Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP
4 horas atrás, aphawk disse:

Repare que muita gente desistiu de usar Lua no Nodemcu por causa de problemas desse tipo, coisas que funcionam quando querem, e muitas situações param de funcionar sem nenhum aviso....

 

Citação

O que estamos fazendo aqui é dar opções a quem queira brincar com essa plaquinha, e já temos algumas opções de programação bem interessantes.

 

Ensinar a um iniciante é uma coisa, e programar profissionalmente e criar "produtos" comerciais é outra muito diferente !

 

Aqui, eu sempre digo isto : "Não importa a cor do gato, desde que ele coma os ratos ! " 

 

Mas não concordo com a propagação de métodos de programação, usando Try e catch, como se isso fosse algo maravilhoso ou revolucionário. É só mais um tratamento de erro feito para facilitar programadores que insistem em programar quando deveriam ter outra profissão ! 

 

No caso de programar para o Windows, é um SO que é uma colcha de retalhos desde a década de 90 .... uma colcha de retalhos, com tantos remendos que ninguém pode afirmar que sabe como ele funciona !

 

Num caso como esse, Try e Catch é obrigatório, por causa dos medíocres programadores que contrariam esse SO ao longo de décadas. Só Deus sabe o que pode dar errado em um programa rodando nesse SO....

 

@aphawk

 

Talvez por minha culpa, você não entendeu o real propósito do tratamento de exceções existir. Todos sabem que o bom programador deve ter domínio da coisa e fazer tratamento de erros.

 

Insisto que volte os olhos à arquitetura e à engenharia do Java. Divirta-se com um bom livro sobre isso. Um projeto como Lua "não esfrega nem o chinelo" de projetos como Java. Eu digo isso e no entanto corri do Java! Mas você fala como se no mundo da programação de alto nível não existe programador ninja. A diferença é que esse programador não precisa escovar bytes; basta que ele conheça bem excelentes APIs e engenharia de software e não queira inventar rodas.

 

Ainda bem que você tem uma formação em engenharia (de hardware); aproveite e dê uma olhada em engenharia de software com linguagens de alto nível. Você já sabe: somente com essas ferramentas, e requerendo hardware mais potente, é que se tornou viável ao Homem criar sistemas super complexos ricos.

 

2 horas atrás, lucianolcoa disse:

O flasher do site esp8266basic, alguem tem ideia de como executar ele no linux?

 

Esqueçam o que postei acabei de achar um tutorial, como nao consegui no windows, vou ver se no linux vai

 

@lucianolcoa por favor compartilhe os achados!

 

2 horas atrás, rodrigocirilo disse:

Pessoal, vamos postar os projetos que vocês tem feito... e por o esp8266 pra funcionar de verdade.. independente da linguagem hehe... 

 

https://github.com/alexandre-mbm

 

Citação

Poderíamos  postar também ideias de IoT... 

Seja por hobby  ou pra ganhar uma grana hehe... vamos extrair o maximo do ESP8266.

 

https://github.com/ENE

 

Ora, eu também tenho gratuidades! Acontece todos nós precisamos de $$$ para passar a vida. Sintam-se à vontade para interagir comigo nos meus projetos de código aberto. Uma coisa ou outra, especialmente fora deles, é que eu somente poderei propor como serviço remunerado. Nenhum de nós tem todo o tempo do mundo!

 

1 hora atrás, ViniciusKruz disse:

Pessoal, seguinte, pelo menos pra mim, fazer o caminho inverso(voltar o ESP para o .bin original) foi muito doloroso, tive que sofrer pra caramba pra poder voltar ele ao estado original, tem que entender dos endereços de gravação na memória e isso é uma verdadeira confusão porque cada modelo usa endereços diferentes e a gente fica quase louco de tanto procurar material e sem contar que nem todos os flashers funcionam direito sem travar, fica o aviso para que se resolverem voltar, tem que ficar muito esperto porque não é nada fácil(pra mim não foi).

 

E acredito que erro de programação nessas coisas pode mandar facilmente o hardware para o lixo, não é?!

 

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

O ***** do linux e que todo programa pra instalar é de um jeito, não existe um padrão universal que ne o windows. Alias, essa é a unica coisa boa que o windows possui, que de resto....

 

Quais distro você já experimentou? Que métodos de instalação conhece?

