Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

@aphawk

No momento é só o que eu preciso. É só um projetinho com 2 ESPs pra transferência de dados ponto a ponto, como se fosse uma UART sem fio. Eu poderia ter usado os nRFs mesmo, mas tinha que entrar no wi-fi.

Fiquei P da vida porque demorei tanto pra tirar os "brinquedinhos" da gaveta e em apenas 24h já estavam funcionando...

Agora vou me aprofundar no estudo deles.

Obrigado, amigo.

 

edit:

Ahh, quanto ao problema de comunicação serial, era mesmo os resistores. Baixei mais ainda as resistências e aumentei o baud , mesmo assim não deu mais erros.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Olha os exemplos que existem de monte no Fórum do ESP8266Basicde como receber dados de vários sites, usando os comandos disponíveis. 

 

Veja este comando aqui usado em sites que respondem com Java, para "abrir" o apetite  :

 

json():

Will parse a json string for the articular named data element within it. 

 

json({string or var name for data to be parsed},{string or var name for key name in data})

 

The key can have the following syntax :

“Key.subkey.innerkey…..” . Array can also be included such as “weather[5].description”

 

Example with OpenWeatherAPI :

let apid = “xxxxx” ‘ place your APP_ID here

let query = "api.openweathermap.org/data/2.5/weather?&units=metric&q=Miami,us&appid=" & appid

let ret = wget(query)

serialprintln ret

let desc = json(ret,"weather.description")

let temp = json(ret,"main.temp")

let press = json(ret,"main.pressure") 

let humid = json(ret,"main.humidity")

 

Mais fácil que empurrar bêbado na ladeira kkkkk !

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Ainda tem muito pouco tratamento. Por exemplo, eu uso um comando desse tipo, e quando não conseguiu a informação veio "not found" apenas ....

 

Ainda tem muita coisa pra ir acertando no ESP8266Basic, como o autor diz, é um trabalho em andamento. eu mesmo já achei várias coisas que não estão certas, e estou sempre postando lá no Fórum para ver se aparecem logo as correções .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal do CDH!!  é com muita alegria que vou me entrometer nesse tópico e só saio daqui depois de conseguir usar esse carinha (ESP)...Obviamente necessitarei contar com a ajuda de vocês ok.

 

Bem, li o tópico desde o primeiro post, vi que falou-se em confecção de PCB´s, tipos de antenas, alcance dos ESP, precisão nos RTC, relógio atômico hehe, evolução do win 3.1 etc.... Li tudo... E restaram só 99% de duvidas hehehe..

 

Seguinte, primeiro vou explicar o que eu quero com esse ESP8266; Quero poder acionar as IOs dele remotamente via browser (é ele que irá "gerar" a pagina ao acessar o endereço dele?) ou (android no futuro).  Como disseram ele tem varios pinos então por hora não pretendo interliga-lo (nem sei se é possível e eficiente) com um PIC. 

 

Perto o conhecimento de vocês em programação eu não sou nada, programo em CCS os PIC´s da vida (12F,16F,18F), fiz varias coisas dedicadas já, com sucesso ( o Paulo deve lembrar das malditas interferências). enfim...

 

Vi que existe algumas formas de programa-lo, sendo elas pelo IDE do arduino e pelo LUA, e vi o Paulo falando bastante do ESP8266basic e não sei se esta é uma forma de programa-lo, mas se for está será a minha opção.

 

Vi que falaram muito sobre o NodeMCU e pelo que vi este tem onborad um  ESP12 (me corrijam se eu estiver errado)  e ja vem com a interface pra ligar no pc, alem de ja vir com regulador de tensão 3.3v é isso mesmo.

Vou comprar um ou dois para  iniciar os testes e queria saber se este me servirá:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703471265-placa-iot-micro-usb-wifi-wireless-esp8266-nodemcu-_JM

 

Vi o post #357 do @ViniciusKruz onde tem um codigo muito bem feito, e muito bacana por sinal!!

 

Tambem vi o post #117 do @aphawk onde foi feito um pequeno codigo pra atracar um rele (alem da atualização do esp8266basic) neste pequeno codigo Paulo, você conecta a ele envia um comando (clica em um botão e o rele responde do outro lado)

 

Bom pessoal, por enquanto é isso, tenho milhões de duvidas que vou sanando uma de cada vez!

 

Att.

