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ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

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ESP8266flasher é opção para fazer gravação de firmware. LuaLoader é alternativa ao ESPLorer.

 

ESP8266Flasher21.png

 

LuaLoader.gif

 

Um gravador de firmware que está mais presente em tutoriais:

 

nodemcu1.png

 

Apesar de que o excelente vídeo introdutório abaixo ensina o ESP8266flasher:

 

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Tem tantas opções de ESP8266 no eBay que eu fico confuso.

 

Na opinião de vocês qual é a melhor em custo benefício para comprar para poder utilizar imediatamente, já com placa adaptadora com acesso a todos os pinos do ESP8266, e que dê para colocar no modo de baixa energia ?

 

Tem alguma com os pinos voltados para cima ao invés de para baixo ?

 

Estou pensando em usar uma destas para controlar dimmer através do WIFI com um celular, mas inicialmente uma placa protótipo é mais adequada para experimentar um ESP antes de tentar usar ele para controle.

 

Tem esta placa no eBay ( http://www.ebay.com/itm/NodeMcu-Lua-CH340G-ESP8266-Wireless-WIFI-Internet-Development-Board-Module-/321872017403?hash=item4af11137fb ), o que vocês acham dela?

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@Intrudera6,

 

Eu recomendo o ESP-12 , e que tenha a plaquinha branca de base. Essa plaquinha, no lado de baixo, tem um espaço para voce soldar um regulador de tensão LM1117 de 3,3 volts, e fica um ótimo conjunto, com muitos pinos disponíveis. Tem de remover um desses resistores SMD quando fizer esta alteração.

 

20150519_ESP8266-adapter-apart.jpg

 

 

Quanto ao seu link do Ebay, essa placa é uma cópia de primeira geração da placa original que você pode comprar direto no site do NodeMcu. Chama-se DEVKIT 0.9 .

 

Sugiro comprar a original direto do site do fabricante, já atualizada chamada de DEVKIT 1.0,  pois essa do seu link tem o CI serial trocado, e tem um Bug também que precisa corrigir cortando trilhas e soldando com fios minúsculos....

 

Segue o link original dos Devkits :

 

http://nodemcu.com/index_en.html#fr_54747661d775ef1a3600009e

 

 

voce compra essa placa Devkit 1.0  através daqui :

 

http://bbs.nodemcu.com/t/nodemcu-dev-kit-purchase-nodemcu-dev-kit-in-ebay/63

 

 

As minhas eu comprei de um vendedor do Ebay, após ficar olhando várias placas por mais de meia hora, comparando elas prá ver se achava uma idêntica... achei uma idêntica mesmo, chamada de NodeMCU Amica .

 

Eu tenho duas dessas placas DEVKIT 1.0  aqui comigo, e levei um baile delas, pois vieram já gravadas com um programa pela IDE do Arduíno, e esse programa desabilita a interface serial .... não consegui fazer a interface serial aparecer no meu micro nem com reza brava, só aparecia se eu ficava pressionando o botão de RESET da plaquinha !  ... tive de ligar ela num protoboard, e usar um outro conversor USB-Serial, ligar direto nos pinos, e gravar o NodeMcu de novo, aí sim, resolveu tudo e ficou uma beleza !

 

É uma boa opção também.

 

Paulo

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Estava pesquisando sobre o controle pelo arduino a dimmers e encontrei este circuito:

circuito_dimmer.png

 

o H11AA1:

z2.jpg

 

MOC3020:

MOC3020M_l.jpg

BTA12-600:

0183%5Cbta12-600b_436262700001.gif

 

Eu estou pensando mesmo em usar um ESP8266 para controlar um dimmer e desligar e ligar lâmpadas (vai ter que ter também um pequeno relé) , no meu caso pretendo controlar uns lustres e luminárias com lâmpadas de led dimmerisaveis (elas me custaram mais caro por isso) por WIFI, o circuito final vai ter que ficar bem pequeno e caber até dentro de uma caixa de luz junto de um interruptor ou no teto junto ao lustre.

 

Fico imaginando o tremendo EMI que um triac trabalhando a meio pau vai produzir, deve ser cruel para uma comunicação wireless, acho que precisarei de um bom filtro para que a comunicação por WIFI funcione. O que vocês me sugerem ???