 

Pergunto apenas por nomes. Como gosto muito dessa parte, de FOSS, eu quero contribuir (de preferência em outro tópico) para mudar um pouco sua impressão errônea do GNU/Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

 

@aphawk

 

Talvez por minha culpa, você não entendeu o real propósito do tratamento de exceções existir. Todos sabem que o bom programador deve ter domínio da coisa e fazer tratamento de erros.

 

Insisto que volte os olhos à arquitetura e à engenharia do Java. Divirta-se com um bom livro sobre isso. Um projeto como Lua "não esfrega nem o chinelo" de projetos como Java. Eu digo isso e no entanto corri do Java! Mas você fala como se no mundo da programação de alto nível não existe programador ninja. A diferença é que esse programador não precisa escovar bytes; basta que ele conheça bem excelentes APIs e engenharia de software e não queira inventar rodas.

 

Ainda bem que você tem uma formação em engenharia (de hardware); aproveite e dê uma olhada em engenharia de software com linguagens de alto nível. Você já sabe: somente com essas ferramentas, e requerendo hardware mais potente, é que se tornou viável ao Homem criar sistemas super complexos ricos.

 

 

@lucianolcoa por favor compartilhe os achados!

 

 

https://github.com/alexandre-mbm

 

 

https://github.com/ENE

 

Ora, eu também tenho gratuidades! Acontece todos nós precisamos de $$$ para passar a vida. Sintam-se à vontade para interagir comigo nos meus projetos de código aberto. Uma coisa ou outra, especialmente fora deles, é que eu somente poderei propor como serviço remunerado. Nenhum de nós tem todo o tempo do mundo!

 

 

E acredito que erro de programação nessas coisas pode mandar facilmente o hardware para o lixo, não é?!

 

 

Quais distro você já experimentou? Que métodos de instalação conhece?

 

Pergunto apenas por nomes. Como gosto muito dessa parte, de FOSS, eu quero contribuir (de preferência em outro tópico) para mudar um pouco sua impressão errônea do GNU/Linux.

Conheço dois metodos. O sudo apt-get install que é o mais famoso, e o sudo sh nomedoarquivo.Alem do wine é claro. Mas nem sempre eles dão certos, e alguns programas e um sarapatel danado pra fazer. Hoje mesmo tive um enrosco, tentando instalar python. Segui uns 4 tutoriais diferentes e só 1 fumfou =/

 

ps: O mesmo python eu instalei no windows mas ele travava na ide do eclipse, no linux fumfa que falta so voar, uma maravilha. E pra finalizar, uso o ubuntu 16.4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ainda bem que você tem uma formação em engenharia (de hardware); aproveite e dê uma olhada em engenharia de software com linguagens de alto nível. Você já sabe: somente com essas ferramentas, e requerendo hardware mais potente, é que se tornou viável ao Homem criar sistemas super complexos ricos.

 

Sim , concordo com isto. É a evolução do software que precisa acompanhar o hardware. 

 

Mas lembro que a Apolo 11 chegou na lua e voltou com um software de 32K de tamanho, 

e isso vários anos antes de a Intel inventar o microprocessador.

Alí não tinha nenhuma chance de dar um erro no software ou adeus astronautas.

 

47 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

insisto que volte os olhos à arquitetura e à engenharia do Java. Divirta-se com um bom livro sobre isso. Um projeto como Lua "não esfrega nem o chinelo" de projetos como Java. Eu digo isso e no entanto corri do Java! Mas você fala como se no mundo da programação de alto nível não existe programador ninja. A diferença é que esse programador não precisa escovar bytes; basta que ele conheça bem excelentes APIs e engenharia de software e não queira inventar rodas.

 

 

Quem sabe numa próxima encarnação..... porque nem consigo entender a IDE do Arduíno !

A idade pesa bastante !

 

51 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ora, eu também tenho gratuidades! Acontece todos nós precisamos de $$$ para passar a vida. Sintam-se à vontade para interagir comigo nos meus projetos de código aberto. Uma coisa ou outra, especialmente fora deles, é que eu somente poderei propor como serviço remunerado. Nenhum de nós tem todo o tempo do mundo!

 

Eu acho que quem dominar bem esse brinquedo pode fazer projetinhos bem interessantes e ganhar um bom dinheiro com isso.

 

Pode vender no ML, ou pode se especializar em produtos que aumentem a segurança domiciliar, e montar um site para vender isso.