Rodrigo

 

 

adicionado 26 minutos depois

 

 

Pessoal estou vendo o video do site esp8266basic.com  e estou começando a entender o como salvar um codigo dentro do esp.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Olá pessoal do CDH!!  é com muita alegria que vou me entrometer nesse tópico e só saio daqui depois de conseguir usar esse carinha (ESP)...Obviamente necessitarei contar com a ajuda de vocês ok.

 

Bem, li o tópico desde o primeiro post, vi que falou-se em confecção de PCB´s, tipos de antenas, alcance dos ESP, precisão nos RTC, relógio atômico hehe, evolução do win 3.1 etc.... Li tudo... E restaram só 99% de duvidas hehehe..

 

Seguinte, primeiro vou explicar o que eu quero com esse ESP8266; Quero poder acionar as IOs dele remotamente via browser (é ele que irá "gerar" a pagina ao acessar o endereço dele?) ou (android no futuro).  Como disseram ele tem varios pinos então por hora não pretendo interliga-lo (nem sei se é possível e eficiente) com um PIC. 

 

Perto o conhecimento de vocês em programação eu não sou nada, programo em CCS os PIC´s da vida (12F,16F,18F), fiz varias coisas dedicadas já, com sucesso ( o Paulo deve lembrar das malditas interferências). enfim...

 

Vi que existe algumas formas de programa-lo, sendo elas pelo IDE do arduino e pelo LUA, e vi o Paulo falando bastante do ESP8266basic e não sei se esta é uma forma de programa-lo, mas se for está será a minha opção.

 

Vi que falaram muito sobre o NodeMCU e pelo que vi este tem onborad um  ESP12 (me corrijam se eu estiver errado)  e ja vem com a interface pra ligar no pc, alem de ja vir com regulador de tensão 3.3v é isso mesmo.

Vou comprar um ou dois para  iniciar os testes e queria saber se este me servirá:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703471265-placa-iot-micro-usb-wifi-wireless-esp8266-nodemcu-_JM

 

Vi o post #357 do @ViniciusKruz onde tem um codigo muito bem feito, e muito bacana por sinal!!

 

Tambem vi o post #117 do @aphawk onde foi feito um pequeno codigo pra atracar um rele (alem da atualização do esp8266basic) neste pequeno codigo Paulo, você conecta a ele envia um comando (clica em um botão e o rele responde do outro lado)

 

Bom pessoal, por enquanto é isso, tenho milhões de duvidas que vou sanando uma de cada vez!

 

Att.

Rodrigo

 

 

Primeiro de tudo irei te responder Rodrigo.

 

voce usa o ccs c compile? se sim como? tentei crackear o ccs5 a uns dias e não consegui achar. Achei uma versão beta ruim pra dedeu. na época que eu mexia com ele programa os pics 16f628 e o 16f876, bons tempos *-*

--------------

Se sua ideia é programar o esp, compre o nodemcu que ja vem com os hardware pronto, voce só precisa se preocupar com os software. E nesse ponto se diverge em duas formas.

 

1°usando um programa chamado ESplorer, onde você programa o esp pela sua "linguagem mãe", que é a LUA,kkkkkk, e a minha preferida que é

2° utilizando a IDE do arduino, onde voce faz uma série de procedimentos e grava no arduino usando a propia linguagem do arduino mesmo, com ligeiras alterações.

 

Motivos para eu não gostar do ESplorer:

1- A linguagem lua não se "sustenta", o firmware sempre zera quando e desligado, deve ser algum conflito na EEPROM

2- A linguagem é "pesada", poucas linhas de codigo ja enchem o buffer da escrita, se voce adicionar muitos comandos ele começa a "travar".

adicionado 2 minutos depois

Uma pergunta bem iniciante. É possível programar o nodemcu em bascom? se sim? Who?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

Primeiro de tudo irei te responder Rodrigo.

 

voce usa o ccs c compile? se sim como? tentei crackear o ccs5 a uns dias e não consegui achar. Achei uma versão beta ruim pra dedeu. na época que eu mexia com ele programa os pics 16f628 e o 16f876, bons tempos *-*

--------------

Se sua ideia é programar o esp, compre o nodemcu que ja vem com os hardware pronto, voce só precisa se preocupar com os software. E nesse ponto se diverge em duas formas.

 

1°usando um programa chamado ESplorer, onde você programa o esp pela sua "linguagem mãe", que é a LUA,kkkkkk, e a minha preferida que é

2° utilizando a IDE do arduino, onde voce faz uma série de procedimentos e grava no arduino usando a propia linguagem do arduino mesmo, com ligeiras alterações.

