutos atrás, aphawk disse:

 

É bom ver que estão dando um fim comercial para os ESP8266!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, aphawk disse:

@Intrudera6 ,

 

Porque é uma função que só existe no novo firmware lançado faz 5 dias ... tem de baixar de novo e atualizar !

 

Paulo

E como é que se fazia antes deste novo firmware para selecionar outras portas SDA e SCL (num ESP-1), sem isto acho que não é possível utilizar I2C num ESP-1.

 

Eu baixei o novo firmware e funcionou, mas se eu resolver instalar o Basic num ESP-1 com apenas 512KB isto pode ser um problema, pois eu vou querer usar a I2C e não dá para instalar o firmware 3.0 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Era assim :

 

"Please keep in mind that in ESP Basic you have hardcoded I2C pins yet, SDA -> GPIO0 and SCL -> GPIO2.
Don't forget to add if needed pullup resistors on both lines, 4K7 should be OK."
 

Ou seja, só podia usar esses dois pinos......

 

Ah, outra coisa, comprei 5 Eeproms de 4 Mb para trocar as de 512K dos meus ESP8266-01 , paguei R$ 8,64 pelas 5 peças kkkkkk

 

Assim poderei usar o Branch 3.0 neles ....

 

 

adicionado 14 minutos depois
34 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Eu baixei o novo firmware e funcionou, mas se eu resolver instalar o Basic num ESP-1 com apenas 512KB isto pode ser um problema, pois eu vou querer usar a I2C e não dá para instalar o firmware 3.0 .

 

Sim, por isso que comprei as Eeproms para trocar !

 

http://www.ebay.com/itm/181981752783?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Caro, né ? kkkkkkkk

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Um ESP-1 com 4MB seria o céu, o 4MB de flash é muito barato, porque será que ele não vem já com 4MB ??? Mas para trocar é complicado, mesmo sendo um componente grande (para um SMD). Eu certamente não tenho uma mão suficiente firme para conseguir isso, provavelmente iria botar tudo a perder. Mas se você tem uma mão de neurocirurgião (talvez precise tanto) ai é tranquilo.

 

Mas usando a IDE Arduino (que é um pouco mais complicado de programar), o 512KB dá e sobra para muita coisa. O que incomoda é quase nenhuma IO disponível, e eu ainda não entendi bem para o que é que serve a função deepsleep se ele só retorna com um Reset, mesmo assim eu quero experimentar, mas nem pensar num ESP-1, pois ai tem mesmo que ter mãos de neurocirurgião, e vista muito apurada (ou utilizar uma enorme lente de aumento) para poder ligar as trilhas do ESP8266.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Fazem uns dois anos eu pensava igual a você.... mas aí fui num amigo, vi como ele usa uma dessas estações de soldagem e dessoldagem , achei fácil, comprei uma , e em um dia já estava trocando componentes !

 

Essas memórias não são tão pequenas, tem só 8 pinos, é só dessoldar todos de uma vez com a pistola de ar quente, colocar um pouquinho de estanho em cada um dos terminais na plaquinha, colocar em cima o novo CI, e com um ferro de ponta fina faço a soldagem em 20 segundos....

 

Poxa não sou tão velho assim para ter as mãos tremendo kkkkkk

 

Mas tenho certeza que se você ir a uma oficina de manutenção de TVs modernas, eles mesmos te trocam esses CI's por uma cervejinha !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Intrudera6 disse:

O que incomoda é quase nenhuma IO disponível

 

Isto está me incomodando também, já estou providenciando uma integração com o 74hc595, já andei vendo até alguns exemplos pra ESPBasic. Com o hc595 não dá por exemplo para usar como comunicação I2C, ou como porta serial, ou ainda como ADC, mas já serve pra acionar um monte de coisinhas.

adicionado 1 minuto depois

@aphawk

Quantas instruções este processador do ESP aceita? Os PICs aceitam 35.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Nossa, nem pense em comparar isto a um PIC ou até mesmo a um AVR .....

 

Veja o bichinho em detalhes :

 

http://0x04.net/~mwk/doc/xtensa.pdf

 

Ele tem 80 instruções Risc, menos do que um simples Atmega .... mas sendo 32 bits, rodando a 80 Mhz, dá um verdadeiro banho ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, aphawk disse:

@Intrudera6 ,

Poxa não sou tão velho assim para ter as mãos tremendo kkkkkk

 

Mas tenho certeza que se você ir a uma oficina de manutenção de TVs modernas, eles mesmos te trocam esses CI's por uma cervejinha !

 

Paulo

 

As minhas mãos não tremem mas mesmo assim eu não tenho esta firmeza toda, sou muito desastrado com estas coisas muito pequenas. Eu até já consegui soldar um transistor mos smd de 3 pernas, a solda ficou horrível mas o equipamento voltou a vida, fazendo isso sem estação de solda e apenas com um ferro de ponta fina (mas eu não tinha nada a perder, se não desse certo ele iria para o lixo do mesmo jeito).

 

Acho mais fácil comprar os ESP-1 na versão 1MB (que saem um pouco mais caro), mas eu não me dou muito bem com coisas tão pequenas (tenho mais uma mão de ferreiro do que de relojoeiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

@aphawk

 

80 instruções?!!! a gente já faz muuuiiita coisa com 35, imagina com 80?!!! 