 

Só se lembrem de que aqui no CDH não podemos comercializar nada, nem serviços e nem produtos, e sempre estamos sujeitos à sermos repreendidos pela moderação. 

 

Melhor dizendo : não podemos comercializar nada entre usuários do Fórum, ok ? Qualquer ajuda tem de ser gratuita, pois é um Fórum de aprendizado, sem intuito comercial.

 

Eu sempre compartilhei meus conhecimentos aqui, e claro que ganho dinheiro com alguns produtinhos que desenvolvi, mas vocês nunca viram eu falar nem o que são os produtos, e nem eu tentar vender. 

 

Discrição é a alma aqui, pessoal. Lembrem-se disso e vamos continuar tocando em frente e nos ajudando aonde pudermos, tudo como amigos que eu acredito que somos !

 

Todos são bem-vindos aqui, mas eu SEMPRE me reservei o direito de não ajudar quando percebo que é para um objetivo comercial e querem que a gente já dê o peixe pronto. 

 

Se for para ajudar a chegar em um produto comercial, se vejo que quem está pedindo ajuda também se interessa e está mesmo tendo trabalho de desenvolvimento e realmente não conseguiu resolver, eu também ajudo, e gratuitamente como sempre fiz. 

 

Posso ensinar a pescar, mas não me peçam o peixe !

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Conheço dois metodos. O sudo apt-get install que é o mais famoso, e o sudo sh nomedoarquivo.Alem do wine é claro. Mas nem sempre eles dão certos, e alguns programas e um sarapatel danado pra fazer. Hoje mesmo tive um enrosco, tentando instalar python. Segui uns 4 tutoriais diferentes e só 1 fumfou =/

 

ps: O mesmo python eu instalei no windows mas ele travava na ide do eclipse, no linux fumfa que falta so voar, uma maravilha. E pra finalizar, uso o ubuntu 16.4

 

Usei o Ubuntu entre 2007 e 2014, acho; com intervalos, é claro. Mas o deixei definitivamente depois que conheci o Arch Linux, que é rolling release.

 

APT é muito interessante. Porém, distros que não são rolling release trazem uma nova história de bugs a cada versão, além de não serem tão atualizadas, e terem suas especificidades (com mais bugs na esteira).

 

Como a instalação do Arch é algo um tanto avançado, e precisa ser decorada ou anotada, eu migrei para Antergos (seu filho) na primeira oportunidade. Não quero outra coisa! Customizei o ambiente com Fluxbox e assim estou conseguindo tirar muito proveito de um dual core com apenas 3 GB de RAM. Hoje em dia infelizmente as coisas são assim. Firefox ou Chromium, com extensões e algumas abas abertas, sempre requerem muita memória.

 

A grande outra vantagem do sistema de pacotes do Arch chama-se AUR + pkgbuild. É extremamente mais fácil empacotarmos software e publicarmos. Não se compara à salada doida e complicada dos PPA.

 

Quanto à instalação de ambientes Node, Python, Ruby, PHP, há sempre a opção de "virtualizações". Mas a principal dica é logo sair do sistema de pacotes da distribuição e ficar com um gerenciador de pacotes do ambiente: npm, pip, gem, composer.

 

No Eclipse, acostume-se a padronizar seus processos com Gradle ou mesmo Maven.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, aphawk disse:

insisto que volte os olhos à arquitetura e à engenharia do Java. Divirta-se com um bom livro sobre isso. Um projeto como Lua "não esfrega nem o chinelo" de projetos como Java. Eu digo isso e no entanto corri do Java! Mas você fala como se no mundo da programação de alto nível não existe programador ninja. A diferença é que esse programador não precisa escovar bytes; basta que ele conheça bem excelentes APIs e engenharia de software e não queira inventar rodas.

Mano nem tava no meio dessa treta mas não posso permitir tal blasfemia. O lua é usado para fazer depuração de jogos. Ate em Warcraft ele foi usado graças a sua linguagem que tem muito a oferecer. Obvio que ele ainda não é equiparado ao java, pelo simples motivo do java estar mais, MUITO mais tempo no mercado e essa linguagem não tem nem 15 anos direito.. Mas aguardem pra ver a sua verdadeira "ascensão".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, aphawk disse:

 

 

Eu acho que quem dominar bem esse brinquedo pode fazer projetinhos bem interessantes e ganhar um bom dinheiro com isso.

