Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro watercooler. Acho que agora tenho como sossegar


Posts recomendados

  • Membro VIP

agora sim... tuuuuuuuuuuuuuuudo certo

a5bfb957463ff4985ed03aba3e257aaa.jpg

 

Vamos à mudanças, mais uma... agora chega... e pelas idéias iniciais, tá muito bom....

 

First of all... tchau pros radiadores stock... mesmo o mais novo (está a venda, quem quiser)

 

20150507_213744.jpg eis o novo elemento

 

20150508_211230.jpg eis o feioso Adams... reparem aquele espaço entre o gabinete e a parede

 

Já lhes explico...

20150507_222046.jpgTrolões a postos e com a grelha de proteção levantada... para que mesmo encostado, puxe ar...

20150507_223613.jpg

 

E deu certo?!?!?!

52820914.jpg

 

Exato... não coube... ficou muito estreito, e sujeito a tombos. Reparem os pézinhos;

 

20150508_212357.jpg

 

isso é na atual config... ficaria muito perigoso...

 

20150508_211230.jpg Eis a distância da parede

 

20150507_232020.jpg fans definitivos colocados, dois "tocando' e dois 'puxando'.....

 

Na lateral 'oculta" do pc, eu coloquei o radiador, com as duas entradas, ou entrada e saída, para baixo... na linha da fonte (que nesse gabinete é para baixo)

os conduítes desse evaporador (a parte interna dos ar condicionados janela) é grossa, dá um cano de 1/4. Pra ter ideia... tive de esquentar as mangas de silicone. 

O sentido é... reservatório -> bloco -> radiador -> reservatório. 

 

20150508_212748.jpg Na parede

 

20150508_212804.jpg

 

679549__1.JPGPara garantir o mínimo possível de ventilação... usei as "mordeduras" de antena tipo estas, onde vão os parafusos. Foi a única coisa, igual e padrão, que achei....

 

20150507_235709.jpg Após um"ventinho" deixemos secar

 

Já já prosseguimos meus caros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão da bomba auxiliar

20150508_214355.jpg

 

Espuma a água, barulho bastante forte... retirar? não... ela tira ar da tubulação como ninguém... ficará. Não será usada sempre.. mas umas duas vezes por mês.... para garantir que não haja ar no sistema.....

 

Vamos a algumas imagens do sistema antigo, com dois radiadores.

 

ibagens.png

 
Vamos às ibágens então

Motherboard_2.jpg
 
Prt_Scr_capture_9.jpg
 
Prt_Scr_capture_10.jpg
 
Prt_Scr_capture_11.jpg
 
Pessoal... e o que é mais legal nisso... vejam o fluxo da água... a força, com a bomba stock
20150508_232245.jpg
 
É perfeito... qual seja.. mesmo na stock, do Antec Kuhler que é fraquinha.,.. está muito bom....
 
Resultados, então.....
 
Ontem tinhamos 5 graus mais frio que hoje, e as temps máximas foram: 48ºC no processador
Hoje, 5 graus a mais, a temp mais alta é 50 graus

 

Tempos.zip, são documentos feitos em broffice, com toda análise.

Tempos.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Hqxriven.. seu desejo será feito, kkkkk

 

 

to upando, e posto em alguns instantes

 

@Hqxriven

http://www.hardware.com.br/comunidade/attachments/11269856_892627134127183_1239940370_n-mp4.34602/

 

Gostei demais ilkyest e até curti o som (o que você chama de barulho pra mim parece até som espacial)!

Parabéns pela criatividade nas adaptações! Fiquei boquiaberto, sei o quanto mexer com WC caseiro é tarefa complicada e as vezes até desmotivante porque temos que lidar com vários obstáculos (vazamentos, bolhas, bombas, barulho, eficiência, etc..)!

Mais uma vez parabéns e obrigado pelo vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Phoenyx farei à noite....