 

Acho que a minha ESP8266 vai demorar um pouco para chegar, mas não vejo a hora de botar a mão numa para brincar um pouco, e ai quem sabe fazer algo mais compacto e que realmente caiba em lugares bem apertados. O problema é que eu nunca desenhei uma PCI e nunca corroí uma também, e não estou muito a fim de gastar os meus poucos neurônios sobreviventes pra ter que aprender como utilizar os programas de desenho de PCI.

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@Intrudera6,

 

Acho que voce deve usar um Snubber no Triac, para diminuir a interferência ao máximo. E uma anteninha externa ao PCB deve ajudar também.

 

Se puder blindar a parte de alta potência ao máximo possível, deve resolver.

 

Para o que voce quer fazer, acho melhor primeiro fazer os seus protótipos, acertando todo o projeto, com protoboard. Quando estiver tudo testado e pronto, aí voce procura um bom projetista de PCB, pois para ficar pequeno tem de ser feito em dupla façe, e existem técnicas de blindagem de ruído na própria PCB, um bom desenho sempre ajuda muito !

 

Tá pensando que voce ia se divertir sem colocar a mão na massa ?????  Tem de sujar a mão, meu amgo !!!!

 

 

Apenas um comentário sobre o zero-crossing : NUNCA ACREDITE NO QUE VÊ SEM FAZER CONTAS !!!!!!!

 

Eu fiz as contas, e esse circuito da Bristol está bom , com pouco erro.

 

Mas o outro circuito acima dele tem um erro maior, cerca de 6,5 graus. Usando ele, voce teria cerca de 18 volts sobre o Triac quando voce esparava ter zero volts. Já dá um surto de corrente, com bastante harmônicos, e uma bela ruideira kkkk !

 

Voltando ao tópico :

 

Esses ESP8266 são mesmo uma maravilha .... olhe esta foto :

 

weatherstation2.JPG

 

Uma Weather Station, sem nenhum sensor !!!!  Apenas um Arduíno, um Shield com display colorido, e um ESP8266..... ele pega todas as informações da própria Internet !

 

E a gente aqui ainda fica doido procurando sensor de temperatura, sensor de umidade, sensor de pressão ,,, kkkkkkk !!! Existem sites que fornecem toda esta informação, bastando dizer qual o local desejado !

 

Isso é um programa em Bascom.

 

Paulo

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Contratar um projetista de PCB vai ficar caro, eu quero algo barato, pois não vou colocar a venda para amortizar os custos, ou pelo menos eu não tenho a menor intenção de fazer isto. Talvez o que eu queira seja impossível (ou fica caro e muito bom ou fica bem amador e cheio de problemas mesmo que fique de baixo custo).

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@Intrudera6,

 

Não é impossível. Mas voce vai ter de aprimorar suas habilidades de fazer um circuito impresso, pois para caber na caixinha tem de ser bem pequeno.

 

voce pode projetar a placa como se fosse dupla façe, e corroer a placa duas vezes, uma para cada lado. Aí faria as soldas dos dois lados..... Mas teria de ter pelo menos a precisão mecânica senão os furos não coincidem !

 

Paulo

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  • Membro VIP

Mas teria de ter pelo menos a precisão mecânica senão os furos não coincidem !

 

Penso que furadeira de bancada seja indispensável, num caso desses.

 

Agora... eu não lembro, mas existem serviços de fabricação de PCB sob encomenda, sem precisar ser em escala. Por unidade. Então os dois problemas maiores seriam custo e qualidade/corretude do projeto.

 

Por que não dividir o produto em dois módulos, sendo um em caixa de montagem (externa) e o outro em envólucro mais simples, dentro da parede?

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O modulo de potência não tem nenhuma necessidade de ficar na mesma placa do modulo de controle, seria realmente interessante separar o triac e o diac do ESP8266, colocando o modulo de potência numa caixa blindada, e o controle seria feita apenas por 3 fios: 1 com o sinal de passagem por zero, 1 do comando do triac, e o terceiro será o gnd, e fazer isto com cabo blindado de audio estéreo, acho que deve melhorar tremendamente a resistência a EMI, mas o lado do triac tem que ter um bom filtro para que não irradie muito EMI.