 

Motivos para eu não gostar do ESplorer:

1- A linguagem lua não se "sustenta", o firmware sempre zera quando e desligado, deve ser algum conflito na EEPROM

2- A linguagem é "pesada", poucas linhas de codigo ja enchem o buffer da escrita, se voce adicionar muitos comandos ele começa a "travar".

adicionado 2 minutos depois

Uma pergunta bem iniciante. É possível programar o nodemcu em bascom? se sim? Who?

Boa tarde uso o CCS 4.105, mas não pretendo usar-lo(nem sei se é possivel) para com o ESP.

 

Na verdade vendo o site esp8266basic.com percebi como é simples de por exemplo fazer piscar um led, tem um exemplo que até eu entendi.

@aphawk Paulo é assim que você está usando certo? qual essa linguagem que ele usa? é o tal do basic? se for nao parece tão difícil para fazer coisas simples. Preciso saber se esse do link é o mesmo que você usa,, to doido pra comprar e começar a usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

O produto voce escolheu bem ! Para aprender não tem nada melhor do que o NodeMcu.

 

Quanto ao que voce quer fazer, que é muito simples, você pode fazer da seguinte maneira :

 

Use um endereço de IP dentro de sua rede local, e coloque no ESP8266 esse endereço.

Para acesso externo, voce pode abrir uma porta no seu roteador e direcionar pare esse IP.

 

Existe também como voce colocar segurança, tipo uma senha para Login dentro de seu brinquedo.

 

Assim, voce pode acessar via browser, sem nenhuma dificuldade, e fazer o acionamento dos relés.

 

Ou pode desenvolver algo mais bonito, tipo um aplicativo em seu celular que acione diretamente o relé .

 

Isso é com você hehehe !

 

Quanto à plataforma, como te disse antes, tem 3 opções : Arduíno, Lua ou Basic.

 

Como você já me conhece, eu faço tudo com os modernos e poderosíssimos Basic. Isso que você quer fazer é algo que se faz com umas 10 linhas do ESP8266 Basic.

 

A ideia de programar e salvar tudo dentro do próprio Nodemcu usando um browser facilita muito, e eu já testo na hora !

 

Quanto aos programinhas que eu tentei, acionar ou desacioar relés é a coisa mais baba deste mundo !

 

Fiz um teste automatizado, onde testo a conexão, e em caso de falha, eu reseto o maldito modem da Net, justamente desligando o relé por alguns segundos e religando depois. Mas também posso fazer isso manualmente.

 

Veja qual o caminho que você prefere seguir, ok ?

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

@rodrigocirilo ,

 

KKK sim, é o que eu uso !

 

E o Basic é o ESP8266Basic mesmo !

 

 

adicionado 5 minutos depois

@lucianolcoa ,

 

Na verdade tem um Basic muito mais específico : procure aí ESP8266BASIC !

 

No Bascom não dá..... teria de usar algo, tipo um Attiny da vida , e manter o firmware padrão do ESP8266 com os comandos AT.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve grande Aphawk, antes de mais nada desejo saudá-lo. Pois voce pode até não se lembrar de mim, mas quando iniciei meus estudos nos embarcados era um verdadeiro amador e seus conselhos me fizeram dar uma "guinada" nesse ramo de embarcados. De modo que não me considero expert. mas um veterano estudioso no assunto. ^^

Babação de ovo a parte, kkkk. To aprendendo BASCOM que enjoei daquela IDE do arduino, fora que os códigos no arduino ficam extremamente pesados e usando outrsa linguagens ficam leves, a possibilidade de usat ATTINYS etc. E por ahe me veio umas duvidas que acho que, se voce nao souber responder. Ninguem saberá,kkkkkkkkkkkkk.

 

1° é possível implementar uma biblioteca no bascom? do jeito que fazemos no arduino ou pic?

2°como faz pra ler mais de 2 sensores no bascom e postar o valor no lcd? consigo ler apenas 1 sensor e postar uma string no lcd.

Bascom sou novatao :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

 

O produto voce escolheu bem ! Para aprender não tem nada melhor do que o NodeMcu.

Acabei de comprar

Quanto ao que voce quer fazer, que é muito simples, você pode fazer da seguinte maneira :

 

Use um endereço de IP dentro de sua rede local, e coloque no ESP8266 esse endereço.

Para acesso externo, voce pode abrir uma porta no seu roteador e direcionar pare esse IP.

Maravilha!!

Existe também como voce colocar segurança, tipo uma senha para Login dentro de seu brinquedo.

Maravilha x2 !!

Assim, voce pode acessar via browser, sem nenhuma dificuldade, e fazer o acionamento dos relés.