 

@Hqxriven detalhe, é que você viu que, mesmo desligando a bomba auxiliar, a bomba stock toca "bem" a bagaça? Claro, fraco, mas... nada diferente do que toca com o radiador stock....Hoje vou repor um pouco o aditivo, a água não tá mais tão colorida, tenho receio que o aditivo tenha-se ido.... embora que, acho que vou esperar o verão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais uma mexidinha.... mas é para segurança mesmo....
 
tirei o radiador do lado do pc, e joguei para outro lugar.. o pc tava muito perto do fim da prateleira, fiquei com receio
 
material para tal foi pés de borracha de cadeira, veda-calhas, e o que já tinha.... 
 
P_20150602_195858.jpg fans apenas 'tocando' ar... e não push-pull como antes
 
P_20150602_203658.jpg pés de borracha... tudo colando
 
P_20150602_214712.jpg lugar definitivo... os lacres dão conta do peso
 
P_20150602_214723.jpg notem o espaço entre o radiador e a parede
 
P_20150602_220100.jpg quase tudo pronto

 

 Agora, deixamos a bomba suplementar tirar as bolhas do sistema.....
 
e se ainda assim tiver bolhas, usamos a barulhentinha
 
e como um ventilador faz toda diferença no barulho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais mudanças. Deu um veranico aqui em S.A. e vi que, embora sem over, a temp estava alta. O drama é que a parede, ali, é quente, não que a outra, onde estava, não seja.. mas lembremos que antes estava no gabinete e agora poucos cm da parede

 

tentei com os trolões, porém afora o peso, rouba espaço, infelizmente.

 

Tirei os fans internos do pc, aqueles acessórios que botei, e vou por outros... posto fotos oportunamente. 

 

e os fans do DL380G3 estão no radiador... 

 

Para garantir a separação da parede, deixei quatro parafusos nos fans, aqueles proprios deles... para separar. Agora só montar o pwm para controlar a rotação.....

post-391122-0-82872100-1434169554_thumb.

post-391122-0-43652500-1434169589_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Larguei por enquanto, de mão do radiador grande... tá muito sujo, eu vou trocar por outro depois que eu me mudar.

 

Alterei o aquário, fazendo tipo 'cascata' para garantir que qualquer sujeirinha não suba junto à água, voltei "à espuma".... e deixei os fans do servidor, com um resistor na frente para diminuir a rotação. 1 fan está em 45 graus... quando ligar todos vai ficar bom....

 

ibagens.jpg

 

 

Aqui estão:

P_20150808_214301.jpg
 
P_20150808_214309.jpg
 
P_20150808_214317.jpg
 
P_20150808_214325.jpg
 
P_20150808_214335.jpg
 
P_20150808_214352.jpg
 
Veda calha transparente não é boa... infelizmente.... a original, cinza, é melhor....
 
Hoje faço a fiação e ligo todos os fans, para reduzir a temperatura
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Vamos brincar de novo?

 

Buenas, estou em vias de mudança, e decidi abandonar, conforme acima, o radiador grande, mas a gambiarra, na madeira, ficou estranho demais.... então bora lá

  • outro reservatório, que "gire a água"
  • Aquario, por enquanto gambiarra, para apenas a bomba dágua... por enquanto fica assim. Tão logo eu chegue na outra cidade, ele será mudado
  • dois fans em cada radiador
  • pintei o radiador verde, de preto, ficou melhor

 

P_20150822_193504.jpg O reservatório é o do gol... Aguenta pressão, e tem boa vedação. Isso ser-me-á útil em breve

 

P_20150822_193530.jpg

 

P_20150822_193553.jpg

 

P_20150822_193433.jpgEu ainda sou grosso para cortar vidro. O aquário eu reduzi ao mínimo necessário, e futuramente será menor ainda... Por enquanto fica assim

 

P_20150822_193441.jpg Furo, na gambiarra, em cima... em breve será um furo bem feitinho, de 12mm... para as mangas siliconadas que sairão do reservatório.... Por enquanto vai o reservatório ali. 

