Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

Será que apenas limitar a corrente, com um único resistor em série, já vale?!

 

Li que as portas não queimam pela tensão, e sim por aquecimento causado por corrente indevida. Não há documentação sobre o valor dessa corrente, mas encontrei em algum fórum um valor bem baixo.

 

Inexperiente, sempre fico grilado com divisor de tensão. Só imagino o último resistor abrindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Será que apenas limitar a corrente, com um único resistor em série, já vale?!

 

Com certeza já vale, mas o recomendado é com dois.

adicionado 1 minuto depois

Se for o caso, veja com o pessoal da eletrônica que eles poderão tirar melhor as dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm eu usei (até perguntei aqui no forum) um modulo bluetooth HC-05 e ele necessitava do TX do pic para o RX dele um simples divisor de tensão e funcionou perfeito.. 

 

Mais alguem ja experimentou comunicação serial entre o esp e um uC ?? usando o espbasic ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 

Esse esquema está meio estranho mesmo. Não o esquema da placa em si, mas o fato da plaquinha trabalhar com 3v3 e segundo o desenho do site, os pinos do Arduíno conectam diretamente nos pinos da plaquinha e isso sem nada pra corrigir a diferença de tensão. Embora o  MPU-6065 aceite ligar até 5v, internamente ele trabalha com 3v. Na verdade ele só aceita 5v porque tem um regulador de tensão na própria plaquinha que baixa para 3v. Eu nunca fiz conversor de nível para i2c, só fiz para serial e realmente não sei se segue o mesmo padrão. Eu tenho um  MPU-6065 desses, por medida de segurança, coloquei ele em 3v assim como o ESP8266. Quando o tempo deixar quero brincar um pouco com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Será que apenas limitar a corrente, com um único resistor em série, já vale?!

 

Li que as portas não queimam pela tensão, e sim por aquecimento causado por corrente indevida. Não há documentação sobre o valor dessa corrente, mas encontrei em algum fórum um valor bem baixo.

 

Inexperiente, sempre fico grilado com divisor de tensão. Só imagino o último resistor abrindo...

Se voce quiser fazer um bagio de segurança pode usar o diodo zener, a tensão zener garante o limite de corrente incrivelmente estavel para aplicações que exigem retificação de onda das mais precisas. O diodo zener prefere "abrir o bico" do que desinstabilizar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, criei um topico no forum esp8266 pedindo ajuda em relação a gerar um beep no browser... e uma das respostas funcionou..

 

Ele postou um codigo grande pediu pra salvar no pc como beep.js e depois upar para o esp, salvar esse codigo e executar:

 cls
    javascript beep.js
    wprint |<BUTTON onClick="beep();">Beep!</BUTTON>|
    wait

eu fiz e ele gera um botão na tela que ao ser clicado reproduz um bip ! então funcionou, porém que queria gerar esse bip na interrupção de mudança de estado de um pino, para "avisar" que algo aconteceu... Mas não sei como, pois esse exemplo só gera um botão.. e eu preciso "chamar" esse função dentro dessa interrupção!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

@rodrigocirilo Sons em JS, só são executados no click de algum botão. Tentei esses dias atrás e não consegui fazer no load de uma página. Teria que ver como verifica a mudança de estado para poder tentar usar o beep.

A mudança de estado de pinos se verifica assim:

interrupt pino, [change]

 

[change]

ação...

wait

 

ai ferrou heim!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo O que pode ser feito então, é o seguinte: (estou lendo os comandos agora, é muito fácil mexer nisso kkk)

[change]
javascript beep.js
wait 

Mas não sei se irá funcionar!

 

SECOND OPTION

If you don't want to embed also the sound data and maybe want to load it from an external server then this can be done as below:

Code to be typed saved on your PC as "playsound.js":

<code>

    function PlaySound() {
      var sound = document.getElementById("audio");
      sound.play()
    }

</code>

Upload "playsound.js" file on your ESP8266.


Type,  Save as "sound2.bas" & RUN the code from below on your ESP8266 :

 <code>

     cls
    wprint "Let's try a Beep!<br><br>"
    wprint |<audio id="audio" src="http://www.soundjay.com/button/beep-06.wav" autostart="true" ></audio>|
    javascript playsound.js
    wait

</code> 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Papibakigrafo disse:

@rodrigocirilo O que pode ser feito então, é o seguinte: (estou lendo os comandos agora, é muito fácil mexer nisso kkk)


[change]
javascript beep.js
wait 

Mas não sei se irá funcionar!