 

Ou pode desenvolver algo mais bonito, tipo um aplicativo em seu celular que acione diretamente o relé .

 

Isso é com você hehehe !

 

Quanto à plataforma, como te disse antes, tem 3 opções : Arduíno, Lua ou Basic.

 

Como você já me conhece, eu faço tudo com os modernos e poderosíssimos Basic. Isso que você quer fazer é algo que se faz com umas 10 linhas do ESP8266 Basic.

 

A ideia de programar e salvar tudo dentro do próprio Nodemcu usando um browser facilita muito, e eu já testo na hora !

Sim demais

Quanto aos programinhas que eu tentei, acionar ou desacioar relés é a coisa mais baba deste mundo !

 

Fiz um teste automatizado, onde testo a conexão, e em caso de falha, eu reseto o maldito modem da Net, justamente desligando o relé por alguns segundos e religando depois. Mas também posso fazer isso manualmente.

 

Veja qual o caminho que você prefere seguir, ok ?

Ja decidi pelo caminho do ESP8266basic, sei lá com essa onda toda do arduino e shield daqui, shield dali ... nunca tive vontade de comprar um, no caso tudo que precisei sempre consegui fazer com pic´s.

 

 

adicionado 1 minuto depois

@rodrigocirilo ,

 

KKK sim, é o que eu uso !

 

E o Basic é o ESP8266Basic mesmo !

 

 

adicionado 5 minutos depois

@lucianolcoa ,

 

Na verdade tem um Basic muito mais específico : procure aí ESP8266BASIC !

Onde eu baixo ele?

No Bascom não dá..... teria de usar algo, tipo um Attiny da vida , e manter o firmware padrão do ESP8266 com os comandos AT.

 

Paulo

Tem algum tutorial pra aprender um pouco do sistema de programação do esp8266basic ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num Arduino Meca com o Bascom eu lia umas 4 variáveis ao mesmo tempo, 3 pela i2c (DS3231,  bmp85, ADS1115 para ler um PT100)  e um sensor de umidade e Temperatura (agora não lembro o nome dele)  o Arduino fazia isto umas 10 vezes por segundo. O ADS1115 eu lia umas 100 vezes por segundo ou mais para diminuir o ruído. E mostrava as variáveis num LCD 16X2. É com este Arduino que uso para calibrar os meus DS3231 para obter uma precisão melhorada. Pensando bem,  acho que deve dar para ler umas 100 variáveis ao mesmo tempo usando as portas disponíveis num Arduino.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só impressão minha ou todo mundo aqui andava meio desmotivado com embarcados e com os ESPs voltou o tesão?? Ou isso é só comigo que tá ocorrendo?? kkkkk

 

@rodrigocirilo

Eu venho do CCS C também e me identifiquei com a IDE do Arduíno pelo fato da estruturação ser muuuito parecida. Seja qual for o caminho que for seguir (ESP8266Basic, Arduíno...) tenha em mente uma coisa, você pode até usar os PICs pra dar algum suporte ao ESP, mas não é necessário, ele tem um hardware muito mas muito poderoso mesmo, fora a estabilidade, muito boa, interferência mínima e isso rodando a 80 Mhz, o @aphawk  já andou testando ele a 160Mhz submetendo ele a duríssimas provas de interferência e os resultados foram super positivos. Sinceramente, meu estoque de PICs vai ficar em guardado por enquanto rsrsrs. Boa sorte e qualquer coisa estamos na área.

 

 

PS.: Pessoal, a medida que forem desenvolvendo, mesmo que coisas simples, vão postando aí pra que o tópico vá ficando cada vez mais interessante e novos interessados venham.

adicionado 3 minutos depois
8 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Isso seria as palavras de programação do esp8266basic ?

 

Sim!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Verdade.... estamos tirando o pessoal das tocas kkkk é que esse brinquedinho é muito legal mesmo !!!!!

 

@rodrigocirilolucianolcoa,

 

Olhe aqui o site principal do ESP8266BASIC :

 

https://www.esp8266basic.com/

 

Eu nao consigo gravar o firmware através do programa, acho que o meu Nodemcu é dos antigos, então eu baixo tudo do Github e uso um outro programa de gravação.