 

 

P_20150822_194104.jpg fan

P_20150822_194110.jpg

P_20150823_201516.jpg

 

P_20150823_201525.jpg radiador 2 - com 2 fans, encostado na parede, com os pézinhos

 

P_20150823_201547.jpg

P_20150823_201542.jpg

P_20150823_201613.jpg

 

Testes em breve.... 

 

E os pezinhos?

sku_390609_2.jpg

 

Foi pra que me serviu.. no meu projeto não deu certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Atualizações recentes

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1133399-case-mdf-movel-para-forno-mod-meu-novo-frankstein/

 

Outra bomba, para tirar eventuais "ares" que estejam na tubulação. Não consegui um aquário 100% vedado, e vou ter de refazer ele futuramente, mas enquanto isso fico neste mesmo.... 

 

Contudo, não raro, pode ocorrer ar nos canos;.. ou até entupimento por algum traço de fluído, ou mesmo algo que solte das mangueiras. Essa bomba é bastante forte, assim, pelo acionar dela, se estiver entupido, ela dispara... daí eu consigo saber a quantas está o sistema...

 

Alterações 2... uma pergunta

 

USAR OU NÃO USAR ADITIVO? E QUANTO DE ADITIVO?

 

Resposta:

1) o sistema será de fácil manutenção? qual seja, é "bem à mão" adicionar fluído? se sim... a resposta é... muito pouco aditivo, só pra "colorir um pouco"

 

2) Não.. eu quero manter o sistema selado... manutenção em últimos casos...... a resposta é sim: Use aditivo, mas use a 20% se concentrado, ou pegue o aditivo diluído, e ainda assim, aplique ele a 70% de água desmineralizada e 30% de aditivo....

 

 

Processadores AMD esquentam bem fácil, mas... ao mesmo tempo não aguentam altas temperaturas. Um intel pode chegar a 90graus sem dramas. O aditivo ameniza a evaporação. Num sistema fechado, a evaporação não é tão crítica. É presente, fato, mas não crítica. Assim, dilua a 30% o aditivo diluído, ou a 20% o aditivo concentrado, para 1lt de água... 

 

O motivo: pegue um pouquinho do aditivo, e passe nas mãos.. Ele é meio que pegajoso, certo? O aditivo que vem nas bombas stock, pelo menos no antec kuhler, não é pegajoso, não a esse ponto. 

 

Assim, ele pode prejudicar um pouco a fluidez. Num carro, a bomba dágua é muito forte... mas num pc, as coisas não são bem assim....

 

Mas vamos aos números?

 

O pc foi setado a 4,5GHz... num FX 6300. Os testes com água  ( praticamente 90% de água desmineralizada e 1gota;litro de algicida) e com o fluido diluído (concentrado + 60% água desmineralizada + 1 gota/litro de algicida de aquário) foram feitos, dentro do possível, com a bomba auxiliar desligada.

 

Cumpre notar que algum tempo atrás, eu tirava todo ar possível do sistema. Eu tirava à boca mesmo... ficava com a boca toda amortecida chupando o cano dágua.... As bombas de aquário devem trabalhar submersas, devido ao ruído e à refrigeração. Hoje o que eu faço é: Eu jogo o fluído até uma marca que tem no aquário, que fica a 5cm acima da bomba de aquário

 

Assim que eu chego nessa marca... que deve ser derramada aos poucos para que "chegue só até ali" eu derramo fluído até que o liquido fique 'do meio pra cima" do reservatório superior... e imediatamente fecho ele.

 

Rosa_00.jpg

 

Reparem que o liquido está abaixo do meio do frasco.. normal, pois até fechar, ele desce um pouco. Mas ainda assim... eu garanto que a água quente, vinda do radiador, fique ali no reservatório... e não entre em contato com a água de dentro do aquário de recalque... que fica mais fria......