 

Pode vender no ML, ou pode se especializar em produtos que aumentem a segurança domiciliar, e montar um site para vender isso.

 

Só se lembrem de que aqui no CDH não podemos comercializar nada, nem serviços e nem produtos, e sempre estamos sujeitos à sermos repreendidos pela moderação. 

 

Melhor dizendo : não podemos comercializar nada entre usuários do Fórum, ok ? Qualquer ajuda tem de ser gratuita, pois é um Fórum de aprendizado, sem intuito comercial.

 

Eu sempre compartilhei meus conhecimentos aqui, e claro que ganho dinheiro com alguns produtinhos que desenvolvi, mas vocês nunca viram eu falar nem o que são os produtos, e nem eu tentar vender. 

 

Discrição é a alma aqui, pessoal. Lembrem-se disso e vamos continuar tocando em frente e nos ajudando aonde pudermos, tudo como amigos que eu acredito que somos !

 

Todos são bem-vindos aqui, mas eu SEMPRE me reservei o direito de não ajudar quando percebo que é para um objetivo comercial e querem que a gente já dê o peixe pronto. 

 

Se for para ajudar a chegar em um produto comercial, se vejo que quem está pedindo ajuda também se interessa e está mesmo tendo trabalho de desenvolvimento e realmente não conseguiu resolver, eu também ajudo, e gratuitamente como sempre fiz. 

 

Posso ensinar a pescar, mas não me peçam o peixe !

 

Paulo

 

 

 

É bem comum ver pessoas pedindo coisas prontas para TCC no forum.

 

O meu Tcc do curso de eletronica foi um placar eletrônico de "truco" dois displayzão de sete segmento um pic 16F877A kkkk e uma placa tosca..alguns botões e um codigo em CCS que tinha quase mil linhas kkkk vejo o projeto e o codigo hj em dia e morro de rir de tão tosco.... na época nao fazia a menor ideia de como escrever em um lcd 16x2. E provavelmente faria hj um codigo com pouquíssimas linhas.

 

Mas eu fui atrás, revirei a pouca informação que tinha na internet na época  e consegui...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Sim, meu controle de rádio RC usa LUA para que eu possa desenvolver meus próprios aplicativos utilizando a telemetria !

 

Eu até consegui escrever um pequeno, e alterar um grandinho para adequar ao hardware de minha telemetria.

 

Quanto ao Java x Lua, eu fico de fora dessa discussão por puro desconhecimento kkkkkk

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Usei o Ubuntu entre 2007 e 2014, acho; com intervalos, é claro. Mas o deixei definitivamente depois que conheci o Arch Linux, que é rolling release.

 

APT é muito interessante. Porém, distros que não são rolling release trazem uma nova história de bugs a cada versão, além de não serem tão atualizadas, e terem suas especificidades (com mais bugs na esteira).

 

Como a instalação do Arch é algo um tanto avançado, e precisa ser decorada ou anotada, eu migrei para Antergos (seu filho) na primeira oportunidade. Não quero outra coisa! Customizei o ambiente com Fluxbox e assim estou conseguindo tirar muito proveito de um dual core com apenas 3 GB de RAM. Hoje em dia infelizmente as coisas são assim. Firefox ou Chromium, com extensões e algumas abas abertas, sempre requerem muita memória.

 

A grande outra vantagem do sistema de pacotes do Arch chama-se AUR + pkgbuild. É extremamente mais fácil empacotarmos software e publicarmos. Não se compara à salada doida e complicada dos PPA.

 

Quanto à instalação de ambientes Node, Python, Ruby, PHP, há sempre a opção de "virtualizações". Mas a principal dica é logo sair do sistema de pacotes da distribuição e ficar com um gerenciador de pacotes do ambiente: npm, pip, gem, composer.

 

No Eclipse, acostume-se a padronizar seus processos com Gradle ou mesmo Maven.

Eu posso ter nubado também, mas não consegui instalar o gerenciador do python no linux, o pydean... Fiz várias maracutais lá mas enfim saiu =/

 

O eclipse tem um defeito que ele não atualiza automaticamente as apps, tem que ficar baixando. sem falar que as vezes a app sai do suporte do eclipse, ahe tem que esperar o eclipse vim com outra versão encorpada.