 

Mesmo que a passagem por zero seja detectada com atraso (ou adiantada no caso da interrupção ser detectada pela borda ascendente) seria só compensar isto com programação no ESP, usando a detecção do zero para sincronismo e corrigindo o deslocamento de fase provocando pela tensão de polarização do H11A1 (seria melhor disparar a interrupção pela borda ascendente e depois atrasar o disparo do triac compensando esta defasagem, acho que isto deve ser possível no ESP8266) para o ângulo de fase correto (tenho um osciloscópio que vai me ajudar muito nesta hora). Mas mesmo assim em algum momento estarei chaveado o triac com a tensão no ponto mais alto da senoide (controle em 50%), pois pretendo usar o dimmer para controlar a luminosidade de lustres usando lâmpadas de LED construídas para dimmer.

 

Pretendo que ele seja capaz de funcionar com tensões nas redes de 110 e 220V, mas isto vai resultar num deslocamento de fase diferente para cada tensão, e com frequências não exatamente de 60 hz (usando o ESP para identifica o período da onda) para funcione bem com geradores e até com 50 hz, (isto pode complicar bastante mas deve ser possível, mas acho que vou começar por algo bem mais simples inicialmente).

 

Acho que é possível usar o RTC do ESP para fazer algo mais, como por exemplo, um interruptor programável, com este tipo de microcontrolador a imaginação é o limite, mas preciso aprender a sintaxe da linguagem LUA e conhecer os limites do ESP8266.

 

Nos últimos meses precisei de um controle sem fio com dimmer por um custo aceitável. Resolvi parcialmente colocando um dimmer no espelho (onde tinha espaço para isso). Uma solução barata vai ser útil para muita gente, acho que isto pode até custar mais barato que os dimmers com fio comerciais vendidos no Brasil se os componentes forem comprados pelo eBay.

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@_xyko_,

 

Fazem mais de 18 meses que eu parei de comprar desses pilantras....

 

Fiz tres compras, a primeira chegou direitinho, depois fiz mais duas, e ambos os produtos vieram com problemas : o primeiro me mandaram um Led de potência que não era o que eu comprei ..... e o segundo eram 4 baterias tipo 18650, vieram as 4 falsificadas, são baterias bem menores montadas dentro de um invólucro de 18650 !!! Pesam menos da metade, e são uma porcaria... reclamei e nada de devolver o dinheiro !

 

10 X melhor comprar no DX.COM, ou eBAY, ou no AliExpress !

 

Paulo

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Achei um artigo na Revista Elektor de setembro/outubro de 2015 página 41 (que sou assinante) que tem um interessante e educativo projeto de Dimmer controlado por IR usando um PIC. Tem muitas coisas neste projeto da revista que podem me ajudar no meu projeto de dimmer por wifi usando um ESP8266, como por exemplo, filtro de ruído (indutância de 100uH x 7,8A) e um snubber (com uma resistência de 120ohms 5W e um capacitor de 0,1 uF x 1000V) para exatamente a mesma faixa de potência que pretendo usar. Acho que tem muita coisa que posso copiar deste projeto, mas pretendo que a parte de potência seja isolado da parte de controle.

 

É uma pena que não posso colocar este projeto aqui, ele é realmente bem interessante.

 

 

Estou pensando no uso de relé de 3V no meu projeto, pois usar relé 5V complica mais por ser necessário mais de uma fonte de tensão, mas estou com várias dúvidas a respeito de acoplador óptico, pois o 4N35 não parece ter potência para aguentar diretamente um relé como este aqui, o HK4100F-DC3V-SHG, e não quero aumentar a complicação colocando um transistor para ligar o relé.

 

Andei tentando entender os programas exemplos em linguagem LUA nos links que me passaram, mas ainda estou batendo bastante cabeça nisso. Vocês tem uma indicação de uma boa literatura (pela internet) com programas exemplos comentados (pode ser em inglês mesmo) para ver se eu consigo aprender esta linguagem ? No momento não consigo entender a definição de variáveis e muitas das formas de chamada de função. Acho que isto vai ser bastante interessante, mas por enquanto está sendo um quebra cabeças.