Ja testei assim e também não funcionou...!!

 

quando há a mudança a pagina atualiza e fica doida hehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Eu tenho um  MPU-6065 desses, por medida de segurança, coloquei ele em 3v assim como o ESP8266. Quando o tempo deixar quero brincar um pouco com ele.

 

Mas o ESP já 3.3V mesmo, não é?!

 

Estou providenciando um conversor de nível lógico.

Há deles que já "declara" suporte a I2C.

 

14 horas atrás, lucianolcoa disse:

O diodo zener prefere "abrir o bico" do que desinstabilizar

 

Acho que não vou ter o diodo no valor. Vou procurar, e também estudar outros circuitos.

 

Pode ser que o divisor de tensão não ofereça risco como pensei.

Mas se os últimos resistores abrirem, o diagnóstico será sutil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Mas o ESP já 3.3V mesmo, não é?!

 

Estou providenciando um conversor de nível lógico.

Há deles que já "declara" suporte a I2C.

 

 

Acho que não vou ter o diodo no valor. Vou procurar, e também estudar outros circuitos.

 

Pode ser que o divisor de tensão não ofereça risco como pensei.

Mas se os últimos resistores abrirem, o diagnóstico será sutil...

Quem disse que nao tem diodo zener em 3,3volts? ate ci regulador da familia 78xx tem 3,3..

Horas ,antes de ser um hobbysta voltado a programação eu fui um hobbysta da eletronica simples. Fiz fontes, amplificadores e o krai a 4, cai no rumo da programação por coincidência e, a partir daqui, não soltei mais.

Vá na onda de um hobbysta experiente na eletronica como eu, se quer proteção, vá de zener, se não quer, use o divisor simples e seja feliz. Tem lugares que eles até aconselham a usar uma opamp pra aumentar a sensibilidade, mas eu ja acho exagero.

 

Uma das fontes para voce se basear

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_Zener

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@lucianolcoa ,

 

Se for para acertar nível de tensão nos sinais I2C, usem um conversor específico para I2C. Lembrem-se de que é bidirecional.

 

Paulo

Nem e tanto isso, ele ta com medo da corrente, e nem tanto da tensão. Se bem que a corrente e sempre o aparelho que "puxa". Em teoria da pra voce alimentar um brinquedo com bateria de carro, sem dar problema... Mas o diodo zener serve como limitador de corrente também.Se a ideia e fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, lucianolcoa disse:

Quem disse que nao tem diodo zener em 3,3volts? ate ci regulador da familia 78xx tem 3,3..

Horas ,antes de ser um hobbysta voltado a programação eu fui um hobbysta da eletronica simples. Fiz fontes, amplificadores e o krai a 4, ...

 

Esqueceu de aprender a ler.

 

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Acho que não vou ter o diodo no valor. Vou procurar, e também estudar outros circuitos.

 

Eu conheço em teoria todos esses assuntos que você tem referido. É verdade que não pratiquei, mas leio e assisto vídeos há meses, talvez anos.

 

Novos, só tenho zener de 2.4 ou 10 volts.

 

Preciso do crivo humilde de quem tem a experiência. Para a teoria e ir buscar mais pelo estudo, não sou nem um pouco preguiçoso. Aqui eu busco setas. Não quero que façam por mim.

 

Contudo também não tenho certeza a cerca da segurança do circuito padrão com zener. Depois vou me deter nisso. Estou muito sem tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Esqueceu de aprender a ler.

 

 

Eu conheço em teoria todos esses assuntos que você tem referido. É verdade que não pratiquei, mas leio e assisto vídeos há meses, talvez anos.

 

Novos, só tenho zener de 2.4 ou 10 volts.

 

Preciso do crivo humilde de quem tem a experiência. Para a teoria e ir buscar mais pelo estudo, não sou nem um pouco preguiçoso. Aqui eu busco setas. Não quero que façam por mim.

 

Contudo também não tenho certeza a cerca da segurança do circuito padrão com zener. Depois vou me deter nisso. Estou muito sem tempo.

é depois que eu prestei atençao no seu comentario, mas eu ja tinha postado, mals a falha de interpretação. Mas ensuma um zener funciona para esta aplicação em específico. E mals se eu "debochei" e tal, não foi minha intençao, apenas eu me interpretei mal com minhas própias palavras, preciso de cada um de vocês que aqui frequentam este chat para aprender e compartilhar de idéias, e como sou ser humano, tenho direito a erros pessoais também.