 

A partir dali a própria bomba stock já faz seu serviço, cabendo à auxiliar ajudar no processo quando ligada.

 

O sistema foi mantido em idle por alguns minutos, depois foi efetuado o folding at home, versão browser. 

 

Então bora lá

termometro_1.jpg tirando o termômetro de temperatura ambiente de posição idle, e pondo em posição de temperatura ambiente

termometro_2.jpg

 

:rolleyes:  :rolleyes:  :rolleyes:  :P  :P  :P

 

Termometro_3.jpg Dentro do habitáculo da mobo, a temp esta um pouquinho acima

 

idle_0.jpg em idle por cerca de 11 minutos

idle11.jpg

 

vamos queimar

 

O quão mais possível for de, somente água.... Não pude extrair ela ao máximo, visto que a bomba barulhenta não estava ligada, teria de tirar todo o ar do sistema, e ficaria impossível

 

Assim, estimo eu, que uns 80% da água original foi tirada.....

 

 

folding_1.jpg

folding_2.jpg

folding_3.jpg

 

Temperatura mais alta, 60,8ºC quando houve a entrega da WU,. e por conseguinte, o processamento acabou, baixando as temperaturas

 

 

Fluído diluído... o bicho pegou

 

Após boa parte, se não toda a água restante, com pouco aditivo, retirada, e tirado todo o ar possível, graças à bomba barulhenta... começamos a brincadeira, em idle

liquido_novo_f_idle_0.jpg

 

reparem que até aqui, sem muita diferença. Temos de assumir também que a temp ambiente subiu 1ºC durante o teste com o liquido "diluído"

liquido_novo_foldando_2.jpg

 

liquido_novo_foldando.jpg

 

liquido_novo_foldando_3.jpgpessoal... aqui não consegui "flagrar" no gráfico, mas... a temp chegou a 63,5 graus... e vi-me obrigado a ligar a bomba auxiliar para evitar de desligar o PC

 

Anexei um PDF com as temps, com fluído e sem fluído, para vosso apreço..

 

então.. qual seja.. o 'quão mais líquido" puderem deixar o sistema melhor. Aditivo, o mínimo necessário, para alterar o ponto de ebulição da água... eu, no meu sistema, não usarei mais do que 20%, e ainda diluído.....

mais agua.pdf

com fluído......pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Salve galera... 
 
então vamos às mudanças de hoje?
 
Deixei rodando o folding, afim de compararmos as mudanças... A temperatura ambiente está na ordem de 26 a 28 graus. Ventos do quadrante... er.... me empolguei  :D  :D  :D
 
rodando por um certo tempo, exatos 1 hora e 40 minutos, a temperatura mais alta foi de 56,5º com over de 4,219 com Vcore de 1,428
 
Agora vamos ao "radiadorrrrrra"
 
image.jpg já limpinho, com excesso de canos cortados
 
image.jpg visão 'posterior"
 
image.jpg e os fans já colando... os primeiros, irão mais 3 de 12cm... no "anverso" da coisa....
 
Já Já, mais fotos.

 

Em anexo o arquivo com 'a sequencia" das temperaturas... formato PDF

antigo.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mudança de planos.

 

Pus a mão francesa abaixo e os lacres para segurar o radiador... mas a mão francesa vergou para baixo. pesei o conjunto a seco, dava 3 kgs, então cheio, estimo ir a 6kg... 

 

Então abandonei esse radiador. Troquei ele por outro, com um dono do jardim do éden de quem quer enjanbrar... (meu tio, que tem um ferro velho) e peguei um radiador de um freezer, daqueles horizontais

 

limpeza para tirar 6 meses de barro, tirei algumas aletas... e tudo ok para começar

 

P_20151102_184519.jpg fans colados
 
P_20151102_184528.jpg verso
 
P_20151102_184537.jpg 
 
P_20151102_230719.jpg alterando o projeto. OS fans ADDA da corsair VX550W roncam bastante com pouco "ar"... e usar ela puxando não dá certo, muito barulho. Pus para baixo, afastada um pouco do radiador, e tocando ar para cima
 
P_20151102_231925.jpg fans que puxam ar....
 
retirei embaixo e em cima os fans de 8cm.. muito ruidosos também.
 
