Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda brusca de FPS


Miguel Zuppo

Posts recomendados

Bom dia galera.

 

Recentemente atualizei do Windows 7 para o Windows 10 aqui em casa. O programa que usava pra monitorar as temperaturas dos componentes meio que deu uma bugada depois da atualização do sistema e fiquei um tempo sem monitorar as temperaturas (descuido este que nunca mais cometerei). Pouco tempo depois minha placa de vídeo (uma XFX 7870) queimou. Não creio que tenha algo haver com a fonte, afinal de contas uso uma Corsair GS 800. Quando abri a placa de vídeo queimada vi que a pasta térmica estava toda ressecada, o que me deu praticamente a certeza de que foi devido à temperatura excessiva que ela queimou.

 

Então troquei minha placa de vídeo (a 7870 queimada por uma XFX R9 280X).

Desinstalei o driver antigo, fiz uma limpeza de disco e de registro e também desfragmentei o disco. 

Instalei a placa nova com o driver beta mais recente.

 

Tudo estava uma maravilha: temperaturas ótimas (instalei novamente o SpeedFan pra monitorar), FPS alto, qualidade dos jogos uma beleza. Até que meu irmão percebeu que às vezes quando jogava Grid 2 ou Need for Speed Rivals os jogos ficavam com fps baixo (não tinha ocilações, ou seja não ficava alto uma hora e baixo outra hora, mas apenas baixo o tempo todo). Abri o CS GO e testei para ver se o problema poderia ser exclusivo de um jogo, mas também deu o mesmo problema (fps travado de 39 a 49, quando o normal pra esse jogo aqui era de 150 a 210).

 

O mais estranho é que quando eu reinicio a máquina o problema some e o desempenho volta ao normal. Só pra constar esse problema não ocorre de uma hora pra outra. EX.: estou jogando e de repente o fps cai. Não, não é isso.

Quando esse problema aparece ele começa desde quando ligo a máquina, o jogo inicia já com o fps baixo e permanece até eu reiniciar o PC. Porém tem dias que não tem esse problema, é algo meio irregular.

 

** IMPORTANTE: quando essa queda de fps aparece a temperatura da placa de vídeo não passa dos 44ºC. E quando o problema não aparece e o fps dos jogos fica normal a temperatura vai até 64ºC, o que me deixa a impressão de que tem algo "travando o desempenho da placa". Já troquei o driver beta por uma versão anterior e não deu em nada. Fiz uma limpeza geral e também não resolveu.

 

Estou pensando em formatar e voltar pro Windows 7, talvez seja algum problema do SO. O que vocês acham? Obrigado.

 

 

CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA:

 

AMD FX 8120 3.1GHZ (Cooler Master Hyper 212 Evo)

XFX R9 280X 3GB 384 bits

Placa mãe Asus M5A88 V-EVO

8GB Corsair 1600MHZ

1TB Seagate 7200 rpm

Fonte Corsair GS 800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ,  a um tempo atras tive um amigo que estava com o mesmo problema , e dei uma procurada e vi que isso acontece muito com maquinas que tem processadores AMD ,  o problema desse meu amigo estava no processador, devido a ele ter passado por um super aquecimento , maquinas que usam AMD exigem maior cuidado de temperatura ficar de olho na pasta termica, e da uma olhada nesse drive beta ai que você disse , porque nunca é bom baixar drive beta assim de cara... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, a NVIDIA não recomenda o uso do w10 ainda, eles recomendam o uso do 8.1, eu só jogo LoL, então não interfere em nada para mim, mas jogos mais pesados deve ser o SO mal otimizado. Não sei a posição da AMD sobre isso, mas acredito que seja semelhante, eu esperaria uns 6 meses para começar a testar a otimização no SO novo para jogos mais pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...