Além do mais, como agravante, tive uma semana difícil,sem zoeira, ate soltei uma parte do acontecido pro Aphawk, dias atras, uma parte. Aconteceu ainda mais coisas ruins, mas isso nao vem muito ao caso agora.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita pessoal meio exaltado kkkk

 

Olha, para adaptar niveis de tensão quando não existe conversa bidirecional, basta um simples divisor de tensão com dois resistores, ou um simples diodo e um resistor, conforme o caso.

 

Isso de Zener como proteção é algo que pode ser usado quando existe uma possibilidade real de ocorrer um surto de tensão muito grande, que não é o caso aqui.

 

E hoje em dia nem se usa

mais Zener, usa-se dispositivos supressores de surto, que diferentes do zener não possuem polaridade.

 

Eu tenho duas grandes coleções de componentes , compradas no Ebay :

 

10 diodos zener de cada valor existente até 50v - 400 mW

 

10 indutores de cada valor existente desde o menor até 100 milihenries

 

Essas coisas sempre é bom ter na mão...

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Olha.... um dia eu precisei de um zener de 2,7 Volts ... e não achei em lugar nenhum para comprar. A mesma coisa foi um indutor pequeno para montar um rádio de ondas curtas.

 

Não tá fácil achar essas coisas , mesmo aqui em SP. Então, um dia pesquisando no Ebay achei pessoas que vendiam coisas dessa maneira ! E não é caro, comprei e problema resolvido.

 

Babe aí , 600 diodos Zener por R$ 17,00 :

 

http://www.ebay.com/itm/600pcs-600x-2V-39V-30-Values-1-2W-0-5W-Zener-Diode-Assorted-Kit-Assortment-Set-/322146150045?hash=item4b0168269d:g:F1QAAOSwvg9XW4vz

 

400 indutores por R$ 41,00 :

 

http://www.ebay.com/itm/20-value-400pcs-1UH-4-7MH-1-2W-Color-Wheel-Inductor-Assortment-Kit-Each-20pcs-/251868286360?hash=item3aa4850d98:g:g4cAAOSwPYZU-XbT

 

 

Estes dias recebi bastante coisa legal, segue um aperitivo :

 

http://www.knewron.co.in/showproduct.asp?id=66

 

É um Nodemcu com suporte para usar uma bateria 18650 e que pode ser alimentado por um painel solar pequeno, tipo 5,5 Volts por 100 mA para manter a bateria carregada !

 

Vou ver se posto algo mais detalhado disto este fim de semana.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, aphawk disse:

@ViniciusKruz ,

 

Olha.... um dia eu precisei de um zener de 2,7 Volts ... e não achei em lugar nenhum para comprar. A mesma coisa foi um indutor pequeno para montar um rádio de ondas curtas.

 

Não tá fácil achar essas coisas , mesmo aqui em SP. Então, um dia pesquisando no Ebay achei pessoas que vendiam coisas dessa maneira ! E não é caro, comprei e problema resolvido.

 

Babe aí , 600 diodos Zener por R$ 17,00 :

 

http://www.ebay.com/itm/600pcs-600x-2V-39V-30-Values-1-2W-0-5W-Zener-Diode-Assorted-Kit-Assortment-Set-/322146150045?hash=item4b0168269d:g:F1QAAOSwvg9XW4vz

 

400 indutores por R$ 41,00 :

 

http://www.ebay.com/itm/20-value-400pcs-1UH-4-7MH-1-2W-Color-Wheel-Inductor-Assortment-Kit-Each-20pcs-/251868286360?hash=item3aa4850d98:g:g4cAAOSwPYZU-XbT

 

 

Estes dias recebi bastante coisa legal, segue um aperitivo :

 

http://www.knewron.co.in/showproduct.asp?id=66

 

É um Nodemcu com suporte para usar uma bateria 18650 e que pode ser alimentado por um painel solar pequeno, tipo 5,5 Volts por 100 mA para manter a bateria carregada !

 

Vou ver se posto algo mais detalhado disto este fim de semana.

 

Paulo

Aphawk, agora voce me dispertou um interesse, ja montou um circuito pll? Se sim, qual circuito voce usou? estive tentando montar um com o ci ba1404 mas ele não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...