P_20151102_231938.jpg visão "aérea"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vamos aos testes?
 
Então os testes foram... deixar o equipamento ligado por 10 minutos a fim de estabilizar a temperatura, e nada influenciar grandemente na temperatura, no carregamento, ou quaisquer variantes....
  • O overclock, retomamos, está em 4,2GHz a 1,428 de Vcore.
  • O teste foi feito pelo folding at home, versão browser.
  • Gabinete: "frankstein mod" ver assinatura
  • Watercooler baseado no antec kuhler 620 com bomba stock
 
bateria 1
após 10 minutos em idle, inicialmente, foldando sem a bomba auxiliar ligada. Com, apenas, a bomba stock funcionando tive os seguintes dados em cerca de 6horas de folding.:
  • Temperatura mais alta: 50,9ºC
  • Menor temperatura: cerca de 27,4ºC na entrega da WU
  • Temperatura ambiente: 22 a 24ºC
 
bateria 2
  • Temperatura mais alta: 47,4ºC
  • Temperatura ambiente: 25 a 28ºC
  • Menor temperatura: cerca de 21,1ºC na entrega da WU
 

Redução de 3 a 4 graus na temperatura do sistema. Redução maior ainda se comparado com a temp ambiente. 

post-391122-0-93851600-1446594289_thumb.

post-391122-0-80454400-1446594295_thumb.

post-391122-0-06419300-1446594299_thumb.

radiador novo bomba ligada...._web.pdf

radiador novo...._web.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu estou surpreso, sinceramente.... mas é só não ter ar na tubulação que ela tem força. Ela não tem força para tirar o ar.

 

Mas teremos mais mudanças @Geniodanet falei com um conhecido meu, que é mecanico, e diz ele que tem uma bombinha muito forte, e silenciosa, em veículos a gasolina.

 

E parece que é pequena e barata.... estou no aguardo do retorno dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos aguardar então !

 

você falou e estou aqui pensando qual bomba seria... pois pequenas que eu me lembro são somente as de limpador (que você já tem 1 pra tirar o ar do sistema) e a dos veículos com reservatório de partida a frio pra injetar gasolina .... esta segunda realmente nao me lembro dela fazer nenhum barulho no funcionamento... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pequena mudança... baixei o radiador, e pus um anteparo "para direcionar o ar" que desviava do radiador, e coloquei mais um fan tocando ar.

 

 

 

 

 
P_20151108_161448.jpg
 
 
 
P_20151108_161452.jpg
 
 
 
P_20151108_161501.jpg
 
 
 
P_20151108_163950.jpg
 
 
 
P_20151108_163958.jpg

 

 

 

 

 

Neste momento, temperatura ambiente em 30graus. o pc tá medindo, em idle 23 graus, varia até 26

 

 

 

 

 

vamos testar agora, sem a bomba auxiliar ligada.

 

 

 

 

 

Prt_Scr_capture_2.jpg por enquanto, bomba stock tocando muito bem

 

 

 

 

 

Essa queda ligeira, após a elevação eu acionei a bomba barulhenta só pra testar.... relembrando, ainda sem a auxiliar ligada.

 

 

 

 

 

Prt_Scr_capture_3.jpg aqui uns acionamentos a mais... e a temp mais alta foi de 52,5ºC neste gráfico.

 

 

 

 

 

eu posto o acumulado em breve

 

 

 

 

 

bomba auxiliar ligada

 

 

 
CPU_0.jpg
 
 
 
CPU_0_2.jpg
 
 
 
Prt_Scr_capture_2.jpg
 
 
 
Prt_Scr_capture_3.jpg
 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!