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@Intrudera6,

 

Tudo que o Pic faz nesse projeto pode ser feito apenas pelo ESP8266 !!!!

 

Só tome cuidado com o acionamento, pois um trabalha com 5V e o outro com 3,3 Vols, terá de recalcular alguns resistores.

 

Pode aproveitar tudo da parte de potência, é um ótimo start !

 

Sobre esse relé : resistência de 45 ohms, sob 3.3 volts = corrente de 74 mA para acionamento !!!!  Se usar um optp, ainda vai ter a tensão de saturação, e pode não conseguir acionar o relé !

 

Eu usaria um 2N7000 para acionar ele, em vez do opto. Saí bem mais barato e não cria problema nenhum, pois não tem tensão de saturação nele !

 

Sobre o LUA, vai ter de aprender vendo os programas que o pessoal disponibiliza , pois eu também só achei a descrição dos comandos.....

 

O que voce tem de prestar atenção é que existem classes diferentes de programa, algumas classes são chamadas de tempos em tempos, e outras, como o LUA.INIT fica rodando desde que é ligado .....

 

O pessoal de modelismo adora usar programas com essas classes doidas.....

 

Dá um pesquisada, pois nisso eu não posso te ajudar muito .....

 

Paulo

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Paulo,

 

Neste projeto da Elektor o PIC é interligado diretamente no TRIAC, não precisa de DIAC, e liga diretamente a IO do PIC no TRIAC, o que significa que ele está diretamente em contato com a rede elétrica. No meu caso eu prefiro que seja isolado, mesmo que isto signifique mais componentes, mas vai facilitar muito a blindagem contra EMI, e fica muito mais seguro de manipular a parte de controle com ele ligado na rede elétrica.

 

Estava lendo a documentação pela internet das ferramentas para LUA e NodeMCU, e o que eu vi é que as ferramentas citadas rodam em Linux. Eu até tenho algum conhecimento em Linux (limitado) mas o meu notebook (a máquina disponível para este tipo de serviço) não tem muito espaço em disco (SSD de 256GB) para ter um dual boot (e eu nem tenho saco de ficar reinicializando o tempo todo para trocar de boot), se eu tivesse um HD maior talvez eu até me atrevesse, mesmo assim talvez eu rode nele o kubuntu em máquina virtual (Vmware).

 

Existem ferramentas em que eu possa trabalhar no NodeMCU no Windows 8.1 ? Acho que acessar o ESP8266 por máquina virtual pode me dar muita dor de cabeça, pois nem sempre as coisas funcionam corretamente quando se vai acessar o hardware por máquina virtual.

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@Intrudera6, eu também acho que não é uma boa estratégia seguir com máquina virtual. Pode acontecer daquelas falhas que não se sabe de onde vem.

 

Eu sei que Lua para NodeMCU tem suas peculiaridades, mas eu começaria vendo o manual do Lua padrão. Em português tem o Manual de Referência de Lua 5.2. Penso que é mais do que suficiente para uma introdução, porque a última versão é a 5.3.

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@Intrudera6,

 

Acionar o Triac, via Opto , é simples. A corrente de gate é pequena. Mas o que voce falou, de acionar o relé com opto, não é simples não ...... porisso que te passei a ideia do 2N7000.

 

Procure em toda a nossa conversa sobre os ESP8266, no outro tópico, lá tem vários links para voce baixar os programas, e todos rodam no Windows.

 

 

@alexandre.mbm,

 

Valeu pelo link do Manual de Referência em português !

 

 

Paulo

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  • Membro VIP

Firmware ou código por wifi?

 

Segundo entendi, a pessoa pode gravar o firmware esp-link no ESP8266 e com isso habilitá-lo para atualizações de código por wifi. O que eu não entendi é que o comando AVRDUDE parece ser gravação do próprio firmware por wifi.

avrdude -p m328p -c arduino -b 115200 -P net:192.168.1.123:23 -U:yourHexFile.hex

Como seria isso? Uma primeira vez com firmware especial habilitaria a próximas gravações por wifi?

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