 

KKKKK

 

voce deveria ter mexido com um Z-80 !!!!!  Tinha tanta instrução ( acho que mais de 175 ... )  que eu andava com um pequeno resumo de todas elas no bolso ..... era só procurar que sempre achava uma que se adequava melhor ao que eu precisava fazer ....

 

 

adicionado 2 minutos depois

@ViniciusKruz ,

 

Bom, o ESP-01 também só tem antena interna ..... mas acho que sempre dá para cortar essa antena no PCB e colocar um pequeno conector na plaquinha, preso com Araldite ou alguma boa cola Epoxi....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ViniciusKruz disse:

 

Z-80 era "o cara" né. Não te chamando de velho, não me leve a mal, rsrsrs mas você é do tempo que pra ter um computador tinha que montar um KIT? Eu peguei do 486 dx 266 pra cá kkkkk

Não tão antigo como o Paulo, mas eu também brinquei muito com um Z80 (TK85 e um MSX), bons tempos, mas a vida hoje é muito mais fácil (em programação). O problema é o tempo que para mim é muito escasso, até para ficar aqui no Fórum tem um custo em termos de horas de sono, que eu vou perder, amanhã eu terei que acordar as 4:35 independente da hora que eu durma (não dá para dormir muito tarde).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

KKK sim, isso mesmo.... eu tinha visto um kit de um computador com o 8080, com 1K de RAM, e a programação era com chaves !!!!! Eu tinha 18 anos quando ví isso....

 

Meu primeiro computador foi um Sinclair ZX-81, nossa que maravilha, teclado, saída para TV, interface para gravar no gravador cassete kkkkkkk era muito legal !

 

Depois tive um TK-85, com 48K de RAM ( nuosssssa !!!! ) e logo depois parti para um Apple II. Finalmente, comprei um IBM-XT, placa Juko rodando a 12 Mhz com processador Nec V20 ( voava viu perto dos IBM PC normais ) , depois de alguns anos comprei um 386-SX de 16 Mhz , depois um 386-DX de 25 Mhz, depois um 486DX-33 Mhz, e finalmente o computador que eu mais gostei até hoje :

 

Um 486-DX4 rodando a 120 Mhz !!!!! Com 4 Mb de Ram !!!!

Nossa, era ligar ele, escutar o Beep, e em menos de 3 segundos já estava no prompt do DR-DOS 6.0 .

 

Digitava WIN, e em 2 segundos estava na janela gráfica do Windows 3.1 !!!!

 

É uma situação bem maluca comparar com o que tenho hoje.... um Core I5 2500k rodando a 3.3 Ghz, com 24Gb de RAM, 3 hds SSD internos, e ainda assim tenho de esperar quase 1 minuto entre ligar o computador e aparecer a tela do Windows 10 ...

 

Fico me perguntando aonde o Bill Gates errou pois hoje tenho um processador que é umas 30 vezes mais rápidos, vários núcleos de processamento, umas 500 vezes mais memória RAM que são cerca de 50 vezes mais rápida, Hard disks SSD centenas de vezes mais rápido do que o meu adorado Nec de 60 Mb ..... e ainda assim demora 10 vezes mais para estar pronto para o uso !!!!!!

 

Só rindo mesmo !!!!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Meu primeiro pc, como eu disse foi um 486 DX 2-66, HD de 80Mb, meu sonho era ter um 486 DX 4-100 pra rodar Win 95, daí compactei o HD que passou para 160Mb e instalei o bendito Win95 me sobrando uns 20Mb de espaço livre, mas pensa num pc que ficou lento!!! Resolvi a situação depois, comprando um Pentium 100 que com overclock rodava a 133Mhz, fiz até arte-final com o corel draw 7 nele, o bichim era bom viu.

 

Voltando ao tópico...

Paulo, estou tendo dificuldade em uma coisa besta, como identifica os IOs do ESP no Basic? No seu programa, está assim: io(po,2,0) status = "Ligado", qual IO é o 2? e que estranha esta lógica de "0"= "Ligado" e "1"=Desligado? Coisa sem lógica, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

É que esses pinos de saída podem fornecer bastante corrente quando são levados ao nível 0, e eu usei um relé de 3,3 Volts ligado entre o pino de saída e o + 3,3 Volts. Portanto, quando eu levo a saída para 0, o relé aciona !

 

Olha na documentação do Branch 3.0 , tem os desenhos dos pinos nele , logo após a tabela de conteudo tem o desenho do NodeMCU, e do ESP01, identificando os pinos deles !

 

https://docs.google.com/document/d/1EiYugfu12X2_pmfmu2O19CcLX0ALgLM4r2YxKYyJon8/pub

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Estou exatamente com este documento, mas não tinha encontrado ainda a referência de cada pino. Entendi sua lógica "invertida" e está bem justificada, nota 10 rsrs. Por um instante me assustei, pensei que o sistema é que fosse invertido kkkk. Esquenta não, to dando cabeçada pra todo lado, mas devagar ta indo. Não há de ver que eu descobri que estou ligando e desligando o led azul com pwm(pwo e pwi)kkkkkkkkkkkk to rindo de mim mesmo aqui, mas ta bom, no final sempre dá certo, ainda nem queimei nenhum ESP. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

É assim que eu também aprendo... fuçando, fazendo o Led acender / apagar, testar o PWM no LED, ligando um relé nele ..... a graça é isso, ué !!!!

 

A melhor coisa é partir logo para a prática, que a gente aprende muito mais rápido !

 

Ah, no Basic, dentro do comando IO(), o numero 2 significa o GPIO2 !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...