 

Mas parece que o programa de gravação automática foi corrigido, então tentem por ele, é só seguir o tutorial do site ;

 

https://www.esp8266basic.com/flashing-instructions.html

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

É só impressão minha ou todo mundo aqui andava meio desmotivado com embarcados e com os ESPs voltou o tesão?? Ou isso é só comigo que tá ocorrendo?? kkkkk

 

@rodrigocirilo

Eu venho do CCS C também e me identifiquei com a IDE do Arduíno pelo fato da estruturação ser muuuito parecida. Seja qual for o caminho que for seguir (ESP8266Basic, Arduíno...) tenha em mente uma coisa, você pode até usar os PICs pra dar algum suporte ao ESP, mas não é necessário, ele tem um hardware muito mas muito poderoso mesmo, fora a estabilidade, muito boa, interferência mínima e isso rodando a 80 Mhz, o @aphawk  já andou testando ele a 160Mhz submetendo ele a duríssimas provas de interferência e os resultados foram super positivos. Sinceramente, meu estoque de PICs vai ficar em guardado por enquanto rsrsrs. Boa sorte e qualquer coisa estamos na área.

 

 

PS.: Pessoal, a medida que forem desenvolvendo, mesmo que coisas simples, vão postando aí pra que o tópico vá ficando cada vez mais interessante e novos interessados venham.

adicionado 3 minutos depois

 

Sim!

Ah com certeza o que tiver que falar com mundo externo vou usar só ele.. os pics ficaram pra coisas que ja faço ou mais simples..

 

Li o tópico todo to sabendo do teste do fogão hehehehe... e você conseguiu por a antena externa na PCB que correu para o ESP ?? qual foi o alcance?

adicionado 3 minutos depois
14 minutos atrás, aphawk disse:

@ViniciusKruz ,

 

Verdade.... estamos tirando o pessoal das tocas kkkk é que esse brinquedinho é muito legal mesmo !!!!!

 

@rodrigocirilo ,

 

Olhe aqui o site principal do ESP8266BASIC :

 

https://www.esp8266basic.com/

 

Eu nao consigo gravar o firmware através do programa, acho que o meu Nodemcu é dos antigos, então eu baixo tudo do Github e uso um outro programa de gravação.

 

Mas parece que o programa de gravação automática foi corrigido, então tentem por ele, é só seguir o tutorial do site ;

 

https://www.esp8266basic.com/flashing-instructions.html

 

Paulo

Bom pelo que vi no site, devo conectar o meu NodeMCU no usb, e através do basic flasher eu seleciono a porta e o tamanho da memória ( o que comprei o vendedor fala que é 4M) ai clica em firmware flash... após isso ja posso digitar o ip de fabrica dele? e abrir a pagina? mas se minha classe de rede nao for 192.168.4.x  no caso aqui é 192.168.1.1 o gateway padrão :eek:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esp pra mim ainda tem uma limitação chata que e o fato dele ter apenas 1 sensor. Tava tentando usar ele em conjunto com o arduino mas sempre dava conflito nas strings... Reli uns posts atras e talvez o problema seja meu nodemcu. Teria que comprar outro para testar,kkkkk . Mas ainda assim a ausencia de 2 ou mais sensores deixa de ser um atrativo para o produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

e você conseguiu por a antena externa na PCB que correu para o ESP ?? qual foi o alcance?

 

Você ta ligado no tópico mesmo hein!!!

Consegui sim, mas ainda está meio improvisado, cortei a antena original na plaquinha do ESP e peguei uma antena dessas que vêm internas em notebooks e soldei o cabinho dela diretamente na plaquinha mas cometi o grave erro de não ter medido o alcance antes de cortar a antena que vem original na placa pra depois comparar com o alcance da antena externa. Depois vou comprar a antena e o conector, daí faço os testes da forma correta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

@lucianolcoa

 

Quais sensores  você precisa ler? Não daria pra substituir por sensores i2c?

Sensores I2c eu desconheço, como funciona?

adicionado 8 minutos depois
6 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

@ViniciusKruz Esperamos os resultados, pois é sempre bom ter alcance de sobra...

 

@lucianolcoa Quando você diz apenas 1 sensor que dizer apenas 1 entrada analógica?

Sim, desconhecia que dava para partilhar a mesma entrada analogica para 2 ou mais leituras interessante.. Como o rduino tinha 5 nunca houve necessidade de tal coisa.Mas um outro problema, quando fiz meus testes com o nodemcu, em sua entrada analogica ele variava o "range" de 0 a 10, alias, não chegava a isso, de 0 a 5. O mesmo sensor no arduino variava o range de 0 a 700. Em outras palavras, previsão zero. Mas como fiz algumas esripulias com o bixão*pelo fato e não conhecelo ainda* posso assumir que eu estraguei sua entrada AC. Vai saber neah=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!