Mas acho que a principal facilidade dele é o fato de não ser instalavel, é apenas executavel, ate mesmo no linux. Quando o conheci apaixonei *.* não quero programar em mais nenhum outro lugar 8.8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucianolcoa, estamos na mesma. Eu não jogo Lua fora, de maneira nenhuma. Apenas usamos palavras diferentes e eu realmente enchi a bola do Java.

 

@aphawk, de fato eu cometi o erro de fazer uma (única) abordagem comercial, por mensagem privada. Bom, fica o meu contato. Não mais usarei o fórum para qualquer coisa parecida com comércio*.

 

Nosso ponto de encontro com certeza será o código aberto, com mais ou menos interesse comercial, ou nenhum.

 

* apesar de existir a feira do rolo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Opa, tranquilo !  Eu só falei por que apareceu o assunto ontem e hoje. Mas acho melhor que todos nós saibamos como proceder, pois realmente eu vejo um caminho de muita gente ganhar dinheiro com esses ESP8266 que é a criação de alguns produtos, e uma hora pode acontecer algo que não caia bem aqui...

 

Vamos em frente melhorar nossos conhecimentos com esse brinquedo !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alem do mais Lua é brasileiro, temos que valorizar nosso país,kkkk.

 

Eu tive problemas com Lua que sempre que eu programava meu nodemcu, quando ele desligava o codigo zerava, tinha que plugar no computador de novo. Logo, ele não poderia ser desconectado do pc. A linguagem lua recebeu meu "ieca" associado aoesp8266. Mas , pelo que li por ahe. Tem tudo pra se equiparar ao c++ e o java, e atualmente rivaliza com python, javascript,ruby,cansi...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucianolcoa , na verdade eu não penso em termos de linguagem, mas em termos de plataforma!

 

@aphawk, esqueci de comentar — de passagem — que o principal ingrediente para ir à lua foi coragem mesmo. E pensando em complexidade, que não havia tela de toque, ou comunicação digital (espaço-terra), que eu saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Esse NodeMCU tem um esp12 onbord nele certo? e a plaquinha nodemcu tem um chip nela pelo que vi em fotos é um uC ??

 

Pra eu entender, quando gravamos com o flasher lá  do site esp8266basic.com gravamos algo dentro do nodemcu ou do esp12?

 

Ex: o codigo que você fez pra resetar o modem da NET, você usou a interface do esp8266basic  branch 3.0 certo?   Se você retirar o esp12 do nodemcu e adaptar a alimentação poderia usar só ele para esse controle? ou essas IO´s que temos controle são do uC nodemcu? e o esp12 fica só pra wifi??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

@lucianolcoa , na verdade eu não penso em termos de linguagem, mas em termos de plataforma!

 

@aphawk, esqueci de comentar — de passagem — que o principal ingrediente para ir à lua foi coragem mesmo. E pensando em complexidade, que não havia tela de toque, ou comunicação digital (espaço-terra), que eu saiba.

Essa historia do homem ir a lua vocês acreditam? Nao querendo desvirtuar o topico, mas ja mostraram varias provas daquilo ter sido marmelada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Essa historia do homem ir a lua vocês acreditam? Nao querendo desvirtuar o topico, mas ja mostraram varias provas daquilo ter sido marmelada.

 

Eu acredito desacreditando, desconfiado. Como eu disse, com muita coragem ele pode ter ido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

@aphawk Esse NodeMCU tem um esp12 onbord nele certo? e a plaquinha nodemcu tem um chip nela pelo que vi em fotos é um uC ??

 

Pra eu entender, quando gravamos com o flasher lá  do site esp8266basic.com gravamos algo dentro do nodemcu ou do esp12?

 

Ex: o codigo que você fez pra resetar o modem da NET, você usou a interface do esp8266basic  branch 3.0 certo?   Se você retirar o esp12 do nodemcu e adaptar a alimentação poderia usar só ele para esse controle? ou essas IO´s que temos controle são do uC nodemcu? e o esp12 fica só pra wifi??

 

Sim,tem um ESP-12E dentro dele.  O chip que você vê é um conversor serial - USB.

 

O firmware é gravado dentro do ESP-12E.

 

Usei o Branch 3.0 que é bem mais moderno , mas só suporta módulos com memória Flash de 1Mb para cima.

 

Sim, posso substituir tudo por um simples ESP-12E !!!!  Aí voce vai precisar de um desses conversores USB- Serial pra poder atualizar o firmware o ESP-12E .

