Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interface gráfica


Posts recomendados

      Gostaria que alguém me ajudasse a encontrar  material de  estudo para construção de interface gráfica para pic , usando java e tabém processing.Tô procurando  faz tempo e só vejo em outras linguagens  ou então para arduíno , e pelo que vi no processing , tem uma biblioteca para arduíno.

      Estou estudando microcontroladores e estudei programação em java , por tanto na hora de fazer uma interface simples e depois ir evoluindo para as mais complexas  me sinto mais a vontade nela.E no exato momento infelizmente não posso comprar nenhum livro para estudá-la.

      Por tanto preciso de material para java e microcontroladores e também de processing e microcontroladores.

      Agradeço desde já ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano aladin,

 

Uma interface gráfica para microcontroladores que utilize JAVA e Processing precisa de uma capacidade de processamento alta, e com uma grande memória SRAM disponível.

 

Leve em conta que a grande maioria dos displays gráficos utilizados são do tipo interfaces seriais I2C / SPI. E para se ter uma alta velocidade gráfica, seria necessária a utilização de interfaces paralelas de 16 bits, o que já limita muito os modelos de microprocessadores de 8 bits que possuem duas portas de 8 bits livres para isto, além dos sinais básicos para escrita / leitura.  Prá falar a verdade, quase tudo que eu tenho visto utiliza interface de 8 bits com os displays.

 

Mesmo na linha do Arduíno, acho que só seria possível ser feita com um Arduino Due, que tem uma boa capacidade para isso. Um Arduino comum com Atmega328 ou Atmega2560 tem pouca capacidade de processamento, e no caso do Atmega328P a memória SRAM é muito pequena para isso.

 

Não vejo como fazer isto para microcontroladores mais "normais", da linha Pic16/Pic18 ou mesmo os Atmega. Ou falta processamento, ou falta Sram....

 

Vamos aguardar mais opiniões.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Tenho visto feito com c# , é para eu começar a fazer coisas simples como acender e apagar um led através do pc, controlar  o sentido de rotação de um motor !

    Quando falo de interface básica  é como se fosse um supervisório!Na verdade quero começar com coisas simples para mais tarde tentar fazer um supervisório!

     Não quero tentar com scada ,ou outros do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já fiz um controle com mc 8 bits pra um glcd ks108 e um outro maior 128x240 acho. Mas penso ser muito rudimentar para o SEU caso pois era p&b, só pontos e etc. Tenho até vergonha de compartilhar pois era bem elementar mesmo beirando as raias do asm. (só que em C)

Pra algo + avançado, no site microchip você acha muita informação. Claro já deve ter clicado por lá. Por via das dúvidas...

http://www.microchip.com/SWLibraryWeb/product.aspx?product=Graphics%20Display%20Designer%20X

MC como disse o paulo, no mínimo 16bits

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz um controle com mc 8 bits pra um glcd ks108 e um outro maior 128x240 acho. Mas penso ser muito rudimentar para o SEU caso pois era p&b, só pontos e etc. Tenho até vergonha de compartilhar pois era bem elementar mesmo beirando as raias do asm. (só que em C)

Pra algo + avançado, no site microchip você acha muita informação. Claro já deve ter clicado por lá. Por via das dúvidas...

http://www.microchip.com/SWLibraryWeb/product.aspx?product=Graphics%20Display%20Designer%20X

MC como disse o paulo, no mínimo 16bits

 

Toda ajuda é bem vinda , pesquisando vi que um cara fez com arduíno  e um acelerometro um simulador de voo , muito bom por sinal , o problema q para arduíno  é bem diferente !

Gostaria de saber como fazer isso para pic!

Minha intenção é começar com coisa simples , tipo um botão para acender um determinado tipo de led e outro para apagar, depois ir paar ligar ,desligar e inverter motores, verificando temperatura e coisas assim.Mas não acho nada de material para estudo, estou completamente perdido , só acho em c# , e como não sou programador entendo um pouco de java , essa seria o ideal para mim!

Mas agradeço sua ajuda, toda ajuda é bem vinda!

Eu uso o ccs para programar o pic , e para fazer o controle pelo computador queria fazer por java ou processing( é uma ferramenta gráfica ).

Um exêmplo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente só (acho que) entendo um pouco só de c. Então, tamo perto mas meio longe. Se algum dia quiser alguma ajuda em pisca led c, esta é minha especialidade.

 

A dica do amigo @test man*~ tem valor. Me lembro vagamente de ter feito um pisca led no labview numa interface serial antiga. Quase me deu saudade e vontade procurar o fonte no baú. Também já conversei com o mc em delphi, vb e borland c mas em java...não me arrisco. Programar em java é muito perigoso!
Image.jpg

Programador abandonando java...
vulcao_java.jpg

 

 

Pra descontrair... postagem de 2ª eu sei mas... tentei né....

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cara, você já ouviu falar do labVIEW (Os Os Mythbusters já usou ele)? Ele usa linguagem gráfica assim fica bem simples usá-lo. Dá uma olhada e vê o que você acha dele, se gostar...
 
Off.: Conheço/Conheci o cara do vídeo que você postou, HEHE!

 

O problema q não pretendo usar labview ou scada , queria usar o processing ou java !E não encontro material de studo somente c# ou java e processing para arduíno , onde processing já tem até biblioteca pronta para arduíno!

E isadora toda ajuda é bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É... Ai fica osso, não sei coisa alguma de JAVA... E é perigoso você viu as fotos que o Isadora postou?? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!

 

 

Vi , kkk , mas tirando c para pic é a única q conheço ,e é uma boa maneira de aprendizado , o processing é até fácil , mas o problema q eu vi q para arduíno tem biblioteca própria , o  q preciso fazer além de ter biblioteca serial , para  fazer essa interface para pic?

Essa é minha maior dúvida , tô completamente perdido nisso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...