Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete do PC dando choque


leoflnhs

Posts recomendados

Olá amigos, 

faz uns dias que tenho percebido que meu PC, mesmo quando desligada a chave da fonte, ta dando choque no gabinete. O choque acontece mesmo quando o pc está ligado ou desligado. Pelo que eu li, parece que pode ser problema de aterramento da tomada.

 

Fonte Corsair TX650W e o PC ta ligado direto na tomada, que não possui aterramento.

Gabinete Corsair 300R.

 

Alguém que entenda dessa área pode me dar uma ajuda ?
Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cheque em primeiro lugar se você, com sua instalação dai, está garantindo que o fio fase esteja corretamente colocado na tomada e se esse conjunto de tomada/plug consegue garantir que o fase sempre entre nu lugar correto para alimentar sua fonte...

 

Tomadas devem ter a seguinte polarização:

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

 

O seu plug deve ter 3 pinos  e a tomada também 3, de modo a garantir que o plug só tenha um modo de entrar, não podendo ser torcido para inverter a posição do fio fase..

Por isso que o plug é tripolar assimétrico, para não permitir inversão..

Quando você coloca alguns tipos de adaptadores ou corta o pino terra, isso tudo cai por terra e choque no gabinete é um dos possíveis sintomas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro faller, 

primeiramente agradeço pela ajuda e peço desculpas pela demora.

 

Eu tentei inverter a tomada, mas mesmo assim o choque continua, estando o PC ligado ou não...Sobre os pinos, infelizmente o prédio é padrão antigo e a tomada tem apenas 2 pinos. Será que é por isso que o choque continua, por não ter o aterramento?

 

Nunca tive esse problema em outras casas. Eu classificaria o choque como baixo, mas ao mesmo tempo intermitente, ou seja, não importa se o PC está ligado ou desligado, inclusive a fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos parar de achar erroneamente.. Essa figura ai de baixo procura mostrar, sem muito papo, as razões ou os cenários aonde a sensação de choque ao se tocar um gabinete pode acontecer e como pode alterar sua sensação ou a sensação ser percebida como mais forte ou menos forte...

 

Sensaodechoque.jpg

 

A sensação de choque ao tocar o gabinete foi ai caracterizada como Ih ou Corrente através do ser Humano..

Note que na primeira figura, em cima e a esquerda essa Ih se dá por esse ser humano estar de um modo ou de outro solidário com o aterramento, sobre um piso frio, lajota, cimento, até mesmo madeira...

 

A segunda figura, a direita daquela, já mostra um modo de suprimir essa sensação de choque, que seria colocar luvas isolantes no ser humano cortando essa Ih 

 

A terceira figura, a esquerda e abaixo da primeira, mostra que ao se isolar o sapato, ou os pés do ser humano do piso tanto a corrente Ih quanto a sensação de choque cessarão..

 

Finalmente a última dessas figuras mostra um método melhor ainda de cessar essa sensação de choque, até porque trabalhar no PC com luvas ou sapato isolante não é nada agradável..

A solução mais usada é dar ao PC, a carcaça do mesmo um potencial de terra, conferir, via tomada de três pinos, uma ligação dessa carcaça do PC com o aterramento..  Desse modo, estando essa carcaça bem como o ser humano, em um mesmo potencial de terra não tem como existir corrente Ih de modo nenhum..  Sem Ih sem sensação de choque..

Essa última figura também mostra ou implica que tão melhor o contato do ser humano com o terra, via piso, maior a sensação de choque. Claro, em dias úmidos, chuvosos aumenta esse contato do ser humano com o aterramento e maior será a sensação de choque...  Hora, vá botar uma chinela.......

 

É simples a coisa quando se conhece o mecanismo de como as coisas se passam, sem achologia, sem lenda urbana...

 

Citaram eletricidade estática, que é uma energia cumulativa que se descarrega sob a forma de pico e não de modo contínuo e se gera mediante atrito. Nada absolutamente nada a ver com o que se passa em um gabinete de PC..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpe ressuscitar o tópico, porém estou com um problema parecido...

 

Meu PC também está dando choque, porém tenho aterramento e a tomada é nova. Ligo ele no estabilizador, mas quando ligo ele em um filtro de linha ele para de dar choque.

Só que esse filtro de linha tenho minhas dúvidas se realmente é de uma marca boa e se realmente funciona pro que ele promete... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Clara Moreira disse:

Meu PC também está dando choque, porém tenho aterramento e a tomada é nova. Ligo ele no estabilizador, mas quando ligo ele em um filtro de linha ele para de dar choque.

 

Ligue o seu PC no filtro de linha, o estabilizador você pode vender ou usar para escorar a porta da garagem, jamais ligue o PC em um estabilizador!

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-razões-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entenda o seguinte, se esta dando choque é porque não tem referencia do terra, ou seja, o neutro tem tensão diferente do terra e por isso o choque. A melhor maneira é o aterramento da tomada pelo pino do meio, com isso acaba os choques. Estabilizador só serve para peso de papel pois as fontes atuais ja tem estabilizador de tensão interna. Bom mesmo é um bom filtro de linha composto de fusivel, varistor no mínimo ou um bom supressor de descarga elétrica e também pino do meio para fazer aterramento tanto na tomada do filtro como nas saídas dele. Isto é o minimo para evitar tragédias, filtro, aterramento e bom senso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

sim @Clara Moreira você pode ligar o seu pc na tomada sem problema, só certifica que ele vai tá na tensão da sua tomada, e tem como ver sim se a tomada está certa, tem uma chave de teste digital, se você usar ela no buraco direito (olha a malicia) se ele aparecer uma raio com algum número é porque tá certo é o fase  e se você por do lado esquerdo e não aparecer nada perfeito, o lado esquerdo é o neutro inclusive, da uma olhada na internet que você vê tudo certinho.. (eu comprei um estabilizador de trouxa 200 conto com 1 semana depois parei de usar e tive que comprar um filtro de linha.. :( o meu filtro de linha é da clamper ele tem um disjuntor que desliga se der ruim, os com fuziveis funcionam só q tem que trocar o fuzivel se der algum problema na energia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gente. Sou eletricista e tive esse problema recentemente. O problema não é ter ou não aterramento. O problema é fuga de tensão. Justamente quando o neutro possui carga. Para quem puder corrigir a fuga de tensão, faça. Para quem não puder, coloque o filtro de linha, pois ele zera o neutro deixando em 0.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá, sei que a pergunta é antiga, mas recentemente tive esse problema com meu PC após montá-lo, e conversei com um técnico sobre essa sensação de choque no gabinete, geralmente isso acontece por causa dos capacitores Y de filtragem, a função deles é pegar o ruído da rede elétrica e o ruído produzido pela própria fonte e jogar pro terra, então essa sensação de choque no gabinete nada mais é que o ruído da filtragem que é jogado no terra, dependendo do projeto de fonte ele pode ter 1 capacitor Y só entre o terra e uma das fases, ou 2 capacitores Y, um entre cada fase e o terra, por isso muitas vezes inverter a tomada no caso de ser um Y só cessa com o choque, mas quando é dois não tem efeito, então se é defeito ou não depende do projeto da fonte, mas geralmente não é, e só o residual da filtragem de ruído, nesse caso é só fazer o aterramento da rede elétrica e tá resolvido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...