 

Mas lembre de que depois você pode fazer tudo via Web, até fazer os programas e armazenar dentro do ESP-12E !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, alexandre.mbm disse:

 

Eu acredito desacreditando, desconfiado. Como eu disse, com muita coragem ele pode ter ido.

Se voce pegar o contexto da época a Russia tinha bolado sistemas voo e comunicação super-avançados, eles mandaram uma cadela pro espaço e a trazeram e volta com vida... Os EUA viram que tava perdendo e do "nada" bolaram a viagem a lua, pro marketing não ficar tão feio pro lados dos americanos.

 

Tanto é que eu ja trabalhei com aviação então posso falar, se voce pegar o melhor caça tripulado dos EUA, o F22-raptor

com toda sua aparelhagem eletronica ele se equivale a um SUH-47 com angulo de enflechamento invertido. Isso com os russos colocando extritamente o necessário de eletronica em seu avião, praticamente artesanal. E uma coisa impressionante mas é verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, aphawk disse:

 

Sim,tem um ESP-12E dentro dele.  O chip que você vê é um conversor serial - USB.

 

O firmware é gravado dentro do ESP-12E.

 

usei o Branch 3.0 que é bem mais moderno , mas só suporta módulos com memória Flash de 1Mb para cima.

 

Sim, posso substituir tudo por um simples ESP-12E !!!!  Aí voce vai precisar um desses conversores USB- Serial pra poder atualizar o firmware o ESP-12E .

 

Mas lebre de que depois você pode fazer tudo via Web, até fazer os programas e armazenar dentro do ESP-12E !

 

Paulo

Que legal, então o NodeMCU é só pra facilitar a gravação no caso, a comunicação com o ESP12 ?? então se for usar sempre o sistema ESP8266basic para programação daria pra ver exatamente quais pinos do ESP12E são usados para essa configuração inicial e colocar tipo um soquete, e usar o nodemcu só pra gravar o flash inicial? e depois fazer tudo online?

 

O que eu comprei o vendedor alega ser o de 4Mb, tem como saber visualmente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, lucianolcoa disse:

Se voce pegar o contexto da época a Russia tinha bolado sistemas voo e comunicação super-avançados, eles mandaram uma cadela pro espaço e a trazeram e volta com vida... Os EUA viram que tava perdendo e do "nada" bolaram a viagem a lua, pro marketing não ficar tão feio pro lados dos americanos.

 

OFF curto

 

Mas a cadela pousou em algum lugar?

Pousar e sair de lá complica as coisas um bocado!

 

→ Meu irmão é piloto da FAB e gosta de comparativos como o que você fez.

adicionado 8 minutos depois
2 horas atrás, lucianolcoa disse:

não consegui instalar o gerenciador do python no linux, o pydean...

 

pydean? Não sei do que se trata. Gerenciador do Python? Linka aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, lucianolcoa disse:

Se voce pegar o contexto da época a Russia tinha bolado sistemas voo e comunicação super-avançados, eles mandaram uma cadela pro espaço e a trazeram e volta com vida... Os EUA viram que tava perdendo e do "nada" bolaram a viagem a lua, pro marketing não ficar tão feio pro lados dos americanos.

 

Tanto é que eu ja trabalhei com aviação então posso falar, se voce pegar o melhor caça tripulado dos EUA, o F22-raptor

com toda sua aparelhagem eletronica ele se equivale a um SUH-47 com angulo de enflechamento invertido. Isso com os russos colocando extritamente o necessário de eletronica em seu avião, praticamente artesanal. E uma coisa impressionante mas é verdade.

 

extremamente off-topic :

 

Se você reparar a cadeia temporal dos eventos, entre os russos mandarem uma cadela ao espaço e os americanos irem até a lua passaram mais de uma década. Tempo suficiente para se desenvolverem novos propulsores e sistemas de comando para permitir levar uma pesada carga operacional até a Lua.

 

E quem disse que a cadela voltou viva ?

 

http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/021028_caomtc.shtml

 

Da mesma maneira que tivemos aqui um governo que inventou o diabo sobre a grandeza de nossa economia, os russos também mentiram muito....

 

Os americanos sempre tiveram uma vantagem enorme sobre os soviéticos : Werner Von Braun ficou nos EUA, e foi o pai do programa espacial. Ele desenhou o Saturno 5 na mesma época do voo da cadela Laika, e a tecnologia teve de ser criada para tornar isso possível.

 

Os russos saltaram na frente porque ao final da Segunda Guerra Mundial eles pegaram todos os foguetes e aviões alemães prontinhos, frutos do gênio de Werner Von Braun.

 

Eles estudaram o funcionamento e começaram a criar foguetes maiores, mas nunca chegaram a um veículo propulsor que rivalizasse com o Saturno 5.

Esse foi o real motivo de não conseguirem levar um russo até a Lua.

 

Quanto ao Raptor F-22, ele é o mais mortal caça de combate, e tem dado provas disso ao longo dos anos. Pode ser sobrepujado em alguns conceitos hoje, mas a eletrônica ainda é muito avançada e dá superioridade a ele.

 

O SU-47 foi apenas um projeto piloto, sem nenhuma aparelhagem de combate, e nunca foi produzido. O que se viu foi totalmente artesanal.

 

Desistiram de tocar em frente justamente porque a aparelhagem necessária para torná-lo um caça de combate envolvia computadores muito rápidos e uma re-engenharia para alocar todos os equipamentos, coisa que os russos sempre tiveram enormes dificuldades.

 

Claro que a Apolo-11esuas sucessoras  foram á Lua, até os russos tiraram fotos de vários locais de pouso, mostrando o jipe lunar, a bandeira fincada, o refletor para o laser, tudo foi confirmado pelos próprios russos.

 

Devemos à NASA o avanço na eletrônica, pois as exigências do computador de bordo da Apolo-11 fizeram uma enorme revolução de conceitos e de produtos, permitindo que se chegasse ao microprocessador em alguns anos.

 

Paulo

adicionado 2 minutos depois

@lucianolcoa ,

 

A entrada analógica permite ler tensões entre 0 e 3,3 Volts.

 

Se você falar qual o sensor que  você quer utilizar, eu posso  responder melhor às suas perguntas.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

E quem disse que a cadela voltou viva ?

http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/021028_caomtc.shtml

 

É por isso que a área não me entusiasma. As bases dela são alicerçadas com cocô.

 

Citação

Mesmo tendo sobrevivido por poucas horas, a contribuição de Laika foi enorme para a ciência espacial, provando que um organismo vivo poderia tolerar bastante tempo no espaço, a uma gravidade zero.

 

Uma citação assim talvez consiga comunicar toda a tristeza que nós, "humanos", podemos ser.

 

História de horror... *****. Os fins não justificam os meios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, o nome certo é pyenv, desculpa me confundi na nomenclatura, segui esse tutorial aqui:

http://blog.abraseucodigo.com.br/instalando-qualquer-versao-do-python-no-linux-macosx-utilizando-pyenv.html

quanto a usar flasher no linux, achei esse tuto em inglês aqui, mas ainda não testei, mas nem vai ser preciso, o colega disponibilizou um pacote para instalar o firmware no flasher, mas segue o tuto:

 

https://github.com/themadinventor/esptool

 

Aphawk?

 

Para testar tentei usar um sensor de luz, alimentado pela propia saída 3,3 do nodemcu, o range variava de 970 a 960 no claro Õ.õ. Tentei linkar o nodemcu ao arduino por que julguei seu sensor não confiável, mas agora to vendo que pode ser problema de programação na ide do arduino também sei lá.. Ou algo que eu possa tar fazendo de errado, preciso de conselhos *.*

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
59 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Alexandre, o nome certo é pyenv, desculpa me confundi na nomenclatura, segui esse tutorial aqui:

http://blog.abraseucodigo.com.br/instalando-qualquer-versao-do-python-no-linux-macosx-utilizando-pyenv.html

 

Ele possibilita seletividade. É legal, e às vezes, necessário. Existe parecido para Ruby e Node. Mas geralmente eu parto das duas principais versões que vem na distribuição — 2.x / 3.x — e uso o pip de cada uma.

 

O melhor de usar Git e GitHub é que podemos muito fácil e naturalmente devolver algo à comunidade. Eu já submeti uma correção ao pip (para Windows), se me lembro bem. Faço aqui meio que essa pequenina "média" em meu favor apenas para tentar afastar o espantalho de que estou movido por interesse comercial. Aff, não é isso.

 

Aliás, só pouquinho! :tw_blush:

Não tenho o conhecimento como um fim, mas como um meio. Primeiramente para resolver problemas do dia-a-dia, mas depois para trazer algum retorno em $$$, a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...